tanto uma máquina como outra são mais do que suficientes para te iniciares, sendo que a 3200 é uma evolução da 3100.
neste caso, a escolha é entre uma maquina mais antigas mas com duas objectivas que te dão mais distância focal, ou uma máquina mais recente, mas só uma objectiva.
o mais importante para quem quer aprender a fazer algo mais do que apontar e clicar, são as objectivas.
nestes packs as objectivas são sempre fraquitas, para baixarem o preço do conjunto. dão perfeitamente para inciados, e duram-te bastante. mais tarde com outras necessidades que venhas a sentir podes comprar outras melhores.
eu sou sincero, quando me iniciei no digital já tinha muita experiência em fotografia, visto que já tive um estudio de revelação co amigos, e tirei muita chapa no tempo do analógico. se fosse para mim, ia pelo segundo conjunto. penso que a 3200 já faz video, e eu escolheria por esse pormenor apenas.
nesta fase inicial teres menos amplitude focal não me parece uma desvantagem, e amanhã podes sempre comprar outras objectivas para melhorares esse hadicap.
Um lente 18-55já dá para fazer 90 % das coisas e a D3200 , como disse o Janglin,
faz videos muito bons, vais ver que vais fazer mais videos do que fotos
Tenta resistir à tentação de ter muitas lentes, é dinheiro empatado e o tirar e por
só vai sujar o sensor.
A Hoya é uma boa marca, e nem é das mais caras. Os filtros convém serem bons, se comprares aqueles mais baratos de baixa qualidade arriscas-te a tirar o coating com uma ou duas limpezas, ou seja, ficas apenas com um pedaço de vidro na frente da lente a reflectir e a estragar fotografias.