[Ajuda] Problema com mudança de Proprietário de Veiculo

Boas!

Então é assim:

Em Setembro do ano passado vendi o carro que tinha na altura a um rapaz,dei-lhe a papelada toda ele deu-me o dinheiro e seguiu cada um a sua vida.
Na altura fiquei com uma copia do modelo 2 assinado por ele,documento esse que perdi entretanto… :wall:

Hoje ao entrar em casa tenho 3 envelopes selados que ao abrir percebi que eram multas de transito!!!

Não era uma,nem duas mas sim 3 multas cada uma no valor de 300€, o que dá um total de 900 euros!!!Multas de excesso de velocidade.

Ora bem,antes de “tentar” abordar o rapaz, vim aqui procurar algumas sugestões para o caso de ele não querer pagar ou eventualmente nem o conseguir contactar.

Se houver por aqui formado em Advocacia, melhor. :wink:

Venha de lá essa ajuda.

Já me aconteceu isso, fui à (ex) DGV, preenchi um impresso, e não tive de pagar a multa.

Se não estou em erro, eles entregam o caso à polícia e ela é que vai atrás do novo dono.

Isto já foi há mais de 5 anos, entretanto as regras podem ter mudado.

e não te pediram nenhum documento?

Uma coisa boa a fazer nessas situações é fazer uma declaração a dizer que a partir da data “x” deixas de ser proprietário da viatura, que passa a ser propriedade da pessoa “y” e assinarem isso conforme documento identificativo.

Agora que isso já não é possível, e, caso não consigas resolver a coisa a bem, com o tal impresso no IMTT, podes sempre fazer uma de duas coisas:

• ir à polícia e solicitar a apreensão da viatura;
  • pedir o cancelamento da matrícula da mesma;

Aí, de certeza que o rapaz vai aparecer, para saber o que lhe aconteceu ao carro. Aí, até podes vender o carro novamente e assumir as multas…

Uma questão, no modelo de venda, por cima do espaço das assinaturas, colocaste alguma data?

No meu caso, o carro até já tinha sido revendido a um terceiro, portanto a modelo 2 nem tinha sido assinada pelo infractor.

Por acaso, sabia os dados dele (nome completo, morada), foram esses dados que tive de preencher, para além da identificação do veículo.

Já procurei aqui por casa e não tenho cá nada…espero no trabalho encontrar alguma coisa…

As únicas hipóteses que tenho de momento são as seguintes:

1-Tenho um nº de Telemovel dele mas que de momento está desligado… :think:

2-Sei onde é o restaurante do pai dele,foi lá que fizemos o negocio

3-Já verifiquei e o carro tem seguro feito aproximadamente desde a data da venda.

O carro foi vendido o ano passado e as multas são de Maio deste ano.

Vai à PSP ou GNR (consoante o caso) e descreve o teu problema. Eles te dirão o que fazer.
Há uns meses atrás, a minha esposa teve um problema parecido (o carro ainda aparecia em nome dela nas finanças). Foi à GNR e eles disseram-lhe o que tinha que fazer. Também lhe disseram para, no caso do comprador não resolver imediatamente o caso, se dirigir a eles novamente e pedir a apreensão do carro.
Quando ela falou com o comprador e lhe disse que em 2 ou 3 dias ia pedir a apreensão do carro, foi remédio santo.

Bom…felizmente encontrei a declaração de venda datada e assinada pelo comprador.

Já me dirigi á esquadra de onde vieram as multas,lá disseram-me para me dirigir á “Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária”, o que farei hoje á tarde.

Mais logo coloco aqui novos desenvolvimentos do processo.

Bóm…(esta foi á prof.Marcelo ;D ) em principio a coisa está resolvida,fui ontem ao Governo Civil entregar a papelada em mão.
entreguei as multas,declaração de venda e nº de apolice e seguradora do rapaz.

Agora é esperar para ver no que dá. :beer:

:arrow: