[Análise] Carlos Saleiro, uma aposta no futuro.

No dia 6 de Novembro do corrente ano, aquando da demissão de Paulo Bento do comando técnico do Sporting, iniciou-se uma corrente de mudanças em todo o clube sendo então na altura o termo de um ciclo que se arrastava há 4 anos. Com a chegada de Carvalhal houve instantaneamente o começo de um processo de mudança de todo o futebol praticado pela equipa sénior dos leões e, consequentemente, houve jogadores a quem foi dada a hipótese de demonstrarem que poderiam ser opções válidas para o 11 titular, no fundo para a equipa…

Foi então que Carlos Saleiro, que nasceu a 25 de Fevereiro do ano de 1986, mede 1,86 m e pesa 78 kg, teve a sua hipótese no jogo com o Hertha, um jogo em que todos achavam que seriam os suplentes a jogar devido ao apuramento já garantido à data do jogo… Mas afinal, Carvalhal viria apostar fortemente em Saleiro, oferecendo-lhe a titularidade no jogo com a Naval, onde o Ponta-de-lança formado na escolas da Academia de Alcochete e sócio desde a sua nascença, marcou um golo que nos deu a vitória… A partir desse dia, Saleiro fez parte da equipa inicial em todas as partidas do Sporting, acumulando mais um golo que marcou ao Sporting Clube de Braga.

Como adepto do Sporting, sinto-me tentado a afirmar que demonstro total concordância com a opção do treinador da nossa equipa, e passo a explicar o porquê desta minha opinião… Como todos sabem, uma das grandes lacunas do futebol português é sem dúvida os Ponta-de-lança, ou melhor a escassez de jogadores para esta posição, portanto é-me levado a pensar que todo e qualquer jogador que apareça com talento para o lugar, deverá ser trabalhado para que possa no futuro ser um jogador de eleição para qualquer clube e para a selecção nacional, e é aqui que penso que Carlos Saleiro entra em cena. As suas características quase únicas em Portugal fazem dele uma promessa para o ataque das quinas e leonino.

Ora vejamos, o atacante leonino, como eu mesmo já disse, tem 1,86 m, o que faz dele um jogador bastante alto, mas o mais curioso é que, com a sua altura, Saleiro consegue ser sem dúvida um avançado com bastante técnica, o que torna fácil o jogo de costas para a baliza, prendendo de forma extremamente segura a bola quando é necessário que a equipa suba e jogue um futebol mais apoiado. Tenho notado também que tem capacidade para aguentar os 90 minutos e que quando a equipa precisa de segurar a bola no final para aguentar o resultado, Saleiro é dos jogadores que o faz com mais calma, perícia e eficácia, pois quase sempre consegue ganhar faltas, lançamentos ou mesmo cantos. De notar que Saleiro parece ter algum instinto matador, os golos contra Naval, Braga ou Ventspils são o exemplo de que o jogador parece ser do tipo golo fácil.

É óbvio que Saleiro tem que evoluir ainda bastante, tanto a nível psicológico, tal como a nível técnico, bem como a nível táctico, mas o jovem leão tem tudo para ser o ponta-de-lança que há tanto tempo procuramos.
Carlos Saleiro já passou pelo Olivais e Moscavide, Fátima (onde esteve muito em foco), V. Setúbal e Académica, marcando um todo de 18 golos em 4 épocas, em outros tantos anos como sénior.

É portanto uma certeza que eu, pessoalmente, confio no futuro de Saleiro, tanto no grande Sporting, tanto como na selecção nacional.

© vasconeves 2010

Grande texto, sem dúvida mostras muito óptimismo. Contudo, eu não lhe reconheço tanta qualidade técnica, aliás, pelo contrário… prefiro dar tempo ao tempo para ver melhor as capacidades dele.

Carlos Saleiro,

não é certamente um prodígio como um Ronaldo ou um Quaresma, mas também não é um jogador de distritais. Penso que poderá ser bastante útil ao nosso Sporting. É de jogadores com amor ao clube, como o que ele tem, que o Sporting precisa pois tenho a certeza que dará tudo o que pode e não pode!

SL

Como já afirmei no tópico do jogador, reconheço-lhe qualidades para se afirmar no Sporting, e para ser alternativa na Selecção, quiçá já no Mundial, assim continue o seu processo de afirmação no Sporting. Não embarcando em tanto optimismo, concordo com a descrição das caracteristicas de Saleiro por parte do vasco. São, de facto, qualidades raras nos avançados portugueses que fazem de Saleiro um PL potencialmente bem sucedido.

Também eu tinha expectativas muito baixas relativamente a este jogador, e devo dizer que não percebi muito bem a sua inclusão no plantel, mas hoje devo dizer que estava errado. E estava errado porque desconhecia ao Saleiro todas as qualidades que vem demonstrando, e que são muitas. Não foi muito dificil convencer-me, até porque eu sou fã deste estilo de avançado: possante, tecnicista, com instinto matador e com grande indice de trabalho colectivo.

Parabéns pelo texto.

O Saleiro tem qualidades que saltam à vista como fazendo parte da evolução que sofreu na Academia, mas ainda precisa de apurar algo que todos os bons avançados têm: a rapidez para se antecipar aos movimentos do defesa e fazer algo de inesperado.

Repare-se que no golo que marcou contra o Braga ele estava livre de marcação desde o início, ou seja, não teve de fugir a nenhum defesa limitando-se à execução técnica do golo (quando digo “limitando-se” não lhe retiro o mérito, é algo que certamente aprendeu a fazer ao longo dos anos). Podemos arranjar um termo de comparação em Liedson - é o típico avançado que executa gestos repentinos para se antecipar aos movimentos do defesa, o que lhe permite marcar ou inventar jogadas para golo mesmo estando apertado no tempo e no espaço.

Corrigindo isso e a potência do remate e torna-se temível, um avançado à moda dos “postes” italianos.

Como já disse anteriormente em outro post…
é esforçado mas…
não tem lugar numa equipa normal do SCP…
se o Liedson e Pongolle tiverem a 100% nunca mais joga…
ser sócio do SCP e Sportinguista não lhe dá lugar no plantel… tem de ser bom e neste caso não me parece…
Selecção… é preciso acreditar mesmo muito no Saleiro para afirmar que pode ser o futuro da selecção…

espero estar errado, mas até agora ainda não vi grande coisa para sequer pensar no contrário.

Concordo, é jogador donato tecnicamente e com boa noçao do espaço, flete bem para uma das faixas.
Pensando eu que saleiro era um jogador do tipo ponta de lança fixo enganome totalmente porque o carlos é um avançado bastante movel e bom poder de finalizaçao.
Ainda se vai falar muito neste jogador, Carlos Saleiro é um jogador com futuro proximo!

Concordo, mas repara que até nisso ele é promissor, porque o golo que marcou à Naval resulta precisamente de um movimento desse género. Não propriamente um gesto técnico fora do normal e muito repentista, mas mostrando uma clara capacidade de se antecipar ao defesa e colocar a bola dentro da baliza. Nesse golo viu-se o seu sentido de baliza. Adivinhou onde a bola ia cair, e foi mais rapido que o defesa.

Acredito muito no Saleiro. Acho que tem qualidade para vingar no Sporting, dependendo do sistema em que se joga.

Para mim, apesar dele até conseguir mexer-se sem parar, e ir às linhas, vir atrás buscar a bola, etc, o Saleiro é jogador de ficar na área, à mama, à espera dos cruzamentos, sejam eles de laterais ofensivos ou de extremos, mas confesso que não gosto de o ver tão longe da área por vezes.

Mas repito, tem tudo para vingar no Sporting. Não se pode é começar a desanimar se começar a falhar golos… este já mostrou que sabe, e mostrou-o num momento difícil para a equipa, portanto, até se pode dizer que foi ele quem deu o mote para esta sequência de vitórias. 8)

Num país com muitos avançados, não diria que Saleiro devia ser presença já na África do Sul, contudo, num Portugal pobre em avançados, cada um mais zero à esquerdo que o outro, à excepção do naturalizado Liedson, não vejo porque não incluir Saleiro nos 23 eleitos para seguir viagem até África… Hugo Almeida é melhor? Nulidade Golos é melhor? Hélder Postiga é melhor? Não me parece… :smiley:

Vasco, bom texto, como já te tinha dito. :great:

CARREGA SALEIRO!!!

Costumo dizer que neste mundo o que conta é parecer e não ser. Saleiro não parece, o que faz com que não caia no goto de muitos, pois é santo da casa, e a galinha do vizinho é sempre melhor que a minha (veja-se o caso Varela).
Acho-o um excelente jogador, e até me parece que tem aprendido com Liedson, pois a sua mobilidade tem evoluído bastante.
Se não tiver nenhuma lesão num período crítico da carreira, e se continuar a jogar, creio que fará calar muito boa gente.
O problema é que Liedson e Yannick estão recuperados, e Pongolle também o estará, e não podem jogar todos.

O Pongolle na estreia apesar de poucos minutos não mostrou magia nenhuma, lesiounou-se e ainda conseguiu quase marcar um autogolo! Brincadeiras à parte, Pongolle não parece ser um jogador que joga 90 minutos. Mas este ainda tem de se afirmar primeiro, não vale a pena ter um Drenthe no banco.

Quanto ao CS9, tenho a certeza que te referes ao “onze” e não “plantel”.
Daí o que dá CS9 um lugar no onze é a sua raça de leão, a sua atitude de jogo e técnica de jogo; ele não falha à frente da baliza como o Postiga e não é egoísta. Apesar de ter poucos golos até agora, com ele em campo parece-me que temos sido derrotados muito poucas vezes o que é um óptimo indicador, não é?
CS9 ainda tem muitas alegrias a dar ao Sporting e se realizar o seu potencial ainda esta época, tenho a certeza que estaria em bom plano para estar presente na África do Sul. “acreditar mesmo muito” no Saleiro para este ser o futuro da Selecção? Acho que isso não falta em lado nenhum, ambos na equipa técnica do Sporting como aqui no fórum. Este tópico e brilhante texto do Vasconeves (e também os commentários) provam isso mesmo.

Força CS9. Força Sporting.

Eu não o acho nada de especial e acho que mais cedo ou mais tarde dará o seu lugar no plantel a outro.

Se algum dia tivesse que escolher entre Djaló e Saleiro não teria a mínima dúvida em ficar com Djaló.

Concordo com o Romero… posso estar enganado mas o Saleiro mais 1 epoca ou duas e é emprestado/dispensado… eu sei que muita gente gosta dele principalmente por ser Sportinguista (eu tb admiro essa qualidade) , mas acho que se o SCP melhorar o plantel não há lugar para o Saleiro.
No entanto espero que nas oportunidades que tiver me prove que estou errado.

Considero que estás a passar um atestado de estupidez a todos os que aqui defendem o Saleiro, assumindo tu que o fazem apenas porque o jogador é Sportinguista.

Pela parte que me toca não avalio as capacidades do jogador por ser Sportinguista, se o faço é porque lhe vejo caracteristicas interessantes para vir a ser um bom jogador no Sporting.

Acho injusto um avançadp ser apenas avaliado em termos de resultados como golos e não, por exemplo, a atitude etc e não percebo por que é que o CS9 ainda não convenceu muitos adeptos. Eu não gosto do Saleiro por ser Sportinguista, mas sim pela entrega, raça e coragem dele. Claro que todos têm a liberdade de dar a sua opinião e eu dei a minha.

:arrow:
Poupaste-me o trabalho. 8)

Considero que estás a passar um atestado de estupidez a todos os que aqui defendem o Saleiro, assumindo tu que o fazem apenas porque o jogador é Sportinguista.

Pela parte que me toca não avalio as capacidades do jogador por ser Sportinguista, se o faço é porque lhe vejo caracteristicas interessantes para vir a ser um bom jogador no Sporting.
[/quote]

Não passo atestados de estupidez a ninguém, só dou a minha opinião como qualquer outro utilizador do forum. Este não é o único post sobre o Saleiro e muita gente escreve sobre o seu sportinguismo e amor pelo clube desde nascença.
Se leres atentamente o(s) meu(s) post(s) eu digo que acho que ele não tem lugar no SCP pelas suas caracteristicas de futebolista… tomara o SCP ter um plantel recheado de bons jogadores e sportinguistas. Mas o Saleiro não é o pior… isto não é um ódio de estimação, é só alguém que eu acho que normalmente nunca teria lugar no plantel ( tal como o Postiga por exemplo )

Concordo plenamente com o Romero, na avaliação que ele faz do jogador, sinceramente a mim também não me parece que seja um talento, e por favor não me venham dizer que “estamos sempre a desvalorizar o que é português”, porque não tem nada a ver com isso, simplesmente ainda não consegui ver traços de bom jogador no miúdo, se calhar até é de mim.
Quanto ao que o Romero disse neste post, queria só salientar que ele disse que muita gente gosta dele devidos a esses atributos, e não o vi em alguma parte referir-se a toda a gente, por isso só fica ofendido a quem a carapuça serve…

Ninguém contesta opiniões pessoais.

Falar do pongolle nesta altura é MUITO precipitado. E como já dis