Análise ao Relatório e Contas do 3º trimestre Julho 2009 - Março 2010

Relatório e Contas da SAD
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR28893.pdf

Evolução da actividade nos primeiros 9 meses
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR28890.pdf

[b]Sporting: SAD deu prejuízo de 14,8 ME em nove meses[/b]

por LusaHoje

A Sporting SAD registou um prejuízo de 14,8 milhões de euros (ME) no período de 01 de julho de 2009 a 31 de março de 2010, divulgou hoje a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No exercício destes nove meses da SAD “leonina”, houve um agravamento de 8,6 ME relativamente ao período homólogo anterior, no qual o resultado líquido registou um prejuízo de 6,2 ME.

De realçar, ainda, a subida do total do capital próprio para 30,8 ME negativos – era de 15,9 ME em idêntico período anterior -, o que traduz um agravamento significativo da situação de falência técnica em que SAD se encontra.

Outro item negativo é o referente aos proveitos operacionais, que registaram uma quebra superior a 10 ME em relação ao período homólogo anterior – de 37,8 ME em 31 de março de 2009 caíram para 27,6 ME em 31 de março de 2010, sendo que sta rubrica exclui os proveitos com as transações de jogadores.

O passivo da SAD não teve um aumento considerável em relação ao período homólogo anterior, mas não deixou de registar uma subida de 1,5 ME, passando a ser de 144 ME (era de 142,4 ME).

Pelo contrário, o total do ativo baixou em cerca de 13 milhões de euros – de 126,4 ME em 31 de março de 2009 desceu para 113,2 ME.

Neste contexto global objetivamente negativo das contas da SAD, de salientar um dado positivo decorrente do abaixamento dos custos operacionais em cerca de 2,4 ME – de 33 ME para 30,6 ME.

Depois do desastre desportivo, temos também o desastre financeiro da gestão profissional de José Eduardo Bettencourt.

Desastre? Só se for para o Sporting, os Orgãos Sociais, entre Março de 2009 e Março de 2010, mais que duplicaram o seu ordenado, é a autêntica bandalheira e vilanagem

Até apetece rir não fosse a situação de falência técnica em que nos encontramos… Mas está tudo bem que isto dos números só conta do 90 mil para baixo e os mouros não sabem fazer contas

É natural…

quando ainda agora vi que o Porto pagou pela totalidade do Falcao 5,4 Milhões e que nós pelo Pongolle pagámos 6,5 Milhões, está tudo mais do que dito!!!

Incompetência que explica este e outros desfalques de deficientes!!! :cartao:

Uma das bandeiras de JEB tem sido o seu esforço e resultados a nível da angariação de sócios…

No entanto as receitas nas quotizações baixaram nestes 9 meses, comparando com o período homólogo do ano anterior.

Assim cai um mito sobre o suposto bom desempenho de JEB nesse campo.

Achei curioso o facto de não apresentarem em %, o comparativo com o ano passado. Como fizeram no relatório e contas anterior.

Toca a reunir forças, porque ou muito me engano ou agora vai ser a vez do Estádio passar para a SAD!

Palhaçada isto, andam a roubar à grande o pouco que resto do Sporting Clube de Portugal!

Vergonha !!!

SL

Eu sei de uns bolsos que devem estar bem cheios… ::slight_smile:

Essas contas fazem bastante sentido dado o que investimos no Matias e em Janeiro, não sei qual é o espanto! Não estou aqui a avaliar se foram bons ou maus reforços, estou apenas a dizer que quem se surpreendeu com os resultados às contas ou é hipocrita, ou está a aproveitar para fazer mais um bocadinho de propaganda eleitoral, ou então está completamente a leste do que é uma empresa desportiva nos dias de hoje.

Ou então não está identificado com o que é gestão de topo…

Não tivesses tu uma explicação económica, para esta vergonha e estaria eu surpreendido.

Como explicas o seguinte:
Diminuição das Quotizações em 14 mil euro
Diminuição da Bilheteira e Bilhetes de época 1Milhão e 200 mil euro
Aumento da remuneração dos órgão sociais em 203 mil euro

Se justificares com a prestação desportiva da equipa, terás que analisar também o desempenho desportivo dos reforços…

Não desligando do saldo a pagar de fornecedores, o qual centra-se actualmente em 14 Milhões de euro…

Não seria de esperar mais do primeiro presidente remunerado?

:wall:

Caminhamos para um buraco que dificilmente sairemos. Uns gozam outros criticam (com razão), eu sinto uma profunda tristeza ao ver o meu clube de sempre aproximar-se perigosamente da morte.

A situação do passivo é “desprezável”, o que é realmente preocupante é a diminuição dos activos e o aumento do capital próprio para 30 milhões negativos.
Com isto perdemos o poder de endividamento, porque não temos como pagar (pelo menos assim irão pensar os bancos), o poder para re-negociar com os mesmos, que o nosso presidente tanto gosta de fazer. E sem dinheiro não há sequer hipótese de reforçar devidamente a nossa equipa de futebol (juntando á incompetência dos últimos anos), e assim continuamos a ganhar zero.
Estamos numa situação bem pior que a que estávamos aquando do jejum de 17anos, e a continuar assim só não teremos um jejum igual idêntico porque o clube não aguenta mais 9 anos!

Estão a matar o Sporting, e pior que isso estão a hipotecar a possibilidade de alguém o salvar porque a continuar assim nem uma “gestão de topo” chegará para tirar o clube deste buraco criado pela incompetência.
Tenho saudades de chorar de alegria por este clube, estou farto de chorar de tristeza… Até quando…!?

Os capitais próprios não se vão manter negativos durante muito tempo. É só passar o estádio para a SAD que deve diminuir/anular essa situação. Penso que seja esse um dos passos previstos na reestruturação financeira planeada precisamente com os bancos que nos vão emprestar mais dinheiro.

Fazem sentido tens toda a razão mas não deixam de ser uma tragédia… Como explicar o aumento dos OS para mais do dobro? Com a performance desportiva não será… Como pagar o parcelamento das transferências quando estamos perante um grave défice de tesouraria? Porque estamos e não é com desmentidos que de lá saímos… Existem letras para pagar do Postiga e do Pongolle, o João Pereira não está pago, o Grimi ainda falta guito…

O mais grave, e isso não se pode tapar, é que estamos perante falência técnica!!! E já estávamos, apenas agrávamos!!! E para o ano também não há Champions…

Aumentar o capital via transferência do Estádio deve ser a razão da demora na reestrutração, que agora passou para Julho… Os bancos não vão lá com Pongolles nem Matias, querem garantias, património e cada vez menos temos algo para lhes oferecer… Por esta altura devem tar a escolher qual o dedo que nos vão cortar, isto se ainda tivermos dedos…

Por cima disto tudo, desta situação de falência técnica em que nos encontramos, com certeza irá haver quem ache que está tudo bem e que a solução do nosso clube continua a passar por estes gestores de meia tigela

Uma das piores épocas de sempre teria forçosamente de ter fortes repercussões negativas a nível financeiro. Todas as receitas baixaram, como era esperado. A parte financeira deriva do produto. Enquanto o Sporting não produzir futebol a sério, não há financeiro ou bancário que consiga apresentar boas contas. É uma perda de tempo discutir se um item poderia ser melhor ou pior, quando se verificou um desempenho desportivo lamentável. Esse é que é a raiz da crise.

Eu sinceramente percebo muito pouco (para não dizer nada) destas coisas de contas, finanças, economias e contabilidades.

O certo é que estes números mais escuros e carregados não me surpreendem nada!

Sendo provável que ainda se tenha que fazer um AG para voltar a votas umas “coisas” da reestruturação, este limpar de maquilhagem nas contas faz todo o sentido (temo ainda assim que o melhor termo fosse aligeirar porque até acredito numa realidade mais negra).

É mais uma vez a alternativa de vida ou morte, do caos vs. a salvação que vai ser repetida à náusea!

E o pessoal vai na conversa…

Portanto, eu pelo pouco que percebo disto, dá-me a entender que portanto do Rochemback e do Tiui ainda recebemos 451.000€ agora em relação ao Paulo Bento e ao Angulo dá me a entender que ainda pagamos 40.000 e 70.000, respectivamente, a cada um…

Então mas o PB não se tinha demitido e o Angulo rescindido sem qualquer custo?

Fiquei também a saber que compramos 50% do passe do Pedro Silva ao Iraty…

eu só pergunto…desportivamente não estamos bem, financeiramente estamos pior, então porque raio esta gente ainda está no Sporting? Vamos assistir impávidos e serenos à sua destruição? Precisamos de eleições, Bettencourt não tem condições para dirigir o nosso Clube.

Resultados negativos e já expectáveis.

O pior de tudo, para mim, é não ver como é que a situação se vai alterar. Infelizmente até acredito mais no oposto, na continuação da actual gestão e consequente agravamento dos números…

Será que estes números deprimentes não mereciam um comentário por parte da direcção do Sporting? Sei lá, nem que seja para dizer para não nos preocuparmos, que até não é mau e que o futuro será melhor. Qualquer coisa.