Ajuda dos músicos aqui do fórum

Boas pessoal

Tal como indica o titulo do tópico, venho pedir ajuda e conselhos aos músicos aqui do fórum.
Antes de passar à questão propriamente dita, vou fazer um breve resumo, que vos vai ajudar a perceber melhor para que vos peço ajuda.

Há uns meses atrás tive uma conversa com um amigo que me disse que tinha uma “filosofia” que consistia todos os anos aprender algo novo (uma língua estrangeira, um desporto novo, um instrumento musical, etc), e eu achei a ideia fantástica.

Como a minha vida pessoal, desde essa altura tem sido bastante ocupada, tive que adiar essa ideia temporariamente.
No entanto daqui a umas semanas, vou ter mais tempo livre e quero pôr essa filosofia em prática comigo próprio.

E este ano queria começar a aprender a tocar um instrumento musical, mais concretamente guitarra.
Sempre gostei de música, mas nunca toquei nenhum instrumento (à excepção de quando andava no 5º e 6º anos), e acho o mundo da música fascinante.

O “problema” é que, como disse, neste momento sou um verdadeiro leigo na matéria, embora já tenha lido alguma coisa (muito pouco) sobre o tema em questão.

O meu objectivo é tentar aprender aos poucos por mim próprio (por exemplo vendo alguns tuturiais na net), no entanto como disse, neste momento estou praticamente às cegas, e por isso é que pedia que me ajudassem no seguinte

• É exequível atingir um nível razoável sem ajuda externa (ou seja, apenas por auto-aprendizagem)?
  • Que sites/livros aconselham para um principiante aprender o básico?
  • Quais as dicas que acham mais importante quando se começa a aprender, de modo que essa aprendizagem seja feita mais rapidamente?
  • Que guitarra aconselham comprar (qualidade/preço/nivel de experiência), e onde comprar?
  • Outras informações que achem relevantes.

Muito obrigado

SL :victory:

1. Sim
  2. Não te sei dizer.
  3. Começa pelos básicos, não tentes queimar etapas. Acordes, dedilhar, etc.
  4. Uma barata. Se não gostares vais encostar, se gostares logo compras uma decente.
  5. Forca de vontade. Eu aprendi a tocar sozinho baixo e guitarra, não sou nada de extraordinário mas desenrasco. Agora tou a começar a aprender acordes básicos (porque achei Cool saltar etapas) e melodias em piano, parece-me mais fácil.

Sent from my MI 5 using Tapatalk

Eu começava com umas aulas de guitarra acústica.

1-Sim!
2-Sites com tabs e assim tens vários. Costumo usar o songster e o ultimateguitar.
Depois no youtube tens muitos e só pesquisar. O canal por exemplo musiciswin é bom para aprender alguma teoria!
3-Normalmente inicia se pelos acordes básicos, mas não é obrigatório. Eu no teu caso pegava numa música simples que realmente gostasses(que te inspire!) e tentasses aprender algumas partes da música de modo a ganhar gosto pela coisa. Depois sim, poderias partir para o tradicional. Mas isto sou eu!
4- Não sei se planeias comprar guitarra elétrica ou acústica depende do teu gosto, mas nunca comprar nada de extraordinário, mesmo só alguma coisa para começar.
5- O início é entediante, mas se treinares diariamente vês que os resultados aparecessem rapidamente.
Qualquer coisa pergunta!

Podes perfeitamente aprender sozinho, mas muito honestamente, e para criares uma base sólida musical em vez de andares meio perdido entre conceitos e execuções…tem aulas para criares uma base sustentada, depois a partir daí desenvolves-te muito melhor sozinho.

E como já te disseram, nada de queimar etapas, depois é uma carga de trabalhos. :lol:

Antes de mais agradeço as respostas de todos.

Como disse, neste momento sou um completo leigo na matéria.
A minha ideia é, tendo em conta alguns dos sites que me indicaram começar a ver o que é isso dos acordes básicos, tabs, e por aí fora…LOL

Relativamente à guitarra, estava a pensar numa acústica, pois julgo que o investimento será menor do que uma elétrica e se calhar poderá ser mais fácil (lá está não sei se isto será verdade ou não).

Aconselham alguma loja/site onde possa fazer a aquisição?
Apesar de terem dito para escolher uma guitarra barata, existe alguma específica que seja mais adequada para alguém que vai começar agora, ou “são todas iguais” nesta fase?

Mas mesmo assim, se fosse para vocês por quais é que optariam?

Olá outra vez

Da pesquisa que entretanto fui fazendo, vi que uma das guitarras que é recomendada para iniciantes é a Fender CD-60, que custa cerca de 130€.
Entretanto vi outro modelo que é a Fender CD-60CE que me pareceu com um melhor som (e que no entanto custa cerca de 240€).
Conhecem estes modelos? Com a CD-60 ficava bem servido?

Eu sei que toda a gente vai dizer para começares por uma acústica, até eu diria isso, mas como disseste que tens pouco tempo provavelmente trabalhas, e como tal só deves ter tempo de noite e finais de semana.Se vives num prédio, desiste da ideia de uma acústica e compra logo uma elétrica.ligas a um amp com o fone de ouvido e podes tocar a qualquer hora.É que a questão de incomodar as pessoas é importante.

Vais precisar de tocar diariamente, nem que seja 30 minutos apenas.Apenas com prática consegues a prender a tocar, os melhores guitarristas são os que praticaram mais e perderam mais tempo, não há talento que o valha.

Começa por coisas simples, aprende os principais acordes(e suas variações, que rapidamente percebes que na maioria delas apenas muda a posição a um dedo), e as escalas mais simples.Vais ver que num instante a tua destreza já está mais apurada. Tenta também saber as posições das notas no braço da guitarra, elas seguem sempre a mesma ordem e são bem simples de decorar.Pode parecer muita coisa mas isto é simples, apenas tens de dedicar algum tempo.Podes imprimir folhas a4 com os acordes e as escalas e colar na parede do quarto ou outro lugar da tua preferência.Depois, há medida que vais aprendendo, vais dedicar atenção à mão direita, a trabalhar com palheta ou dedilhado e vais ver que as coisas vão fluir com naturalidade.

Arranja um aplicativo de celular para marcar o tempo, 60 bpm para iniciar, e conforme te vás adaptando podes aumentar a velocidade.

Há medida que fores desenvolvendo vais começar a adicionar brincadeiras e quando deres por ti já passaste esta parte chata(mas deveras importante, ainda hoje faço certos exercícios para aquecer)e estás a solar sozinho(devido ao treino das escalas e saberes a posição das notas no braço) e a tocar músicas também(devido aos acordes).

Se tiveres paciência verás que esta é uma meta que podes atingir facilmente, apenas com dedicação.

Se puderes gastar um pouquinho mais(acho que 300) compra uma epiphone dot, é bastante multifuncional, e não é pequena como uma eléctrica e grande como uma acústica, vai salvar-te de muita dor na mão e não te deixa com os maus vícios da elétrica.

Tenta sempre que os acordes soem perfeitos mesmo com amplificador desligado.Também podes usar programas no computador como guitar rig, eliminas a despesa do amplificador.

[member=10297]Diego8 Obrigado pela resposta :slight_smile:

Não vivo num apartamento, por isso a questão do ruído não se coloca (muito :smiley: ).
Além disso tinha pensado numa acústica para começar até porque parti do princípio que seria relativamente menos dispensiosa, e mais portátil.
Daquelas que eu indiquei em cima, consideras que sejam razoavelmente para quem vai começar?

A mais barata.Para dares 240 na outra compras uma dot com mais uns trocados.

[member=10297]Diego8
Mas essa que indicaste (epiphone dot) é eléctrica certo?

Semi acústica.Vê no youtube.