Aqui no forum alguém tem ligação à inetrnet Sapo ADSL e utiliza o modem Sagem Fast 3102 ?
Eu aderi ao Sapo adsl há coisa de 4 meses e tenho tido alguns problemas… O principal, o unico mas muito incomodativo, é que a internet tem quedas frequentes… São quedas rapidas, a net vai abaixo e passados 1 ou 2 minutos já está outra vez normal, mas essse pequenoperiodo é sufeciente para me deitar os jogos abaixo, por exmplo…, quando estou a jogar PES online… Estas quedas de ligação ora são mais frequentes ora são menos mas estão sempre lá!!! Os tecnicos da Sapo estão sempre a vir cá casa, mas o problema mante-se… Dizaem que está tudo bem e não percebem o motivo…
É possivel. O que me parece é que tens muito ruído na linha, e que às vezes o modem perde o sinal por causa disso. Também tive um problema semelhante com o meu rooter, porque também tinha ruído, e o rooter não o conseguia filtrar completamente, e às vezes o sinal caía.
Não sei… Eu só tenho mesmo Internet, sem telefone, mas é possível que seja isso… Agora estou na duvida se vale ou não a pena investir num rooter para extinguir o problema… Já agora amigo Alfie, como conseguiu resolver o seu problema?
Troquei de rooter, porque aquele estava já com problemas a filtrar o sinal, e deixei de ter as quebras. Mesmo que não troque para um rooter, se calhar um novo modem poderá ajudar. Esse era o que vinha de base? Se sim, eles já o trocaram, ou é o mesmo? Se for o mesmo, eles que o troquem, poderá ser do equipamento. Se o problema for da linha, veja se há mais gente na sua zona que tenha problemas iguais.
Esse equipamento se veio no kit e se fores à loja dizer que está estragado possivelmente trocam o equipamento sem custos.
QUanto a ser do modem/rooter não sei se será mas pode ser que seja. Eu não conhecia esse sagem e não consegui confirmar com certezas qual a velocidade a que sincroniza mas o que me deu a perceber é que sincroniza a 4Mb, se tiveres uma velocidade superior pode ser esse o problema. Mas no despiste da linha em principio teriam detectado isso se fosse esse o caso…
Se a luz do sincronismo piscar ou apagar quando acontecem as quedas e se não utilizas micro filtros, ou será da linha ou do equipamento (apesar de não ser muito normal que seja do equipamento) parece-me.
Pois. Ou mesmo quando lá forem os técnicos, se devidamente avisados. A questão é se o problema é da linha externa, daí saber se há mais gente com queixas semelhantes, da linha de casa, devido a infiltrações, ou outros problemas, ou do equipamento.
Numa das visitas dos técnicos já me trocaram o modem, mas por outro exactamente igual, e o problema manteve-se inalterável… Quando tenho as taís quedas de sincronismo efectivamente a luz da ligação fica intermitente durante uns segundos. A verdade é que um dos técnicos já me confidenciou que estes medems têm dado muitos problemas, chegando a admitir que saíram muito fracos… Mas nunca me passou pela cabeça que o problema estivesse no medem, só agora me lembrei de tal…
Acham que deve adquirir um modem novo? E já agora, eu que sou leigo nesta matéria, que modelo me aconselham a adquirir?
bom, antes de mais aconselhava-te a, se tiveres algum amigo que tenha um modem ou um rooter a mais, que lhe peças para testar se de facto o problema é do equipamento, não vás tu gastar dinheiro para depois o problema não ser esse.
Agora mais a sério, tenta que esses cromos verifiquem o estado em que se encontra o cobre da linha telefónica, se a mesma for muito antiga (até pode nem ser a da tua casa, mas sim da central telefónica mais próxima) poderá trazer alguns problemas.
Em relação aos modems, não tinha ideia que os Sagem andassem a dar problemas, mas em minha opinião não devias comprar tu um novo, mas sim exigir uma marca diferente à PT, já bem basta o que esses chulos comem…
Por acaso o cobre da minha linha já é antigo, não que seja muito antiga…, a casa tem 9 anos, mas já não é o cobre usado actualmente pela PT. O problema é que para substituir esse fio teremos de fazer pelo menos buraco à porta de casa, uma vez que, não se sabe porquê, o cabo de cobre está entalado… Nem sai o velho nem entra o novo… Já tentaram fazer isso, mas optamos por aguardar, ver se resolvemos o problema de outro modo e só em ultimo caso avançar para a substituição do cobre, pois o trabalho e transtorno que dará fazer um buraco é muito grande.
Quanto ao aparelho, foi o que me foi dito pelos técnicos, este aparelho tem dado muitos problemas e estavam inclusivamente a pensar troca-lo, mas até agora nada, já pedi um novo modelo mas eles disseram não saber de nada… O estranho é que durante +ou- 1 mês, depois de já ter tido este problema, consegui ter a net sem uma única queda… Entretanto, sem motivo aparente, fiquei sem sinal algum… O técnico apareceu lá 2 dias depois, eles são rápidos na assistência, e resolveu-me logo o problema, que estava numa das caixas fora de casa… O estranho é que depois disso voltaram as quedas frequentes que duram até hoje… Já vieram cá outra vez 2 técnicos e nos testes que fazem tudo aparenta estar perfeito. Desligam e ligam uns fios e mais nada, o problema continua igual…
Já agora, qual a diferença entre um modem e um router? Há vantagens em mudar para router?
Um rooter serve como uma rede privada, ou seja, podes ter vários computadores ligados a ele, e se ele for wireless, também podes distribuir rede através desse método, ao passo que um modem está só ligado a um computador. A maioria dos rooters agora funcionam também como modems, ou seja, descodificam o sinal, mas há alguns que só servem para criar redes internas, ou seja, ligações entre computadores, e a ligação à net é feita de outro modo.