Academia Sporting abre portas para Macau e China

[b]Academia Sporting abre portas para Macau e China[/b] A Sporting SAD prossegue a sua estratégia de internacionalização da Academia Sporting, tendo como principais objectivos o alargamento da sua base de prospecção e recrutamento de jovens jogadores, a expansão da marca Sporting e a rentabilização do seu know-how especializado na área da formação.

Depois dos projectos já em curso na África do Sul (Academia Sporting África), Canadá (Escola Academia Sporting) e Arábia Saudita (consultoria desportiva ao Al-Ahli), foi celebrado esta semana um acordo de parceria para a exploração e desenvolvimento de oportunidades de negócio em Macau e na China, após alguns meses de discussão e análise com um conjunto de parceiros locais, de origem portuguesa, entre os quais uma instituição financeira. Este acordo prevê, entre outras coisas, a criação de uma rede de escolas Academia Sporting e, a médio-prazo, a possibilidade de vir mesmo a criar uma academia de futebol naquele território, à imagem das Academias Sporting em Alcochete e em Bloemfontein (África do Sul).

De acordo com as palavras de Diogo Matos, director de Projectos Desportivos da Academia Sporting e responsável pelo projecto de internacionalização, “o mercado asiático constitui-se como uma clara prioridade na nossa estratégia de expansão, quer pela sua dimensão, quer pelo seu poder económico, quer ainda pelo potencial de desenvolvimento de projectos ligados à formação. Nesse sentido, Macau, por razões óbvias, assume-se como uma plataforma privilegiada para a exploração de oportunidades de negócio nessa zona do globo”.

Com outros projectos prestes a arrancar no Brasil, nos Estados Unidos, no Irão e na Índia, 2011 afigura-se assim como o ano da plena afirmação do projecto de internacionalização da Academia Sporting, devendo ainda fazer-se referência aos países africanos de língua oficial portuguesa, com natural destaque para Angola e Moçambique, onde existem já contactos avançados para a exploração de eventuais oportunidades de desenvolvimento de projectos desta natureza.

www.sporting.pt

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Gosto desta estratégia, mas, nunca veio um grande talento desses lados, vejo isto mais como um meio de difundir a marca Academia no extremo Oriente.

Somos um Clube de escala UNIVERSAL!!! Abram os olhos, “gestores de topo”… e parem de atirar areia para os nossos…

SPORTING, o CLUBE DE PORTUGAL!!!

África do Sul
Canadá
Arábia Saudita
Macau/China
Brasil
Estados Unidos
Índia
Irão
Angola
Moçambique

Projecto megalomano, mas tem potencial para vir a marcar uma era no Sporting.
Anseio pelo dia que o nosso plantel, vai ter a complementar os jogadores portugueses, internacionais americanos, chineses, indianos, árabes/iranianos que sejam mais valias para a equipa e que consigam atrair interesse nessas nações e consequentemente dólares, yuans, rupias e petrodólares.

com investidores que dem apoio financeiro nao me parece que o projecto internacional da Academia Sporting seja Megalomano mas tb nao creio que consigamos retirar grande proveito desportivo, serve principalmente para divulgar o nome do clube e tentar encaixar + uns trocos

Concordo em Tudo, mas primeiro terminem ou pelo menos encaminhem a obra da Academia da Africa do Sul antes de se meterem noutros voos

Penso que Academia da Africa do Sul vai de vento em popa, a construção prossegue a um bom ritmo e os acordos com clubes da africa do sul e com governo foram todos cumpridos

Também não acredito, mas basta conseguirmos formar um jogador com qualidade para fazer parte do plantel numa dessas academias (o que há de ser logo garantia que tem também qualidade para ser internacional por quase qualquer um desses países), que conseguimos logo atrair muita a atenção e dinheiro, por lá.

das poucas coisas de jeito que a gestão tem feito…

futuro, o futuro do sporting…

Figo e Ronaldo são dois dos nomes que mais estão associados a portugal no mundo… dois nomes que nasceram no Sporting clube de portugal.

isto das academias faz mais pelo sporting que andar por ai a distribuir kit´s sócio de avião em angolo como quem distribiui ajuda alimentar em crises humanitárias.

Esta é uma grande notícia!
E eu não descarto a possibilidade de retiramos desta expansão grande retorno financeiro.
Tenho esperança… :angel:
Há tempos vi uma notícia sobre esta matéria onde se falava desta possibilidade como salvação financeira do clube.
Aproveitar a força da marca SCP em formação (a única coisa, futebolisticamente falando, em que somos os melhores de Portugal e um dos melhores do mundo), onde temos 2 jogadores considerados os melhores do mundo nos últimos anos para rentabilizar um mercado de dimensão colossal como o asiático.
Se o SCP consiguisse ter milhares de alunos na ásia a pagar uma mensalidade por mês, isso seria uma fonte de receitas fabulosa e diferenciadora para o clube. Podia ser a fatia que nos daria a possibilidade de voltar a ter um orçamento para o futebol superior aos dos nossos rivais. Com isso, voltariamos a ser SPORTING!

Retirar daquele mercado jogadores para o plantel seria um bónus apenas…

EU GOSTEI DESTA NOTÍCIA!
ADORO NOTÍCIAS QUE COMBINEM SCP COM A PALAVRA EXPANSÃO…
VAMOS EM FRENTE COM ESTE PROJECTO!

O Sporting retira dividendos financeiros , retira publicidade e expansão da marca Sporting e possivelmente poderá vir a tirar retornos desportivos. Espero que se continue neste processo.

Em termos desportivos não espero grande coisas mas em termos financeiros pode vir a ser muito bom para o clube.

:arrow:

É isso mesmo, o mercado asiático é enorme.

Excelente noticia :clap:
Sporting sempre na vanguarda!

Os clubes Ingleses de top mais alguns espanhóis tipo barca e real e mais alguns clubes de top que toda a gente conhece fazem lá muito muito dinheiro não é por acaso que nos inícios de época as grandes equipas vão la fazer torneios, agora falta saber é se a marca Sporting vai ser bem aproveitada.

Na verdade as intenções são muito bonitas. O problema é depois passá-las à prática. Aqui em Macau até existe a filial 25 do Sporting Clube de Portugal. O presidente - António Conceição Júnior - fêz uma proposta no sentido da expansão da Academia aos dirigentes da altura (há cerca de 3 anos). Nunca obteve resposta. Agora diz-se perplexo por se falar dessa expansão sem que daí tenham sequer contactado a filial 25. O problema é que projectos-de-gabinete feitos por projectos-de-dirigentes não passam disso. Não entendo como se faz um projecto sem primeiro se avaliar o terreno, arranjar contactos credíveis (neste caso uma filial do clube), etc. Ah, já me esqueci o clube está entregue aos “croquetes” especialistas em “negócios bancários” que servem para encher os bolsos a alguém que não o próprio clube. Daí também que as estruturas de associados sejam “esquecidas” por mais que esses projectos-de-dirigentes digam o contrário.

Não conheço os contornos do negócio, por isso não posso opinar muito sobre como isto foi montado. Mas até acho que o Diogo Matos tem feito um bom trabalho na área de expansão da academia.

Mas isto não tira que o china lion não esteja cheio de razão. Aqui está um exemplo de como o clube trata os seus sócios (e neste caso filiais). Faria todo o sentido envolver os núcleos de alguma maneira nestes projectos (pelo menos nos sítios onde eles existem - não me consta que haja um núcleo sportinguista em Bloemfontein, por exemplo), para que os miudos percebessem a paixão e mística envolvida no ser sportinguista.

É ilustrativo da forma “empresarial” como se tratam estas coisas…

Sou da opinião do Leão Vegetariano: também considero, por aquilo que vejo, que o Diogo Matos está a fazer um bom trabalho com as Academias mas também acho que, de facto, teria sido uma boa ideia contactar a filial de Macau.

china lion, porque não sugeres ao presidente da filial que contacte directamente o Diogo no sentido de averiguar o grau de avanço do processo e oferecer a ajuda necessária? Não sei a quem terá feito a proposta há 3 anos, mas se conseguir contactar directamente o responsável específico da área poderá obter resposta mais rapidamente.

Leão Vegetariano e Wild Oscar: agradeço as vossas observações quanto ao contributo positivo do Diogo Matos. Não queria “pessoalizar” as minhas críticas, e confio na vossa avaliação do desempenho daquele responsável. Referi-me sim à (referida pelo LV) “forma empresarial” com que me parece se tratam os assuntos de um clube de futebol centenário, gestão que no meu entender deveria aliar às práticas empresariais (hoje em dia também necessárias) com as paixões daqueles que são no fundo a razão de ser de tudo isto (os sócios, os adeptos e os simpatizantes). Mas mais: no meu entender qualquer projecto de expansão deste tipo deveria envolver (pelo menos na sua fase exploratória) os adeptos e ainda mais as filiais como esta de Macau que, com o esforço do António Conceição Júnior, foi renascida das cinzas. Como alguns referem, concordo que o grande objectivo desta expansão não será tanto a curto prazo capitalizar talentos mas expandir um nome, uma marca e a oportunidade para penetrar num mercado imenso (a China continental) onde me parece que uma das fragilidades do seu futebol é justamente a falta de formação de base das camadas jovens.
Agradeço também a sugestão do WO. Irei passar a mensagem ao ACJ logo que tenha oportunidade de estar com ele.