Ainda o FSF....

“Soares Franco quer um clube só de futebol. “Sou do Sporting por causa do futebol e não tenho empatia pelo ecletismo””

“Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais”

“Defende e assume o teor do manifesto assinado por Dias da Cunha e Vieira mas considera que foi um flop”.”

“E faz xeque-mate a Paulo Andrade, a propósito da demissão de Carlos Freitas. “Desejo as maiores felicidades a Paulo Andrade. Se ele ganhar há que reconhecer que ele tem razão. Repito: mas é preciso que ele ganhe”.”

“Peseiro tem algumas lacunas que podem e devem ser colmatadas com a formação profissional. Como qualquer profissional, ele também precisa, e como é sério sei que é capaz de reconhecer menos habilitações em algumas áreas. As grandes empresas não podem deixar de propor essa qualificação.”

O bicho debita esta opiniao…se o gajo se alguma vez se candidatar seja ao que for no Sporting…vá para a pqp!
Senão gosta do ecletismo…funde um clube…

Senão quer que os sócios intervenham…funde um clube em que seja presidente, sócio, treinador, jogador e massajista.

Obrigado pelo flop! Só resta saber o que esta besta ganhou…

Quando se ganha…acerta-se sempre…

Ao Peseiro sugiro um curso de liderança do IEFP para desempregados…até subsidiado. Para o FSF sugiro um curso de 130 horas de formação de formadores em gestão desportiva…também financiado pelo FSE.

“Quero um clube só de futebol, sem sócios mas com adeptos que não se intrometam na gestão nem tenham voto nas eleições dos corpos sociais”

Uma besta destas!!..

Que não goste do ecletismo, ainda é uma posição que se aceita, mas agora querer um clube que tenha apenas adeptos para que ninguém se imiscuam na gestão? “Tá-se” mesmo a ver o que ele queria. Era ele mais a pandilha da Quinta da Marinha a fazer o “merdete” todo que quisesse e quando quisese e nós tínhamos de levar com eles e calar…

Mas o que é que este fdp ainda lá está a fazer?.. :twisted:

Mas o que é que este fdp ainda lá está a fazer?... :twisted:

O que eu questiono é como é que esta pessoa , com estas opinioes, alguma vez la entrou. Quem é que concordava com ele a ponto de o admitir? E ja agora, como é que isto chegou alguma vez a dirigente do Sporting? Quao baixo andarao os standards…

Quero um país , sem povo mas com contribuintes que não se intrometam na gestão nem tenham voto na eleição dogoverno

Mas onde está a novidade destas declarações?

E o grande problema é que este não é o unico, este era só o “delfim”.

Ainda lá há muita gente desta, em funções directivas e fora, mas com “poder” suficiente para “conduzir” o Clube nesta direcção agora mencionada.

Esse é o tal clubeco Qta da Marinha tantas vezes aqui mencionado e maior parte delas mal entendido… pode ser que finalmente haja a possibilidade de afastar esse “fantasma” para longe do nosso Sporting.

O que o FSF quer para o Sporting é o que é neste momento o Manchester United, Los Angelles Lakers, New York Yankees, Dallas Cowboys e todas as equipas profissionais do desporto americano nas modalidades mais relevantes deste pais. Eu tambem não quero este tipo de clube para o Sporting, mas reconheço que nos USA é um sucesso. O homem só está a defender um modelo … a democracia é respeitar as ideias dos outros ou só se lembram da democracia quando vos toca a vós? Isto já para não falar dos insultos gratuitos.

O que o FSF quer para o Sporting é o que é neste momento o Manchester United, Los Angelles Lakers, New York Yankees, Dallas Cowboys e todas as equipas profissionais do desporto americano nas modalidades mais relevantes deste pais. Eu tambem não quero este tipo de clube para o Sporting, mas reconheço que nos USA é um sucesso. O homem só está a defender um modelo ... a democracia é respeitar as ideias dos outros ou só se lembram da democracia quando vos toca a vós? Isto já para não falar dos insultos gratuitos.

Por acaso, este conceito de democracia é deveras curiosos e penso que já não é a primeira vez que falamos a este respeito.

Eu não consigo conceber um qualquer regime ou modelo de governação democrático que se consuma através de um processo auto-fágico. Se assim não fosse, não existiam limitações e regras de segurança aplicadas às manifestações de extrema-esquerda ou de extrema-direita, precisamente pelo facto de que podem elas próprias por em causa o sistema que as viabiliza.

Aliás, há uma velha máxima sobre a democracia, que diz que “A nossa liberdade não pode começar onde acaba a liberdade dos outros”. Neste caso particular, aflige-me pensar sequer que alguém possa conceder a este sr. (mais uma vez em letra pequena), o direito “democrático” de ter uma opinião e uma postura que põem em causa as mais elementares regras da democracia e eu penso que isto é tão claro como 2+2=4.

Não existem sistemas perfeitos e a democracia não foge a essa regra; como tal, prevê medidas de segurança que impede que ela própria seja colocada em perigo. A minha democracia, por exemplo, jamais poderá ir ao extremo de ser tolerante e complacente com quem me quer prejudicar ou fazer mal. :!:

O que o FSF quer para o Sporting é o que é neste momento o Manchester United, Los Angelles Lakers, New York Yankees, Dallas Cowboys e todas as equipas profissionais do desporto americano nas modalidades mais relevantes deste pais. Eu tambem não quero este tipo de clube para o Sporting, mas reconheço que nos USA é um sucesso. O homem só está a defender um modelo ... a democracia é respeitar as ideias dos outros ou só se lembram da democracia quando vos toca a vós? Isto já para não falar dos insultos gratuitos.

Por acaso, este conceito de democracia é deveras curiosos e penso que já não é a primeira vez que falamos a este respeito.

Eu não consigo conceber um qualquer regime ou modelo de governação democrático que se consuma através de um processo auto-fágico. Se assim não fosse, não existiam limitações e regras de segurança aplicadas às manifestações de extrema-esquerda ou de extrema-direita, precisamente pelo facto de que podem elas próprias por em causa o sistema que as viabiliza.

Aliás, há uma velha máxima sobre a democracia, que diz que “A nossa liberdade não pode começar onde acaba a liberdade dos outros”. Neste caso particular, aflige-me pensar sequer que alguém possa conceder a este sr. (mais uma vez em letra pequena), o direito “democrático” de ter uma opinião e uma postura que põem em causa as mais elementares regras da democracia e eu penso que isto é tão claro como 2+2=4.

Não existem sistemas perfeitos e a democracia não foge a essa regra; como tal, prevê medidas de segurança que impede que ela própria seja colocada em perigo. A minha democracia, por exemplo, jamais poderá ir ao extremo de ser tolerante e complacente com quem me quer prejudicar ou fazer mal. :!:

Depende de como se vê um clube, se ver-se o clube como uma empresa, não me parece que haja neste modelo nada de anti-democrático. Se ver-se um clube como um “país” aí sim, este modelo tira o voto às pessoas (o cerne da democracia), mas ao vota-se para criar uma SAD não se tomou uma decisão de tornar o futebol do clube uma empresa?

Eu não estou a defender o modelo FSF, eu só estou a dizer que o homem tem tanto direito como qualquer sócio do Sporting em propor um qualquer modelo para o clube. Os sócios no clube ainda têm a ultima palavra (com o voto). Agora não se pode é criticar tudo e todos que apresentam um modelo qualquer e depois não apresentar uma alternativa consistente.

Muito democraticamente, eu quero é que o “Jameson” Franco vá apanhar nos entrefolhos. Se esta besta alguma vez se candidatar a Presidente do Clube, independentemente da equipa disposta a acompanhá-lo, nunca contará com o meu voto.

Devia ser corrido a pontapé, se proferiu mesmo essas palavras, mas da parte deste “senhor” já não me admiro mesmo nada. Enfim, é uma tristeza e uma humilhação para o Sporting manter este homem. :?

Agora não se pode é criticar tudo e todos que apresentam um modelo qualquer e depois não apresentar uma alternativa consistente

Oh Moura, desculpa lá mas pode-se criticar quem apresenta modelos diferentes, ora essa??!! Então agora a critica é proibida?

Depois em relação a alternativa consistente, deves tar a bricar não?

O Sporting não pode ser um Clube apenas de futebol, mesmo que essa seja a verdadeira mola real do Clube e aquilo que mais interessa á maioria dos Sportinguistas. É uma caracteristica fundamental, tal como não mudar o nome ao Estádio por ex.

Agora se me disseres que o homem teve a “coragem” de apresentar as suas ideias, completamente de acordo, digo mesmo até que enfim alguém naquela entourage o fez. Até reconheço que há uma discussão importante a fazer nesse sentido… mas qdo o homem começa com a “gestão não participativa” borra a pintura toda.

Podes apontar exemplos de sucesso por esse mundo fora, eu não quero o Sporting apenas de alguns com o resto dos adeptos a ver a “banda passar”. Isso não é o Sporting!!

Agora não se pode é criticar tudo e todos que apresentam um modelo qualquer e depois não apresentar uma alternativa consistente

Oh Moura, desculpa lá mas pode-se criticar quem apresenta modelos diferentes, ora essa??!! Então agora a critica é proibida?

Depois em relação a alternativa consistente, deves tar a bricar não?

O Sporting não pode ser um Clube apenas de futebol, mesmo que essa seja a verdadeira mola real do Clube e aquilo que mais interessa á maioria dos Sportinguistas. É uma caracteristica fundamental, tal como não mudar o nome ao Estádio por ex.

Agora se me disseres que o homem teve a “coragem” de apresentar as suas ideias, completamente de acordo, digo mesmo até que enfim alguém naquela entourage o fez. Até reconheço que há uma discussão importante a fazer nesse sentido… mas qdo o homem começa com a “gestão não participativa” borra a pintura toda.

Podes apontar exemplos de sucesso por esse mundo fora, eu não quero o Sporting apenas de alguns com o resto dos adeptos a ver a “banda passar”. Isso não é o Sporting!!

Eu não disse que não se pode criticar. Agora quem critica, tem que apontar um caminho alternativo que seja viável. Dizer que X não serve, Y não tem capacidade, Z não tem projecto, W apresenta um projecto que não satisfaz e depois não aponta nenhuma alternativa … só pode querer a anarquia.

Quanto à aceitação do modelo do FSF, estamos no memso barco.

Quanto à mudança do nome do estádio, se tivermos que mudar para ganhar uma quantia significativa, não fico melindrado embora preferisse que tal não acontecesse.

Só vem reforçar a minha antipatia pelo bicho, comentar mais do que isto é poluir a minha rica cabecinha com coisas que não interessam, nem a mim nem ao Sporting! :arrow:

O que mais me preocupa é que podemos ter mais alguns a pensar assim lá dentro …

O SPORTING É E IRÁ SER SEMPRE O SPORTING … quem não quiser que assim seja … RUA!

Depende de como se vê um clube, se ver-se o clube como uma empresa, não me parece que haja neste modelo nada de anti-democrático. Se ver-se um clube como um "país" aí sim, este modelo tira o voto às pessoas (o cerne da democracia), mas ao vota-se para criar uma SAD não se tomou uma decisão de tornar o futebol do clube uma empresa?

A constituição da SAD foi votada no pressuposto de que o Clube, directa e indirectamente (através da SGPS), nunca deixaria de ser maioritário. A empresa que então se deliberou constituir tem especiais exigências de participação e transparência, que não têm sido cumpridas e que pelos vistos há quem queira eliminar de todo.

Quando escolheram a SAD, os sócios do Sporting não escolheram o modelo de empresa que o FSF defende.

Eu não estou a defender o modelo FSF, eu só estou a dizer que o homem tem tanto direito como qualquer sócio do Sporting em propor um qualquer modelo para o clube. Os sócios no clube ainda têm a ultima palavra (com o voto). Agora não se pode é criticar tudo e todos que apresentam um modelo qualquer e depois não apresentar uma alternativa consistente.

Não existe um direito democrático de acabar com a democracia. Uma coisa é a liberdade de opinião. Outra bem diversa é aceitar-se, em nome da democracia, que haja quem ponha em prática projectos que visam subtrair aos “governados” (neste caso os sócios) qualquer direito de interferência sobre o “governo”.

Na democracia portuguesa- penso que não lhe negarás a qualidade- está constitucionalmente estabelecida a proibição de organizações políticas de extrema-direita que visem a destruição do estado democrático (sendo que idêntica proibição do outro lado do espectro só não existe por contingências históricas).

Eu não disse que não se pode criticar. Agora quem critica, tem que apontar um caminho alternativo que seja viável. Dizer que X não serve, Y não tem capacidade, Z não tem projecto, W apresenta um projecto que não satisfaz e depois não aponta nenhuma alternativa ... só pode querer a anarquia.
Para criticar o FSF não é preciso apresentar qualquer projecto alternativo. Por acaso está sobre a mesa a decisão de se acabar com os sócios? Por acaso chegámos a um beco sem saída em que se mostrou inviável a continuidade do modelo "Clube maioritário na SAD"? Porque haveria então necessidade de avançar solução para um problema inexistente?

Relativamente às declarações propriamente ditas, como já salientaram alguns foristas, não entendo o espanto pelo seu teor nem o alívio ao dizer-se «ainda bem que saiu».

FSF é apenas um dos tiranetes tecnocratas que pululam no Sporting, e se ganhou o asco especial de alguns adeptos foi apenas pela sua associação a más decisões no futebol e à sua personalidade de pavão.

A filosofia que ele defende não acaba com a sua saída (que em bom rigor não é saída nenhuma), antes continuará a ser implementada ao mais alto nível (não é o presidente do Sporting que promove AGs de pantomina, insulta adeptos e declara trabalhar para os cinquentenários, ignorando todos os outros?).

Quando li a entrevista no Jogo, também me custou a engolir a ideia de um clube sem sócios, tal como os concebemos actualmente.

Mas depois lembrei de algumas discussões que tivemos aqui sobre o dinheiro russo, etc… e lembro-me que na altura existia muita gente que não ficaria muito chateada com um Abramovich no Sporting.

Não é muito diferente do que defende o FSF, ou seja, um ou dois investidores que assumem os destinos da SAD. Nada de muito diferente daquilo que se passa no Milan, Inter Milão, Chelsea, Man Utd, etc…

Sinceramente destestava ver o meu clube seguir este caminho.

A entrevista do FSF é toda uma surpresa, uma pessoa que diz que não defende o ecletismo e que não vibra com as vitorias do atlestismo, andebol, etc… como é que ainda fica na vice-presidencia do clube ? Mais, como é que lá entrou ?

Curioso é facto de ter sido ele a indicar o Paulo Andrade para cargo que ocupa actualmente na SAD e para não variar é mais um a elogiar o trabalho de Carlos Freitas.

Continuo a achar o CF um misterio, aqui no forum é o diabo, mas no Sporting não há uma alma que o critique: jogadores, ex-jogadores, treinadores, ex-treinadores, dirigentes, ex-dirigentes, alguem explica isto ?

Depende de como se vê um clube, se ver-se o clube como uma empresa, não me parece que haja neste modelo nada de anti-democrático. Se ver-se um clube como um "país" aí sim, este modelo tira o voto às pessoas (o cerne da democracia), mas ao vota-se para criar uma SAD não se tomou uma decisão de tornar o futebol do clube uma empresa?

A constituição da SAD foi votada no pressuposto de que o Clube, directa e indirectamente (através da SGPS), nunca deixaria de ser maioritário. A empresa que então se deliberou constituir tem especiais exigências de participação e transparência, que não têm sido cumpridas e que pelos vistos há quem queira eliminar de todo.

Quando escolheram a SAD, os sócios do Sporting não escolheram o modelo de empresa que o FSF defende.

Eu não estou a defender o modelo FSF, eu só estou a dizer que o homem tem tanto direito como qualquer sócio do Sporting em propor um qualquer modelo para o clube. Os sócios no clube ainda têm a ultima palavra (com o voto). Agora não se pode é criticar tudo e todos que apresentam um modelo qualquer e depois não apresentar uma alternativa consistente.

Não existe um direito democrático de acabar com a democracia. Uma coisa é a liberdade de opinião. Outra bem diversa é aceitar-se, em nome da democracia, que haja quem ponha em prática projectos que visam subtrair aos “governados” (neste caso os sócios) qualquer direito de interferência sobre o “governo”.

Na democracia portuguesa- penso que não lhe negarás a qualidade- está constitucionalmente estabelecida a proibição de organizações políticas de extrema-direita que visem a destruição do estado democrático (sendo que idêntica proibição do outro lado do espectro só não existe por contingências históricas).

Eu não disse que não se pode criticar. Agora quem critica, tem que apontar um caminho alternativo que seja viável. Dizer que X não serve, Y não tem capacidade, Z não tem projecto, W apresenta um projecto que não satisfaz e depois não aponta nenhuma alternativa ... só pode querer a anarquia.
Para criticar o FSF não é preciso apresentar qualquer projecto alternativo. Por acaso está sobre a mesa a decisão de se acabar com os sócios? Por acaso chegámos a um beco sem saída em que se mostrou inviável a continuidade do modelo "Clube maioritário na SAD"? Porque haveria então necessidade de avançar solução para um problema inexistente?

Relativamente às declarações propriamente ditas, como já salientaram alguns foristas, não entendo o espanto pelo seu teor nem o alívio ao dizer-se «ainda bem que saiu».

FSF é apenas um dos tiranetes tecnocratas que pululam no Sporting, e se ganhou o asco especial de alguns adeptos foi apenas pela sua associação a más decisões no futebol e à sua personalidade de pavão.

A filosofia que ele defende não acaba com a sua saída (que em bom rigor não é saída nenhuma), antes continuará a ser implementada ao mais alto nível (não é o presidente do Sporting que promove AGs de pantomina, insulta adeptos e declara trabalhar para os cinquentenários, ignorando todos os outros?).

Acho engraçado pegares na constituição portuguesa, realmente o perigo à democracia só vem da extrema direita. Os paises que têm a extrema esquerda esquerda no poder, são um exemplo de democracia (Cuba, Coreia Norte, etc) … o que eu vejo aqui é ódio ao FSF não por o que ele diz ou faz, mas sim de onde ele vem, mais concretamente por ele ser de Cascais e de ser conotado politicamente à direita.

Acho engraçado pegares na constituição portuguesa, realmente o perigo à democracia só vem da extrema direita. Os paises que têm a extrema esquerda esquerda no poder, são um exemplo de democracia (Cuba, Coreia Norte, etc) ... o que eu vejo aqui é ódio ao FSF não por o que ele diz ou faz, mas sim de onde ele vem, mais concretamente por ele ser de Cascais e de ser conotado politicamente à direita.
E eu o que acho engraçado é que tu te abalances a escrever um comentário desse teor, imputando-me motivações de ódio "sócio-ideológico", sem sequer te dares ao trabalho de ler com atenção o que escrevi:
Na democracia portuguesa- penso que não lhe negarás a qualidade- está constitucionalmente estabelecida a proibição de organizações políticas de extrema-direita que visem a destruição do estado democrático (sendo que idêntica proibição do outro lado do espectro só não existe por contingências históricas).
[b] «Sendo que idêntica proibição do outro lado do espectro só não existe por contingências históricas»[/b]...

Pois é, ler tudo dá jeito.

Repudio as tuas acusações. Estou-me nas tintas para a proveniência geográfica do FSF ou para o seu alinhamento político, que aliás desconheço de todo. O DC também vem de Cascais e anda pela franja mais à esquerda do PS. Tendo em conta que o critico tanto ou mais que o FSF, suponho que tenhas dificuldade em explicar estas críticas à luz da tua teoria.

Os rótulos que se colam aos talibans estão cada vez refinados…

Acho engraçado pegares na constituição portuguesa, realmente o perigo à democracia só vem da extrema direita. Os paises que têm a extrema esquerda esquerda no poder, são um exemplo de democracia (Cuba, Coreia Norte, etc) ... o que eu vejo aqui é ódio ao FSF não por o que ele diz ou faz, mas sim de onde ele vem, mais concretamente por ele ser de Cascais e de ser conotado politicamente à direita.
E eu o que acho engraçado é que tu te abalances a escrever um comentário desse teor, imputando-me motivações de ódio "sócio-ideológico", sem sequer te dares ao trabalho de ler com atenção o que escrevi:
Na democracia portuguesa- penso que não lhe negarás a qualidade- está constitucionalmente estabelecida a proibição de organizações políticas de extrema-direita que visem a destruição do estado democrático (sendo que idêntica proibição do outro lado do espectro só não existe por contingências históricas).
[b] «Sendo que idêntica proibição do outro lado do espectro só não existe por contingências históricas»[/b]...

Pois é, ler tudo dá jeito.

Repudio as tuas acusações. Estou-me nas tintas para a proveniência geográfica do FSF ou para o seu alinhamento político, que aliás desconheço de todo. O DC também vem de Cascais e anda pela franja mais à esquerda do PS. Tendo em conta que o critico tanto ou mais que o FSF, suponho que tenhas dificuldade em explicar estas críticas à luz da tua teoria.

Os rótulos que se colam aos talibans estão cada vez refinados…

Li tudo, eu só quis dizer que nesse aspecto a constituição portuguesa “peca” e que por isso o exemplo que usaste não era perfeito.
A minha teoria é simples, criticas tudo e todos, eu só ainda não percebi qual é a tua alternativa (nomes e projecto) …

Acho engraçado pegares na constituição portuguesa, realmente o perigo à democracia só vem da extrema direita. Os paises que têm a extrema esquerda esquerda no poder, são um exemplo de democracia (Cuba, Coreia Norte, etc)... o que eu vejo aqui é ódio ao FSF não por o que ele diz ou faz, mas sim de onde ele vem, mais concretamente por ele ser de Cascais e de ser conotado politicamente à direita.
Li tudo, eu só quis dizer que nesse aspecto a constituição portuguesa "peca" e que por isso o exemplo que usaste não era perfeito.
Como se lê acima, foi só isso que quiseste dizer. Só e apenas isso...
A minha teoria é simples, criticas tudo e todos, eu só ainda não percebi qual é a tua alternativa (nomes e projecto) ...
Eu para esse peditório já não dou. O meu direito de criticar tudo e todos- dando de barato que isso é verdade- tem dignidade igual ao teu direito de concordares com tudo e todos.

Tenho o direito de, com o meu voto, criticar as mais altas instâncias do meu País, sem que na mesa de voto me exijam um “programa de governo”.

Já para postar críticas no Fórum do Sporting, é necessário elaborar moção de estratégia, apresentar lista para todos os órgãos sociais, e se calhar disponibilizar-me para dar aval junto dos bancos…