Andebol Sénior Masculino- Época 2021/2022

Reforços:

Josep Folqués (CB Benidorm)

Natán Suárez (Ademar León)

Mamadou Gassama (Granollers)

Miguel Baptista (FC Porto)

André José (ABC)

Erekle Arsenashvili (ABC)

Rémi Leventoux (Fenix Toulouse)

Jonas Tidemand (Skjern)

Yassine Belkaid (V. Setúbal)

Martim Costa ( Ex- Porto)

Francisco Costa ( Ex- Artisitica de Avanca, emprestado pelo Porto)

Saídas:

Darko Djukic

Tomislav Spruk

Tomás Van Zeller

Arnaud Bingo

Gonçalo Vieira

Tiago Rocha

Aljosa Cudic

Pedro Valdés

Andrejew

Dorovschuk
Nuno Roque
Rui Silva Treinador

Equipa 2021-2022:

Guarda-Redes: Matevz Skok, Manuel Gaspar e Yassine Belkaid.

Centrais: Carlos Ruesga, Natán Suarez e André José

Laterais direitos: Miguel Baptista e Jens Schongarth.

Laterais esquerdos: Edmilson Araújo , Salvador Salvador e Martim Costa

Pivôs: Rémi Leventoux, Jonas Tidemand e Erekle Arsenashvili.

Pontas esquerdos: Josep Folqués

Pontas direitas: Mamadou Gassama , Francisco Tavares e Francisco Costa.

Jonas Tidemand: eis a terceira contratação do Sporting para 2021/22

Jonas Tidemand será reforço do Sporting

Jonas Tidemand será reforço do Sporting

Fotografia: Alexandre Dimou/Getty Images

Rui Guimarães

15 Junho 2021 às 09:47

TÓPICOS

Jonas Tidemand é pivô, tem 26 anos e internacional pelos escalões jovens da Dinamarca

Jonas Tidemand, pivô dinamarquês de 26 anos, será reforço do andebol do Sporting nas próximas épocas. Tendo estado ao serviço do Skjern, clube do seu país, trata-se de um internacional jovem pela nação escandinava, com cerca de dois metros de altura e 108 quilos.

Depois do lateral direito português Miguel Baptista e do central espanhol Natan Suaréz, este pivô é a terceira aquisição conhecida dos verdes e brancos, todas dadas em primeira mão por O JOGO.

Tidemand conta com passagens pelo Ringsted e pelo Ribe-Esbjerg, ambos da Dinamarca, tendo, nas duas últimas temporadas, representou o Skjern.

As saídas do ucraniano Dmytro Doroshchuk e do alemão Daniel Andrejew justificam esta aquisição, sendo que é por aí também que se deverá dar a transferência do georgiano Erekle Arsenashvili do ABC para os verdes e brancos.

Recorde-se que Rui Silva se mantém no cargo de treinador, tendo a próxima época sido ainda preparada com José António Guimarães, diretor que deixou funções, que passarão a ser exercidas por Carlos Carneiro.

1 Curtiu

São bons?

GONÇALO VIEIRA NO TOULOUSE MAIS UMA ÉPOCA

Andebolista do Sporting vai continuar em França mais um ano

Duarte Pereira da Silva

Texto

5 de Junho 2021, 10:30

summary_large_image

Gonçalo Vieira vai continuar no Fenix Toulouse por mais uma temporada. Nas redes sociais, o clube francês anunciou a renovação do empréstimo do andebolista leonino.

Após um início de época menos positivo, Gonçalo Vieira foi ganhando cada vez mais importância no Toulouse, tendo terminado a época com 35 jogos realizados e 56 golos marcados.

Com apenas 22 anos, o leão, que atua como lateral-esquerdo, mas também como central, é uma das grandes promessas do andebol nacional. Na sua carreira, Gonçalo Vieira fez toda a sua formação entre o Santana, MAIA/ISMAI e Águas Santas, tendo chegado ao Sporting em 2019/20 (39 jogos e 57 golos marcados).

Tal como o Leonino avançou na passada sexta-feira, 4 de junho, o plantel da próxima temporada já está praticamente fechado (LER MAIS AQUI).

Mais um ano a marcar passo. #VarandasOut

O Natan já foi anunciado???

a noticia é do nojo

Ainda não há entradas oficiais, veremos se há a confirmação dos elementos que têm sido falados.

Será praticamente impossível lutar pelo título mas espera-se que seja criada uma base de médio e longo prazo para voltar a conquistar troféus em Portugal.

Algumas das contratações que se falam na imprensa poderão ajudar nesse sentido, espero que se confirmem.

Aparentemente houve também uma mudança na direção da secção, não me parece justo imputar culpas da época ao José Guimarães mas quem está internamente e diariamente em Alvalade é que poderá avaliar melhor isso.

MAIS UM REFORÇO APONTADO AO ANDEBOL LEONINO

Filipe Morais tem 21 anos, representa o Avanca e atua na ponta esquerda

Duarte Pereira da Silva

Texto

28 de Maio 2021, 10:25

summary_large_image

Filipe Morais é o mais recente nome apontado ao andebol do Sporting. Segundo alguns rumores que circulam nas últimas horas, o ponta esquerda de 21 anos, que representa o Avanca, deve mudar-se de armas e bagagens para Alvalade.

Esta época, o internacional pelas camadas jovens de Portugal leva 29 jogos e 25 golos marcados. A confirmar-se, Filipe Morais virá competir com Josep Folqués, que será reforço dos leões para a próxima temporada.

“A confirmar-se, parece-me uma boa opção. É um jovem com uma enorme margem de progressão e que poderá crescer com os mais experientes, tal como tem vindo a acontecer com outros jogadores, nomeadamente o Manuel Gaspar ou o Francisco Tavares”, referiu uma fonte próxima do processo ao nosso jornal.

O Leonino está a acompanhar de perto todas as movimentações do andebol do Sporting no mercado:

MIGUEL BAPTISTA REFORÇA ANDEBOL LEONINO

Leões ‘roubam’ lateral direito ao Porto. Com 25 anos, Baptista atuava na primeira divisão espanhola, tendo feito 28 jogos e marcado 42 golos

Duarte Pereira da Silva

Texto

18 de Maio 2021, 11:29

summary_large_image

Miguel Baptista será reforço do andebol do Sporting na próxima temporada, segundo avança o jornal ‘O Jogo’. O lateral direito, de 25 anos, termina contrato com os dragões no final da temporada e chega para fazer concorrência a Jens Schöngarth, “o único meia distância canhoto puro ao serviço do técnico Rui Silva”, refere o diário desportivo.

Nas últimas duas temporadas, Miguel Baptista esteve emprestado a clubes da primeira divisão espanhola. Em 2019/20, representou o Nava (20 jogos e 25 golos marcados) e, em 2020/21, atuou pelo Cangas (28 jogos e 42 golos).

Na sua carreira, o lateral, com 1,96 metros e 115 quilos, conta com passagens pelo ABC (41 jogos e 116 golos marcados), Chartres (32 jogos e 39 golos), Artística de Avanca (30 jogos e 92 golos) e ainda pelo Porto (cinco jogos e dois golos).

O Leonino está a acompanhar de perto todas as movimentações do andebol do Sporting no mercado:

JOSEP FOLQUÉS SERÁ MESMO REFORÇO DO ANDEBOL

Espanhol deixará Benidorm para jogar em Portugal na próxima temporada, quem o adianta é a página TodoBalonmano3

Maria Pinto Jorge

Texto

8 de Abril 2021, 12:38

summary_large_image

Esta manhã de quinta-feira, dia 8 de abril, a página de andebol TodoBalonmano3 revelou que Josep Folqués, atleta espanhol, já está garantido como reforço para a equipa de Rui Silva na temporada 2021/2022. Como já havia sido levantado por alguns rumores (LER MAIS AQUI), o ponta esquerdo deixará o CB Benidorm para rumar a Alvalade. Por sua vez, o jovem surge como uma opção para substituir Arnaud Bingo.

Josep Folqués, espanhol de 25 anos com 1,96 metros, chega oriundo do CB Benidorm, da Liga ASOBAL, onde passou dois anos. Esta temporada, o ponta do atual décimo classificado da primeira divisão espanhol já leva 29 jogos realizados e 93 golos marcados (dados ZeroZero – onde até já está como jogador do Sporting para a próxima época). Na sua carreira, para lá do CB Benidorm, Folqués conta com passagens pelo Puerto Sagunto (Espanha) e Maristas Algemesí (Espanha).

ANDEBOL COM PLANTEL PRATICAMENTE FECHADO

Nove contratações e oito saídas. Confira aqui aqueles que, ao que tudo indica, devem ser os jogadores que constituirão o conjunto de Rui Silva na próxima época

Duarte Pereira da Silva

Texto

4 de Junho 2021, 10:25

summary_large_image

O plantel de andebol do Sporting para a próxima temporada está praticamente fechado. Ao todo, são já nove as contratações ‘fechadas’ e oito os atletas que deverão abandonar Alvalade.

Salvo alguma novidade de última hora – é possível os leões ainda irem ao mercado por mais um pivô -, Rui Silva já conhece os atletas com que irá atacar a temporada 2021/22.

Confira as nove contratações já asseguradas pelos leões:

Confira os nove jogadores que estão de saída do Sporting:

  • Arnaud Bingo (LER MAIS AQUI);
  • Darko Djukic (LER MAIS AQUI);
  • Dmytro Doroshchuk;
  • Aljosa Cudic;
  • Tomislav Spruk;
  • Daniel Andrejew;
  • Tiago Rocha;
  • Nuno Roque.

Perante este cenário, e salvo alguma novidade de última hora, o plantel leonino deverá ter a seguinte composição:

  • Guarda-redes : Matevz Skok, Manuel Gaspar e Tomás Van Zeller.
  • Centrais : Carlos Ruesga, Natán Suarez e André José.
  • Pivôs : Jonas Tidemand, Rémi Leventoux e Erekle Arsenashvili.
  • Laterais direitos : Miguel Baptistas e Jens Schongarth.
  • Laterais esquerdos : Pedro Valdés, Salvador Salvador e Edmilson Araújo.
  • Pontas direitas : Mamadou Gassama e Francisco Tavares.
  • Pontas esquerdos : Josep Folqués e Filipe Morais.

Fotografia de Sporting

JOSÉ GUIMARÃES DE SAÍDA. CARNEIRO NA CALHA PARA DIRETOR

Após dois anos sem conquistar qualquer título, Miguel Afonso optou por mudar responsável pelo andebol leonino. Carlos Carneiro na pole position. Para já, Rui Silva está seguro

Duarte Pereira da Silva

Texto

12 de Junho 2021, 12:38

summary_large_image

José Guimarães já não é diretor do andebol leonino. Após dois anos sem conquistar qualquer título, Miguel Afonso, vogal com a pasta das modalidades, decidiu despedir Guimarães. Segundo o nosso jornal apurou, Carlos Carneiro é, ao que tudo indica, o nome que irá assumir o comando do andebol verde e branco. Para já, Rui Silva, que tem mais um ano de contrato, está seguro em Alvalade.

“Acaba por ser uma decisão natural. Mesmo excluindo a última época – que foi interrompida devido à Covid-19 –, o andebol do Sporting tem vindo a perder a qualidade. Esta temporada demonstrou isso mesmo. A outra opção seria mudar o treinador, mas seria algo prematuro, uma vez que Rui Silva esteve apenas um ano à frente da equipa”, referiu uma fonte ao Leonino.

Carneiro assume comando

De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, o novo diretor da modalidade é Carlos Carneiro, que, inclusive, já terá trabalhado na preparação da próxima temporada, tendo palavra importante na escolha de alguns reforços (LER MAIS AQUI ).

A primeira decisão do antigo capitão dos leões foi a continuidade de Rui Silva. Na opinião de Carneiro, o treinador leonino, que tem mais um ano de contrato, merece mais tempo e, em 2021/22, terá oportunidade para demonstrar o seu valor.

Porém, no final da próxima temporada, será feita uma avaliação do desempenho de Rui Silva e, para garantir a continuidade, o técnico verde e branco terá de apresentar bons resultados.

Não entendo este funcionamento das modalidades em que nada é oficializado. Vivemos na era da informação e não sabemos de nada.

É a política do Sporting pelo menos desde os tempos do Bruno de Carvalho.

Primeiro acaba a temporada de todas as equipas. Depois começam a anunciar as saídas todas e só depois as entradas.

Apesar de perceber o sentido acho que não se justifica.

O plantel parece mais equilibrado mas ainda não parece capaz de ombrear com o porco.

Não sou um expert em andebol, apesar de ser uma das minhas modalidades preferidas, mas a secção está a mexer, não sei é se está a mexer bem.

Assim à primeira vista, entra muita juventude, não é?

O Carlos Carneiro foi um excelente praticante, mas será um bom dirigente?

A ver vamos, como diz o ceguinho.

Eu não sou expert de andebol mas isto cheira a merda por todos os lados.

Pensava que não era possível ficarmos piores no lote de guarda-redes mas conseguiram surpreender-me. Não podemos por um bidon na baliza?
Temos aqui GR’s que são capazes de estar 30 minutos sem fazer uma defesa e sem tocar na bola. Assim não dá…
Não há equipa que resista a isto numa posição chave destas!
É demasiado mau como é que não se corrige isto que entra pelos olhos a dentro…

Nos pivots também temo ir de mal a pior.
Sei que saiu um grande nome do andebol nacional.
E saiu também o Doro agora que, depois das lesões, começava a render alguma coisa.
Entram desconhecidos e entra um gajo que vem com uma grave lesão.
Deixem-me adivinhar:
Quando se recuperar e começar a render estará na hora de ir embora como o Doro?

E mesmo nas pontas não sei se não estaremos pior que no ano passado.

Em suma:
Estávamos muito mal e não fomos candidatos ao título numa modalidade histórica do SCP.
Parece que, feitas bem as contas, nem sei se vamos estar melhor sequer.
Quanto mais discutir o título quando vejo rivais que já estavam fortes a reforçarem-se ainda mais. Opá… Vão-se ■■■■■!

Agora junta isso à aposta neste treinador…

Não falem antes do tempo, vamos ver quem vem e o que vão render, vamos a ter calma