Andebol Masculino - Época 2023/2024 - TRIPLETE

É o que eu digo, o Ricardo Costa vê os jogos e sabe o que tem dizer e corrigir

Entrada incrível!

1 Curtiu

Eu preferia que o Gassama entrasse enquanto o Salvador está excluído, ficámos só com o Edy ali durante dois minutos.

E tb ataca cada vez melhor… evolução enorme nesse parâmetro, pois a defender sempre achei bom.

1 Curtiu

Eu ja nao sei o que dizer do Kristensen. Incrivel!

1 Curtiu

Que jogo do Kristensen.

Melhores 30 minutos do ano. Excelente jogo dos dois lados do campo.

O Thorkelsson comecou mal mas ja leva 4 golinhos

Gostei desta 1.ª parte. Muito bom jogo da nossa parte, o Kristensen tem estado em grande destaque.

Ainda estou para perceber a renovação de contrato do Mocquais

Ficávamos sem ninguém em quem malhar nesta equipa :wink:

Demonstração de força importante! Que jogão!

Como esta o jogo?

32-16

Wow… Really?
Excelente…

Excelente jogo da nossa parte e que exibição do redes norueguês

Grande resultado. O aguas estava limitado pelas duas ausencias que tinha mas ganhar com tanta facilidade nunca seria esperado

Foto João Pedro Morais

SEGUE O PLENO DE VITÓRIAS

Por Sporting CP
30 Set, 2023

ANDEBOL

Triunfo do Sporting CP frente à AA Águas Santas (35-18) na 5.ª jornada do Campeonato

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu a formação da AA Águas Santas por 35-18 e somou o quinto triunfo em outras tantas jornadas do Campeonato Nacional, num desempenho digno de muitos aplausos por parte dos Sportinguistas que presenciaram o jogo no Pavilhão João Rocha.

Foi uma excelente exibição dos comandados de Ricardo Costa, frente a uma formação maiata que é uma das mais cotadas equipa de Portugal. Uma entrada de Leão cedo começou a definir o sentido do jogo e um vencedor previsível, dada a diferença de nível apresentada entre as duas equipas.

Esteve perto de ser exemplar o Sporting CP, nomeadamente pela solidez e trocas defensivas, que obrigaram os visitantes a vários remates de recurso e quase condenados a não terem sucesso. Para complicar ainda mais a tarefa à equipa forasteira e a ajudar, e muito, na segurança defensiva, esteve o guarda-redes Leonino Andre Kristensen (magnífica exibição), com várias defesas de enorme valia, inclusivamente em livres de sete metros e em entradas aos seis metros.

Tudo conjugado, não foi surpresa que o Sporting CP se destacasse bastante no marcador, até porque ofensivamente a equipa estava igual a si própria, com vários momentos ofensivos de alto calibre, com golos de meia distância de Francisco Costa, Martim Costa e Salvador Salvador, bem servidos pelo engenho dos centrais Jan Gurri e, mais tarde, Natán Suarez.

Com 12 minutos de jogo, o Sporting CP tinha apenas um golo sofrido e já tinha sete marcados e esse parcial foi elucidativo quanto ao que seria o jogo. Foi manifesta a supremacia Leonina, com golos vistosos, como numa combinação de jogo aéreo finalizada por Salvador Salvador, a passe de Francisco Costa. Com mais de 21 minutos de jogo, o Sporting CP tinha apenas seis golos sofridos e o dobro desse número marcados, com o ponta esquerdo Orri Þorkelsson a marcar dois golos consecutivos, um de sete metros e outro da ponta para o 12-6.

Ao intervalo, a vantagem do Sporting CP no marcador frente à AA Águas Santas era de 18-10, com a equipa Leonina a jogar de forma compacta e a grande nível.

Na segunda parte, foi inclusivamente possível promover a rotatividade no plantel e quem entrou justificou os minutos e a aposta, a dar razão à ideia de qualidade e profundidade no plantel Leonino, casos de Edmilson Araújo e Mamadou Gassama, com sete golos apontados, mas também João Gomes, Étienne Mocquais e Espen Våg.

O Sporting CP limitava as melhores opções de ataque da AA Águas Santas e, depois, conseguia disparar para contra-ataques ‘felinos’ e plenos de eficácia, com Gassama a destacar-se com quatro golos apontados antes da metade da segunda parte. Esteve magnífica, defensivamente, a equipa Leonina, com apenas 14 golos sofridos nos primeiros 44 minutos. Depois, a enorme categoria individual e colectiva do Sporting CP fazia inúmeros estragos na defesa da equipa maiata e os 27-14 que se registavam já depois dos 16 minutos diziam tudo sobre a superioridade Leonina, com Gassama a marcar um golo magistral, em remate de ‘rosca’ para os 28-14. Com mais de 20 minutos, o Sporting CP vencia por 31-15, com um golo do central Jan Gurri.

Até final, foi a gestão da vantagem, sempre marcada pela enorme solidez defensiva e pela objectividade no ataque, para um resultado final de 35-18 a favor do Sporting CP, em mais uma exibição de excelente nível da equipa Leonina.

Sporting CP: Edney Silva (2), Pedro Portela (1), Edmilson Araújo (3), Francisco Costa (6), Natán Suárez (3), Jan Gurri (1), Salvador Salvador [C] (2), Espen Våg (1), Orri Þorkelsson (5),Mamadou Gassama (7), Andre Kristensen [GR], João Gomes, Etienne Mocquais (1), Leo Maciel [GR], Martim Costa (3).

RICARDO COSTA: “RESPOSTA DE TODOS FOI FANTÁSTICA”

Por Sporting CP
01 Out, 2023

ANDEBOL

Técnico satisfeito por ter sofrido poucos golos

No final do triunfo por 35-18 do Sporting Clube de Portugal frente à AA Águas Santas, o treinador da equipa de andebol do Sporting CP, Ricardo Costa, registou o anorme acerto, rigor e solidez defensiva da equipa verde e branca. “Estou feliz por mais três pontos, mas acima de tudo pela nossa prestação defensiva, não só pelo Andre [Kristensen, guarda-redes], mas por toda a equipa. Os 36 golos sofridos na Madeira assentaram-nos mal, mas também foi um despertar para nós, de que não podemos sofrer tantos golos e hoje um dos principais objectivos da nossa equipa, para além de ganharmos o jogo, era estarmos bem defensivamente. Isso foi conseguido. Por isso, quero dar os parabéns aos atletas, porque foi um grande jogo”, começou por referir aos meios de comunicação Leoninos.

Ricardo Costa enalteceu ainda o contributo de todos os jogadores do plantel para o convincente triunfo diante da AA Águas Santas. “O desejo do treinador é que eles [jogadores] aproveitem os minutos que têm em campo. Não faço trocas por trocar, mas é importante ter um plantel alargado e que cada um, quando está em campo, assuma a sua responsabilidade: Sempre foi assim, será assim e quero que continue a ser assim, porque temos tantos jogos e tantos minutos par serem disputados, que não podemos jogar um campeonato com seis ou sete jogadores. Hoje a resposta de todos foi fantástica. Dou-lhes os parabéns por isso”, disse, acentuando que “é importante a utilização de todos” e relembrando que num par de semanas também vai começar a participação do Sporting CP na EHF Europa League.

Mamadou Gassama, melhor marcador do jogo, também falou após o jogo e destacou a boa exibição da equipa Leonina. “Fizemos um grande jogo, numa partida muito difícil, contra uma grande equipa que, de certeza, vai estar nos lugares de cima [da classificação]. Tínhamos feito um jogo menos bom, em termos defensivos, na Madeira e acho que hoje tivemos uma boa defesa e um guarda-redes [Kristensen] que nos ajudou muito para conseguirmos a vitória”, explanou o ponta direito da equipa verde e branca.

É um bom jogador para a rotação

Ao dia de hoje é no Andebol que tenho o desporto que mais acompanho extra futebol.

Tenho visto jogos de Liga dos Campeões e mesmo algumas ligas europeias.

O que posso dizer é: aproveitem e vejam cada jogo desta primeira linha do Sporting com Martim/Salvador-Gurri-Kiko Costa.

Temos do melhor que existe no Mundo nestas 3 posições.

Grande jogo ontem e salvo algum hecatombe serão poucas ou mais nenhuma equipa a “fazer isto” ao Águas Santas.

6 Curtiram

Se o ano passado o Edy foi a surpresa e atingiu um nível incrível, o Kristensen está a ganhar a bom ritmo espaço para ser a revelação da época 2023/2024.

Além dos destaques naturais só voltar a destacar o André, o Thor e… o Natán.

Agora começo a acreditar que sem 60 minutos nas pernas vai deixar de ser o jogador básico e de rotação de bola na 1ª linha que foi nestas duas épocas de Sporting.

1 Curtiu