Andebol 2012/2013 | SPORTING CONQUISTA TAÇA DE PORTUGAL!!!

Realmente nesse aspecto tens razão. :great: Tirando o Salgado, os outros que poderiam estar ao nível do Sporting, jogam nos nossos rivais.

E que achas do Yailan Hechavarria? Tem condições para singrar?

Em relação ao panorama actual do andebol é preciso agradecer ao Luis Santos, que conseguiu dar cabo do andebol durante o tempo que esteve na federação.

Quando Yailan chegou, avisaram-me que a adaptação dele seria mais complicada que a do Frankis. Aquilo que já notei nele é que tem um remate muito bom, tanto em termos de força como em termos de colocação. O principal entrave passa pela sua capacidade de movimentação… É que ele se apanha um daqueles defesas rijos (p.e. Inácio Carmo) é certamente uma presa fácil.

Mas como em tudo, será certamente uma questão de adaptação e routinas de jogo. Se já em jogadores com outro tipo de tarimba se nota um pouco de “desenquadramento”, então num atleta que veio de outro tipo de andebol, mais se nota isso.

O Carol se calhar não teve esse dificuldade porque o andebol dele é muito à base do improviso, a procura de espaços, movimentações individuais… Muresan e Yailan parece-me que necessitam de movimentos coletivos que lhes arranjem espaços para remates em boas condições.

Temos que fazer de Odivelas o “factor casa” , que tirando jogos importantes, não se viu no Vistoso. Com as modalidades juntas e a possibilidade de nos deslocarmos a Odivelas e ver uns quantos jogos das mais diversas modalidades, penso ( e assim espero ) que o número de espectadores suba e muito. Muitas vezes é a pressão e o apoio vindo das bancadas que ganha jogos, e temos todos a obrigação de fazer a nossa diferença. Para bem do Sporting e do nosso andebol.

Sim isso também será importante, mas ao mesmo tempo tens dois lados da moedas. Os adeptos na generalidade tendem a aparecer quando sentem bons resultados e boas exibições. Sem estes, não conseguirás boas casas tb a criar “pressão” no adversário… Sem esta pressão, tb não consegues galvanizar os nossos jogadores para as boas exibições e bons resultados.

Penso que as boas casas serão importantes na criação de um bom ambiente e que coloque pressão nas equipas de arbitragem. Não estou a dizer que fomos sempre prejudicados, mas houve algumas jornadas em que 2 ou 3 más decisões das equipas de arbitragem abalaram completamente a nossa equipa em termos psicológicos. E em quando no Restelo, saem de lá com medo de ser comidos vivos, do Vistoso saem quase sempre com sentimento de impunidade…

É uma pena … o Ferraz era bem “sacado” !!!
Em relação ao central para alternar com o Rui Silva… provavelmente

É uma pena … o Ferraz era bem “sacado” !!!
Em relação ao central para alternar com o Rui Silva… provavelmente a ideia é pôr o Fábio aí mais vezes (até pk o Rudovic e o Carol deverão também jogar no ataque), tudo dependendo também da qualidade evidenciada pelo montenegrino.
O g-redes suplente é uma lacuna que não foi colmatada.

Bruno,

Penso que o Carol tem mais características de central :wink:

Não entra bem no espírito do tópico (época que aí vem), mas acho interessante mencioná-lo. No fim de semana passado estava a dar um jogo do SCP, uma final qualquer (não consegui perceber se era final da Supertaça ou da Taça de Portugal), na RTP Memória, frente ao Benfica. 1988, salvo o erro, mas sou capaz de estar a errar no ano.

E onde decorria o jogo? No Pavilhão de Loures. Está igualzinho!

No fim do jogo, já que vencemos a partida, os adeptos do SCP invadem o campo. Bandeiras, cornetas, cachecóis verdes-e-brancos por todo o lado. Num momento rápido, um grupo de Sportinguistas dirige-se ao outro lado do campo, para provocar a lampionagem. Intervenção policial, grande confusão, mas rapidamente sanada, com os festejos a regressarem.

E devíamos estar em eleições, porque estavam imensas bandeiras do PSD nas bancadas.

Surreal.

:offtopic: :offtopic:

é possivel, mas pouco jogou a central… e do pouco que jogou pareceu-me que tem muitas falhas técnicas e hesitações…

Chev Chelios,

Final da Taça de Portugal de 1988-1989 :wink:

Carnide 18 - 22 Sporting.

Tremenda exibição do Carlos Silva que foi levado em ombros no final do jogo.

A conversa vai boa por aqui

Tambem estou de acordo com o facto de termos necessidade de um GR suplente mais efectivo
Eu gostava do Antonio Campos por exemplo
Ainda há pouco tempo esteve no Belem

Sinceramente tb nao entendi a renovação do Ricardo Dias
È uma pena perdermos a oportunidade de ir sacar o Nelson Pina

Hugo, achas que os porcos ficam com Ferraz e Spinola?

SL

É o que se diz… Mas não tenho a certeza.

Ficam é com uma excelente primeira linha. Vai ser preciso jogarmos muito bem para fazer frente a esses porcos…

Pois devem ficar sim
Mandam embora o estrangeiro que andava por lá

SL

A ser verdade, direi que o Ferraz não faz uma aposta lá muito certa!
Ele, na minha humilde opinião, não tem as características que o Obradovic procura nos jogadores!
Se repararmos nos 1ªs linhas (tirando o estranja de nome maluco que quase não jogou), são todos muito universais…extremamente rápidos a pensar e a executar!
Ora o Ferraz é um lateral mais “à moda antiga”, que gosta dos velhos cruzamentos para rematar em suspensão ou fazê-lo em apoio. Não o vejo a fazer as decaláges que o porto faz constantemente! Vai para o banco…que o Spínola não lhe dá hipótese!

PS: Bonito bonito era roubar o Cláudio ao carnide…o moço bem trabalhado dava jogador e é hiper superior ao Muresan!

A minha perspetiva para a próxima época é mais do mesmo. Aliás penso que ainda será pior, este ano ainda ganharam a Taça, ainda estou para saber como.
Falta treinador, falta aplicação dos jogadores, falta experiência, faltam jogadores de qualidade para algumas posições. Falta tanta coisa e o Porto a anos de luz de distância…

Um plantel fraco para lutar pelo Campeonato, um treinador anedótico e os mesmos rostos dos últimos anos, o que não faz acreditar que se possa finalmente eliminar a doentia mentalidade competitiva que se tem visto no andebol do Sporting.

Serei, por isso, um adepto ausente na próxima época. Esta secção não tem merecido que me desloque com regularidade ao pavilhão, pelo que agora terá que ser o outro lado a puxar-me.

Prevejo uma luta pelo 3º lugar na próxima época, a não ser que as coisas descambem ainda mais do que penso.

Segundo sei (a fonte é de dentro da estrutura do ABC), o Hugo Rocha disse a algumas equipas já há algum tempo que iria ser jogador livre, manifestando contudo vontade em voltar cá a Braga. Será esse o seu destino, o Resende deu o seu aval e voltará ao ABC.

Foi igualmente dito pela mesma fonte que o Tiago Pereira irá realmente para os lampiões, à semelhança do Dario (dos corruptos), mas que o Álvaro Rodrigues, ao contrário do que se tem noticiado (diz-se que vai para os lamps também) virá para nós. É um excelente defensor.

Estou a falar de uma fonte de elevada credibilidade dentro da estrutura do ABC, mas não me responsabilizo obviamente por eventuais não confirmações destas infos.

Se reparamos na diferença de idade entre Ferraz e Spínola (6/7 anos) e a evolução que o 2º teve num ano, é razoável afirmar que
o Ferraz trabalhado vai ser muito melhor que o Spínola, provavelmente já na próxima época.

Espero estar enganado, pois a nossa seleção precisa de um lateral direito de futuro, mas não creio estar no ADN do Ferraz conseguir ter aquela dinâmica que o Spínola já tinha no Belém! Que a aprimorou e aumentou em termos de produtividade…isso é um facto, mas já tinha aquela forma de jogar baseada em movimentos rápidos!
Não se transforma um maratonista num sprinter com treino, por muito treino que possa ter!
Mas pode ser que esteja enganado…