[b]Primeira academia na Europa a ter Certificado de Qualidade [/b]
Pioneira no conceito de centro de formação e estágio entre os maiores clubes do País, a Academia Sporting vê agora oficialmente reconhecidos os serviços prestados à causa desportiva em geral e ao futebol em concreto. O Centro de Futebol leonino, com base em Alcochete, é a primeira infra-estrutura do género na Europa a receber o Certificado de Qualidade, da responsabilidade da EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management).
Registe-se que para tanto foram levadas em conta as seguintes valências: processos de recrutamento de jogadores; formação desportiva; acompanhamento médico-desportivo; formação pessoal e social e, por fim, programas lúdico-desportivos. Uma equipa de auto-avaliação escolheu e fez cumprir três áreas para melhoria do centro durante 2009, sendo elas a definição e comunicação da missão, visão e valores da Academia; sua certificação no sistema de gestão de qualidade e obtenção da percepção de clientes e colaboradores.
A assinalar tamanha elevação daquele complexo desportivo, amanhã terá lugar uma conferência de Imprensa, às 18h00, no auditório do Estádio José Alvalade, uma sessão solene a contar com as presenças do presidente do Sporting, José Eduardo Bettencourt, do director da Academia, Pedro Mil-Homens, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, bem como de José Figueiredo Soares, líder da Associação Portuguesa para a Qualidade - entidade que em Portugal chancela todos os reconhecimentos atribuídos pela EIC
Parabens ao Sporting por este enorme reconhecimento
ADMIN EDIT: Fonte adicionada. Não esquecer de colocar a fonte da próxima vez sff. /Paracelsus
É mais um feito do Sporting e da sua formação, nunca terá o reconhecimento devido e cá no Fórum é tópico para atingir as 2 páginas, dada a importância do acontecimento! :great:
[size=14pt][b]Academia de Qualidade[/b][/size]
CENTRO DE ESTÁGIO FOI O ÚNICO A OBTER NA EUROPA NÍVEL DE EXCELÊNCIA
A Academia Sporting, em Alcochete, é a primeira e a única na Europa a receber o certificado de qualidade ISO9001:2008, atribuído pela Empresa Internacional de Certificação (EIC). A cerimónia que vai assinalar este feito decorrerá terça-feira (18 horas) no auditório do Estádio José Alvalade e contará com as presenças de José Eduardo Bettencourt e Pedro Mil-Homens (diretor da Academia), José Figueiredo Soares (presidente da Associação Portuguesa de Qualidade - a entidade que chancela este reconhecimento no nosso país) e ainda de Laurentino Dias (secretário de Estado da Juventude e Desporto).
Para a atribuição deste certificado de qualidade contribuíram fatores como o recrutamento de jogadores, formação desportiva, acompanhamento médico-desportivo, formação pessoal e social e programas lúdico-desportivos. Quanto ao primeiro nível de excelência concorreram três requisitos: a missão, visão e valores da Academia; sistema de gestão e qualidade; e perceção dos novos clientes (equipa A, famílias e atletas) e colaboradores sobre o trabalho desenvolvido.
Ao promover esta iniciativa, o Sporting vai continuar a ser avaliado externamente e terá como objetivo continuar a ser reconhecido, ano após ano. Os responsáveis do clube de Alvalade pretendem, como membros da ECA (Associação Europeia de Clubes), divulgar e incentivar iniciativas semelhantes noutras academias europeias e, simultaneamente, fomentar práticas do mesmo tipo em equipas portuguesas. Um exemplo a seguir por todos.
Uma equipa de auto-avaliação escolheu e fez cumprir três áreas para melhoria do centro durante 2009, sendo elas a definição e comunicação da missão, visão e valores da Academia; sua certificação no sistema de gestão de qualidade e obtenção da percepção de clientes e colaboradores.
Se estou a perceber bem e se aquilo está correcto, estamos a falar de “auto-avaliação” para efeitos de correcção, no caso ao longo de 2009.
Não sabia que isso se fazia no mundo da bola e só pode merecer o meu , extensível aos responsáveis anteriores e actuais (quaisquer que eles sejam) da Academia, mesmo que a certificação não seja um objectivo em si mesmo.
É de ficarmos todos “inchados”. Isto quer dizer que se está a fazer um bom trabalho… Esperemos que se possam continuar a colher os frutos. Agora que vão haver muitos comentários por essa imprensa fora cheios de dor de cotovela, ai podem ter a certeza que vão haver. É que a pior dor do mundo é a dor de cotovelo… Demora a passar que eu sei lá! :lol: :rotfl: :lol:
Uma certificação do sistema de gestão da qualidade de uma empresa ou outra entidade não é nunca um fim em si mesmo (nota: tal como a auditoria externa não é um fim em si mesmo…).
Existem normalmente duas grandes razões porque uma empresa ou outra entidade decida certficar o seu sistema de gestão da qualidade:
cumprir exigência de clientes
por iniciativa própria, para se destacar dos concorrentes ou eventualmente por exigência própria espontânea
Há muitas empresas que optam por não se certificar, embora a regra não seja essa.
Pela notícia percebe-se que os processos definidos e auditados terão sido os seguintes:
recrutamento de jogadores
formação desportiva
acompanhamento médico-desportivo
formação pessoal e social
programas lúdico-desportivos
De notar que o facto do Sistema de Gestão da Qualidade da Academia estar certificado segundo a norma ISO 9001:2008 não significa que sejamos bons ou maus a formar jogadores (isto pegando apenas no processo “formação desportiva”).
Significa que este cumpre os requisitos constantes da norma, ou seja, assegura-nos que a “formação desportiva” é exectuda, medida, controlada e avaliada tal como está definida nos seus procedimentos. Nem mais nem menos.
No fundo, desengane-se quem acha que vamos passar a formar melhores jogadores.
Não deixa de ser positiva a certificação e é um cartão de visita para entidades externas.
Sobre a equipa de “auto-avaliação”, no fundo trata-se de fazer cumprir um dos requisitos da norma que se designa por “melhoria contínua”.
Para quem conhece esta indústria da certificação, posso dizer-vos que é outro negócio como outro qualquer. A entidade certificadora recebe, pelo serviço de certificação, da empresa que vai certificar. E normalmente niguém quer perder um cliente…
Não faço ideia de como se fazem alterações no wiki, sou um utilizador que apenas consulta… e nem sei se deveria estar disponível para que todos pudessem alterar…. Vejam os maus exemplos que por vezes vemos na wikipédia… aqui poderiam apenas os membros mais antigos ou que têm aquela placa amarela ter essa hipótese…. Se calhar até já é assim… Desconheço.
Sobre a Certificação da Academia Valoriza sem dúvida, todos os profissionais e forma de trabalhar de um local que é já uma referência mundial
Tens os tópicos de Ajuda no menu lateral-esquerdo da própria Wiki elaborados pelo MRG que estão bem detalhados.
Depois o grupo de Admins da Wiki, os “WikiDevs”, têm uma funcionalidade que lhes permite identificar todas as alteracões fectuadas por não-admins para poderem monitorizar e eventualmente desfazer alteracões erradas ou pouco recomendáveis.
Em suma, não é possível “estragar” a Wiki, basta apenas um pouco de vontade e dedicacão e a coisa vai crescendo.