Alteração do Regulamento do Futebol Profissional

"Na próxima temporada, os clubes não poderão emprestar jogadores a emblemas do mesmo escalão. A medida foi esta quinta-feira aprovada, no Porto, em Assembleia-Geral da Liga.

O impedimento consta na nova proposta de Regulamento de Competição dos campeonatos profissionais, hoje aprovado na reunião magna dos clubes, e resultou da iniciativa do Nacional, coincidindo com os propósitos do Sporting, que iria também propor nesse sentido.

À saída da AG da Liga, Rui Alves, presidente do Nacional, anunciou que a alteração que propôs (entre outras a anunciar mais tarde pela LPFP) teve o voto favorável de 19 emblemas contra nove contra e uma abstenção.

Luís Duque, administrador da SAD do Sporting, confirmou a aprovação da norma, ainda não anunciada oficialmente pela Liga, argumentando que a votação na proposta do Nacional tornou irrelevante a intenção do seu clube.

“Vai, sobretudo, dar mais transparência ao futebol português”, disse o dirigente, recordando que a proibição de empréstimo de jogadores a clubes da mesma divisão “é um facto em campeonatos como o inglês”.

Para Luís Duque, “o princípio está aprovado”, mas caso apareça “quem saiba contornar a regra, isso fica para o julgamento de quem segue o futebol”.

O dirigente sportinguista argumentou com as equipas B para justificar o fim desses empréstimos: “Os jogadores que precisarem de evoluir podem fazê-lo ‘em casa’, isto é, nos clubes que os contratam e em provas profissionais”.

No final da reunião magna, o presidente da mesa de Assembleia-Geral da LPFP confirmou, sem dar números, a aprovação desta norma e de outras propostas de alteração dos regulamentos de disciplina e de competição, todas aprovadas por maioria.

Todas estas propostas têm ainda de ser ratificadas pela AG da Federação Portuguesa de Futebol.

A segunda AG, que tinha como ordem de trabalhos o alargamento da Liga de clubes, não foi realizada por falta de quórum dos proponentes, adiando, assim, uma decisão sobre o assunto.

O Conselho de Presidentes começou com 1:15 horas de atraso, o que atrasou os restantes trabalhos, com a AG, que decidiu a norma que impedirá o empréstimo de jogadores entre clubes da mesma divisão, a começar apenas às 18H00 - durou cerca de quatro -, quando o seu início estava previsto para as 15H00.

Centralização dos direitos televisivos

Em conferência de imprensa, o presidente da Liga Mário Figueiredo confirmou ainda outra medida. O clubes aprovaram por unanimidade a centralização dos direitos televisivos na Liga.

“Na sequência de um estudo económico, realizado por uma entidade britânica especializada em estudos de análise de mercados televisivos, no qual se concluiu que a venda coletiva de direitos TV pela Liga Portugal é benéfica e acarreta um acréscimo de receitas que possibilita uma maior distribuição pelos clubes”, explicou a Liga de Clubes."

in Record http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/interior.aspx?content_id=764867

Já sabiam disto? Concordo com a ideia, mas acho que foram duros de mais. Por mim, bastava proibir os emprestados de jogarem contra o seu clube de origem.

PS: Acho que este tópico está no sítio certo, mas se não concordarem, por favor mudem. Obrigado.

SL

Para acalmar o clima de suspeição no Futebol Português concordo com esta medida.

Sobretudo Porto e Benfica entupiam os restantes clubes com jogadores emprestados, e havia sempre a duvida se eles davam tudo quando jogavam contra o patrão, mas princplamente por algumas “estranhas” lesões que esses mesmos tinham nas semanas em que defrontavam o patrão.

Houve N. casos de lesões misteriosas sobretudo quando o patrão era o Porto, e que indirectamente desvirtuavam a verdade desportiva do campeonato.

O Sporting nessa materia sempre foi muito anjinho comparado com os outros e nunca soube condicionar os clubes a quem tinha emprestado jogadores. O Wilson Eduardo marcou um golo ao Patricio a epoca passada. Isso NUNCA PODERIA TER ACONTECIDO.

Já não era sem tempo…

Para alem da influência directa do Adrien no golo da AAC, custou-nos um título (menos que a apatia, e falta de atitude da equipa mesmo assim)

Não concordo nada com esta medida.
Vivemos constantemente com esta noção de falta de transparancia quando muitas vezes o que há é falta de coragem para apostar nos jovens portugueses.
Por outro lado esta medida irá prejudicar muito alguns Clubes mais pequenos, que para não cometerem loucuras parecidas com as da União de Leiria, iam apostando em jovens emprestados que assim tinham a oportunidade, negada pelos seus clubes de origem, de jogar na 1ª Liga.
Fazemos grande alarido do golo do Wilson e da exibição do Adrien, mas que raio, então se foram dispensados é ou não porque os que lá ficaram são melhores?
O futebol portugues em vez de evoluir, anda constantemente na caça às bruxas.

No inglês é assim? ??? Adebayor? Bendtner? :think:

Aleluia.

Até que enfim, algo foi feito. A possibilidade de emprestar jogadores ao desbarato era algo que à anos contribuía para o desvirtuamento da Liga. Ao mesmo tempo que criava uma dependência de clubes mais pequenos, para com os maiores.

Quanto ao campeonato inglês, julgo que tem um limite de 3 empréstimos dentro da mesma liga. Diga-se de passagem que não têm equipas B, mas sim equipas de reserva que têm um campeonato à parte (julgo eu…).

Que farão benfica e porto agora, com os seus 60/70 jogadores?

Não é assim exactamente. Se não me engano, só podem ter 2 ou 3 empréstimos de longo prazo (12 meses) e há um máximo de empréstimos do mesmo clube (informação do FM, vale o que vale)

Estão aí 2 revoluções no futebol português. Os empréstimos e a centralização dos direitos televisivos.
Não percebo como e quando é que ambas as revoluções serão aplicadas.
Nem percebo como é que é o Porco Alves anuncia a aprovação da medida sobre os empréstimos, o Duque confirma mas diz que é torneável e a direcção da liga… não confirma, mas até deu uma CI para falar de outro assunto. Mesmo que tenha de ir á fpf, a drecção da liga não confirma ter sido já aprovada na liga porquê?

No meio do entulho, descobrem-se os verdadeiros interesses :arrow:

Alguem que tenha acesso ao Jornal abola, que publique a ultima pagina sff.

FC Porto e Benfica, para além de terem votado contra esta proposta, vão agora tentar impugnar junto da liga a validade desta proposta. Segundo esses clubes, a proposta viola o direito internacional e estão formalmente contra esta proposta a proposta.

Compreende-se esta “posição” conjunta de Porto e Benfica… :whistle:

Há que arranjar colocação para os + de 70 jogadores que têem contrato com cada um deles, e já agora “preparar” antecipadamente os jogos a realizar com essas equipas satelites de Porto e Benfica.


Aí está a reacçao esperada de quem, ao contrário do que parece e tanta vez é repetido, está sempre aliado no mesmo lado da barricada

Aqui em Portugal não se pode fazer nada que começam logo a chorar.Impressionante

Mas afinal, faz algum sentido tomar decisões no futebol neste santo país? Independentemente de ser contra ou a favor das medidias…

Alargamento da liga —> Aprova-se ----> Impugna-se
Alterações ao Regulamento —> Aprova-se —> Impugna-se

Para que é que serve a liga afinal, se qualquer decisão lá tomada, é automáticamente impugnada por quem está contra? Tem que ser tudo por unanimidade?

O presidente da fpf já pôs os pontos nos is: é uma inversão abrupta numa altura que os plantéis estão a ser constituídos e prejudicará sobretudo os futebolistas portugueses :lol:

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) defendeu esta quinta-feira "regras de transparência" nos empréstimos entre clubes, mas considerou abrupta a decisão de proibir cedências entre clubes do mesmo escalão, tomada pela Assembleia-Geral da Liga."Creio que a questão do empréstimo de jogadores, em particular entre clubes dos mesmos escalões, é matéria sensível e que a tentativa de encontrar regras de transparência nesses empréstimos é de louvar", disse Fernando Gomes à Lusa. Contudo, o líder federativo considera que "a decisão tomada pelos clubes significa uma inversão completa e abrupta do que vinha sendo prática comum, ainda por cima numa altura crucial da construção dos plantéis e que poderá, desta forma, prejudicar o desenvolvimento do futebol nacional, atingindo principalmente atletas de nacionalidade portuguesa". "[b]Apesar de esta não ser uma matéria sobre a qual a Direção da FPF tenha competências e possa ter intervenção direta ou poder de veto, a estamos disponíveis para, em conjunto com a Liga, encontrar e propor uma solução mais equilibrada e que melhor sirva os interesses do futebol, dos clubes e das seleções[/b], num ano de particulares dificuldades económicas e financeiras", conclui Fernando Gomes.

Acho piada ao bold. Infelizmente não pode fazer tudo. Se pudesse vetava já.
Ainda assim vai tentar os clubes que investiram numa carrada de jogadores para ter peso em quase todas as equipas da 1ª liga
Tudo em nome do jogador português, preocupação súbita deste rapaz :lol:

E já está feito…

Já se pode emprestar jogadores novamente…

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=572308&tm=45&layout=158&visual=49

Os Benfas estavam sem saber o que fazer a tanto jogador.

Enfim, é a realidade que temos. :cartao:

Mas afinal, para que é que serve a Liga?

Rídiculo é só o que tenho a dizer. Esta merda está toda minada. >:D