Não está em Portugal há muito tempo mas é já encarado como um dos avançados mais temíveis a actuar no futebol de formação do nosso país. Perna longa, passada larga, presença ameaçadora para as defesas contrárias e grande capacidade concretizadora. Eis AMIDO BALDÉ, ponta-de-lança que o Sporting descobriu na Guiné-Bissau.
Com a camisola verde-e-branca, Amido Baldé tem demonstrado capacidades acima da média, qualidades diversas e algumas delas bem diferentes daquelas que os avançados “fabricados” pelo futebol português apresentam. Os golos têm-se aliado às boas actuações ao serviço do seu clube, pelo que não é de espantar que o nome do atacante seja já presença habitual para a Selecção Nacional de Sub-19.
Futebol a correr nas veias
Desde bem cedo que Amido Baldé nutre uma grande paixão pelo desporto-rei. O futebol entrava em sua casa pela televisão e o rapaz imitava os dotes dos seus ídolos em jogos disputados diante dos seus amigos de infância, nas ruas da Guiné-Bissau.
Os anos passaram e Amido Baldé entrou naturalmente para um clube, uma colectividade chamada Balantas de Mansoa. Foi nessa pequena agremiação que o jogador começou a revelar a sua apetência para jogar no ataque, a demonstrar a sua veia goleadora, a deixar bem patente o enorme jeito para colocar a bola nas redes contrárias.
A relação do jogador com as balizas adversárias era muito próxima e começava a despontar um grande valor futebolístico no Balantas de Mansoa, algo que não passou ao lado dos responsáveis de clubes de nomeada.
O interesse do Sporting
Os golos de Amido Baldé eram um cartão de visita muito vistoso e o Sporting revelou-se muito atento às capacidades do avançado guineense. Pois bem, o convite do clube leonino para que o jogador viesse até Portugal prestar provas não se fez esperar e tem-se revelado uma opção muito acertada dos responsáveis sportinguistas.
Amido Baldé chegou a Portugal pronto para mostrar o seu valor e foi o que fez. O jogador foi integrado na equipa de juniores, com a qual cumpriu a pré-temporada passada. E os resultados desses testes foram muito satisfatórios, uma vez que, nas três semanas em que esteve à experiência, Amido Baldé deixou boas indicações, marcou golos e mostrou ser um jogador capaz de fazer a diferença na frente de ataque da equipa. Desta forma, o Sporting avançou para a sua contratação, que se consumou no início da época passada.
A adaptação do jogador ao clube decorreu sem grandes problemas, apesar das naturais diferenças entre os contextos futebolísticos da Guiné-Bissau e de Portugal.
Um gigante com bons pés e que já veste a camisola das Quinas
É comum ouvir-se que os jogadores de estatura elevada são limitados com os pés e, muitas vezes, são até apelidados de “toscos”. Contudo, isso não se aplica a Amido Baldé. Olhando de relance para o jogador, sem o ver em acção, até se pode cair no erro de o considerar pouco dotado tecnicamente, mas essa ideia é alterada à medida que se observa as acções do avançado.
Amido Baldé é um ponta-de-lança muito perigoso por todas as suas características. Como é natural, a sua compleição física (1.93 m e 85 kgs) faz dele um jogador temível no jogo aéreo, capítulo no qual é um jogador muito perigoso e eficaz. Todavia, esse está longe de ser o único atributo do jogador e a única forma que utiliza para agitar as redes contrárias. Na realidade, o avançado é um jogador temível também nos lances disputados junto à relva, nos quais revela capacidades técnicas notáveis para um jogador da sua altura. Quando embalado em direcção à baliza, Amido Baldé é um jogador muitíssimo difícil de travar e, quando chegado às zonas de remate, mostra um pontapé muito forte de pé direito.
Marcá-lo ou detê-lo é, pois, uma tarefa hercúlea para qualquer defensor, uma vez que Amido Baldé reúne capacidades invulgares e consegue chegar ao golo de diferentes formas.
Os golos e as boas exibições ao serviço do Sporting deram ao avançado um estatuto bastante elevado para um jogador que está em Portugal há tão pouco tempo e foi a escolha habitual do técnico José Lima para o “onze” inicial da equipa de juniores.
Aliás, as qualidades de Amido Baldé não passaram ao lado dos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol e o ponta-de-lança natural da Guiné-Bissau já veste regularmente a camisola da equipa de Sub-19 portuguesa, ao serviço da qual tem demonstrado grande utilidade.
Um ponta-de-lança a ter em conta
Muitas vezes se fala na falta de pontas-de-lança goleadores no futebol português. É óbvio que ninguém pode prever ou antecipar o futuro, mas Amido Baldé tem deixado claro que possui muitas qualidades e que pode ajudar a resolver essa tão badalada questão.
O jogador cumpre esta temporada o seu último ano no futebol de formação e terá mais alguns meses pela frente para continuar a fazer as delícias dos adeptos leoninos. Para o ano o jogador entrará no futebol sénior, decerto uma exigente etapa para uma jovem promessa que tem muito para oferecer ao futebol nos próximo anos.
B.I. do jogador:
Nome: Amido Baldé. Data de Nascimento: 16-05-1991 (18 anos). Naturalidade: Guiné-Bissau. Nacionalidade: Portuguesa. Altura: 193 centímetros. Peso: 84 quilogramas. Posição: Ponta-de-lança. Percurso: Balantas de Mansoa (Guiné-Bissau) e Sporting Clube de Portugal. Clube actual: Sporting Clube de Portugal.
Aquilo que posso dizer é que, se desenvolver a intensidade de jogo da alta competição e mantiver o instinto de matador, com 1,93m :o podemos ter aqui um Ibrahimovic em potência.
Lembro-me do Mourinho o ter visto jogar em Juvenis e ter inclusivé proferido o seguinte comentário: “Olha o filho do Van Basten”
O Futebol português tem uma estranha tendência de deslocar os seus pontas de lança para outras posições do terreno. O último caso é o de Tiago Cintra, o último bom ponta de lança promissor que vi jogar pelos porcos, e que agora, para surpresa minha, é utilizado a extremo.
Isso acontece porque por tradição colocam-se a avançados jogadores que marcam muitos golos devido à técnica e drible que têm. Estas qualidades permitem de facto a um jovem marcar muitos golos a outros jovens, mas esquecem-se que no futebol a sério, mais tarde, um bom avançado (falando de goleadores) distingue-se pelo faro que tem, frieza na hora de facturar e capacidade em aguentar um jogo quase por inteiro sem bola e ainda assim movimentar-se e posicionar-se correctamente para estar preparado (é quase como um guarda-redes, mas no outro lado do campo).
Os avançados do Sporting deviam ser obrigados a ver vídeos todos os dias das movimentações com e sem bola do Liedson, das rotações com bola e remates do Acosta e das movimentações e posicionamentos de área do Jardel nos cruzamentos. :mrgreen:
eh… o que para aí vai… se tivermos um hugo almeida já nao é nada mau…
do que vi nas camadas jovens (não foi muito) só um mostrou estar muito acima de todos os outros: o bruma (que agora é juvenil)… nao sei como vai ser a sua evolução mas no ano passado estava num patamar superior a qualquer um da sua geração em Portugal (vi os jogos contra o benfica e porto)… o único que se aproxima é um brasileiro do benfica salvo erro diego qualquer coisa…
mas o bruma tem uma capacidade técnica e sobretudo física que se for bem trabalhado pode vir a ser uma das referencias do futebol mundial (não digo melhor jogador do mundo mas estar nos, vá lá, 50 melhores do mundo)…
não conheço os juvenis de 2º ano e juniores de 1º… tenho lido aqui boas referencias a jogadores como o esgaio, o betinho ou o altair mas não sei se estão no mesmo nível do bruma (quem souber que se pronuncie…)
Pessoalmente, acho que está ali um jogador com bastante potencial, sobretudo se for bem trabalhado e as suas capacidades forem exploradas.
Por exemplo, acho que ele beneficiaria de um estilo de jogo mais “directo” e funcionar como um verdadeiro “Nº9”. Já aqui referiram que ele não tem o “instinto matador” mas o Sporting também não tem estilo de jogo para um avançado desse estilo. Por essa razão, vemos o Amido a vir muitas vezes buscar a bola cá atrás e cavalgar até à baliza.
Nas primeiras exibições, levou ao desespero algumas pessoas pois de facto ele parece tosco de pés, mas não creio que o seja e apesar da sua altura, tem um toque de bola interessante, mais que não seja a capacidade que tem de a proteger dos seus adversários.
Se não tem instinto matador então vai ter sérias dificuldades, porque um avançado alto e ainda por cima não muito tecnicista (e imagino que sem arranque rápido) é exactamente o contrário do que se pretende quando se pensa em alguém que faz assistências para um verdadeiro matador.
O meu palpite é que vai ser forçado a redefinir a sua posição para terrenos mais recuados e aí veremos se terá capacidade para médio ofensivo ou não, porque entramos no domínio das posições cerebrais e não de instinto ou então o Sporting tenta explorar ao máximo a sua capacidade goleadora treinando com afinco os níveis de concentração e de controlo de ansiedade perto da baliza e para assim fazer com que ele desenvolva em pleno a veia goleadora e se torne num avançado útil no futebol moderno.
Eu acho que um dos pontes fortes do Amido é mesmo o seu arranque.È muito complicado para um defesa pará-lo quando vai lançado.E apesar de nao ser goleador nato finaliza bem.Tanto de cabeça como com os pés.
Nao sei se chegará aos séniores do Sporting mas podia-se dar uma oportunidade ao Amido num jogo da taça da liga ou nuns amigáveis quaiqueres na próxima pré-época.
Já não o vejo jogar há uns meses … mas pelo que me tenho apercebido tem vindo a melhorar alguns aspectos, e tendo vindo a entrosar-se com a equipa e com o futebol português aos poucos.
Em relação a outros jogadores, o bruma evidenciava-se pela sua técnica, onde era muito superior a qualquer miudo e não é um avançado. Há medida que vai subindo de escalão, tem de acompanhar com o crescimento, pois a força fisica do adversário é cada vez mais evidente e ele tem de se conseguir superar. O Diego é bom tecnicamente, mas não é um avançado. E parece-me que se fala de mais dele, pois não vi nada dele, que não tivesse visto já em muitos jogadores das camadas jovens do Sporting.
O “Betinho” dos Juvenis A parece-me ter potencial para ser um bom avançado, tem raça, é forte, tem instinto de remate à baliza e é muito razoável tecnicamente. Tem muito potencial.