Amido Baldé

[img width=590 height=400]http://www.academia-de-talentos.com/files/imagecache/detalhe_watermark/images/posts/Amido+Balde.jpg[/img]

Jovens Promessas - Amido Baldé

Não está em Portugal há muito tempo mas é já encarado como um dos avançados mais temíveis a actuar no futebol de formação do nosso país. Perna longa, passada larga, presença ameaçadora para as defesas contrárias e grande capacidade concretizadora. Eis AMIDO BALDÉ, ponta-de-lança que o Sporting descobriu na Guiné-Bissau.

Com a camisola verde-e-branca, Amido Baldé tem demonstrado capacidades acima da média, qualidades diversas e algumas delas bem diferentes daquelas que os avançados “fabricados” pelo futebol português apresentam. Os golos têm-se aliado às boas actuações ao serviço do seu clube, pelo que não é de espantar que o nome do atacante seja já presença habitual para a Selecção Nacional de Sub-19.

Futebol a correr nas veias

Desde bem cedo que Amido Baldé nutre uma grande paixão pelo desporto-rei. O futebol entrava em sua casa pela televisão e o rapaz imitava os dotes dos seus ídolos em jogos disputados diante dos seus amigos de infância, nas ruas da Guiné-Bissau.

Os anos passaram e Amido Baldé entrou naturalmente para um clube, uma colectividade chamada Balantas de Mansoa. Foi nessa pequena agremiação que o jogador começou a revelar a sua apetência para jogar no ataque, a demonstrar a sua veia goleadora, a deixar bem patente o enorme jeito para colocar a bola nas redes contrárias.

A relação do jogador com as balizas adversárias era muito próxima e começava a despontar um grande valor futebolístico no Balantas de Mansoa, algo que não passou ao lado dos responsáveis de clubes de nomeada.

O interesse do Sporting

Os golos de Amido Baldé eram um cartão de visita muito vistoso e o Sporting revelou-se muito atento às capacidades do avançado guineense. Pois bem, o convite do clube leonino para que o jogador viesse até Portugal prestar provas não se fez esperar e tem-se revelado uma opção muito acertada dos responsáveis sportinguistas.

Amido Baldé chegou a Portugal pronto para mostrar o seu valor e foi o que fez. O jogador foi integrado na equipa de juniores, com a qual cumpriu a pré-temporada passada. E os resultados desses testes foram muito satisfatórios, uma vez que, nas três semanas em que esteve à experiência, Amido Baldé deixou boas indicações, marcou golos e mostrou ser um jogador capaz de fazer a diferença na frente de ataque da equipa. Desta forma, o Sporting avançou para a sua contratação, que se consumou no início da época passada.

A adaptação do jogador ao clube decorreu sem grandes problemas, apesar das naturais diferenças entre os contextos futebolísticos da Guiné-Bissau e de Portugal.

Um gigante com bons pés e que já veste a camisola das Quinas

É comum ouvir-se que os jogadores de estatura elevada são limitados com os pés e, muitas vezes, são até apelidados de “toscos”. Contudo, isso não se aplica a Amido Baldé. Olhando de relance para o jogador, sem o ver em acção, até se pode cair no erro de o considerar pouco dotado tecnicamente, mas essa ideia é alterada à medida que se observa as acções do avançado.

Amido Baldé é um ponta-de-lança muito perigoso por todas as suas características. Como é natural, a sua compleição física (1.93 m e 85 kgs) faz dele um jogador temível no jogo aéreo, capítulo no qual é um jogador muito perigoso e eficaz. Todavia, esse está longe de ser o único atributo do jogador e a única forma que utiliza para agitar as redes contrárias. Na realidade, o avançado é um jogador temível também nos lances disputados junto à relva, nos quais revela capacidades técnicas notáveis para um jogador da sua altura. Quando embalado em direcção à baliza, Amido Baldé é um jogador muitíssimo difícil de travar e, quando chegado às zonas de remate, mostra um pontapé muito forte de pé direito.

Marcá-lo ou detê-lo é, pois, uma tarefa hercúlea para qualquer defensor, uma vez que Amido Baldé reúne capacidades invulgares e consegue chegar ao golo de diferentes formas.

Os golos e as boas exibições ao serviço do Sporting deram ao avançado um estatuto bastante elevado para um jogador que está em Portugal há tão pouco tempo e foi a escolha habitual do técnico José Lima para o “onze” inicial da equipa de juniores.

Aliás, as qualidades de Amido Baldé não passaram ao lado dos responsáveis da Federação Portuguesa de Futebol e o ponta-de-lança natural da Guiné-Bissau já veste regularmente a camisola da equipa de Sub-19 portuguesa, ao serviço da qual tem demonstrado grande utilidade.

Um ponta-de-lança a ter em conta

Muitas vezes se fala na falta de pontas-de-lança goleadores no futebol português. É óbvio que ninguém pode prever ou antecipar o futuro, mas Amido Baldé tem deixado claro que possui muitas qualidades e que pode ajudar a resolver essa tão badalada questão.

O jogador cumpre esta temporada o seu último ano no futebol de formação e terá mais alguns meses pela frente para continuar a fazer as delícias dos adeptos leoninos. Para o ano o jogador entrará no futebol sénior, decerto uma exigente etapa para uma jovem promessa que tem muito para oferecer ao futebol nos próximo anos.

B.I. do jogador:

Nome: Amido Baldé.
Data de Nascimento: 16-05-1991 (18 anos).
Naturalidade: Guiné-Bissau.
Nacionalidade: Portuguesa.
Altura: 193 centímetros.
Peso: 84 quilogramas.
Posição: Ponta-de-lança.
Percurso: Balantas de Mansoa (Guiné-Bissau) e Sporting Clube de Portugal.
Clube actual: Sporting Clube de Portugal.

Texto: João Miranda.
In: Academia de Talentos.

Aquilo que posso dizer é que, se desenvolver a intensidade de jogo da alta competição e mantiver o instinto de matador, com 1,93m :o podemos ter aqui um Ibrahimovic em potência.

Espero que sim.

Qual foi o último ponta-de-lança BOM formado na nossa cantera?

Cristiano Ronaldo (penso que foi formado a avançado nas fases iniciais).

Não o considero ponta-de-lança, mas ok… ::slight_smile:

Mas era-o.

Lembro-me do Mourinho o ter visto jogar em Juvenis e ter inclusivé proferido o seguinte comentário: “Olha o filho do Van Basten”

O Futebol português tem uma estranha tendência de deslocar os seus pontas de lança para outras posições do terreno. O último caso é o de Tiago Cintra, o último bom ponta de lança promissor que vi jogar pelos porcos, e que agora, para surpresa minha, é utilizado a extremo.

Alguem já o viu jogar?

Rebentador,

Isso acontece porque por tradição colocam-se a avançados jogadores que marcam muitos golos devido à técnica e drible que têm. Estas qualidades permitem de facto a um jovem marcar muitos golos a outros jovens, mas esquecem-se que no futebol a sério, mais tarde, um bom avançado (falando de goleadores) distingue-se pelo faro que tem, frieza na hora de facturar e capacidade em aguentar um jogo quase por inteiro sem bola e ainda assim movimentar-se e posicionar-se correctamente para estar preparado (é quase como um guarda-redes, mas no outro lado do campo).

Os avançados do Sporting deviam ser obrigados a ver vídeos todos os dias das movimentações com e sem bola do Liedson, das rotações com bola e remates do Acosta e das movimentações e posicionamentos de área do Jardel nos cruzamentos. :mrgreen:

A culpa é nossa que enquanto putos criticámos os gajos que jogavam à mama.

Por causa disso agora não temos pontas de lança.

:arrow: :rotfl: :rotfl: :rotfl:

Olha que deve haver mesmo alguma verdade nisso…

:lol: Um gajo que gosta de jogar sempre à mama lá na frente está à partida talhado para ser ponta-de-lança. :wink:

Acho que não tem instinto matador, não consegue ter o sentido de onde está a bola… devia ser trabalhado o não me parece que seja…

SL

Já começou a mostrar serviço.

eh… o que para aí vai… se tivermos um hugo almeida já nao é nada mau…

do que vi nas camadas jovens (não foi muito) só um mostrou estar muito acima de todos os outros: o bruma (que agora é juvenil)… nao sei como vai ser a sua evolução mas no ano passado estava num patamar superior a qualquer um da sua geração em Portugal (vi os jogos contra o benfica e porto)… o único que se aproxima é um brasileiro do benfica salvo erro diego qualquer coisa…

mas o bruma tem uma capacidade técnica e sobretudo física que se for bem trabalhado pode vir a ser uma das referencias do futebol mundial (não digo melhor jogador do mundo mas estar nos, vá lá, 50 melhores do mundo)…

não conheço os juvenis de 2º ano e juniores de 1º… tenho lido aqui boas referencias a jogadores como o esgaio, o betinho ou o altair mas não sei se estão no mesmo nível do bruma (quem souber que se pronuncie…)

Creio que o artigo diz tudo em relação ao Amido.

Pessoalmente, acho que está ali um jogador com bastante potencial, sobretudo se for bem trabalhado e as suas capacidades forem exploradas.

Por exemplo, acho que ele beneficiaria de um estilo de jogo mais “directo” e funcionar como um verdadeiro “Nº9”. Já aqui referiram que ele não tem o “instinto matador” mas o Sporting também não tem estilo de jogo para um avançado desse estilo. Por essa razão, vemos o Amido a vir muitas vezes buscar a bola cá atrás e cavalgar até à baliza.

Nas primeiras exibições, levou ao desespero algumas pessoas pois de facto ele parece tosco de pés, mas não creio que o seja e apesar da sua altura, tem um toque de bola interessante, mais que não seja a capacidade que tem de a proteger dos seus adversários.

Se não tem instinto matador então vai ter sérias dificuldades, porque um avançado alto e ainda por cima não muito tecnicista (e imagino que sem arranque rápido) é exactamente o contrário do que se pretende quando se pensa em alguém que faz assistências para um verdadeiro matador.

O meu palpite é que vai ser forçado a redefinir a sua posição para terrenos mais recuados e aí veremos se terá capacidade para médio ofensivo ou não, porque entramos no domínio das posições cerebrais e não de instinto ou então o Sporting tenta explorar ao máximo a sua capacidade goleadora treinando com afinco os níveis de concentração e de controlo de ansiedade perto da baliza e para assim fazer com que ele desenvolva em pleno a veia goleadora e se torne num avançado útil no futebol moderno.

Eu acho que um dos pontes fortes do Amido é mesmo o seu arranque.È muito complicado para um defesa pará-lo quando vai lançado.E apesar de nao ser goleador nato finaliza bem.Tanto de cabeça como com os pés.

Nao sei se chegará aos séniores do Sporting mas podia-se dar uma oportunidade ao Amido num jogo da taça da liga ou nuns amigáveis quaiqueres na próxima pré-época.

Já não o vejo jogar há uns meses … mas pelo que me tenho apercebido tem vindo a melhorar alguns aspectos, e tendo vindo a entrosar-se com a equipa e com o futebol português aos poucos.

Em relação a outros jogadores, o bruma evidenciava-se pela sua técnica, onde era muito superior a qualquer miudo e não é um avançado. Há medida que vai subindo de escalão, tem de acompanhar com o crescimento, pois a força fisica do adversário é cada vez mais evidente e ele tem de se conseguir superar. O Diego é bom tecnicamente, mas não é um avançado. E parece-me que se fala de mais dele, pois não vi nada dele, que não tivesse visto já em muitos jogadores das camadas jovens do Sporting.

O “Betinho” dos Juvenis A parece-me ter potencial para ser um bom avançado, tem raça, é forte, tem instinto de remate à baliza e é muito razoável tecnicamente. Tem muito potencial.

Estou á vontade para dizer o seguinte:

De cada vez que o vejo jogar sinto que está mais jogador. Onde chegará nao sei mas tenho fé nele ao contrario dos primeiros jogos que o vi fazer.

SL

Vamos ver como corre a época. Entre ele e o Owosu, qual te parece mais capaz?