Abel Ferreira - Treinador Equipa B Sporting Clube de Portugal

Muito bem a mexer no jogo, conseguiu ganhar o controlo quando meteu o Iuri no meio.

Não vou dizer que acho o mister Abel um treinador com o nível que julgo que se exige à equipa B do SCP, porque efectivamente não o acho, essencialmente por sentir duvidas quanto à sua capacidade na vertente mais técnica do jogo. No entanto quando as coisas me pareciam preparadas para ser a bandalheira de sempre eis que surge uma cooperação entre as duas equipas técnicas que me tem surpreendido pela positiva.

Os sinais actuais são muito mais do que aquilo que o Bruno de Carvalho nos prometeu quando se candidatou a presidente. O que estamos a ver não é apenas os tais 20+22, isto é mesmo uma real cooperação e uma verdadeira organização. Epah, digam o que quiserem, mas e tantos anos de Sportinguista (25 anos) é uma daquelas vezes em que vejo competência e humildade para sabermos quando temos determinadas limitações (Abel) e que trabalhamos com organização para corrigir essas falhas (cooperação com Leonardo Jardim).

Vejo um Abel diferente do ano passado, a verdade é que sinto motivação nele, quando olho para ele vejo a ambição de querer mais, mais e mais e isso agrada-me muito, sentir que podemos não ser perfeitos, mas estamos dispostos a trabalhar com quem sabe e a dar o máximo por este clube é uma coisa que me orgulha e desculpem que me diga era algo que já não via a algum tempo.

Podíamos ter ficado em ultimo lugar na taça de honra que para mim vale tanto como a da liga que isso pouco me diz, o que destaco é mesmo a qualidade de jogo, o esforço, o querer e a ambição que demonstrámos, mas atenção que vi outra coisa que não senti neste Sporting desde os tempos de Jardel é que aqui lutamos até ao fim!! Estivemos a perder nos 2 jogos e fomos atrás do resultado, uma característica que sempre invejei no Porto aquela “sede”/resistência psicológica que não temos tido.

Será isto efeito BdC? Será LJ? Será do Abel? Não sei, mas desejo que seja algo que tenha vindo para ficar e que este virús contagie a equipa A que bem precisamos disso.

:arrow:

A cooperação é de facto o mais entusiasmante disto tudo!

exagero.

o que acontece é que esta geração tem grande qualidade e eles sabem-no. provaram-no na 2ª liga do ano passado (até novembro/dezembro, altura em que começaram a desestabilizar a equipa retirando-lhe algumas das peças chave), provaram-no na next generation, provaram-no ao longo dos vários escalões de formação em que, mesmo não ganhando sempre, mostraram ser superiores aos adversários.

quanto à motivação não é dificil motivar estes miúdos numa competição em que sabem que os seus adversários são equipas de graúdos. como é óbvio querem mostrar a sua qualidade frente aos grandes ainda para mais quando essa qualidade é tão evidente e lhes permite grandes níveis de confiança.

esta é “apenas” mais uma etapa no crescimento de uma geração que já defendo há muito tempo (pelo menos há uns 3 anos) como sendo a base para o Sporting da próxima década.

Não é exagero algum.

O que dizes depois não tem nada a ver com aquilo que ele disse. Quantas gerações de enorme qualidade já tivemos no Sporting nos últimos 20 anos ? Não foi uma nem duas. Esta é uma geração de muita qualidade, é certo, mas essa qualidade apenas é visível porque, em primeiro lugar, agora temos competições onde os jogadores podem demonstrar o seu jogo num nível superior (Lions Cup, NextGen Cup e Equipa B).

Ainda assim, a própria equipa B não é novidade e, na primeira tentativa, o aproveitamento foi muito, muito mais reduzido.

Está a ser feito trabalho conjunto e isso é notório, qualidade dos jogadores à parte. Parece-me claro.

Gosto do trabalho do Abel.
Gosto da persistência e da humildade.
Gosto do espírito de equipa e de garra que incute aos nossos jovens.

Pode não ser um génio de treinador mas para mim, pelo trabalho que tem feito, merece o meu aplauso e todo o meu crédito.

:clap: :clap: :clap:

Não basta ter putos que saibam dar uns toques na bola. É preciso ter alguém que os una e os faça correr atrás da bola.
O Abel tem feito esse serviço. E as prestações do nosso Sporting nas últimas épocas têm demonstado isso.

Espero que continue por muitos e bons anos. É sinal que o trabalho tem dado frutos… e títulos!

:victory:

Força Sporting!
Hoje e Sempre!

Sabes, eu acredito que quando as coisas estão mais calmas, organizadas e planeadas isso permite aos jogadores estarem mais focados no seu trabalho. Ter os salários em dia, os adeptos a apoiar ao invés do clima de guerra civil que antes se vivia, sentir que existe oportunidades e que vale a pena darmos o nosso melhor, eu cá acho que isto faz diferença no desporto. A cooperação é muito importante e vai dar resultados, é uma mudança de mentalidade que é muito bem vinda.

que me lembre não tivémos nenhuma geração com tanta qualidade como esta. tivémos muito bons jogadores, alguns dos quais bem melhores que qualquer um desta geração, mas nunca tivémos um conjunto de dezena e meia de jogadores com tanta qualidade.
basta ver o que aconteceu à primeira equipa B do Sporting. não teve a ver com desorganização ou falta de ambição, a verdade é que apesar de termos alguns bons jogadores o conjunto não era assim tão equilibrado e não dava para criar uma equipa B competitiva.

daqui a meia dúzia de anos estaremos aqui para ver se essa tal qualidade superlativa é assim tão comum.

a politica correcta passa por aproveitar esta geração para formar o plantel da equipa A e depois ir reforçando com os melhores das próximas gerações. claro que em principio a equipa B não vai ter a competitividade que tem hoje em dia, e para mim será normal se a seguir a esta geração a equipa B desça para a 2ª divisão (a menos que se vá reforçando).

o que não se pode fazer é desvalorizar esta geração dizendo que a seguir a estes já estão outros na calha com a mesma qualidade e que “basta” que apostem neles e que estejam inseridos num “trabalho conjunto”. não é bem assim, pelo pouco que conheço da formação do Sporting tenho ideia que esta geração é mesmo especial.

isso talvez esteja a contecer e acho que a vinda do bruno de carvalho e esta mudança de mentalidade pode ser a “salvação” desta geração (apesar de a mudança de rumo, por necessidade, do godinho já indiciar que a formação teria de ser aposta). o que acho é que nada ou muito pouco daquilo que se viu da equipa B é fruto do trabalho desta direcção.

esta equipa já é isto que mostrou na taça de honra há pelo menos uns 3 anos. todos os mecanismos, o futebol ao primeiro toque, a posse de bola não são trabalho do abel… já foi feito antes (não sei por quem porque não é normal ver-se esta qualidade colectiva na formação do Sporting), o abel teve a capacidade de “apenas” aproveitar e não estragar o trabalho que já vinha de trás. mesmo a confiança e a vontade de ganhar já lá estavam.

claro que jogar contra graúdos pode ter dado uma motivação extra. como disse noutro tópico: não é dificil fazer com que a equipa do Sporting (B) fosse a mais motivada para ganhar o troféu.

Pois sim. A “mudança de paradigma” na vigência de GL não foi mais que o puro desespero por a banca ter fechado a torneira e os activos estarem praticamente alienados.

Ora medidas assentes em inversões de percurso num abrir e fechar de olhos nunca terão ponta de vislumbre de principios estratégicos e muito menos convicção em qualquer rumo futuro.

Esta geração de facto tem uma qualidade acima da média, mas acima de tudo, bem como muitos outros formados no Sporting, uns com mais ou menos talento, têm escola, sabem o que estão a fazer dentro de campo e valências em termos de enquadramento colectivo, colocando o individual ao serviço do grupo. Há uma identidade própria ou pelo menos um vislumbre da mesma. Que tem que ser potenciada, trabalhada, com vasos comunicantes entre equipa A e B bem abertos e com o foco no aproveitamento e crescimento dos jovens tendo em conta o objectivo principal: jovens bem preparados na equipa principal.

Parece-me óbvio que este tipo de relacionamento entre a primeira equipa e as restantes, é algo, sendo já previsto em 2011 e obviamente que mais que nunca, por necessidade, é algo que está a ser trabalhado e acarinhado como deve ser feito.

Quando há planeamento estratégico e se sabe o que quer, dificilmente as coisas deixam de resultar. Planeamento e convicções que não houve, verdadeiramente, no passado.

Subscrevo inteiramente. Moral e ânimo é do que mais precisamos no Sporting e o Abel está a incutir isso aos miúdos. De pequenino…

Ainda guardo com orgulho o autografo dedicado a mim e a foto que ele deu ao meu pai quando foi multado por ele :stuck_out_tongue:
Um grande sportinguista :slight_smile:

O que querem dizer estas setas? Sou novo por estas bandas, desculpem-me a ignorância :mrgreen:

Sinal de concordância com o que foi dito em quote.

obrigatório virar à direita :mrgreen:

não, é mesmo o que a Letista disse :great:

Obrigados :wink:

concordo com tudo.

só estou a dizer que o que aconteceu na taça de honra não é resultado de nenhuma mudança de paradigma (por desespero de godinho lopes ou convicção de bruno de carvalho) nem de um extraordinário trabalho do abel.
o que aconteceu foi o aparecimento de uma geração que é realmente especial, que tem a tal identidade própria mas que não é mérito de godinho lopes, nem de bruno de carvalho, nem mesmo do abel.

os frutos da “governação” só serão colhidos mais tarde e só nessa altura se verá se foram bem tratados ou não.

como já tenho dito não tenho aquela expectativa quase cega que alguns têm que o bruno de carvalho vai ser um grande presidente a nível desportivo. por exemplo, não reconheço ao inacio grandes competencias para ser director desportivo, nem tenho a certeza que a política desportiva que a actual direcção segue seja a mesma que eu seguiria (e que como é óbvio é a correcta, para mim).

onde deposito grandes esperanças no bruno de carvalho é na limpeza do Sporting. em correr com todos os interesses, notáveis, pseudo aristocratas e sportinguistas com estatuto especial da esfera de poder e opinião dentro do Sporting. e esse trabalho, juntamente com a auditoria de gestão, é fundamental para termos um clube mais unido e mais forte.