AAS: mais um movimento de cidadania com a marca Sporting

A recém-criada Associação de Adeptos Sportinguistas já foi publicitada aqui no fórum mas penso que o feedback dado pela nossa comunidade não fez justiça a tudo aquilo que este movimento representa.

Para quem ainda não conhece, a AAS foi formalmente constituída a 9 de Abril de 2008 por 23 sócios efectivos do SCP que, mostrando terem perfeita consciência do que representam (e poderão representar) os sócios e adeptos para um clube, decidiram criar uma entidade pró-activa na atribuição de voz aos sportinguistas e na agregação de toda a família leonina em torno da causa verde-e-branca. Para não estarmos a falar no abstracto, passemos então ao inventário, por ordem cronológica, das acções levadas a cabo pela AAS nos seus primeiros 3 meses de existência:

  1. Reunião de apresentação da AAS com o Presidente do SCP e com o Presidente da Mesa da AG, onde foi solicitada permissão para utilização das instalações sanitárias pelos adeptos que pernoitaram em frente às bilheteiras de Alvalade à espera de um bilhete para a final da Taça.

  2. Homenagem ao sportinguista Rui Mendes na final da Taça em 18 de Maio, no 12º aniversário da sua morte na sequência do disparo de um very-light.[sup]1[/sup]

  3. Organização de um fórum no Liceu Camões, onde se promoveu a discussão de temas da actualidade do SCP (nomeadamente o ecletismo e a rentabilização do património desportivo), se fez uma mostra de coleccionismo de artigos relacionados com o Sporting, e onde foram visionados vídeos de jogos históricos.[sup]2[/sup]

  4. Presença no “I European Football Fans’ Congress”, na qualidade de representante do SCP e de Portugal.[sup]3[/sup]

  5. Reunião com um representante da UEFA, onde a AAS expôs a sua visão sobre o panorama do futebol internacional e nacional.[sup]4[/sup]

  6. Organização de um “comboio verde-e-branco” para a deslocação de adeptos de vários pontos do país até ao Algarve para ver a final da Supertaça. Foi conseguida a aprovação da CP para a atribuição de descontos aos adeptos que optassem por esse meio de transporte, mas entretanto a iniciativa foi cancelada por motivos alheios à AAS.[sup]5[/sup]

Além dos pontos referidos, a AAS tem ainda marcado posição relativamente a assuntos que estão na ordem do dia do clube, nomeadamente o projecto de reestruturação financeira que foi proposto na AG extraordinária de dia 28. Em vários comunicados[sup]6,7[/sup] relacionados com esse assunto a AAS tem mostrado uma atitude crítica e racional e tem ainda manifestado a sua preocupação com o esclarecimento dos sócios dada a complexidade das matérias em questão, aspecto que deve ser um dos principais pilares de uma instituição de cariz associativo.

Num momento do clube em que os Sportinguistas se dividem em tantas e tão diversas questões, desde as rivalidades entre claques, passando pelo fosso cada vez maior que separa os apoiantes da direcção dos seus opositores, até ao mais recente caso João Moutinho, em que uns acham por bem aplaudir e outros acham por bem assobiar, o papel da AAS reveste-se de uma importância fulcral, pois ao mesmo tempo que assume um papel activo na discussão dos interesses do clube e dos sócios/adeptos, promove a união dos Sportinguistas, convidando-os à aproximação ao clube de diferentes maneiras e lembrando-os daquilo que têm em comum e daquilo que os une, independentemente do caminho que achem mais correcto: o sentimento pelo Sporting Clube de Portugal.

Eu diria que a criação da AAS seria inviável à partida, se quem a idealizou não acreditasse que o Sporting Clube de Portugal agrega em seu redor massa crítica suficiente para fundar e manter vivo um movimento destes. Portanto, a concretização desta ideia e a acção até agora levada a cabo pela AAS demonstram respectivamente que os Sportinguistas acreditam e confiam nos seus pares e que o SCP efectivamente agrega em seu redor a massa crítica necessária ao sucesso de iniciativas de cidadania como esta.

Numa sociedade em que alguns pseudo-intelectuais ainda enveredam pela demarcação dos demais, tentando colocar-se num patamar superior quando pavoneiam a sua indiferença e desprezo pelo futebol, como se este fosse um fenómeno supérfluo e básico que se baseia meramente em ver 11 tipos a correr atrás de uma bola, o AAS acaba por ser uma extensão do próprio clube na demonstração de como essa visão do futebol é simplista; uma contínua lição social e moral sobre a união de pessoas em torno de uma causa comum, independentemente da sua profissão, da sua ascendência, do seu escalão social, da sua origem geográfica ou da sua orientação política e religiosa. União essa que não se esgota num sentimento comum pelo clube, tendo também expressão numa maneira de estar na vida, que cada vez mais acredito ser o que verdadeiramente nos distingue de colectividades desportivas de dimensão equiparável, e que a meu ver se baseia nos princípios de honestidade, solidariedade, lealdade e temperança. O AAS é ainda uma demonstração de como os cidadãos podem ter uma participação mais activa na sociedade de que fazem parte, ao se unirem em torno de uma causa comum, fazendo-se dessa maneira ouvir e representar na defesa dos seus interesses.

A crença comum nesses princípios, aliada ao facto de iniciativas do mesmo tipo não terem paralelo noutros clubes nacionais de idêntica dimensão, justifica plenamente o lema reivindicado pela AAS: “Tradição e Distinção”. Não a distinção bacoca e esnobe de uma qualquer indumentária, ou de uma inserção numa qualquer elite social ou profissional, ou de um qualquer aperto de mão secreto, mas sim a distinção no que diz respeito à maneira de ser e estar no futebol e na sociedade. Movimentos como o Movimento por um Sporting Renovado, o Leão de Verdade e o AAS, por aquilo a que se propõem e pela postura absolutamente irrepreensível que têm demonstrado, são a prova de que o Sporting é indubitavelmente um clube diferente, e que entre a sua massa adepta se encontra gente dinâmica e com grande poder de iniciativa e ao mesmo tempo possuidora dos princípios que queremos ver reflectidos no próprio clube, pelo que nesta matriz, há condições para que, num futuro não muito distante, o Sporting seja elevado à principal potência desportiva nacional e devolvido à glória vivida na Era dos Cinco Violinos.

Força Sporting.

Isso é que é começar a mostrar créditos por antecipação, hein? :mrgreen: (NOTA: é uma pvt pró Eddie)

Quanto ao texto em si, gostei bastante, foi uma boa leitura sobre a AAS :clap: :clap:

O texto é bastante ilucidativo e quero agradecer toda a informação dada sobre a AAS que
desconhecia.

Quanto a mim estes movimentos de cidadania sao bastante saudaveis, espero que com o tempo
todos se consigam unificar visto que os objectivos sao extremamente semelhantes.

Uma pedra angular como outros movimentos existentes na organizçao do universo Sportinguista em direcçao ao objectivo de reerguer a alma verde e branca.

Eles estão a organizar uma excursão para Barcelona a 65 euros. O preço está muito bom, visto a razia que houve nos voos low-cost.
Eu estou numa de ir. Fui a Madrid há uns bons anos e foi lindo! (excepto o resultado)

Muito bom Eddie.

Falo com algum conhecimento de causa dado que faço parte da AAS.
Mas os fundadores da AAS não fazem nada sem a motivação das pessoas…
Estivemos em Londres no congresso, tivemos reuniões com a Uefa e adianto em primeira mão que fomos convidados a participar no debate sobre os adeptos no futebol europeu em Londres, num estudo feito pela UEFA. Será em Outubro e daremos novidades atempadamente, como sempre.
Mas tudo isto exige muita organização para um movimento “amador”…mesmo assim…verificamos ter mais iniciativa que muitos movimentos europeus e que estamos a anos-luz de alguns outros.

Mas aquilo que pretendia que ficasse é que a AAS serve mais para os adeptos do que para o clube em si. É na defesa dos interesses dos adeptos (sócios do clube ou não) que a AAS pode desempenhar papel fundamental junto do clube, como forma de passar a mensagem correcta sobre os desejos e ambições de todos nós.

E dada a descaracterização do Sporting Clube de Portugal ao longo das ultimas duas decadas e mesmo do futebol nacional, é de todo crucial que todos nós, pensando cada um à sua maneira, nos possamos juntar e conversar, debater, trocar ideias seja de forma pessoal ou até digital para depois a mensagem chegar ao destinatário e não ficar perdida num qualquer hosting servers na net…

Abraço
Pedro

:clap: :clap:

Confesso que desconhecia da existência desta associação.

Parece-me ser algo com ‘pernas para andar’ e que ajudará, e muito, pequenos grupos de adeptos/amigos que não têm possibilidades de irem sós para algum lado com a equipa.

A ver se não me engano. :wink:

Força AAS… :clap:

carrega!

Já fazia falta ao Sporting algo como AAS.

Penso que a AAS devia apostar forte em organizar transfertas nos jogos fora, fazer com que seja normal\ habitual encher 3 ou 4 BUS por jogo para ir ver o SCP nos jogos ao norte do pais e por essa Europa fora.

Era de facto muito bom para se criar uma “unidade” no mundo Sporting, “unidade” essa que hoje é muito pouca.

Gostei do que li.

Parabéns. ;D

Mas é um facto que sem a motivação de todos nós, em conjunto, pouco ou nada poderá a AAS fazer em prol dessa unidade.

Por exemplo, tratámos de toda a negociação com a CP para a realização de um comboio verde para a Supertaça no Algarve. Após apresentarmos a proposta ao Sporting e algumas reuniões pessoais e telefónicas com dirigentes do clube, procurou fazer-se a iniciativa numa outra ocasião, dado o numero de pessoas de férias no Algarve.

Agora para Barcelona, apesar de quase todos da AAS irem entre sexta e segunda, procurámos providenciar uma solução de baixo custo para ida no próprio dia de autocarro. Por 65 euros. Mas não houve adesão suficiente.

Por isso, como digo, tudo tem a ver connosco enquanto adeptos do clube e sócios. A propósito, está consagrado estatutáriamente que todos os membros dos orgãos sociais da AAS têm, pelo menos 5 anos de associado do clube, sendo que a média de filiação situa-se nos 25 anos. Apesar de ser uma Associação de Adeptos.

Ainda no capitulo das viagens, consideramos ser mais importante, por exemplo, negociar um protocolo com entidades de transportes, ferroviários ou rodoviários, para que qualquer pessoa que queira ir ver o Sporting em determinado dia tenha desconto na aquisição de bilhete. Assim, conseguiremos abranger todos os nossos amigos sportinguistas do país e não apenas os de Lisboa e arredores.

Naturalmente que a marcação dos jogos para dias adequados e horários adequados tem grande influência…

Contamos, portanto, com o vosso contributo pró-activo e dinamico, bem como a vossa presença nos nossos futuros eventos (“nossos” no sentido de todos nós, sportinguistas) para que possamos unir a verdadeira família sportinguista e assim vermos o nosso clube da forma que tanto gostamos.

Abraço a todos.
Pedro

Entretanto, e enquanto o site não está pronto, podem acompanhar tudo o que já foi feito pela AAS em vinteequatrodemaio.blogspot.com

Criar um protocolo com as entidades de transportes era uma ideia pioneira em portugal que iria ser muito positivo para todos os leões espalhados pêlo nosso pais especialmente para os mais jovens.

È uma ideia que espero que trabalhem nela porque são ideias como essas que engrandecem ainda mais o “Mundo Sporting”.

Gostaria de ver a AAS a ajudar a promover a operação: “Invasão á Luz, vestido de Verde & Branco”.
Invadir a lixeira com todos os leões vestidos de Verde & Branco.

Apesar de vir com um mês de atraso, não poderia deixar de agradecer, enquanto fundador da AAS, as palavras do Eddie.

Cada vez me convenço mais que faz todo o sentido existir a AAS no Sporting da actualidade, no futebol da actualidade…

Mas de nada servirá todo o esforço que tem sido feito para engrandecer o nome do Sporting se os sportinguistas não disserem “presente” às ideias que surgem, às iniciativas que se lançam, ao trabalho que se tem para tentarmos fazer do Sporting um clube cada vez melhor e maior. Porque ninguém duvide que esse é o objectivo!

Ou, como dizes, «…a concretização desta ideia e a acção até agora levada a cabo pela AAS demonstram respectivamente que os Sportinguistas acreditam e confiam nos seus pares e que o SCP efectivamente agrega em seu redor a massa crítica necessária ao sucesso de iniciativas de cidadania como esta

Mais uma vez obrigado Eddie e conto ver-te por aí num futuro próximo. Nunca vira ninguém entender tão perfeitamente o escopo da AAS… :clap:

Sendo tu o fundador da AAS não te posso deixar de dar os parabéns por isso.

É de louvar a dedicação que tu e os teus estão a ter para o crescimento do nosso clube sem receber nada em troca (digo eu :lol:).

Quero também deixar uma palavra em relação à viagem a Barcelona. Não acho que fosse impossível levar pelo menos um autocarro até Barcelona, mas eu (por exemplo) só soube do conhecimento da AAS quando se falava na dita viagem, no tópico cá do fórum. Eu próprio gostaria de ir e neste momento a AAS proporcionava-me a viagem mais barata mas a fraca adesão tornou isso impossível, talvez devido à pouca divulgação da AAS (falo por opinião própria). Talvez se a ida a Barcelona fosse noutra jornada e tudo teria sido mais fácil…

O importante mesmo é darem-se a conhecer com iniciativas que aproximem os adeptos do clube, e com o tempo a procura será maior com certeza. E se precisarem de alguma ajuda/apoio de certo que haverá alguém por aqui com o desejo de ajudar :wink:

Eu e todos os sportinguistas, é que temos que agradecer à AAS :great:

De facto, e como também já tive oportunidade de dizer ao psilva, este movimento foi uma lufada de ar fresco numa altura em que a ligação entre o clube e os sócios/adeptos parece vir a definhar ao longo dos últimos anos, quando era de esperar, depois de 2 campeonatos conquistados recentemente, que fosse precisamente o contrário. É sinal de que algo está mal no universo leonino e de que algo precisa de ser mudado.

Uma das facetas da AAS que mais apreciei e com que mais me identifico é precisamente a organização de viagens e encontros de adeptos de todo o país. Eu próprio já ando a falar nisso desde que participo neste fórum e até cheguei a abrir um tópico para promover encontros e viagens em grupo nas idas aos jogos, embora sem grande sucesso. :stuck_out_tongue: Espero que a AAS resolva esse problema.

De resto, acho que todas as outras acções levadas a cabo pela AAS, que listei acima, falam por si.

Parabéns e continuação de bom trabalho!

:clap:

Para mim, o problema da viagem a Barcelona foi a falta de divulgação. Mas acredito que não se irá repetir em futuros eventos.

Força para a AAS.

Não me exprimi correctamente. Não sou O fundador, mas fui UM dos cerca de 30 fundadores. E nem fui um dos principais. Limitei-me a apanhar a onda e a contribuir modestamente naquilo que posso e está ao meu alcance. O seu a seu dono…

E podes acreditar que não recebemos nada em troca. Antes pelo contrário. Todas as despesas de criação da AAS e de todas as iniciativas levadas a cabo pela associação foram suportadas pelos seus membros na medida das suas possibilidades. Coroa de flores no Jamor inclusive…

É difícil concentrarmos as atenções dos adeptos do Sporting na AAS quando as iniciativas de adeptos do clube vêm, por hábito, das claques.

Apesar de ter sido divulgado aqui no fórum, com folhetos nos jogos de Boavista e Porto (Jamor) e de ter aparecido nos jornais, muitas pessoas “não deram” pelo Fórum da AAS no Liceu Camões. Mesmo com FSF e R.Alves presentes…

Em relação à viagem a Barcelona coloca-se, mais uma vez, a questão das claques, mas também devido ao facto de ela apanhar ainda a “reentrée” pós-férias…

A grande dificuldade da nossa sociedade é, hoje em dia, gerir a informação. Porque existem todos os meios para obtê-la…