A.Marques, Labarthe, Caiado, E.Rafael, P.Renato e Celestino

As coisas não são assim tão lineares. E depois foi aqui omitido o factor oportunidade. Nos últimos 2/3 anos o Sporting tem optado não pôr os talentos às feras logo aos 17 anos como fez com o Quaresma e Ronaldo. E depois, outro aspecto é o factor oportunidade. Tem se falado aqui sobre o facto de o Zezinando ser emprestado: como grande talento que é, se o Zezinando tivesse a oportunidade de fazer a pré-época, decerto se afirmava. Mas como vai ser emprestado, não sei o que lhe vai acontecer. Veja-se o exemplo Nani: se ele no ano passado fosse emprestado em vez de lhe darem a oportunidade de fazer a pré-época, provavelmente tinha sido mais uma caso tipo Varela, mostrava-se a bom nível no clube acolhedor e depois voltava ao clube de origem e não se afirmava tendo de ser novamente emprestado. Assim, deram-lhe a oportunidade, ele ficou por mérito entre os grandes e durante a época tratou de se mostrar e ganhar o su espaço.

São lineares são, meu caro. Oportunidade é coisa que o jogador de classe cria, não acontece. Não se emprestam os jogadores verdadeiramente bons por receio de “downgrading”. O resto são contos da carochinha!

...

Nao podia estar mais de acordo …
Nem todos teem o mesmo empenho e nem todos conseguem se impor entre os grandes alem da responsabilidad ser muita tambem e grande a pressao assim sendo emprestados começam a saber mais ou menos o que e a responsabilidade de serem titulares …

a)Quem não tem empenho não presta.
b)Não saber lidar com a pressão não é dependência da idade, nem aos 16 nem aos 17, é para toda a vida.
c) Responsabilidade de ser titular num clube de 2º nível nada contribui para a educação de sê-lo num clube de topo.

Para além destes factos, e conforme referi, está o facto da regressão técnica e sobretudo táctica causada pela convivência com futebolistas de craveira média baixa e treinadores da treta amantes do bico para a frente e empurrão pelas costas.

Visto por esse ponto … mas tambem temos que ver que nem todos os juniores cabem no plantel principal … tem que existir um pouco de experiencia ainda por cima num ano de liga dos campeoes mas e apenas o que eu penso …

Não estou de acordo com o Jubaverde.

Há jogadores que pela sua classe pegam logo de estaca mas também há outros cuja evolução é mais lenta e a quem um empréstimo para ganhar calo e rodagem só faz é bem, e isso é mais evidente em determinadas posições específicas onde a margem de erro quando se joga num clube grande é muito curta, refiro-me por exemplo aos guarda-redes e centrais ou mesmo aos pontas-de-lança para quem as exigências são muito grandes e onde a experiência vale muito. Se acrescentarmos a tudo isto a falta de competitividade dos campeonatos dos escalões mais jovens será fácil entender que o salto para o futebol profissional ao mais alto nível não está ao alcance de todos logo à primeira tentativa.

O que se passa é que no Sporting há poucos exemplos de sucesso nesse aspecto, em parte porque a politica de empréstimos nem sempre tem sido a melhor, pois colocar jogadores a rodar na 2ª Divisão B ou na 3ª não adianta muito, por isso mesmo considero que o fim da Equipa B foi uma boa decisão, que de resto já foi seguida por quase todos os clubes que tinham embarcado nessa aventura.

Em contraponto o FCP é um exemplo acabado das virtudes duma política de empréstimos bem-sucedida como está demonstrado em casos como os de Fernando Couto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Sérgio Conceição, Rui Barros e outros.

100 % de acordo com o Tó-mané!! e já agora se querem “explodir” o vosso talento futebolístico visitem a area de membros registados :mrgreen:

“this is only free publicitates para haver enough participates on tha game” 8) - sorry the off-topic"

Tanta conversa para nada . Isto e tudo uma questao de qualidade.
Como diz o Mourinho:“No quality -no chance…”
Se o -Varela tivesse a qualidad edo Nani nao estaria no Setubal…e tao simples como isso.

"this is only free publicitates para haver enough participates on tha game" 8) - sorry the off-topic"

tens um erro aqui

"… publicitates para haver enough … "

deveria ser

“… publicitates tu haver enough…”

atentamente… fróme mi tu you

peter 1906… :roll: tá bem prontos

vai mas é inscrever-te lá na futebolada que de lusoenglish percebo eu 8)

Tanta conversa para nada . Isto e tudo uma questao de qualidade. Como diz o Mourinho:"No quality -no chance..." Se o -Varela tivesse a qualidad edo Nani nao estaria no Setubal...e tao simples como isso.

Não me parece que seja assim tão linear.
Um jogador jovem não se afirmar não e necessáriamente falta de qualidade.
Há ainda outro factor que é se apostarmos num jovem jogador se calhar não podemos apostar noutro porque não se pode construir uma equipa cheia de miúdos.
Além disso tens exemplos de jogadores que rodaram antes de se afirmar no Sporting (Ex: Carlos Martins, Beto, etc) e que se tornaram casos de sucesso posteriomente.

Tanta conversa para nada . Isto e tudo uma questao de qualidade. Como diz o Mourinho:"No quality -no chance..." Se o -Varela tivesse a qualidad edo Nani nao estaria no Setubal...e tao simples como isso.

Não me parece que seja assim tão linear.
Um jogador jovem não se afirmar não e necessáriamente falta de qualidade.
Há ainda outro factor que é se apostarmos num jovem jogador se calhar não podemos apostar noutro porque não se pode construir uma equipa cheia de miúdos.
Além disso tens exemplos de jogadores que rodaram antes de se afirmar no Sporting (Ex: Carlos Martins, Beto, etc) e que se tornaram casos de sucesso posteriomente.

Pois, rodaram porque ainda nao tinham qualidade suficiente…era so isso que queria dizer.Nao quer dizer que o Varela nunca chegara a ter essa tal qualidade,apenas ainda nao tem e o Nani ja a tem…

Márcio Santos, de 27 anos, formado nas escolas do Sporting e que na última temporada representou o Odivelas, depois de passagens por E. Amadora e Académica, é o guarda-redes eleito para reforçar o plantel do Olivais e Moscavide. Os responsáveis do clube lisboeta esperam ainda por alguns jovens jogadores cedidos pelo Sporting, sendo desejados André Marques, Pereirinha, Celestino e Saleiro. Labarthe, que rodou no Beira-Mar, também poderá ser hipótese.

in Record

A confirmação:

Pereirinha, Celestino e Saleiro garantidos LUÍS PEDRO FERREIRA

O Olivais e Moscavide assegurou o empréstimo de três juniores do Sporting para a próxima temporada. Em conversas mantidas depois do final da época de juniores, os responsáveis leoninos garantiram ao presidente José Caldeira a cedência de Pereirinha, Celestino e Carlos Saleiro, que assim continua no clube da zona oriental. O Olivais e Moscavide está ainda interessado em reforçar o lado esquerdo da defesa e, na reunião que esta semana vai ter com a Direcção do Sporting, a fim de acertar pormenores dos empréstimos, José Caldeira vai tentar assegurar a cedência de André Marques ou Ronny.

in O JOGO

Só acho estranho é o Sporting emprestar o Pereirinha que ainda tem mais um ano de júnior.

Eu não só acho estranho como não acredito lá muito… aguardo confirmação oficial do clube. :arrow:

Li ontem na Bola que o Olivais e Moscavide tinha recusado receber o Labarte por empréstimo, incrivel, nem no Olivais conseguimos emprestar este empecilho.

li ontem no pasquim que o Olivais e Moscavide confirmou os empréstimos de Celestino e Pereirinha… este último será uma baixa para a revalidação do título de Juniores em 2006/2007. Ou então é para equilibrar mais o campeonato de juniores do próximo ano :mrgreen: , ou seja não dar tantos pontos de avanço :wink:

Não estou de acordo com o Jubaverde.

Há jogadores que pela sua classe pegam logo de estaca mas também há outros cuja evolução é mais lenta e a quem um empréstimo para ganhar calo e rodagem só faz é bem, e isso é mais evidente em determinadas posições específicas onde a margem de erro quando se joga num clube grande é muito curta, refiro-me por exemplo aos guarda-redes e centrais ou mesmo aos pontas-de-lança para quem as exigências são muito grandes e onde a experiência vale muito. Se acrescentarmos a tudo isto a falta de competitividade dos campeonatos dos escalões mais jovens será fácil entender que o salto para o futebol profissional ao mais alto nível não está ao alcance de todos logo à primeira tentativa.

Também partilho mais deste ponto de vista. Nem tudo é preto ou branco, isto não pode ser ou és vedeta e saltas para a primeira equipa, ou não és bom o suficiente e nem vale a pena a gente chatear-se mais…

Não era meu desejo voltar a este tema pois tudo está dito relativamente às percepções que cada um tem sobre a valia intrínseca dos jovens jogadores e a sua trajectória evolutiva.

As opiniões entretanto expendidas desviaram-se um pouco do “patamar” de exigência em que eu considerava que se estava a falar, e que, para falar verdade, penso que a realidade (financeira) actual Sporting não pode almejar, que é a dos “verdadeiros talentos” e não tanto a dos jogadores jeitosinhos.

Penso, por isso, que a nova realidade do futebol mundial tem mostrado à saciedade que os verdadeiros talentos - aqueles que podem fazer a diferença e constituir-se como “pérolas de formação” - são os que podem jogar sem problemas aos 17 ou 18 anos em qq equipa do mundo. Os outros que podem ou não podem vingar, que dependem de ambientes, adaptação, experiência, conforto moral ou presença da mamã para fazer a sua comidinha preferida, ou outra treta qualquer, cada vez mais são vistos como segundas escolhas e terão menos espaço no mundo do “grande futebol”, com todas as suas vaidades e misérias.

labarthe assina pelo vitoria de setubal…

li ontem no pasquim que o Olivais e Moscavide confirmou os empréstimos de Celestino e Pereirinha... este último será uma baixa para a revalidação do título de Juniores em 2006/2007. Ou então é para equilibrar mais o campeonato de juniores do próximo ano :mrgreen: , ou seja não dar tantos pontos de avanço ;)

:?: :sick: :mrgreen:

O Labarthe começou bem no ano passado no Beira-Mar mas depois foi perdendo a titularidade.

612 minutos em 13 jogos, e esteve para ser dispensado por AI em Janeiro.

www.lusofootball.blogspot.com

André