A revolta dos Gatinhos

Uma épica campanha de envio massivo de emails e cartas para um jornal foi promovida neste fórum quando um jornalista (JQM) escreveu um artigo mentiroso sobre os méritos da formação do Sporting.

Outra épica campanha de envio massivo de emails para outro jornal foi promovida neste fórum quando se decidiu incluir o Estádio José de Alvalade como candidato a um dos 7 horrores da arquitectura nacional.

Hoje:

Futebol Pedro Proença «tranquilo e satisfeito» Pedro Proença diz estar «tranquilo e satisfeito» com a sua prestação no «clássico» FC Porto-Sporting. O árbitro lisboeta defende o juízo que fez no lance do golo dos azuis e brancos, lembrando que «as leis de jogo são muito claras e objectivas».

ASF
«As leis de jogo são muito claras e objectivas nestas questões: sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, seja através de um corte ou de um passe, este fica impedido de agarrá-la. Se o fizer será punido com pontapé livre indirecto, no local onde agarrou a bola com a mão. Limitei-me a cumprir a lei», afirmou Pedro Proença.

O juiz lisboeta admite que poderia ter «decidido de outra maneira» em alguns lances, mas salienta ter ficado «satisfeito e tranquilo» com a sua prestação.

«Sinto-me tranquilo e satisfeito com o meu trabalho, com a consciência de que, numa ou noutra situação, poderia ter decidido de outra maneira. Mas tanto eu como a minha equipa demos o máximo para desenvolver um trabalho positivo. Quando assim é, a mais não somos obrigados», lembrou, deixando uma palavra de agradecimento aos jogadores: «Gostaria de realçar o espírito de “fair play” dos jogadores, que contribuíram para um espectáculo positivo no Dragão».

27-08-2007 12:53

in A Bola online

Um árbitro demonstra, publicamente a sua ignorância das Leis do Jogo, qual paradigma deste circo que é o futebol português e pouco se diz, pouco se comenta e NADA se faz.

Leões iriam para a guerra. Gatinhos ficam de cu sentado no sofá, a lamber as feridas e a perder-se em escaramuças inofensivas, sem qualquer utilidade prática.

O espelho duma mentalidade. O espelho duma Instituição. A causa por trás do estado a que chegou o futebol neste país.

Processo em tribunal já!

Exactamente o que é que tu pretendes com este tópico? Insultar as pessoas deste fórum ou mostrar indignação com o facto do Sporting OFICIALMENTE ter dado a entender que não vai contestar nada deste jogo?

É que se é a primeira hipótese, não é uma boa estratégia. Uma boa participação seria colocares aqui os contactos da APAF, Conselho de Disciplina, LPFP, etc, mas claro, isso implicaria revolta com a situação e não oportunidade para lançar insultos gratuitos (que vindos de ti, lamentavelmente, estariam longe de ser inéditos).

ps: foi a 3ª mensagem que escrevi. As duas primeiras estavam demasiado agressivas para ti… Epah, desculpa mas só me apeteceu mandar-te dar uma volta ao bilhar grande (tradução ao teu critério).

Para que fique bem claro, fica aqui o essencial da declaração de Pedro Proença:

«As leis de jogo são muito claras e objectivas nestas questões: sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, [b]seja através de um corte ou de um passe[/b], este fica impedido de agarrá-la. Se o fizer será punido com pontapé livre indirecto, no local onde agarrou a bola com a mão. Limitei-me a cumprir a lei», afirmou Pedro Proença.»

e uma digitalização da página 37 das Leis do Jogo:

Há aqui qualquer problema de interpretação, só pode!

Eu nessa dizitalização consigo ler:

De um passe atirado [b]deliberadamente[/b] com o pé...

Orá bem, deliberadamente e penso que não estou errado, no bom Português, deve-se interpretar como algo que foi feito prepositadamente, com intenção, de preposito…

deliberadamente advérbio 1. com deliberação; 2. de caso pensado; (De deliberado+-mente)

deliberado
adjectivo

1.  intencional; propositado;

2.  discutido;

3.  resolvido; assente;

(Part. pass. de deliberar)

Por acaso já viram o artigo de hoje do JQM no site mais futebol, que vem na sequencia da discussão com o Jorge Coroado de ontem no programa da TVI?

http://zonadeataque.blogs.iol.pt/

Esta gente anda toda maluca, então as leis deixaram de ser objectivas para passarem a ser opiniões?

Eu acho que o Eddie fez bem em abrir este topico, não podemos deixar que nos pisem…

Os gatinhos são fofinhos e gostam de brincar às lutas.

[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?v=-OfG_FttbFI[/youtube]

Q estupidez! Agora fazemos o papel dos tansos ignorantes, é isso?? Comigo não contem para este peditório! É mais q evidente que a INTENÇÃO faz toda a diferença! Agora querem convercer-me que não é possível fazer um corte e efectuar um passe ao mesmo tempo, é isso??? Estou farto de ver isso em futebol, o problema é que aqui meteu o GR que agarrou a bola e que deu falta que deu o golo da vitória!

[url]http://bnrb.blogspot.com/2007/08/profissionalizao.html[/url]

Claro que é possível fazer um CORTE e um PASSE ao mesmo tempo Toca…

… mas então se o guarda-redes apanhar a bola é porque foi um PASSE (em simultâneo com um corte) e não por ter sido um corte desprovido da intencão de passe… ou seja, se o árbitro tivesse referido sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, através de um passe que resulta ou não de um corte, este fica impedido de agarrá-la.… aí já teria motivos para concordar contigo.

Não sei se devo rir, ou chorar!

Em qualquer campeonato credível, regulado por organismos competentes, um árbitro que dissesse o que disse o Pedro Proença sobre o seu erro grosseiro seria despromovido do escalão principal, ou pelo menos alvo de um processo de indagação à sua competência. Infelizmente, constato que isso não irá acontecer… vejo-me forçado a utilizar aquele discurso “pequenino” e deprimente para falar de Portugal e de como as coisas funcionam por cá.

O problema não está no erro - no posicionamento, no critério, ou numa qualquer falha de interpretação que geralmente serve de refúgio aos erros de arbitragem - o verdadeiro problema está no testemunho público de Pedro Proença que afirma não conhecer as leis do jogo, não estar preocupado com isso, quando provavelmente irá continuar a ser considerado um dos melhores árbitros portugueses. Estranho, é o Sporting achar que isto é normal e colocar-se na posição de cúmplice.

:offtopic:

Eddie verdde e Spittelau , guardem essa picardia para o X11. :arrow:

Pois bem. Se bem conheço este fórum vou sair daqui a fazer figura de papalvo, sozinho e ridicularizado, o que, por paradoxal que possa parecer, é o que me vai dar razão, e então terás que morder a língua por me teres acusado de proferir insultos. Mas é preferível eu fazer figura de urso do que ser acusado de insultar a comunidade, ficando eu próprio de braços cruzados a zombar da inércia geral.

Por isso aqui vai. Esta:

Exmo(a). Sr(a).

Na qualidade de adepto de futebol, venho por este meio manifestar a minha indignação e confrontar V.Exa. com as declarações proferidas pelo árbitro Pedro Proença ao jornal A Bola em 27 de Agosto de 2007, as quais passo a citar: «As leis de jogo são muito claras e objectivas nestas questões: sempre que um jogador joga uma bola para o seu guarda-redes com o pé, seja através de um corte ou de um passe, este fica impedido de agarrá-la. Se o fizer será punido com pontapé livre indirecto, no local onde agarrou a bola com a mão. Limitei-me a cumprir a lei».

Declarações, que, quando confrontadas com as Leis do Jogo, das quais transcrevo o seguinte excerto: “Um pontapé-livre indirecto será concedido à equipa adversária do guarda-redes que, encontrando-se na sua própria área de grande penalidade comete uma das quatro faltas seguintes: (…) tocar a bola com as mãos vindo de um passe atirado deliberadamente com o pé por um seu colega de equipa”, demonstram a falta de conhecimento deste árbitro sobre leis básicas do jogo e põem em causa a competência do Sr. Pedro Proença em particular e dos órgãos que regem o futebol português em geral.

Solicito por isso a V. Exa. que tome as medidas que forem da sua competência e faça os possíveis para que uma tal manifestação de incompetência não passe despercebida e seja responsabilizada, a bem da justiça, do rigor e da seriedade do futebol nacional, produto de que sou consumidor e ao qual me sinto no direito de fazer esta exigência.

Com os melhores cumprimentos,

João Oliveira

é uma carta possível a ser enviada para os diversos órgãos de comunicação social, para a LPFP, para a APAF e para o próprio SCP. Se também querem brincar às lutas, escrevam a vossa própria carta ou então façam copy paste desta e assinem com o vosso nome e enviem para os seguintes contactos:

geral@lpfp.netcabo.pt

arbitragem@lpfp.netcabo.pt

disciplina@lpfp.netcabo.pt

comunicacao@lpfp.netcabo.pt

apaf@apaf.pt

sec.geral@apaf.pt

presidente@apaf.pt

http://www.sporting.pt/Utilizadores/contactos.asp

clientes@abola.pt

ssimoes@record.pt

jangelico@record.pt

erivotti@record.pt

omartins@record.pt

lqcosta@record.pt

SFigueiredo@record.pt

NunoRibeiro@cofina.pt

Não se preocupem em elaborar muito, porque a partir das primeiras 3 ou 4 cartas o destino mais que certo do email será o caixote do lixo. O mais importante é não deixar que o assunto passe despercebido. Estou a enviar as minhas neste momento.

Kirikirikirikiriki

É isso mesmo, dá-lhe Falãncio!

E porque não o Dias Ferreira falar sobre isto no Dia Seguinte? Melhor meio que esse é difícil.
E com aquele jeito bruto do Dias Ferreira, o mínimo que seria para catalogar o árbitro era incompetente…

e não se esqueçam também de ir ao site de O Jogo, no fundo da página clicar em contactos e enviar um textozinho.

Já agora, email do Rui Santos, alguém sabe?

Para mim o mais grave disto tudo é esse palhaço vir a publico explicar uma lei que pelas palavras dele não existe. A lei não fala em corte,mas em passe e ele engloba tudo como lei. Só por esta afirmação, não devia apitar jogos das principais ligas durante 3 anos, como obrigatoriedade de fazer novamente formação em actualização de leis. É uma vergonha para um árbitro deste escalão, logo tão cedo não deverá apitar jogos deste escalão.

Estou rouco de tantos nervos que este zé burro, mais o bandeirinha[frutinhas a seguir ao jogo] da 2ª parte me fizeram.

Olha que tu, com a posição de SuperModerador tens que ter mais calma, qualquer dia dá-te uma coisinha má! ;D

Foi o primeiro jogo do Sporting em muitos anos que, apesar de estar 90 minutos junto à TV, nem um grito dei e nada me enervei, o puto na brincadeira à minha frente e todo contente nem me deu hipótese para me chatear com o palerma do árbitro, já não me lembrava de estar tão calmo depois de um jogo do Sporting, há quem diga que os filhos tiram anos de vida a aum gajo pelo trabalho que dão, o meu acho que me vai é dar mais uns anitos! ;D

Nem tudo é negativo depois de uma derrota! :slight_smile:

P.S - O proença é um FDP!!! >:D

Eu já enviei a minha carta para os contactos que indiquei.

E vocês?

Eu enviei também a minha cartinha para todos os contactos disponibilizados pelo eddie_verdde aos quais acrescentei o do programa “O Dia Seguinte” (diaseguinte@sic.pt).

Esse palhaço não merece ser lido nem ouvido… Um produto ou serviço quando não tem qualidade deve deixar de ser consumido! Não lhe dêem importância.