O meu PC esta a fazer 3 anos e estou a pensar num upgrade de, no máximo, 200 euros, de forma a optimizar a sua performance. De momento tenho a seguinte configuração (esqueçam a motherboard, não vou mudar mas sei que suporta RAM até 1866 DDR3 e um total de 16GB de RAM):
Processador: AMD Phenom II X4 955 black edition
8GB RAM em dual channel a 1600mhz da marca gskill
Gráfica: AMD Radeon HD7870 2GB GDDR5
disco primário 1TB Seagate barracuda 7200 rpm 32mb cache
disco secundário 640GB western digital 5400 rpm
Acham que vale a pena investir 40 euros em mais 4GB de RAM e 100 Euros num SSD da Samsung com 250GB? Ou invisto isto mas com 8GB de RAM?
Vou usar primariamente para edição de audio e preciso do SSD para a minha livraria de VST mais o sistema operativo em si.
Acrescento que quero manter o disco de 1TB para Jogos e o de 640GB para lixo e biblioteca de música. Pretendo manter backups em ambos os discos dos meus ficheiros mais importantes
Já percebi que a tua motherbord é “dual channel” por isso juntar 4GB a 8GB para fazer 12 não é nada aconselhável. A RAM quando se expande, é de regra ser em proporções 2 para 1 com módulos idênticos da mesma série de fabrico pare terem os mesmos chips. Ao passares de 8 para 12, ficarias com módulos de capacidades e sincronismos diferentes e isso é receita para piorar a performance, por estranho que pareça.
O único aumento aceitável para ti é de 8 para 16 e não é assim tão extraordinário como esperas, a não ser que faças edição de vídeo ou imagem, animações, CAD, 3D… etc.
O que fará diferença significativa para ti agora é um SSD para o sistema operativo. 250GB é o aconselhável mas não largas menos de 150€. Nada de SSDs manhosos.
Por isso com 200€ compra um bom SSD de 250GB. Guarda o resto para depois juntares e comprares um conjunto de 16GB de memória novo em folha (nada de ideias de juntar 8GB novos com 8GB antigos, isso é mato).
16 GB de Ram e disco SSD era o que faria. Primeiro o SSD. Os Kingston HyperX 248 GB (não consfundir com os SSD now qu são mais fracos) são bons discos. Acima de 500 mb em leitura e escrita.
Vou comprar um Samsung 840 evo de 120GB, fica-me por 70 euros e dá para o que quero, que é o sistema operativo e office suite e meia duzia de vsts (tenho que fazer uma limpeza). Vou ficar com a seguinte estrutura de armazenamento:
120GB - Disco sistema, SSD
1TB - Jogos, música, fotografias
640GB - Trabalhos musicais que faça, já tenho cerca de 200GB and counting
Provavelmente com o IRS irei buscar uma motherboard nova e um i5 ou um i7, AMD está às portas da morte.
Estou a ver que te estão aqui a recomendar SSD’s todos XPTO’s com velocidades alucinantes, mas ainda ninguém te perguntou se a tua motherboard suporta SATA 3, porque se não o suportar ficas limitado à velocidade do SATA 2, por melhor que seja o SSD.
Vale a pena pensar nisso.
O problema é que o upgrade é ao PC e esse disco não compensa, em termos de benchmark, a diferença de preço. Ir de HDD para SSD é ir de Fiat Punto para Ferrari, não preciso dos kits todos.
Quanto à moderboard, suporta Sata 3 sim, preciso só de fazer update à bios.
Tenho 2 discos HDD internos com um total de 1.5TB para tralha, acho que chega. O SSD é mesmo só para aplicações office, sistema, browser e programas. Posso-te dizer que não tenho mais que 50GB em programas fora 1 vst enorme.
Depois de me informar também em outros locais, vou fazer um upgrade por partes
AMD FX 8350
Motherboard com SATA III
SSD de 120GB
16GB de RAM
Visto o uso primário ser com música, irei ficar com uma bela maquina para produção e capaz de correr tudo o que lhe atire. Com as partes que sobrarem vou criar um mini PC para correr linux ou hackintosh, caso consiga coloca lo lá.