Sempre simpatizei com os clubes que - um pouco como o nosso - parecem ter sido marcados à nascença para crueldades dos deuses, que arrastam massas de adeptos fiéis a quem nada move senão a ténue esperança de um dia serem recompensados com um título e que têm de conviver com vizinhos bajulados pela imprensa e pelo poder político.
De há uns dez anos para cá, o Atlético de Madrid criou uma tradição de anúncios geniais, brincando com os seus próprios insucessos, apelando ao humor subtil em vez da bazófia desbragada e tocando no mais fundo do sentimento do adepto, para quem, como diria o Xanana, “resistir é vencer”. O último da série chama-se “Eternamente grande” e está à altura dos seus predecessores. Pode ver-se em:
"Nuevo spot atletico de madrid "Eternamente grande" - YouTube
Deixo também outros clássicos do Atleti:
Imigrante
“Porque somos del Atleti?”
Sócio nº1
Guerra civil
Deixo o tópico aberto também para anúncios de outros clubes que vão um bocadinho para além do anúncio tipo “somos-os-maiores-e-vamos-arrancar-vos-os-olhos” - os nossos, como o do Paulo Bento a telefonar-nos, também não ficam nada mal na fotografia. Ou outros genéricos que tenham a ver com o futebol.
Lembro-me de um excelente da Coca-Cola de há uns anos em que dois tipos estão de casaco num café a ver um jogo no meio de uma turba ruidosa de camisolas vermelhas. De repente faz-se o silêncio - percebe-se que foi um golo do adversário. Um dos tipos de casaco faz um um sinal ao outro e os dois saem para rua. Dobram a esquina - e, assim que estão fora do alcance desatam a festejar, abrem os casacos e percebemos têm vestida uma camisola às listas verde-e-brancas (verticais - nada é perfeito ). Alguém se lembra ou tem um link para o vídeo?