Analise Desempenho Direção Varandas

Após quase 1 ano de Varandas já é possível perceber que o que ele apregoava não se tem vindo a verificar, nem muito nem pouco. Simplesmente nada. Disse que acabou o circo, talvez… mas parece que virou teatro, um drama, que isto dá vontade de chorar o estado lastimável do futebol do Sporting!

Treinador
Marcel Keizer, pouco currículo relevante,vindo dos Emirados para pegar numa equipa com falta de processos ofensivos, mas que a defender não comprometera ha excepção de 1 ou outro jogo. Começou com uma série de jogos em que os jogadores se libertaram (talvez por não ter implementado os seus processos ) e marcara muitos golos, mas passado isso a equipa desceu o nível de jogo e , piorou processo defensivo, processo ofensivo quase exclusivamente dependente de ações individuais de Bruno Fernandes. Resumindo, apostou-se num treinador que não dava garantias e apesar de vencer 2 taças( nos Penalties), em termos de jogo fomos inferiores em ambas as finais, quase com atitude de equipa pequena diria. Nos restantes jogos não há consistência nos processos da equipa, salvo 1 ou outro jogador não se nota quase evolução na maioria do plantel, pelo contrário. Insistiu-se em apostar em jogadores limitados (Renan, Gaspar, Ilori, Diaby), comprometendo a evolução de outros (alguns da formação). Aposta errada no meu ver, foi 1 tiro no escuro que só não é totalmente falhada devido às 2 taças conquistadas. Como sportinguista custou-me ver melhor qualidade de jogo em mais jogos do Moreirense/Belenenses/V. Guimarães que nossos.

Departamento de Performance
O tão falado departamento de Performance e o Departamento Médico, nos quais o nosso ex médico teria mais conhecimentos e suposta facilidade em criar 1 equipa de suporte de qualidade, até agora não se notaram melhorias algumas, diria que não ganhamos com as alterações feitas, mas a nível de investimento fomos buscar supostamente 2 ou 3 especialistas na área que supostamente nos iriam elevar a outro nível, o seu trabalho no entanto não foi visível ate este momento. Tanto no final da época passada como atualmente a equipa parece ficar em défice físico nas 2as partes, ou seja é incapaz de fazer 1 jogo completo com qualidade não só por problemas técnico/tácticos mas também físicos.

Scouting
Foi reforçado com 1 ou 2 nomes (Chieira e Raul Jose) podem até ter identificado alguma mais valia , mas até ver não adquirimos nenhum atleta com valor indiscutível (Titular) para o Plantel Principal, apenas jogadores uteis para banco e rotação de plantel… e já foram investidos cerca de 35/40M em cerca de 10/11 Jogadores que irei detalhar mais abaixo.
Basicamente mais 1 dos que dizem que vao trazer reforços cirurgicos, mas continuam apenas a trocar o entulho de anteriores direçoes por entulho novo.

Comunicação
Aqui curto e grosso, demos vários passos atrás, com vários episódios deprimentes nos últimos meses. Várias ocasiões com falta de informação e comunicações embaraçosas.

Mercado
Varandas dizia que os seus muitos anos de Futebol, conhecimento de balneário e restantes balelas eram mais valias em relação a outros candidatos. Parece ter bebido do conhecimento da época de Godinho no que à capacidade negocial diz respeito, não conseguimos melhorar o plantel , não conseguimos colocar os excedentários(temos ainda uns 10/15 por colocar apesar de desde há um ano estar a ser preparado o plantel para esta época segundo o Presidente Varandas) ora vejamos…

Saidas
Neste capitulo, temos muitas a custo zero, 12 para ser mais preciso, Nani, Salin, Montero, Bruno César, Castaignos, Guilherme Ramos, Ronaldo Tavares, Pedro Ferrreira, Carlos Mane, Abdu Conté, Ryan Gauld e Kiki Kouyate. Nos casos de Nani (5M), Montero (3M), Bruno Cesar (2M) e Mane (3M), diria que com uma gestão competente teríamos encaixado cerca de 10M de euros, com esta asseguramos % de futuras vendas e nao foi em todos os casos, poderão vir a resultar em rendimentos no futuro, mas nas transações iniciais não recebemos qualquer valor, o que denota uma incompetencia brutal.
Nos casos em que obtivemos rendimentos, Domingos Duarte (dizia-se pedirem 5M vendemos por 3M), Iuri Medeiros (falava-se num valor a rondar os 5M, sai por 2M), Felix Correia (3,5M tendo em conta as circunstancias há que aceitar que foi o possível e poderá gerar ainda mais rendimentos), Jonathan Silva (Alavês accionou a clausula de opção não havia nada a negociar,3M) Marcelo (foi dispensado/vendido por menos de 0,5M), e finalmente Gelson (pediam 30, ficamos com 15M + 50% do Vietto) … ainda demos o Mama Balde no negocio do Rosier…

Foram ainda emprestados 4 jogadores com capacidade/qualidade superior a jogadores no atual plantel, nomeadamente Ivanildo Fernandes, Daniel Bragança, Francisco Geraldes e Matheus Pereira, todos formados no Sporting por coincidência. Os restantes empréstimos considero processos em desenvolvimento logo não acho prudente analisar desde já.

Resumindo a nível de saídas, pouca capacidade negocial, não foram capazes de maximizar os rendimentos em nenhuma das saídas, exceção feita ao negocio do Felix Correia em que partiam em posição desfavorável, tendo inclusive deixado sair a zero, 12 dos 17 jogadores que saíram a titulo definitivo.

Entradas
A nivel de entradas vou analisar caso a caso…
Renan, GR com algumas qualidades, ao nivel de Salin, considero-o uma boa alternativa a um titular de um candidato ao titulo, estava emprestado, e esta direção accionou a opção de compra de 1M, já lhe renovou contrato posteriormente, sendo a aposta tanto da direção como do treinador para a nossa Baliza. Não é superior ao seu atual suplente, Luis Maximiano que alem de ter potencial para ser melhor que Renan comunica muito melhor com a defesa apesar da sua juventude, e não perde muito para Renan na sua especialidade que são as grandes penalidades, alem disso optou-se por afastar Viviano, um guarda redes experiente e consolidado que poderia ter feito 1 transição para Max entre a época passada e esta, uma vez que foi anunciado como ano zero, e seria hora de testar os recursos há nossa disposição antes de investir os poucos recursos disponíveis.

Valentin Rosier, lateral de propensão ofensiva, internacional jovem em França, vindo de 6 meses de paragem, está há mais de 1 mês no clube e ainda não foi convocado para qualquer jogo por estar a recuperar de lesão. Custou cerca de 8M mais a cedência de Mama Baldé que tinha vários interessados e com o qual podiamos ter encaixado 2/3M… Segundo Varandas nunca o Sporting iria contratar alguém com histórico de lesões frequentes e/ou que não estivesse disponível para acrescentar ao Sporting no imediato, parece que quebrou as suas próprias “regras”. Negocio de risco, foi caro, tem potencial mas limitado por lesões frequentemente como temos observado e ainda abdicamos de 1 jogador no qual poderíamos obter algum proveito quer desportivo quer financeiro. Após 1 época em que rodamos 2 jogadores limitados, Ristovski e principalmente Gaspar, era imperativo entrar alguém de qualidade indiscutível para se poder negociar Gaspar e possivelmente também Ristovski, caso se venha realmente a apostar no potencial de Thierry Correia, que poderá no minimo ser uma boa alternativa na posição.

Tiago Ilori, após a sua saída de modo conturbado do Sporting, no qual ainda rendeu salvo erro 7,5M, teve uma carreira desapontante saltando de clube em clube, sem nunca demonstrar capacidade para ser o que lhe tinha sido projetado. Estava num dos clubes que estava a lutar para não descer no Championship, e foi a escolha para colmatar a saida de Marcelo (0,4M), foram investidos 2,5M em 60% do passe de 1 jogador em clara queda na carreira e que já tinha demonstrado falta de profissionalismo no clube. Varandas disse que jamais iriam ser contratados jogadores que demonstrassem falta de profissionalismo e que andassem a saltar de clube em clube, sem criar raízes em lado nenhum, mas quebrou as suas diretrizes mais 1 vez.
De notar que tínhamos Ivanildo Fernandes e Domingos Duarte emprestados, e a demonstrar nos respetivos clubes capacidades para voltar a ser opção no Sporting na retaguarda de Mathieu e Coates. Ambos saíram 1 por empréstimo e outro em definitivo.

Neto, central experiente, com chamadas frequentes à seleção Nacional, foi adquirido em final de contrato, para possivelmente colmatar a saída de um dos titulares da época passada, algo que não se veio verificar, tapou a entrada de 2 jogadores da formação, Domingos e Ivanildo. No Entanto é boa opção para substituir 1 dos titulares em caso de necessidade, algo que não tivemos nunca durante a época passada.

Christian Borja, jogador limitado, é útil num esquema defensivo a 3, como defesa do lado esquerdo, mas na vertente técnica e limitado, no processo ofensivo acrescenta muito pouco , custou cerca de 3M, tem 26 anos e poucas probabilidades de evoluir nos aspectos em que mais precisamos. Diria que se o juntássemos com o Lumor , seria 1 boa alternativa, pois o ganês tem como mais valia a sua capacidade de integração no processo ofensivo enquanto o colombiano se destaca na defesa. Na altura o objectivo era encontrar um jogador para solucionar a possível saída do adaptado Marcos Acuna que esteve perto de sair para o Zenit, no entanto trocamos de problema, o Lumor pelo Borja e diria que não ganhamos, apenas temos um problema diferente.

Idrissa Doumbia, jogador jovem, com boa capacidade fisica, gosta de atuar no espaço e transportar bola, um pouco ao estilo de Wendel, mas com maior compromisso no momento defensivo e menos capacidade de criação. Foi contratato julgo eu para ser alternativa a Gudelj, que eu não apreciava, pois não era 6 de origem, tal como não o é Doumbia, que precisa de jogar ao lado de 1 jogador que seja mais estável posicionalmente e capaz de armar a partir de trás, ou seja o oposto de Wendel. Custou cerca de 4M, um valor que considero justo devido ao seu potencial, mas mal empregue pois tínhamos e temos ainda necessidades no meio campo que não foram corrigidas.

Eduardo Henrique, tal como Doumbia, não é 6 puro, apesar de poder atuar na posição, jogador que não era indiscutivel no Belenenses apesar de ser muito utilizado, custou mais 3M. Continuamos sem 1 trinco uma vez que Battaglia ainda recupera de lesão e o titular da epoca passada saiu… No meu ver não acrescenta mais ao jogo do que Miguel Luis, apenas a sua capacidade para jogar a 6 o diferencia dele, e há ainda a questão da dispensa do Daniel Bragança que poderia ser um excelente parceiro de meio campo para Doumbia ou Wendel, tornando a compra do Eduardo dispensável.

Rafael Camacho, jogador no qual Klopp reconheceu potencial, e que tentou adaptar a Lateral direito contra a vontade do Camacho, nada contra, são opções… estava em fim de contrato, já tinha passado pela academia de alcochete, tambem julgo que tenha potencial para ser util, mas nós precisávamos e ainda precisamos de jogadores que possam fazer a diferença na posição dele, e gastamos 5M numa possível alternativa a um titular que ainda não temos…

Gonzalo Plata, jogador no qual vejo um potencial tremendo, assisti a vários jogos do Mundial de sub20, e digo sem qualquer duvida que está num nível superior ao de Rapinha, ajuda a nível defensivo, tem melhor poder de decisão, maior imprevisibilidade no bom sentido no 1vs1, e 1 potencial de desenvolvimento tremendo, chegou em Janeiro e ainda não teve 1 oportunidade na 1ª equipa. A sua aquisição foi um bom movimento por cerca de 1,5M, apesar de só termos assegurado 50% do passe. Mas infelizmente não vale de nada ter jogadores de qualidade se eles não jogarem como é o caso, em detrimento de jogadores limitadíssimos como Diaby…

Luciano Vietto, jogador que despontou para a ribalta no Villareal em 2015, saltitou por 4 clubes (Atletico, Valencia, Sevilha e Fulham) tendo cada vez pior desempenho e consequentemente menos tempo de jogo, mais 1 dos casos em que Varandas foi contra a suas palavras, alem disso abdicamos de 7,5 para ter 50% do passe deste jogador em clara queda na carreira. Reconheço que tinha qualidade há 3 ou 4 anos, mas neste momento é apenas 1 aposta de risco com potencial enorme de falhar. Tem alem disso um estilo de jogo semelhante ao Gelson Dala, a quem não foi dada uma oportunidade na equipa principal.

Luiz Phellype, jogador que estava no Paços, vinha como melhor marcador da 2ª, e com rodagem. Foi comprado por 0,5M, negocio justo e bem feito em Janeiro, é uma optima alternativa a um titular, dá-se ao jogo, contribui no jogo da equipa sem ser 1 estrela, a estupidez de Keizer levou a uma demora na sua integração nas convocatorios o que contribuiu para perdermos alguns pontos.

Filipe Chaby, não percebi o regresso deste jogador ao clube em Janeiro para ser emprestado novamente na 2ª liga 2x…

Resumindo em 12, 3 ou 4 (Neto, Doumbia, Plata e Luiz Phellype)das aquisições foram acertadas, rácio até aceitável, o principal problema é que não resolveram nenhuma das nossas lacunas no 11 titular porque são 4 jogadores que não seriam titulares em condições normais num Sporting que lute pelo titulo, nem vou comparar com Porto e Benfica porque ai tem muito melhores opções.

Situação do Plantel
Temos 4 (Mathieu, Coates, Acuna e Bruno Fernandes ) jogadores com capacidade/qualidade mas acima de tudo mentalidade competitiva para serem titulares numa equipa que lute pelo titulo e mais uma meia duzia (Max, Thierry, Wendel, Jovane, Plata, Raphinha e Luiz Phellype) de alternativas para o banco com potencial para 1 dia serem titulares, o que nos torna uma equipa ao nivel de Braga e Guimarães em termos de objetivos, mas estamos bem pior a nível de qualidade de jogo, estrutura no futebol e respetiva equipa técnica. Se for este o caminho que queriam quando destituíram o anterior presidente que tive o cuidado de não referir ao longo do post… parece que conseguiram.

Digam de vossa justiça….
Eu precisava de deitar tudo isto cá para fora depois de mais 1 jogo em que não fomos o Sporting que eu estava habituado e o qual sempre espero ver, um clube que pode não ganhar o titulo há muitos anos, mas que jogue um futebol atrativo e superior aos Marítimos desta liga…

PS; desculpem o testamento

Dou negativa, obviamente!

Tendo em conta os verdadeiros objectivos, dou excelente nota ao fivelas. Esta a conseguir o que quer.

Bem, ele “herdou” nani, matheus pereira, raphinha, jovane e até bruno césar…quase 20M gastos e 0M recebidos depois, os nossos extremos passaram a ser rapinha, camacho, diaby e…plata? jovane?

penso que isso diz tudo.

e keizer.
nunca me esqueço do keizer ganhar 1 joguito ou outro e o presidente ir dar entrevistas de peito feito sobre como todos o questionaram sobre a escolha, e ele provou que sabe mais que todos.

De 1 a 5.

Treinador
1
Departamento de Performance
1
Scouting
1
Comunicação
1
Mercado
1
Saidas
1
Entradas
1
Situação do Plantel
1

I agree with almost everything what the topic starter said, only not with “as dispensas”, Yes maybe you could have made more money in but maybe they wouldn’t have left. It’s not on the players that you don’t need anymore and you want to get rid off that you have to make money.

What I blame Varandas the most is that he didn’t get players who enter the first team immediately, if you have not much money you have to spend your money properly in players that are “+” now and not that are “+” in x time.

He got a coach from a certain style but you don’t give him material. That is like getting a chef kook and you give him the let overs that are almost rotten. You can’t expect miracles. This squad needs a CF, DCM, RB (maybe it is Rosier but when?) and at least one winger with vision. The market is open till 2 september and much can happen but at that moment the first 2 places can already be gone.

Communication of this direction must be better and they also have to know the culture of Sporting and what lives among fans and take that into consideration. It’s not an easy task but they could do better, I expect more to say it in the words of their coach.

Este tópico é tão desnecessário.

O homem é uma nódoa.

É assim tão evidente?

Porque é que houve iluminados a votar nele?

Isso é uma conversa longa, faz parte da génese de quem tem o peso dos votos.

A minha consciência de sócio está imaculada.

devias de fazer um tópico em que consistia num post os títulos no futebol e das modalidades no mandato dele outro post com as contratações e valores dos jogadores e outro post com as vendas e para vermos no fim do mandato o positivo e negativo do mandato do varandas

Desempenho = expectavel = croquettes na vida = croquettes no futebol = basura aka lixo

Eu só queria ver uma sondagem, mas daqueles fiáveis, para saber quem ainda apoia esta personagem. Vejo na página do Facebook e é tudo a malhar nele… Tirando uma outra personagem que acredito serem pagos pra isso.
Temos o clube no charco. Nem com Godinho Lopes senti o que sinto hoje.

Acho que ainda é cedo para avaliar. Como é óbvio vai cometer erros e espero que aprenda com eles. Ao contrário da maioria, não tenho nada contra o varandas e espero que ele venha a ser o melhor presidente da história do Sporting (o que não quer dizer que neste momento tenha confiança nisso… estou expectante) … é isto que espero de todos (pelo menos até venderem o nosso capitão a um rival…). Quando acabar o mandato logo se vê (também é isto que faço com todos… é para chegar até ao fim do mandato e depois logo se vê).

Pegando nos tópicos:

treinador: vou esperar pelo final de setembro para comentar definitivamente… neste momento, só vou apontar duas coisas particularmente más: a aposta em miguel luis e a resposta a resultados não positivos (normalmente, quando a equipa precisa de marcar e é necessário recorrer a um plano b a equipa fica SEMPRE pior)…

departamento de performance: também acho muito cedo para avaliar… a pré-época acabou há 1 semana e a forma dos jogadores tem ciclos. Vamos ver como os jogadores respondem durante a época à pré-época que foi feita.

scouting: para atletas de valor indiscutível não é preciso scouting… esses jogadores são por demais conhecidos e têm o seu preço. O scouting serve para ver talento onde os outros não vêem… o risco é maior e o resultado pode ser visível apenas a medio/longo prazo

comunicação: diz-me pouco mas acho que se podia fazer muito melhor

mercado (e vai logo entradas/saídas/plantel): os jogadores que vieram em janeiro (com excepção do ilori) têm todos perspectivas de serem importantes para a equipa… os que vieram em junho/julho ainda vamos ver. Podendo ser injusto com alguns dos jogadores contratados tenho algumas reticências quanto a rosier, camacho e vietto (pelo preço). Aqui estão entre 15 e 20 milhões de euros que acho que deveriam ter investido apenas num jogador: um criativo, rápido que tanto pudesse jogar como médio ofensivo como a extremo (o que também podia ser arriscado… uma lesão, uma má adaptação, um erro na avaliação do jogador e tinham ido 15 ou 20 milhões para o caraças… era como pôr todos os ovos no mesmo cesto) . De resto, neto e eduardo henrique parecem-me apostas relativamente lógicas… Seja como for, tirando o vietto (mais pelas condições do negócio do que pelo valor do jogador), nenhuma das aquisições, à priori, me parece disparatada (podendo eu concordar mais ou menos com cada uma delas)…

Quanto às saídas procedeu-se a uma limpeza e promoveu-se a saída de jogadores em quem a estrutura não acreditava… alguns negócios fraquinhos outros melhorzitos mas longe de ser extraordinário. Acredito que se quisesse ir um pouco mais longe nas saídas (acuna e dost, por exemplo… e talvez mesmo o diaby) mas não houve propostas minimamente aceitáveis. Continuamos com alguns casos por resolver (b. gaspar, petrovic, andré pinto, viviano…). Não consigo pôr as culpas em cima da direcção por estas não saídas porque não sei como funciona o mercado nesta área… o que é que o clube pode fazer se ninguém quiser os seus jogadores dispensáveis?. e também não estou a sacudir a água do capote da direcção: simplesmente não sei mesmo como é que isto funciona nem aquilo que se pode fazer…

O plantel não é muito mau mas acho que precisamos de mais qualquer coisa (meio campo e ataque) mas tenho muitas dúvidas que haja adições ao plantel caso não haja saídas de vulto (acuna, dost, diaby… ou bruno fernandes)… nunca tive grandes ilusões e as expectativas não são altas. Vejo isto como um projecto que espero que comece a dar frutos daqui a 1 ano ou 2… se fosse presidente do Sporting o meu projecto para o futebol seria dentro destes moldes: criar condições técnicas (treinador com as características que eu queria, gabinete de preparação física e acompanhamento fisico e psicológico dos jogadores, reforço do scouting), limpeza do quadro de jogadores, contratação de jogadores com potencial (em que eu e a minha equipa acreditasse) para valorizar, vender e conseguir criar condições financeiras para reforçar a equipa com jogadores de outro nível…

Resumindo: não há nada que considere completamente disparatado apesar de não concordar com algumas decisões… mas é como aqui no fórum: cada cabeça sua sentença e muuuuito raramente se consegue uma unanimidade. Para cada problema aparecem milhentas soluções diferentes e não consigo dizer, com certeza, que a minha solução é melhor que a dos outros… é simplesmente aquela em que eu acredito e não vou chamar burro ou ridículo a quem não pensa como eu (ainda hoje há gente a defender que o treinador deveria preparar a equipa para jogar para o dost… na minha opinião seria um erro tremendo mas nunca se sabe)

(esta análise é apenas ao futebol profissional… diz que nos sub-23 as coisas até estão a ser feitas com algum jeito, por exemplo)

Ainda é demasiado cedo para esse tipo de apreciação.
Qualquer alteração de fundo que ele faça por exemplo ao nível da formação, infraestruturas em Alcochete, scouting demora anos até os seus resultados serem evidentes. Anos. No caso da formação podemos estar a falar em quase 1 década.

O que dá para avaliar são coisas de curto prazo, tipo estilo de comunicação neste 1º ano, escolha do treinador, etc.
Tendo em conta que ele teve mais de meio ano para executar as contratações para esta época, isso também deve ser avaliado, mas ainda estamos em Agosto e não se conhece bem a valia dos jogadores, portanto até isso é precoce estar já a elogiar ou a triturar.

Pessoalmente, uma das coisas que considero mais importantes para este mandato (fosse quem fosse o Presidente) é o regresso da equipa B à 2ª Liga. Já vamos em quase 1 ano e não se tem visto muito sobre o assunto. Estava à espera que este dossier tivesse avançado mais rapidamente. Pode argumentar-se que não teve tempo suficiente… ok… mas não existe desculpa para a equipa B não estar de volta já na próxima época.

porquê eu?

Bom dia,
A análise que eu faço acho que tem coisas interessantes e tem alguns falhanços.
Antes de mais a situação do Sporting precisava de alguem como o Ricciardi, (atenção que eu não gosto dele) mas para equilibrar as contas e ter algumas ajudas na banca ele dava jeito, porque senão vamos continuar nisto um ano tens dinheiro e sai estas cagadas de Viettos e por ai a custar uma fortuna. Enquanto não se olhar para o Sporting como uma empresa e equilibrar as contas não se vai a lado nenhum, basta ver este ano, gastaram-se milhões em suplentes e taparam ou cederam muidos e agora andam aflitos pois tem de dar 40 milhões aos bancos. Os poucos da formação poderiam dar algum dinheiro e tem baixo salários que nesta altura ajuda, já podiam subir o Bruno Fernandes e estarem mais a vontade.
Depois acho que a política de contratações não estão a saber comprar bem, estão a comprar gajos com problemas ou estagnados (Rossier, Vietto, Neto).
Hoje dão jeito amanha para os vender ninguém da nada por eles.
Acho que devem fazer duas coisas,
Primeiro trabalhar mais com o Jorge Mendes (é um gajo que também não gosto), mas uma coisa é certa o gajo vende os jogadores e ajuda em gajos que olhas e são impossíveis,
Segundo deviam fazer o que o porto fazia bem a uns anos, gajos novos na maioria sul americanos 2 3 anos e vendiam-nos bem, além disso ir aproveitando miudos da formação.

Este treinador acho uma péssima escolha desde o início: primeiro não conhece o nosso campeonato equipas, estilos de jogar dos treinadores portugueses contra grandes por exemplo. Depois vinha rotulado de apostar em jovens, Miguel Luis estava a começar a jogar deixou de jogar ao ponto que já é convocado (basta ver a Supertaça)
Max não passa do banco e deve ter sido barrada a ideia de ir buscar outro para suplente senão nem la estava. Daniel Bragança vai no segundo emprestimo, jovane nem joga, Thierry joga porque não tinha mais ninguem.

Nas vendas andaram a dar e preparar para os outros (Abdu Conte).
Tem o b.Gaspar o a.Pinto petrovic diabby viviano nao se consegue tirar de la.

Analise do plantel acho que precisamos de um defesa esquerdo medio defensivo e avançando movel.

Depois acho que condições de treino e recuperação acho que continuamos atras dos rivais, nao temos a mesma qualidade e melhor material, bem como os campos de treino.

Outra coisa que falhamos e estarmos a perder miudos, ainda a dias perdemos um de 13 14 para os rivais. Acho que nós devemos ter os melhores seguros e não os deixar ir a juniores sub23 e A sem estarem assegurados.

alguém podia fazer isso não tens que ser tu propriamente mas alguém podia fazer isso para no final do mandato analisamos os títulos e as contratações

Uma vez que já várias pessoas comentaram e bem os pontos que o forista [member=27720]Nunoak apontou, vou apenas adicionar alguns que me parecem também relevantes numa análise deste género.

Reestruturação Financeira
Aqui está um ponto que para mim é dos mais negativos. Esperava que 1 a 2 meses após eleição da direcção (como penso até ter sido dito pelo Varandas), este assunto estivesse resolvido, mas até agora nada, o que demonstra uma incapacidade gritante na resolução de um assunto tão importante para o futuro do Clube.

Obras de melhoramento na Academia
Para mim, aqui está um ponto positivo. Apesar de não ser nada inédito pois a direcção anterior já tinha feito algumas destas melhorias, no meu entender obras deste tipo têm que ser uma constante para estarmos sempre no topo do que são as condições para o futebol sénior e formação, e por isso esta direcção aqui tem mérito.

Plataformas digitais
Facebook, instagram, twitter, etc… Acho que neste ponto também existiu uma ligeira melhoria apesar de ainda termos um longo caminho pela frente.

Comunicação do Clube
Apesar das qualidades comunicativas deste Presidente serem horripilantes, uma coisa eu acho que foi melhorada que é a estratégia de comunicação. Na minha opinião este foi um dos maiores erros de Bruno de Carvalho e que talvez por isso não teve mais sucesso, desportivamente falando.
Na minha opinião, e fosse eu candidato a Presidente do Sporting Clube de Portugal, a minha estratégia de comunicação nunca poderia passar por entrar em guerra com praticamente todos os meios de comunicação (apesar de perceber essa vontade), pois esta é uma guerra perdida à partida. Estrategicamente, deverá ser mantida uma relação saudável com os meios comunicação dando-lhes material para publicar, MAS, nos timmings que o Clube entender.

Treinador
Apesar deste ponto já ter sido comentado por outros foristas, acrescento apenas que este treinador vinha rotulado como “um treinador que aposta na formação” e penso que era o que todos esperávamos. No entanto, em tantos anos que vejo jogos do Sporting, acho que nunca tinha visto o Sporting jogar com tão poucos jogadores da formação (apesar de no plantel ainda estarem alguns).

Dito isto, acho que não são só pontos negativos, mas talvez sejam efectivamente mais os negativos que os positivos e acho que esta é uma época muito importante para o Varandas provar se está ou não à altura.

SL

Vou ignorar todo o conhecimento que tenho das politiquices vigentes e das histórias que vi presencialmente em várias Assembleias Gerais já desde Soares Franco. Vou ignorar também o conhecimento interno do amadorismo reinante e do propósito destes novos órgãos sociais e deixar algumas notas:

Situação financeira
Francisco Salgado Zenha, o tal “superstar” que vinha do Barclays, tem feito um esforço enorme para afundar o que de positivo tinha sido feito a este nível nos últimos 5 anos. O mais incrível é que o anterior não tinha os tais “pergaminhos” e era um “zé ninguém” que andava pelo ISG… Pelo menos foi competente.

Estratégia desportiva
Em relação ao futebol a verdade é que tem sido um desastre total. Não teve coragem para assumir que não contava com Peseiro desde início e mesmo este holandês que já se percebeu que não é grande espingarda ganhou 2 Taças às 3 pancadas. Imaginem se a estratégia tem sido certeira e rigorosa desde início e com um mercado de inverno em condições. Em relação a esta época então é indescritível as decisões que têm sido tomadas em relação a contratações, dispensas de miúdos com potencial e obviamente resultados que são uma consequência de tudo o resto.
Nomes como Manuel Fernandes, Beto, Hugo Viana ou Nélson Pereira por muito histórico que tenham no Clube não servem para um Clube que quer ser minimamente profissional a este nível.

Nas modalidades beneficiamos ainda da estratégia certeira dos últimos anos onde crescemos efectivamente em várias frentes e recolhemos frutos. No entanto já se percebeu que o futebol feminino, ciclismo e atletismo são parentes pobres. A aposta no basquetebol é positiva mas se na realidade “não há dinheiro” como apregoam podiam e deviam ter feito um projecto sustentado como aconteceu no hóquei.

Infra-estruturas
Talvez seja o ponto menos mau deste ano que passou. Pelo menos mostraram trabalho na Academia e finalmente implementou-se nova sinalética em Alvalade. Há muito por fazer mas pelo menos parece que existe vontade em mudar neste aspecto.

Departamentos estruturais
A comunicação do Clube é uma anedota, não basta repetir os erros do passado e contratar nomes sonantes da tv pagos a peso de ouro que não oferecem absolutamente nada. As redes sociais e interacção com os sócios estão entregues a agências de terceira categoria. O departamento de marketing e comercial ainda está com 20 anos de atraso e não há vontade em transformá-lo.

Personalidade
Num Clube desportivo em Portugal a personalidade de um Presidente pode ser determinante, especialmente num contexto onde não se ganha há vários anos o Campeonato. É importante ser mobilizador, ser sagaz e demonstrar capacidade de trabalho. Nada disto existe, estamos a falar de alguém que tem o carisma de uma pedra, não tem o dom da palavra e pior que isso não protege o Clube nem os seus associados. Mais grave que isso, entrou no Clube por uma cunha posta pelo irmão (João Pedro Varandas, vogal de Godinho Lopes), serviu-se da sua posição no Clube ao longo dos anos para se promover no seu ramo profissional e aceitou ser figura de corpo presente neste mandato onde apenas dá a cara na sombra de outros interesses.

ah, citaste-me e incubiste-me directamente da tarefa… :lol:

era uma boa ideia, porque não fazes tu?