Análise financeira das contratações da era Bruno de Carvalho

Época 2013-2014

Equipa principal

[size=8pt]Notas:

*jogadores que ainda fazem parte dos quadros do clube.
1- O Sporting negociou a compra de 20% do passe por 4M.
2- 1 Milhão de euros iniciais + 0,25M em função da performance da equipa.
3- Negócio comunicado em dólares americanos, como diferença entre compra e venda não é significativa não será somado aos totais.
4- A compra foi feita por 2,7M de dólares americanos. O valor podia aumentar em cerca de 0,4M de euros a ser pago à MLS, no caso do cumprimento de objetivos individuais e coletivos.

[/size]Equipa B

1- Sporting cedeu o jogador ao Moreirense mas manteve 50% do passe.

Época 2014-2015

Equipa principal

Notas:

[size=8pt]*jogadores que ainda fazem parte dos quadros do clube.
1- Em função da performance do jogador o vitória poderia receber mais 0,2M.
2– Possibilidade de comprar os restantes 20% por 1,24M.
3- Possibilidade de acrescer mais 1M dependendo da performance do jogador.
4 -Possibilidade de acrescer mais 1M dependendo da performance do jogador. Possibilidade de receber valor extra por objetivos
5-Bordéus detém 20% mais-valia de venda acima de 1M.

[/size]Equipa B

Época 2015-2016

Equipa principal

Notas:

1- Acresce 0,47M de comissão por temporada.
2- A única comunicação feita indica um empréstimo com direito de preferência até 2021

Equipa B

Época 2016-2017

Equipa principal

Equipa B

Está aqui um trabalho excepcional [member=7081]Leão de Eiras, como todos os outros tópicos abertos por ti. Vou aguardar pelos valores dos jogadores da equipa B até fazer um comentário. A título preliminar, apenas dizer que o problema com os dólares (caso Rosell e Jonathan) é bicudo, porque o dólar estava mais fraco que o euro na data das transferências, o que significa que Rosell terá custado menos de 1 milhão de euros e Jonathan menos de 2,5 milhões (basta consultar os jornais da época). Também há o caso de alguns jogadores que nunca jogaram na A e creio que tenham sido contratados exclusivamente para a equipa B: Cissé e André Geraldes.

SL e obrigado por mais este excelente trabalho

Mais fraco não, MUITO mais fraco. Chegou a transaccionar por cima de 1.60 a cada euro e hoje é bem menos.

Bom trabalho mas nunca será devidamente quantificado porque todos sabemos que há muito dinheiro envolvido que não é declarado de forma clara e concisa.
A questão dos prémios de assinatura ou valores adicionais por renovação (o caso Alan Ruiz é o mais flagrante no nosso clube ou o caso do Pogba que ontem se ficou a conhecer que recebe 4M€ anuais por “prémio de fidelidade” a cada ano que se mantém no MU), nunca permitirá uma análise detalhada.
Mas parabéns pois permites ter um vislumbre do sucesso ou insucesso nessa matéria tão complicada como é a das contratações.

O caso Alan Ruiz é flagrante, como assim?

Nem ele sabe o que diz. Diz que o dinheiro não é “declarado de forma clara e concisa”, isto num negócio onde o Sporting, até contra o senso comum, disse tintim por tintim o que pagou por ele. Que não se concorde com o valor são outros quinhentos.

O Alan Ruiz é um caso paradigmático de transparência e de como essa transparência pode prejudicar o clube e o jogador. Em qualquer outro clube o valor revelado teria sido o da transferência em si (4.8M), nós como revelamos todos os custos associados à transferência colocámos muito mais pressão em nós, no treinador e acima de tudo no jogador que fica logo com o rótulo dos 8M (que foi o valor que efectivamente tivemos que desembolsar por ele).

E eu sou um defensor da transparência, mas é para que fique claro que isto da transparência é muito bonito excepto em casos em que é claramente prejudicial. Mas obviamente não se pode optar por transparência selectiva, isso é o mesmo que nada.

PS. Espero que esta transferência se venha a revelar um sucesso. Neste momento está num limbo, devido à atitude de m**** do jogador e devido à concorrência de peso que tem (Podence para o ano deve explodir) e que pode vir a ser reforçada.

PS2. Havia assim tanta concorrência atrás dele para termos pago 2.2M de prémio de assinatura?? + Babysitter?

[member=7081]Leão de Eiras uma sugestão. Acho que não devias colocar o valor dos passes dos jogadores que ainda pertencem ao Sporting na categoria de investimento negativo (se calhar usa outra cor - amarelo?). O exercício final devia contemplar apenas os jogadores que já foram transaccionados, com uma terceira categoria para os jogadores que ainda estão no clube. Portanto, verde para os jogadores que saíram e deram lucro, vermelho para os que saíram e trouxeram prejuízo, e amarelo para os que ainda se encontram no Sporting.

Já agora, creio que Cissé, André Geraldes e Sacko foram contratações para a equipa B. Nunca jogaram na A, nem nunca foi esse o propósito das suas contratações, mas posso estar equivocado.

Acho a tua sugestão muito boa. Os que ainda tiverem contrato com o clube irei colocar a amarelo.

A questão dos jogadores que são contratados para a equipa A ou B por vezes é de difícil análise. O Geraldes com a idade que tinha e pelo valor que custou dá-me ideia que seria para ser suplente na equipa principal. O Cissé quando entrou seria para ser 3ª opção como ponta-lança, mas cedo se percebeu que não tinha nível para a equipa principal, o Sacko aceito que numa fase inicial o objetivo passaria apenas pela equipa B, os outros 2 caso não creio.

Sacko claramente na B. Aceito a tua opinião sobre o Geraldes e, sobre o Cissé, acho que sou eu que não quero acreditar que alguma vez se julgou que Cissé fosse capaz de envergar a camisola da equipa principal do Sporting! :slight_smile: Marcou 5 golos este ano na segunda liga!!

O negócio Alan Ruiz foi transmitido às massas…“aos trambolhões”. Inicialmente nem 5M€ eram…no final, havia mais não sei quantos milhões.
Se esse negócio foi assim, e porque se começou a ouvir uns zunzuns que devíamos dinheiro ao pai do jogador…que envolveu a compra de um outro jogador (o irmão) que foi parar a um clube qualquer da treta, notoriamente uma contratação a pensar no futuro…o que nos garante que noutros negócios as coisas são iguais?
Deixem de ser anjinhos.
Como em tudo o que envolve o futebol, há matéria que nos é ocultada. Ou porque é sensível e conveniente não se saber, ou porque convém não dizermos quanto pagamos de comissões e afins.
Mas alguém acredita que as contratações a “custo zero”, como alguma que aparecem no estudo, não tiveram qualquer prémio de assinatura ou encapotado como direitos de imagem ou outra coisa qualquer? Enfim…

Belo tópico sem dúvida.

Atualizado

Foram acrescentados quadros dos jogadores contratados para a equipa B e da equipa principal da época 2016-2017

EXCELENTE TRABALHO [member=7081]Leão de Eiras :clap:

[member=7081]Leão de Eiras , grande trabalho. Realço sobretudo o facto de poucos jogadores terem saldo negativo a vermelho, e os que existem serem valores mto baixos (<2M€). Significa que fazemos uma boa gestão financeiras dos activos!