Andebol Masculino - Época 2023/2024 - CAMPEÕES NACIONAIS!

VITÓRIA CLARA E NOVO PASSO EM FRENTE NA TAÇA DE PORTUGAL

Por Sporting CP
29 Mar, 2024

ANDEBOL

Andebol superou o Dom Fuas AC rumo aos ‘quartos’ (41-23)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu o Dom Fuas AC por 41-23 no encontro dos oitavos-de-final da Taça de Portugal e marcou encontro com o CS Marítimo, na Madeira, na próxima fase.

No Pavilhão João Rocha, comprovando a sua natural superioridade desde cedo, os Leões de Ricardo Costa - com 22 vitórias consecutivas - seguem para os ‘quartos’ depois de levarem a melhor sobre o conjunto da Nazaré que tinha acabado a primeira fase da II Divisão no segundo lugar – e vinha de quatro triunfos consecutivos.

Antes de completados os primeiros dois minutos, o capitão Salvador Salvador indicou o caminho e com um golo deu a liderança ao Sporting CP, prontamente aumentada por Espen Våg (3-1). E rapidamente a formação verde e branca subiu o ritmo e tomou conta do jogo.

Com Leo Maciel atento na baliza e muita solidez e intensidade defensiva, os Leões foram saindo com velocidade e muita eficácia para o ataque, multiplicando a vantagem para os sete pontos ainda antes dos oito minutos (9-2). Seguiu-se um desconto de tempo visitante para tentar estancar a ‘hemorragia’ defensiva, mas sem sucesso e a toada de superioridade Leonina continuou – e sem resposta.

Maciel continuou intransponível, Salvador voltou a ‘facturar’ e Jan Gurri, pouco depois, fixou de forma precoce uma - já insuperável - margem de dez pontos no marcador (13-3). O D. Fuas AC só voltou a marcar em cima dos 18 minutos, aproveitando um momento de troca com o guardião verde e branco ainda fora da baliza.

No período que se seguiu, mais errático de parte a parte, a eficácia ofensiva dos Leões decaiu, o que foi fazendo com que a diferença no resultado praticamente não sofresse alterações até ao intervalo. Já ao cair do pano do primeiro tempo, Natán Suárez foi o responsável por fazer o claro 19-8.

Na segunda parte, André Kristensen assumiu as redes do Sporting CP e continuou o bom trabalho de Maciel, enquanto João Gomes, Orri Þorkelsson, Gassama e Salvador voltaram a fazer com que a formação verde e branca ‘disparasse’ em força até aos 25-10. A história da partida estava escrita e Ricardo Costa foi aproveitando para rodar de forma constante a equipa Leonina, estreando na Taça de Portugal o jovem Maiko Vásquez.

Por sua vez, o conjunto da Nazaré não deixou de lutar com as suas armas, mas cada vez que o Sporting CP acelerou, causou estragos e não permitiu qualquer aproximação no resultado (35-18). Assim, foi com uma gestão segura e de olhos sempre postos na baliza adversária que os Leões encerraram com sucesso mais uma eliminatória da prova-rainha, superando a barreira dos 40 golos (41-23). Com seis golos marcados, Þorkelsson foi o melhor marcador dos Leões.

Após o término da primeira fase do campeonato só com vitórias, o Sporting CP mantém o registo também na Taça de Portugal, onde já eliminou o AC Fafe e, agora, o Dom Fuas AC, Na mira dos Leões de Ricardo Costa continua a hipótese de conquistar a terceira prova-rainha consecutiva.

Sporting CP: Edy Silva (2), Edmilson Araújo, Kiko Costa (5), Natán Suárez (2), Jan Gurri (4), Salvador Salvador [C] (4), Espen Våg (2), Orri Þorkelsson (6), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], João Gomes (5), Etienne Mocquais (2), Leo Maciel [GR], Maiko Vásquez (2), Christian Moga, Martim Costa (3)

1 Curtiu

RICARDO COSTA: “FOMOS SÉRIOS DO PRIMEIRO AO ÚLTIMO MINUTO”

Por Sporting CP
29 Mar, 2024

ANDEBOL

Técnico reforçou ambição Leonina na Taça de Portugal

Após mais um passo em frente na prova-rainha, agora rumo aos quartos-de-final, depois do triunfo sobre o D. Fuas AC (41-23), Ricardo Costa, treinador dos Leões do andebol, fez o rescaldo do encontro em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Acima de tudo, queríamos seguir em frente perante uma das melhores equipas da II Divisão e que, na minha opinião, podia estar perfeitamente na I Divisão. Fomos sérios do primeiro ao último minuto e conseguimos rodar vários jogadores. Nós temos um ritmo diferente, mas eles foram uma equipa positiva e dou-lhes os parabéns por isso”, começou por dizer, antes de realçar a ambição que move o grupo verde e branco nesta Taça de Portugal.

“Nós tínhamos a obrigação de seguir em frente. É uma competição que vencemos nas duas últimas edições e queremos voltar a vencer”, traçou Ricardo Costa, que só pensa “continuar a vencer”.

“Todos os jogos são decisivos para nós. Queremos continuar a vencer e para isso temos de ser uma equipa séria como fomos hoje, aproveitando todos os momentos do jogo para continuar a crescer. Queremos estar nas decisões para poder conquistar títulos, que é o que desejamos”, reforçou o técnico, antes de falar sobre o sorteio da fase final do Campeonato, que colocou o ABC (fora) no início do caminho Leonino e o FC Porto (casa) na última jornada.

“Queríamos começar fora e acabar em casa, vai ser assim e cá estamos para as decisões, mais fortes do que nunca. Temos muitas batalhas pela frente”, apontou, por fim.

Por sua vez, João Gomes, andebolista verde e branco, começou por agradecer aos a presença dos Sportinguistas, em dia de feriado, no Pavilhão João Rocha, antes de analisar a vitória.

“Desde o início do jogo conseguimos manter a superioridade no ataque e na defesa. Sabíamos que era uma boa equipa da Divisão de Honra, vínhamos preparados para alguma supressa, mas conseguimos responder bem. Agora só pensamos na fase final [do Campeonato], na EHF European League e nos próximos da Taça”, destacou, além de considerar que esta partida serviu para “experimentar coisas novas”.

Já sobre este seu primeiro ano de Leão ao peito, João Gomes só tem boas coisas para dizer: “Está a ser muito bom, o grupo é excelente e dou-me muito bem com todos. Também é isso que faz com que tenhamos bons resultados, somos como uma família”.

1 Curtiu

Substituto do Edmilson parece que vai ser mesmo o Pedro Martinez. Está agora no Al-Arabi, depois de ter jogado na Argentina e no Brasiel e ter tido uma passagem no Ademar Leon. É tambem opção regular na seleção argentina quer na defesa, quer no ataque, onde faz lateral esquerdo, central e lateral direito. Estive a ver uns jogos e parece-me uma contratação bem mais na linha do Edy e do Kristeensen (jogadores jovens talentosos com pouco nome perto de explodirem) do que na linha do Ettiene. Confesso que fiquei assustado quando vi o CV do jogador mas agora estou mais tranquilo.

Nao deixa de ser uma opção arriscada, até por nunca ter jogado numa equipa do nivel do Sporting. Estive a falar com argentinos e espanhóis e é um jogador que os adeptos adoram pelo que dá dentro de campo.

Este e o Aly estão fechados. Apesar de nao falar disso na noticia, o Branquinho também estará fechado e estamos ainda num mercado por um pivot mas ninguem está contratado. Vamos ver o que arranjam para esta posição

9 Curtiram

https://x.com/SCPModalidades/status/1774104566134403422?s=20

Achas que o nível da equipa se manterá o mesmo ,o Maciel agora estava a acordar e a tornar se uma muralha ,mas o aly não me parece que vá ser mlhr logo é um downgrade,e este Pedro Martinez pode ter sido cm o Edy e o Kristensen então já acredito mais que possa vir a ser uma boa contratação. E para o lugar do vag virá alguém ?! Um clube que vai disputar Champions e caso ganhe a LE vai ter grande reconhecimento acho que consegue grandes jogadores. E para o lugar do mocquais qualquer um é melhor sem dúvida. Eu acho que ano menos ano conseguimos ir buscar grandes jogadores de renome ,vamos ver confio bastante no scouting e nesta secção.

O Maciel nao estava a melhorar. Estava a ser o GR que sempre foi na minha opinião. Jogos bons e jogos maus, principalmente forte de primeira linha. Muito bem com o Fuchse, mal contra o Porto. Jogos de altos e baixos contra o Dinamo. O Aly é do mesmo estilo e do mesmo nível.

Em relação ao Pedro Martinez, só o vi em contexto de seleção e gostei. Defensivamente pode dar o que o Pipo dá, parece um excelente atleta.

Em relação ao Branquinho, apesar de preferir um jovem e achar um desperdicio de dinheiro, nao deixa de ser muito melhor que o Ettiene.

Em relação ao pivot, quem vier vai substituir o Vag, que sendo um defensor util, esta longe de ser alguem que faça a diferença e a verdade é que nos jogos decisivos normalmente não joga. Quem vier muito provavelmente será melhor.

Em relação a grandes nomes, não me parece que faça sentido. Grandes nomes em Portugal só se tiverem pouco interesse em jogar ou se já estiverem em fim de carreira. Nenhum deles faz sentido para o Sporting. Nao há nada que me faça querer que a equipa vá ser pior, tal como nao há nada que indique que será melhor. Dependerá do pivot que conseguirem atrair

1 Curtiu

Sim mas acho que conseguiríamos algo mais. Este plantel é incrível não há dúvidas,tem jogadores que meu deus que qualidade não sentia tanto gosto a ver uma equipa de andebol a jogar ou jogadores a jogar,desde o tempo do nickecevic (ns se é assim ),frankis carol asanin que jogadores . Sim o Pedro Martinez analisei e acho que nas mãos do Ricardo pode ser bom ,o aly pode ser que ocupe a baliza :rofl:.quanto ao vag gostaria assim dum reforço mais sonante para o lugar dele . Mas quando falo de reforços para a Champions não falo para ganhar claro pois no andebol é bastante difícil,bastante mesmo diria impossível,não é como futsal e hóquei que temos chance e vamos ganhando títulos,mas uma liga europeia podemos conquistar claro esta época
Obrigado pela opinião.

Depende o.que considerarmos grandes reforços. Se temos obrigação de contratar alguem melhor que o Moga, Vag ou Erekle? Claro. Mas ao nivel a que o Edy esta, dificilmente contratamos um pivot que chegue e lhe roube a titularidade facilmente.

Ainda por cima, o mercado para pivots é complicado. O Walczak que para aqui “não servia” foi importante (ate se ter lesionado) no Zagreb que chegou aos oitavos da Champions por exemplo. Não há muitos pivots disponiveis que sejam capazes de chegar cá e fazer a diferença ao nivel a que estamos.

1 Curtiu

Serio?
Há rumores?

O Pipo está de saida?

O que se fala é que está fechado.

Em relação ao Pipo, vai sair porque quer jogar mais. Deve ir para França

2 Curtiram

Natan renova.

4 Curtiram

Já tinha renovado ha uns meses, o anúncio foi feito agora. Assumo que o novo contrato tambem contemple um bom aumento

Porque é que só anunciaram agora?

Nem mais assim é que devia ser com todas as seções…Se há competência nos Misteres tem que se lhe dar matéria boa para eles trabalharem.

É óbvio que o plantel não pode ser composto na totalidade por grandes jogadores…mas 2/3 do plantel devem ser craques. Qual poupar € e depois não se ganha nada, só “com muita sorte”.

Também estou surpreendido com o Carnos Carneiro e falava mal dele, quando veio dos lampiões…tem estado divinal. Acho que também contrataram pessoal de muita qualidade para o ajudarem a formar o plantel.

Continuar, este é o caminho!!!

2 Curtiram

Nao sei, ja com o Kristeensen anunciaram so passado uns tempos. Se calhar tinham tudo alinhavado e so assinaram mesmo agora.

O Sporting tanto anuncia renovações como não anuncia. Nunca percebi bem o critério (o mesmo com saídas)

Alguém sabe o que é feito do @reilagarto?

Nunca mais li nada dele e é um colega que aprecio bastante pelo conhecimento que tem das modalidades.

Boa noite. Alguém sabe como é possível adquirir bilhetes para o jogo com o Marítimo para a taça de Portugal? Obrigado

Tendo em conta que cada vez que vinha a este tópico era para gozar com o projeto, percebo porque não tem aparecido

5 Curtiram

Excelente renovação,na minha opinião peça fundamental

NATÁN SUÁREZ VAI CONTINUAR DE LEÃO AO PEITO

Por Sporting CP
01 Abr, 2024

ANDEBOL

Central espanhol renova contrato

Natán Suárez prolongou a sua ligação ao Sporting Clube de Portugal e vai continuar a representar a equipa principal de andebol. A cumprir a sua terceira temporada de verde e branco, o central espanhol de 26 anos soma 36 jogos e 82 golos em 2023/2024 e tem-se afirmado sob as ordens do técnico Ricardo Costa.

No momento da assinatura, que contou com a presença de Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e de Carlos Carneiro, coordenador do andebol Leonino, Natán Suárez falou aos meios de comunicação do Clube e foi claro a expressar toda a sua felicidade e orgulho por continuar de Leão ao peito.

“É a primeira renovação que faço na minha vida e o orgulho é máximo. Estou muito feliz por renovar com este grande clube e espero que sejam anos de grandes êxitos”, começou por dizer, antes de olhar em retrospectiva para o seu percurso no Sporting CP, onde chegou em 2021/2022 depois de ter feito toda a carreira no seu país natal.

“Vim como um miúdo, sem saber como era jogar fora de Espanha, e agora sou um jogador mais centrado e pronto para lutar por grandes coisas para o Sporting CP”, assegurou o talentoso central, realçando também a evolução global do projecto verde e branco na modalidade.

“O trabalho de todos está a ser excepcional, da equipa técnica aos jogadores, e oxalá daqui a pouco tempo possamos festejar um ano fantástico”, apontou Natán Suárez, que, em particular, não escondeu o impacto na equipa do treinador Ricardo Costa e do seu estilo de jogo: “Sem ele acho que não haveria esta grande equipa, o trabalho de preparação dos jogos, a dinâmica directa e de 1v1 e tão bons jogadores”.

De Leão ao peito, o andebolista de 26 anos já conquistou duas Taças de Portugal (2021/2022 e 2022/2023) e uma Supertaça (2023), troféus que deixaram a sua marca por terem sido os primeiros da sua carreira, reconheceu, escolhendo ainda a primeira Taça de Portugal como “a mais especial” a nível pessoal.

“A primeira é sempre muito especial e para mim significou muito. Foi o meu primeiro título também e ganhar logo a Taça de Portugal no ano em que vim faz dela a mais especial para mim”, justificou.

Renovado o contrato com os Leões, Natán Suárez quer “continuar [o trabalho] para melhor”, mas mantém o foco no imediato para o que resta da presente época: “Enfrentar os jogos que faltam e manter-me ao máximo nível”.

Por fim, o central espanhol dirigiu-se aos Sportinguistas para lhes deixar uma mensagem. “Quando o Pavilhão João Rocha está ‘a rebentar’, a nossa cara diz tudo. Gostamos de jogar os jogos importantes com os adeptos ao nosso lado”, enalteceu, concluindo: “É um orgulho estar no Sporting CP e espero continuar muitos mais anos ao vosso lado”.

Por sua vez, o coordenador Carlos Carneiro frisou que a renovação de contrato de Natán Suárez “veio de forma natural”, acompanhando a evolução e o à-vontade do talentoso andebolista no projecto do Sporting CP.

“Somos muito exigentes e o Natán sentiu isso, mas soube adaptar-se, cresceu como atleta e acho que hoje é uma das referências da equipa. Tem tido um comportamento exemplar, tanto dentro como fora de campo, dá tudo e tem tudo aquilo que desejamos num jogador do Sporting CP”, elogiou Carlos Carneiro, acrescentando: “Sentimos que está muito feliz aqui. Sabe que o Clube e a equipa ajudaram-no e sente-se como um elemento da família”.

5 Curtiram