Alteração dos rankings para a Champions League (15-16)

Encontrei no +Futebol mas prefiro postar aqui o link do Daily Mail.

Não sei se isto já foi mencionado noutro tópico, se sim podem apagar.

Em suma, o Pote 1 seria constituido pelo campeão + os campeões das 7 melhores ligas europeias. Ainda não consegui formar bem uma opinião sobre isto mas a meu ver até nos ajuda porque podemos evitar os tais tubarões que normalmente param pelo Pote 1. Se formos campeões a história é outra. Ainda assim, estou a gostar do facto da competições ficarem cada vez mais europeias. Basta olhar para a Liga Europa e dá-me um gozo enorme ver o enorme mix de equipas que por lá andam. O mesmo se aplica ao Pote 4 da CL

Este ano seria assim…

Were the new rules in play this season, here's how Pot 1 would have looked: 1 Spain - Atletico 2 England - Manchester City 3 Germany - Bayern Munich 4 Portugal -Benfica 5 Italy - Juventus 6 Russia - CSKA Moscow 7 France - PSG 8 Holders - Real Madrid

Nao concordo com esta mudança.

Eu até acho justo. Acho ridículo ver os porcos no pote 1 e ver PSG e Manchester City no pote 2.

Assim também impede que haja 2 grandes campeões e assim aumenta a luta pelo apuramento.

Assim continua a haver grupos muito fortes mas evita situações destas:

Grupo E:

AS Roma
FC Bayern München
Manchester City FC
PFC CSKA Moskva

Grupo F:

AFC Ajax
APOEL FC
FC Barcelona
Paris Saint-Germain

Nestes grupos será quase impossível não passarem as favoritas. Depois há grupos como:

Grupo H:

Athletic Club
FC BATE Borisov
FC Porto
FC Shakhtar Donetsk

Onde 2 destas equipas passam aos 1/8 final mas Ajax, Roma e CSKA têm poucas hipóteses…

No fundo a diferença não é grande, continua a haver grandes tubarões no pote 1 e no pote 2… mas é um prémio justo para quem é campeão…

Mudança potencialmente benéfica para o Sporting porque limpa o registo anterior para aparecermos no pote 1 caso sejamos campeões. Coisa que não aconteceria tão cedo devido a malfadada época do godinho e anteriores

Na prática não vai haver grande diferença, as equipas são as mesmas, apenas muda o número do pote onde estão.
Se o Sporting for campeão, vai para o pote 1, mas em compensação os potes 2 e 3 passam a ser muito mais fortes do que são actualmente.

Não concordo com esta alteração, acho um bocado injusto meter-se os 7 clubes que foram campeões pelos países melhores classificados pela Uefa e com o vencedor da Champions também incluido, não acho bem fazer-se esta alteraçao, ainda por cima, com base em apenas 1 ano, o que não prova nada, muitas vezes, então agora um monteplier é campeão e vai logo para o pote 1 no próximo ano, 1 ano não é suficiente, para se provar que aquele clube é de facto o melhor do país e o que de facto mereça ficar no pote 1.

Prefiro muito mais este modelo presente, no qual baseia, o ranking dos clubes, com base nestes ultimos 5 anos, no que fazem nas competições europeias, só acho é que na liga europa devia haver muito menos pontos que na Champions, acho que a atribuição de pontos é a mesma ou quase a mesma e isso faz com que benficas, portos, atleticos saiam benefeciados com estas trampas e fiquem no pote1, mas de resto concordo.

A Champions não tem nada a ver com a Liga Europa e muita da pontuação que lamps e porcos tem e dái estarem no pote 1 deve-se a isso e por isso devia haver menor atribuição de pontos na Liga Europa, para tornar cada pote mais real e equilibrado com a realidade.

O PSG que por exemplo, está no pote 2 é francamente superior a Porto, Benfica, mas como não esteve na liga europa e não chegou longe na Champions…

Mas nem tudo é mau, o Sporting por exmeplo, se for campeão, benefeciaria muito com isto e ficaria no pote 1, algo que seria dificil de acontecer num futuro proximo.

Concordo que o vencedor da Liga Europa mereça entrar na Champions com pré-eliminatória ou sem ela.

Concordo plenamente com a mudança! :great:

Ideia interessante, daria uma maior importância às equipas campeãs e não ao seu ranking.

Mas uma alteração que seria mais sensata de modo a valorizar quem faz boas prestações na Champions League seria a criação de alguma ponderação que valorizasse mais os pontos conquistados na Champions League que na Liga Europa, assim se evitava estarem equipas no pote 1 com o seu ranking baseado essencialmente nos pontos da Liga Europa em vez de outras equipas com melhores prestações na Champions mas que conseguem menos pontos.

Concordo perfeitamente com a mudança, só faz que ser campeão no seu país é um facto muito importante. Ainda mais que isso, os grupos ficam muito mais interessantes com os 2 classificados para o pote 2 e depois o pote 3 e 4 ficaria decidido por pontos.

A notícia original é do DailyFail?

Será coincidencia isto ser feito exactamente para que um representante do pais do Platini seja cabeça de serie… é que a França é precisamente o 7º lugar… é que já que estamos numa de campeões, talvez valesse mais a pena por o vencedor da Liga Europa em vez do campeão do 7º do ranking…

Então, por absurdo, o braga era campeão, ia para o pote 1?
Acho o sistema de ranking muito mais justo!
Mas a Liga Europa só devia dar metade dos pontos da champions!

Acho esta medida (se for assim tao linear) pouco inteligente. Tens mais contras que prós na minha opinião e nao vai corrigir nada. O pior deles todos é o termo de comparação. Por alguma razão as ligas têm um quoficiente de dificuldade.
Vamos pôr este cenário: City campeão, Arsenal 2º, Chelsea em 3º, e United 4º, enquanto que na Rússia, tinhamos Zenit campeão e CSKA 2º classificado, neste caso dado que na Rússia só vão à champions os 2 melhores, teríamos um CSKA num pote superior ao Chelsea ou United. E este é um exemplo entre muitos outros que poderiam acontecer, não ia corrigir os chamados grupos da morte.

Para nao falar que as variadas ligas por essa europa fora têm caracterísitcas diferentes, isto é, um campeonato como o suiço tem 4 voltas, e se calhar para o Basileia ganhar ao Aarau (sim é uma equipa do campeonato Suiço), nao é tão difícil como o City ganhar ao Stoke (ainda esta semana perderam em casa).
O que quero dizer com isto é que a competitividade entre as ligas é diferente e por isso nao se pode comparar os resultados das diversas ligas internamente, para competições de nível europeu. Acho que o actual sistema de 5 anos mais válido apesar de nao ser perfeito.

Acho uma boa medida.

Evita-se a aberração de ver 3 ou 4 equipas do mesmo país no pote 1.

Transpondo esta medida para esta época, teríamos os seguintes Potes:

Pote 1

1 Atletico
2 Manchester City (Pote 2 na anterior versão)
3 Bayern Munich
4 Benfica
5 Juventus (Pote 2 na anterior versão)
6 CSKA Moscow (Pote 3 na anterior versão)
7 PSG (Pote 2 na anterior versão)
8 Real Madrid

Pote 2

Barcelona (Pote 1 na anterior versão)
Chelsea (Pote 1 na anterior versão)
Arsenal (Pote 1 na anterior versão)
Porto (Pote 1 na anterior versão)
Shalke
Dortmund
Shaktar D.
Basileia

Pote 3

Zenit (Pote 2 na anterior versão)
Leverkusen
Olympiakos
Ajax
Liverpool
Sporting
Galatasaray
Bilbao

Pote 4

Anderlecth
Roma
Ludgoronets
APOEL
Bate Borisov
Maribor
Monaco
Malmoe

Pouco mudaria, mas ajudaria a maior equilíbrio de forças e clubes com menos cartel, terem mais hipóteses desportivas de se qualificar para os 1/8…