Representou o Sporting. Conquistou uma Taça das Taças e dois Campeonatos de Portugal. Com uma carreira no Sporting de mais de uma década e produto da formação do clube, Alexandre Baptista foi um jogador que ficou associado a uma das épocas mais brilhantes do clube de Alvalade, a dos anos 60.
Nessa fase do clube, destacou-se a maior glória leonina de todos os tempos, a vitória na Taça das Taças. Alexandre Baptista, actuando com eficiência e elegância no eixo da defesa, esteve presente nesse grande momento. Foi um dos “heróis de Antuérpia”. Colegas e adversários consideram Alexandre Baptista como um dos grandes jogadores na sua posição em toda a história do futebol nacional.
Desportista completo, jogou ténis, basquetebol e ténis de mesa e foi campeão em algumas destas modalidades.
Concluiu o curso de Economia enquanto praticava futebol. Grande homem, dentro e fora de campo.
O tal quarteto… ou quinteto de quiserem :great: numa citação do colega forista Chico Gil:
Vi-o jogar muitas vezes, últimamente fazia dupla com Alexandre Baptista
Excelente defesa e Capitão.
Em que ano nasceu?
A defesa era: Carvalho-Pedro Gomes, Alex. Baptista, José Carlos e Hilário.
Fez cinco, dos seis jogos da seleção portuguesa no Mundial de 1966.
Foi Vice-presidente da ultima Direção de João Rocha, na Gerência 1984-1986, vogal do Conselho Fiscal, e fez parte da Comissão de Honra do Centenário do Sporting Clube de Portugal.
Concluiu o curso no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e veio a ser destacado gestor e administrador da RAR, entre 1984-86.
Pela combinação entre qualidade futebolística e intelectual…, é o que o Sporting teve de mais semelhante com o Lampard do Chelsea… :idea: