Alguém usa a AWS e já teve alguma problema com a faturação?
Registei-me há dois meses para explorar aquilo, criei dois servidores de Amazon Relational Database Service (RDS ) mas acabei por nem explorar aquilo. Mas, para erro meu, deixei os dois a correr.
Eis que ontem, para meu espanto, é-me cobrado 1240€! Quando pensei que estava a usar um sistema gratuito por um ano, afinal ao criar aqueles dois servidores devo ter selecionado algumas opções que levou a que o serviço fosse cobrado. Foi um mês de uso, entretanto já cancelei mas já tenho mais uma fatura de 110€…
Alguém já passou por isto? Se conhecerem alguém que trabalhe por lá e que possa ajudar…
Entrei em contacto com eles. Pediram para encerrar os servidores, esperar 24h e depois vão analisar a faturação. Vou tentar que reembolsem, apesar de ter sido eu a criar os servidores, nunca os utilizei. Incrível como do nada vejo voar do cartão de crédito mais de 1200€…
Pois aqui o melhor é mesmo esperar pelo suporte da Amazon, se há tópico onde eles dão 15 a 0 a todos os outros é no suporte e reembolsos. Mas se de facto nos termos estiverem a falar desses valores poderá não haver solução. Mas espero que te safes amigo!
Sim, está nos termos. A questão é mesmo a minha nabice. Na minha óptica estava a usar dentro do período gratuito e até olhei para os custos previstos e pareceu-me livre deles. Afinal, estive a pagar por hora e nunca sequer usei os dois servidores.
É o que vou apelar, por inexperiência e total desconhecimento, criei algo que tinha um custo. Eles pelos logos conseguem ver que nunca foi utilizado, foi mesmo uma experiência que acabou por correr mal.
Acho que eles vão seguir a política do PS e perdoar-te mas da próxima vez activa sempre os threshold usage limit de free tier e nunca te esqueças de fazer o stop e undeploy dos servidores antes de fazeres log out.
O serviço de apoio pediu para apagar mais uns serviços que estavam ainda a correr e que iria ser cobrado. Efetivamente a AWS é bem complicado e confuso. Ainda estou parvo como deu origem a tamanha despesa quando eu tive o cuidado de simular e aquilo dava zero de despesa, dentro do período gratuito.
Agora estou a aguardar resposta do serviço de apoio. O valor já foi debitado ao cartão de crédito.
Tudo que são serviços gratuitos faço sempre cartões de crédito temporários de valor mínimo (5€), isso teria te salvaguardado desta confusão toda.
Edit: Btw, para quando a migração do fórum para outro lado ou aumento de recursos? Desde que estamos no discourse isto morre em dias de jogo, e fica completamente inutilizável.
Ainda tenho uns míseros euros supostamente para pagar na Scaleway, não lhes passei cartão (literalmente ), até email de advogados mandaram, e não me cheira que vão ver mais algum euro, a não ser que queira voltar a usar os serviços deles.