Acesso às Competições Europeias 2010/11.

A contabilidade é simples:

A época futebolística que deu o ranking determinante para o acesso às provas Europeias de futebol em 2010 foi a época 2008/09. Segundo a prestação das equipas nacionais, ficámos colocados em 10º lugar:

[tt]1 England
2 Spain
3 Italy

4 Germany
5 France
6 Russia

7 Ukraine
8 Netherlands
9 Romania

10 Portugal
11 Turkey
12 Greece [/tt]

Ao ficarmos abaixo do 9º lugar perdemos um lugar na Europa League.

Sabendo que tanto a CL como a EL têm 4 eliminatórias de acesso à fase de grupos (a 4ª é chamada de Play-Off, sabe-se lá porquê) e que para Portugal estão reservadas as seguintes vagas:

1º classificado = Acesso directo à Fase de Grupos da CL
2º classificado = Acesso à 3ª Pré-Eliminatória de acesso ao Play-Off para a CL (a tormenta dos 4 jogos)

3º classificado = Colocação na 3ª Eliminatória da EL
4º classificado = Colocação na 2ª Elmiinatória da EL

Vencedor da Taça de Portugal = Colocação no Play-Off da EL (excepto se conseguir acesso à CL)

Temos que esta excepção nos vai trazer dores de cabeça, porque dos candidatos ao título, só o FCP está na luta pela Taça de Portugal. Então:

1- Se o FCP ficar num lugar de acesso à CL (1º ou 2º), ganhe ou não ganhe a Taça de Portugal, esta vaga ficará para as potências futebolísticas do Rio Ave, Naval ou Chaves.
O 5º lugar não dará acesso a nada.

2- Se o FCP ficar abaixo do 2º lugar e não ganhar a Taça de Portugal, ser-lhe-á atribuída a vaga do 3º ou 4º classificado.
O 5º lugar não dará acesso a nada.

3- Portanto o 5º lugar só dará acesso à Europa League SE o FCP ficar em 3º ou 4º lugar E ganhar a Taça de Portugal.

Conclusão: ou ficamos em 4º lugar ou há uma grande probabilidade de ficarmos fora das competições Europeias em 2010/11, tal como no malogrado ano de 1976, único onde o Sporting falhou a Europa desde 1962 (recorde-se que até aqui só o campeão tinha acesso a provas europeias).

Então mas já não foi dito aqui no fórum que quer o Rio Ave, o Chaves e a Naval não pediram licenciamento para a competições europeias? Isso significa que a vaga tem de ficar obrigatoriamente para o 5º classificado, ou não?

Ao que nós chegámos, andar a concluir que ou o Sporting fica em 4º ou não vai à Europa. Uma vergonha.

Não tinha estado atento a esse pormenor. Já estive a ler. Tens razão. Vai haver gato. :o

Eles querem invocar “regime de excepção”. Isto ainda vai dar que falar… Espero não ver o Sporting envolvido numa guerra com uma dessas potências desportivas. :-\

Espero bem que isso não aconteça. Se conquistarem esse direito no campo, espero bem que sejam eles a ir à Europa. Se há coisa que não gosto é “ganhar” na secretaria.

houve uma notícia há dias que a Naval se inscreveu