Abel

Visto o Abel ainda não ter merecido um post só para ele, cá vai…

Um senhor doutor no mundo da bola

Companheiros e antigos treinadores apontam Abel como exemplo, não apenas pelo seu comportamento profissional, mas também pela personalidade forte e invulgar, que lhe permitiu abraçar desafios pouco comuns para um profissional de futebol. Espelho disso mesmo é a vontade de ferro que o levou a conciliar o futebol profissional com os estudos, consumados com uma licenciatura em Educação Física. “Acabei o 12.º ano no Penafiel. O Luís Campos, que era o meu treinador nessa altura, foi muito importante nesse aspecto por me ter incentivado a prosseguir os estudos”, narra Abel, que até desvaloriza o esforço para compatibilizar as duas actividades. “O período mais complicado da época de exames é Julho e Agosto, uma altura em que, no futebol, estamos de férias.”

Certo é que, como com tantos outros objectivos que traçou, alcançou o sucesso pretendido. “Sempre fiz questão de dizer que era jogador de futebol em primeiro lugar, mas a licenciatura acabou por ser, também, uma questão de orgulho. Sabia que era importante para me valorizar e uma ferramenta para o futuro, e, quando me vi mais perto de acabar, fiz questão de o conseguir”, adianta o defesa, repartindo, como lhe é habitual, o mérito com quem o auxiliou: “Também o devo à compreensão muito grande da estrutura da faculdade e ao meu coordenador de estágio no final do curso. Tive muita ajuda.” Com a modéstia que o caracteriza e, até, uma pontinha de nostalgia, assegura que a sua vida académica acabava por ajudar a vertente desportiva: “Muitas vezes, os estudos e o ambiente da faculdade ajudavam a aliviar a pressão do futebol.” Se a frequência de um curso superior e o futebol profissional convivem com dificuldade, as responsabilidades acrescidas poderiam ser fatais: “No Sporting, dificilmente conseguiria o mesmo, porque há muitas competições em disputa, muitos estágios, e sobra pouco tempo.”

Fonte: http://www.ojogo.pt/23-307/Artigo678605.asp

Deseja voltar a dar aulas

Alguns dos seus antigos mentores apontam-lhe características necessárias para seguir a carreira de treinador, mas Abel ainda não pensa nessa etapa. “Não sei o que vou fazer, mas não tenho dúvidas de que ficarei ligado ao desporto. A vida dá muitas voltas, e há muitos factores que acabam por ter influência”, observa, antes de revelar um desejo, relacionado com as suas habilitações académicas: “Gostava de voltar a dar aulas.” Entretanto, a sua atenção continua centrada no futebol e num sonho que ainda alimenta. “Hei-de ser campeão pelo Sporting”, afirma, com certeza e sem disfarçar a ambição.

Fonte: http://www.ojogo.pt/23-307/artigo678607.asp

/MOD EDIT: Ícone do tópico

E merece de facto um tópico só para si, pelo seu profissionalismo, humildade e disponibilidade para ajudar a equipa é um dos jogadores que mais admiro no actual Sporting.

e’ dos melhores jogadores do SCP! Defende, ataca e corre kms por jogo!

E do ponto de vista discursivo é dos jogadores mais lúcidos na abordagem aos jogos, não se eximindo muitas vezes de assumir os próprios erros com frontalidade e destemor :clap:

Muito bem paraver, este Senhor já merecia sem duvida um tópico.

E quero dizer que me mete nojo quando alguém aqui no fórum, associa o Abel aquele dito “saco” com Farnerud, Ronny etc…

Grande Abel :victory: :victory:

Um dos meus jogadores preferidos no plantel actual… já no Braga gostava muito dele.

Felizmente esta época está a jogar ao seu nível habitual, mostrando a muita gente que a época passada foi apenas uma excepção.

Primeiro, apesar do Abel às vezes ter umas “brancas” incompreensíveis, basta-me utilizar as palavras do nosso colega Majestade para dizer o que tem sido a época do lateral-direito: “ABELÃO!” :arrow:

Depois, vem a curiosidade. Eu sabia que um dia, nem que demorasse muitos anos, ia encontrar algo de positivo na passagem do Luís Campas pelo futebol… Cá está. :lol:

É dos jogadores que mais admiro no actual plantel,pela sua postura e pela qualidade que tem como jogador.

É um dos (senão mesmo “o”) meus jogadores favoritos no nosso plantel e estas declarações só vêm ajudar a ter uma excelente opinião Sobre ele! Grande Abel!

Excelente atitude, Personalidade, Pulmão e òptimo desempenho especialmente para quem não tem concorrência…
Mereceu a chamada à selecção.

Será dos jogadores do SPORTING com mais minutos, Km´s e também assistêcncias…
Espero que no mínmo mantenha este nível e que acerte mais vezes na baliza dado que tem rematado mais e melhor…

Força Abel!

Se todos se empenhassem como o Abel estaríamos muito melhores. Espero que ele continue no Sporting.

Nada a apontar a este atleta, penso que serve de exemplo para os colegas.

Grande profissional, nâo mede o esforço quando joga !-Nâo arranja problemas ao clube, è discreto e muito maduro no pouco que fala!-è com jogadores destes que se fazem equipas unidas e consequentemente è mais facil ser campeâo !-Força Abel, que consigas os teus objectivos, e que sejas campeâo pelo SCP !

Já ouvi dizer que é um jogador que reune o consenso do balneareo. Sem ser um lider dentro do campo, fora dele começa a afirmar-se.

a imagem que ele passa é a de um excelente profissional!! tem sido dos melhores do scp!! força abel! :great:

Este talvez daria um bom capitão de equipa … :shifty:

Em termos de atitude é o melhor jogador do Sporting!

Obrigado Abel! :clap: :clap:

Confesso que me passo regularmente da cabeça com a deficiência de passe que este rapaz tem. Mas aquele espírito de correr pa trás e pá frente o jogo todo acaba por disfarçar as anomalias técnicas.

:think:

Qualidade de passe :question: ele deve ser dos jogadores do Sporting com mais assistências para golo.

Acho até que ele tem evoluído favoravelmente nesta época a forma como sobe pelo flanco para apoiar o ataque, o único reparo que lhe tenho a fazer foram algumas falhas defensivas como aquela que aconteceu em Roma, mas felizmente não são frequentes.