Após quase 1 ano de Varandas já é possível perceber que o que ele apregoava não se tem vindo a verificar, nem muito nem pouco. Simplesmente nada. Disse que acabou o circo, talvez… mas parece que virou teatro, um drama, que isto dá vontade de chorar o estado lastimável do futebol do Sporting!
Treinador
Marcel Keizer, pouco currículo relevante,vindo dos Emirados para pegar numa equipa com falta de processos ofensivos, mas que a defender não comprometera ha excepção de 1 ou outro jogo. Começou com uma série de jogos em que os jogadores se libertaram (talvez por não ter implementado os seus processos ) e marcara muitos golos, mas passado isso a equipa desceu o nível de jogo e , piorou processo defensivo, processo ofensivo quase exclusivamente dependente de ações individuais de Bruno Fernandes. Resumindo, apostou-se num treinador que não dava garantias e apesar de vencer 2 taças( nos Penalties), em termos de jogo fomos inferiores em ambas as finais, quase com atitude de equipa pequena diria. Nos restantes jogos não há consistência nos processos da equipa, salvo 1 ou outro jogador não se nota quase evolução na maioria do plantel, pelo contrário. Insistiu-se em apostar em jogadores limitados (Renan, Gaspar, Ilori, Diaby), comprometendo a evolução de outros (alguns da formação). Aposta errada no meu ver, foi 1 tiro no escuro que só não é totalmente falhada devido às 2 taças conquistadas. Como sportinguista custou-me ver melhor qualidade de jogo em mais jogos do Moreirense/Belenenses/V. Guimarães que nossos.
Departamento de Performance
O tão falado departamento de Performance e o Departamento Médico, nos quais o nosso ex médico teria mais conhecimentos e suposta facilidade em criar 1 equipa de suporte de qualidade, até agora não se notaram melhorias algumas, diria que não ganhamos com as alterações feitas, mas a nível de investimento fomos buscar supostamente 2 ou 3 especialistas na área que supostamente nos iriam elevar a outro nível, o seu trabalho no entanto não foi visível ate este momento. Tanto no final da época passada como atualmente a equipa parece ficar em défice físico nas 2as partes, ou seja é incapaz de fazer 1 jogo completo com qualidade não só por problemas técnico/tácticos mas também físicos.
Scouting
Foi reforçado com 1 ou 2 nomes (Chieira e Raul Jose) podem até ter identificado alguma mais valia , mas até ver não adquirimos nenhum atleta com valor indiscutível (Titular) para o Plantel Principal, apenas jogadores uteis para banco e rotação de plantel… e já foram investidos cerca de 35/40M em cerca de 10/11 Jogadores que irei detalhar mais abaixo.
Basicamente mais 1 dos que dizem que vao trazer reforços cirurgicos, mas continuam apenas a trocar o entulho de anteriores direçoes por entulho novo.
Comunicação
Aqui curto e grosso, demos vários passos atrás, com vários episódios deprimentes nos últimos meses. Várias ocasiões com falta de informação e comunicações embaraçosas.
Mercado
Varandas dizia que os seus muitos anos de Futebol, conhecimento de balneário e restantes balelas eram mais valias em relação a outros candidatos. Parece ter bebido do conhecimento da época de Godinho no que à capacidade negocial diz respeito, não conseguimos melhorar o plantel , não conseguimos colocar os excedentários(temos ainda uns 10/15 por colocar apesar de desde há um ano estar a ser preparado o plantel para esta época segundo o Presidente Varandas) ora vejamos…
Saidas
Neste capitulo, temos muitas a custo zero, 12 para ser mais preciso, Nani, Salin, Montero, Bruno César, Castaignos, Guilherme Ramos, Ronaldo Tavares, Pedro Ferrreira, Carlos Mane, Abdu Conté, Ryan Gauld e Kiki Kouyate. Nos casos de Nani (5M), Montero (3M), Bruno Cesar (2M) e Mane (3M), diria que com uma gestão competente teríamos encaixado cerca de 10M de euros, com esta asseguramos % de futuras vendas e nao foi em todos os casos, poderão vir a resultar em rendimentos no futuro, mas nas transações iniciais não recebemos qualquer valor, o que denota uma incompetencia brutal.
Nos casos em que obtivemos rendimentos, Domingos Duarte (dizia-se pedirem 5M vendemos por 3M), Iuri Medeiros (falava-se num valor a rondar os 5M, sai por 2M), Felix Correia (3,5M tendo em conta as circunstancias há que aceitar que foi o possível e poderá gerar ainda mais rendimentos), Jonathan Silva (Alavês accionou a clausula de opção não havia nada a negociar,3M) Marcelo (foi dispensado/vendido por menos de 0,5M), e finalmente Gelson (pediam 30, ficamos com 15M + 50% do Vietto) … ainda demos o Mama Balde no negocio do Rosier…
Foram ainda emprestados 4 jogadores com capacidade/qualidade superior a jogadores no atual plantel, nomeadamente Ivanildo Fernandes, Daniel Bragança, Francisco Geraldes e Matheus Pereira, todos formados no Sporting por coincidência. Os restantes empréstimos considero processos em desenvolvimento logo não acho prudente analisar desde já.
Resumindo a nível de saídas, pouca capacidade negocial, não foram capazes de maximizar os rendimentos em nenhuma das saídas, exceção feita ao negocio do Felix Correia em que partiam em posição desfavorável, tendo inclusive deixado sair a zero, 12 dos 17 jogadores que saíram a titulo definitivo.
Entradas
A nivel de entradas vou analisar caso a caso…
Renan, GR com algumas qualidades, ao nivel de Salin, considero-o uma boa alternativa a um titular de um candidato ao titulo, estava emprestado, e esta direção accionou a opção de compra de 1M, já lhe renovou contrato posteriormente, sendo a aposta tanto da direção como do treinador para a nossa Baliza. Não é superior ao seu atual suplente, Luis Maximiano que alem de ter potencial para ser melhor que Renan comunica muito melhor com a defesa apesar da sua juventude, e não perde muito para Renan na sua especialidade que são as grandes penalidades, alem disso optou-se por afastar Viviano, um guarda redes experiente e consolidado que poderia ter feito 1 transição para Max entre a época passada e esta, uma vez que foi anunciado como ano zero, e seria hora de testar os recursos há nossa disposição antes de investir os poucos recursos disponíveis.
Valentin Rosier, lateral de propensão ofensiva, internacional jovem em França, vindo de 6 meses de paragem, está há mais de 1 mês no clube e ainda não foi convocado para qualquer jogo por estar a recuperar de lesão. Custou cerca de 8M mais a cedência de Mama Baldé que tinha vários interessados e com o qual podiamos ter encaixado 2/3M… Segundo Varandas nunca o Sporting iria contratar alguém com histórico de lesões frequentes e/ou que não estivesse disponível para acrescentar ao Sporting no imediato, parece que quebrou as suas próprias “regras”. Negocio de risco, foi caro, tem potencial mas limitado por lesões frequentemente como temos observado e ainda abdicamos de 1 jogador no qual poderíamos obter algum proveito quer desportivo quer financeiro. Após 1 época em que rodamos 2 jogadores limitados, Ristovski e principalmente Gaspar, era imperativo entrar alguém de qualidade indiscutível para se poder negociar Gaspar e possivelmente também Ristovski, caso se venha realmente a apostar no potencial de Thierry Correia, que poderá no minimo ser uma boa alternativa na posição.
Tiago Ilori, após a sua saída de modo conturbado do Sporting, no qual ainda rendeu salvo erro 7,5M, teve uma carreira desapontante saltando de clube em clube, sem nunca demonstrar capacidade para ser o que lhe tinha sido projetado. Estava num dos clubes que estava a lutar para não descer no Championship, e foi a escolha para colmatar a saida de Marcelo (0,4M), foram investidos 2,5M em 60% do passe de 1 jogador em clara queda na carreira e que já tinha demonstrado falta de profissionalismo no clube. Varandas disse que jamais iriam ser contratados jogadores que demonstrassem falta de profissionalismo e que andassem a saltar de clube em clube, sem criar raízes em lado nenhum, mas quebrou as suas diretrizes mais 1 vez.
De notar que tínhamos Ivanildo Fernandes e Domingos Duarte emprestados, e a demonstrar nos respetivos clubes capacidades para voltar a ser opção no Sporting na retaguarda de Mathieu e Coates. Ambos saíram 1 por empréstimo e outro em definitivo.
Neto, central experiente, com chamadas frequentes à seleção Nacional, foi adquirido em final de contrato, para possivelmente colmatar a saída de um dos titulares da época passada, algo que não se veio verificar, tapou a entrada de 2 jogadores da formação, Domingos e Ivanildo. No Entanto é boa opção para substituir 1 dos titulares em caso de necessidade, algo que não tivemos nunca durante a época passada.
Christian Borja, jogador limitado, é útil num esquema defensivo a 3, como defesa do lado esquerdo, mas na vertente técnica e limitado, no processo ofensivo acrescenta muito pouco , custou cerca de 3M, tem 26 anos e poucas probabilidades de evoluir nos aspectos em que mais precisamos. Diria que se o juntássemos com o Lumor , seria 1 boa alternativa, pois o ganês tem como mais valia a sua capacidade de integração no processo ofensivo enquanto o colombiano se destaca na defesa. Na altura o objectivo era encontrar um jogador para solucionar a possível saída do adaptado Marcos Acuna que esteve perto de sair para o Zenit, no entanto trocamos de problema, o Lumor pelo Borja e diria que não ganhamos, apenas temos um problema diferente.
Idrissa Doumbia, jogador jovem, com boa capacidade fisica, gosta de atuar no espaço e transportar bola, um pouco ao estilo de Wendel, mas com maior compromisso no momento defensivo e menos capacidade de criação. Foi contratato julgo eu para ser alternativa a Gudelj, que eu não apreciava, pois não era 6 de origem, tal como não o é Doumbia, que precisa de jogar ao lado de 1 jogador que seja mais estável posicionalmente e capaz de armar a partir de trás, ou seja o oposto de Wendel. Custou cerca de 4M, um valor que considero justo devido ao seu potencial, mas mal empregue pois tínhamos e temos ainda necessidades no meio campo que não foram corrigidas.
Eduardo Henrique, tal como Doumbia, não é 6 puro, apesar de poder atuar na posição, jogador que não era indiscutivel no Belenenses apesar de ser muito utilizado, custou mais 3M. Continuamos sem 1 trinco uma vez que Battaglia ainda recupera de lesão e o titular da epoca passada saiu… No meu ver não acrescenta mais ao jogo do que Miguel Luis, apenas a sua capacidade para jogar a 6 o diferencia dele, e há ainda a questão da dispensa do Daniel Bragança que poderia ser um excelente parceiro de meio campo para Doumbia ou Wendel, tornando a compra do Eduardo dispensável.
Rafael Camacho, jogador no qual Klopp reconheceu potencial, e que tentou adaptar a Lateral direito contra a vontade do Camacho, nada contra, são opções… estava em fim de contrato, já tinha passado pela academia de alcochete, tambem julgo que tenha potencial para ser util, mas nós precisávamos e ainda precisamos de jogadores que possam fazer a diferença na posição dele, e gastamos 5M numa possível alternativa a um titular que ainda não temos…
Gonzalo Plata, jogador no qual vejo um potencial tremendo, assisti a vários jogos do Mundial de sub20, e digo sem qualquer duvida que está num nível superior ao de Rapinha, ajuda a nível defensivo, tem melhor poder de decisão, maior imprevisibilidade no bom sentido no 1vs1, e 1 potencial de desenvolvimento tremendo, chegou em Janeiro e ainda não teve 1 oportunidade na 1ª equipa. A sua aquisição foi um bom movimento por cerca de 1,5M, apesar de só termos assegurado 50% do passe. Mas infelizmente não vale de nada ter jogadores de qualidade se eles não jogarem como é o caso, em detrimento de jogadores limitadíssimos como Diaby…
Luciano Vietto, jogador que despontou para a ribalta no Villareal em 2015, saltitou por 4 clubes (Atletico, Valencia, Sevilha e Fulham) tendo cada vez pior desempenho e consequentemente menos tempo de jogo, mais 1 dos casos em que Varandas foi contra a suas palavras, alem disso abdicamos de 7,5 para ter 50% do passe deste jogador em clara queda na carreira. Reconheço que tinha qualidade há 3 ou 4 anos, mas neste momento é apenas 1 aposta de risco com potencial enorme de falhar. Tem alem disso um estilo de jogo semelhante ao Gelson Dala, a quem não foi dada uma oportunidade na equipa principal.
Luiz Phellype, jogador que estava no Paços, vinha como melhor marcador da 2ª, e com rodagem. Foi comprado por 0,5M, negocio justo e bem feito em Janeiro, é uma optima alternativa a um titular, dá-se ao jogo, contribui no jogo da equipa sem ser 1 estrela, a estupidez de Keizer levou a uma demora na sua integração nas convocatorios o que contribuiu para perdermos alguns pontos.
Filipe Chaby, não percebi o regresso deste jogador ao clube em Janeiro para ser emprestado novamente na 2ª liga 2x…
Resumindo em 12, 3 ou 4 (Neto, Doumbia, Plata e Luiz Phellype)das aquisições foram acertadas, rácio até aceitável, o principal problema é que não resolveram nenhuma das nossas lacunas no 11 titular porque são 4 jogadores que não seriam titulares em condições normais num Sporting que lute pelo titulo, nem vou comparar com Porto e Benfica porque ai tem muito melhores opções.
Situação do Plantel
Temos 4 (Mathieu, Coates, Acuna e Bruno Fernandes ) jogadores com capacidade/qualidade mas acima de tudo mentalidade competitiva para serem titulares numa equipa que lute pelo titulo e mais uma meia duzia (Max, Thierry, Wendel, Jovane, Plata, Raphinha e Luiz Phellype) de alternativas para o banco com potencial para 1 dia serem titulares, o que nos torna uma equipa ao nivel de Braga e Guimarães em termos de objetivos, mas estamos bem pior a nível de qualidade de jogo, estrutura no futebol e respetiva equipa técnica. Se for este o caminho que queriam quando destituíram o anterior presidente que tive o cuidado de não referir ao longo do post… parece que conseguiram.
Digam de vossa justiça….
Eu precisava de deitar tudo isto cá para fora depois de mais 1 jogo em que não fomos o Sporting que eu estava habituado e o qual sempre espero ver, um clube que pode não ganhar o titulo há muitos anos, mas que jogue um futebol atrativo e superior aos Marítimos desta liga…
PS; desculpem o testamento