[Ajuda] upgrade PC

Boas pessoal,

O meu PC esta a fazer 3 anos e estou a pensar num upgrade de, no máximo, 200 euros, de forma a optimizar a sua performance. De momento tenho a seguinte configuração (esqueçam a motherboard, não vou mudar mas sei que suporta RAM até 1866 DDR3 e um total de 16GB de RAM):

• Processador: AMD Phenom II X4 955 black edition
  • 8GB RAM em dual channel a 1600mhz da marca gskill
  • Gráfica: AMD Radeon HD7870 2GB GDDR5
  • disco primário 1TB Seagate barracuda 7200 rpm 32mb cache
  • disco secundário 640GB western digital 5400 rpm

Acham que vale a pena investir 40 euros em mais 4GB de RAM e 100 Euros num SSD da Samsung com 250GB? Ou invisto isto mas com 8GB de RAM?

Vou usar primariamente para edição de audio e preciso do SSD para a minha livraria de VST mais o sistema operativo em si.

Acrescento que quero manter o disco de 1TB para Jogos e o de 640GB para lixo e biblioteca de música. Pretendo manter backups em ambos os discos dos meus ficheiros mais importantes

SSD é “essencial” hoje em dia e ainda para mais com programas pesados.

Portanto, 12 GB + SSD, ficarás com um bom computador

Sim, por 140 euros não posso pedir muito mais. Quanto a processador, ando a namorar um FX6350…

A este nível a diferença de desempenho que um processador te pode oferecer já é muito, muito residual. Investia sem qualquer tipo de dúvidas num SSD mas atenção que há diferenças bem notórias entre SSDs. O SSD da Samsung (http://www.pcdiga.com/2/14914/Disco-SSD-Samsung-2-5-850-Pro-256GB-MZ-7KE256BW?marca=197) que tu queres custa 175€ e não 100!

Depende da loja :wink:

http://www.kuantokusta.pt/informatica/Armazenamento-Interno/Discos-SSD/Samsung-250GB-840-Series-2-5-SATA-III-TLC-SSD-MZ-7TE250BW-p-1-316342

Já percebi que a tua motherbord é “dual channel” por isso juntar 4GB a 8GB para fazer 12 não é nada aconselhável. A RAM quando se expande, é de regra ser em proporções 2 para 1 com módulos idênticos da mesma série de fabrico pare terem os mesmos chips. Ao passares de 8 para 12, ficarias com módulos de capacidades e sincronismos diferentes e isso é receita para piorar a performance, por estranho que pareça.

O único aumento aceitável para ti é de 8 para 16 e não é assim tão extraordinário como esperas, a não ser que faças edição de vídeo ou imagem, animações, CAD, 3D… etc.

O que fará diferença significativa para ti agora é um SSD para o sistema operativo. 250GB é o aconselhável mas não largas menos de 150€. Nada de SSDs manhosos.

Por isso com 200€ compra um bom SSD de 250GB. Guarda o resto para depois juntares e comprares um conjunto de 16GB de memória novo em folha (nada de ideias de juntar 8GB novos com 8GB antigos, isso é mato).

Esse é o 840, o que eu coloquei é o 850 PRO. GRANDE diferença.

http://www.kuantokusta.pt/informatica/Armazenamento-Interno/Discos-SSD/Samsung-256GB-850-Pro-2-5-SATA-III-SSD-MZ-7KE256BW-p-1-368930

My bad :great:

:arrow: :arrow:

16 GB de Ram e disco SSD era o que faria. Primeiro o SSD. Os Kingston HyperX 248 GB (não consfundir com os SSD now qu são mais fracos) são bons discos. Acima de 500 mb em leitura e escrita.

Kingston HyperX é a linha alta, não é? Costuma ser material infalível.

Samsung também me parece muito bom.

No princípio, a Intel costumava ter os melhores discos mas eram caros p’ra caraças.

Depois há aí umas marcas que nunca experimentei. Plextor, OCZ, Crucial, Mushkin, Patriot.

Da Plextor tive um gravador de DVD. Não era assim tão bom como diziam.

Então o melhor é mesmo investir no SSD. OK, obrigado pelas opiniões :slight_smile:

Vou comprar um Samsung 840 evo de 120GB, fica-me por 70 euros e dá para o que quero, que é o sistema operativo e office suite e meia duzia de vsts (tenho que fazer uma limpeza). Vou ficar com a seguinte estrutura de armazenamento:

120GB - Disco sistema, SSD
1TB - Jogos, música, fotografias
640GB - Trabalhos musicais que faça, já tenho cerca de 200GB and counting

Provavelmente com o IRS irei buscar uma motherboard nova e um i5 ou um i7, AMD está às portas da morte.

Volto a dizer que no teu lugar investia antes no 850 PRO! Mais 40€ mas acho que vale a pena.

Estou a ver que te estão aqui a recomendar SSD’s todos XPTO’s com velocidades alucinantes, mas ainda ninguém te perguntou se a tua motherboard suporta SATA 3, porque se não o suportar ficas limitado à velocidade do SATA 2, por melhor que seja o SSD.
Vale a pena pensar nisso.

O problema é que o upgrade é ao PC e esse disco não compensa, em termos de benchmark, a diferença de preço. Ir de HDD para SSD é ir de Fiat Punto para Ferrari, não preciso dos kits todos.

Quanto à moderboard, suporta Sata 3 sim, preciso só de fazer update à bios.

Ora bem, decidi-me pelo upgrade. Vou mudar o seguinte:

Processador / Motherboard / SSD

Ainda não me decidi se vou buscar um i5 ou um i7, depende do orçamento.

Vê lá se um disco de 120 GB chega.

Acabei de re-instalar o Windows 7 passados 4 anos, e só o sistema operativo, Office e os browsers ocupam 35 GB.

Qualquer programa ou jogo hoje ocupa imenso espaço.

Na minha instalação antiga tinha tudo numa partição de 120GB e aquilo estava sempre pelas costuras. E nem uso qualquer hibernação ou memória virtual.

Tenho 2 discos HDD internos com um total de 1.5TB para tralha, acho que chega. O SSD é mesmo só para aplicações office, sistema, browser e programas. Posso-te dizer que não tenho mais que 50GB em programas fora 1 vst enorme.

Depois de me informar também em outros locais, vou fazer um upgrade por partes

1. AMD FX 8350
  2. Motherboard com SATA III
  3. SSD de 120GB
  4. 16GB de RAM

Visto o uso primário ser com música, irei ficar com uma bela maquina para produção e capaz de correr tudo o que lhe atire. Com as partes que sobrarem vou criar um mini PC para correr linux ou hackintosh, caso consiga coloca lo lá.