Academias de Formação Sporting

é bom?

Não faço ideia.

Boa noite, a Academia Sporting que funciona em Esmoriz / Aveiro é AFS ou AS?

AFS não é certamente. Agora já não se usa o termos EAS, usa-se apenas AS.

Algumas AS têm protocolo com o clube, outras são apenas franchise. Vou perguntar acerca dessa em específico.

1 Curtiu

@Júlia_Jardim AS Esmoriz deixou de ser franchise e é neste momento gerida pelo Sporting. E, pelo que me disseram, tem um bom coordenador técnico.

2 Curtiram

Muito obrigada pela confirmação, e desculpe pelo equívoco :blush: Pergunto porque o meu filho foi convidado para a Academia de Esmoriz este ano e está a jogar no Sub14/Sub15, com o sonho de chegar à Academia de Alcochete. Ele está muito empolgado e, inclusive, está a treinar com o coordenador técnico. Gostaria de saber: há chances reais de ele ser observado e dar esse próximo passo? E se vocês fazem algum tipo de seleção e testes de época na academia?

Antes de mais, eu não estou minimamente envolvido nessas questões, apenas conheço pessoas ligadas a esses assuntos e é assim que obtenho informações :sweat_smile:

Sobre as chances de ser observado, não queria desiludir, mas diria que são bastante baixas. As AFS são o mais próximo que um miúdo pode estar da Academia em Alcochete e existem apenas 4 - Norte, Aveiro, Coimbra e Algarve. Competem em torneios com miúdos de Lisboa e alguns acabam mesmo por transitar para a Academia. Porém, as AFS vão apenas até Sub-12.

As AS que têm gestão Sporting têm alguma ligação às AFS, ou seja, às vezes os miúdos da AS de Esmoriz, de Viseu, de onde for, podem treinar algumas vezes por semana na AFS mais próxima. Mas, lá está, é até Sub-12.

Convém ver que o Sporting faz a filtragem de jogadores da Academia na transição de Sub-14 para Sub-15 e, depois disso, há muito poucos a serem recrutados. Entre Sub-15 e Sub-19, chegaram apenas 6 novos jogadores este ano - e quase sempre, se não sempre, virão de um nível de Campeonato Nacional.

Independentemente disso, nada é certo. Haverá sempre underdogs, jogadores que inesperadamente chegam a um alto nível muito mais tarde. Mas acima de tudo, ele que se divirta e que se orgulhe de envergar o leão ao peito. SL

1 Curtiu