Academias de Formação Sporting

continuamos a formar para os outros

1 Curtiu

Isso formas sempre, mas em nenhum destes casos estamos a falar de jogadores que o Sporting tivesse tido interesse em trazer.

Se tens uma Academia no Porto, é natural que os que não fiquem acabem por ir para clubes estilo Braga, Vitória, Famalicão, porque ainda assim têm qualidade.

Importante é não perder jogadores que tenham oferta para transitar para Lisboa para outros clubes.

O problema está ai, só temos interesse em tê-los nas AFS e depois deixamos de ter interesse…não faz muito sentido, mas é o que temos feito, infelizmente.
Certo é, esses atletas que têm saído para outros clubes têm “dado cartas” nos Campeonatos Nacionais e alguns até em Seleções Nacionais, tiveram nas nossas AFS e foram dispensados. Maioritariamente damos preferência a atletas do polo EUL e depois chamamos 1 ou 2 das AFS, para completar.
A meu ver, estamos errados com este conceito.
Vê o exemplo dos nossos Iniciados (2010), supostamente a melhor geração da Academia e talvez do país, temos perdido jogos com os nossos adversários mais diretos. Esta equipa foi sendo reforçada com jogadores de fora (de outras equipas sem qualquer ligação ao SCP), porque dispensamos jogadores com potencial que tínhamos nas AFS e que outros aproveitaram.
É apenas a minha opinião acerca deste assunto.
Desejo os maiores sucessos aos jogadores que saíram e que continuem atrás do sonho.

É impossível ter um aproveitamento de 100% nas AFS. Ainda assim, pelo que fui ouvindo, este ano irão transitar bem mais atletas para o Polo EUL do que tem acontecido em anos anteriores (e vindos de todas as AFS). Já é uma melhoria.

Há alguns casos, é certo. Sobretudo de alguns jogadores que atualmente estão no Braga, que já aqui referi, e que há alguns anos foram dispensados das nossas AFS. É preciso melhorar a avaliação neste sentido, não nos podemos dar ao luxo de cometer tantos erros desses.

Eu faço registo de todos os torneios da formação e, pelo menos na presente época, tenho notado que, sobretudo nas gerações de 2013 e 2015, tem havido bastantes torneios em que levamos equipas bastante heterogéneas, com miúdos tanto do Polo EUL como das AFS.

Não concordo, de todo! A geração de 2010 continua a ser das mais talentosas do país, apesar de provavelmente o campeonato cair para o Benfica. Mas ao contrário do que referes, esta equipa até foi pouco reforçada com jogadores de fora - por exemplo, esta época contratámos apenas 1 jogador (Dinis Santos do Marítimo). Mas quanto aos jogadores com potencial que dizes que dispensámos, só consigo mesmo vislumbrar o caso do Eduardo Alves que foi para o Braga (não sei se teve ou não proposta para vir para Lisboa)

3 anos de AFS Braga, 3 anos de AFS Norte, 1 ano de Polo EUL… Enfim.

Formar para os outros, mais vale fechar a AFS Norte que é um desperdício de recursos.

quem é já agora e e uma perca assim tão grande? s.l.

Afonso Brandão.

Não sei se será uma grande perda, mas se no ano passado teve proposta para vir para o Polo EUL era porque acreditavam nele. Mas serve para mostrar a falta da aproveitamento na AFS Norte.

Ao dia de hoje temos apenas 5 jogadores que vieram de lá:

Ricardo Yordanov, Mário William, Gonçalo Gaspar, Martim Ribeiro e Ricardo Quaresma - e no caso destes últimos 2, vieram sobretudo por outros motivos.

1 Curtiu

acho que vale sempre a pena ter aqui no porto, a de braga sim fazia 0 sentido. e volto a pedir uma em viseu

Acho que a nossa formação esta de rastos e deviam entrar pessoas novas com outras ideias…s.l.

Já temos no Porto há uns anos e, até agora, pouco ou nada deu…

1 Curtiu

Alguém sabe quem está a coordenar a Academia Aurélio Pereira?

Tomaz Morais - Diretor Geral da Formação
Paulo Gomes - Diretor da Academia
Nuno Figueiredo - Diretor Técnico da Formação
Ricardo Correia - Coordenador de Scouting

Mas esses não estão na Academia Cristiano Ronaldo (“Academia de Alcochete”)? Achava que a Academia Aurélio Pereira - a que está junto ao Pavilhão João Rocha - teria outro coordenador técnico.

Ah sim, isso é uma Academia Sporting, não sei se é Franchise ou não por acaso. Nao sei quem está responsável

1 Curtiu

Guilherme Xavier (2012) no Vitória

João Ferreira (2012) no Braga.