Abro este topic porque me tenho sentido incomodado com o trauma dos meus amigos benfiquista e quero-o partilhar com este forum.
O conceito do adepto anti-benfiquista é único e deveria se estudado pelos nossos sociólogos/psicólogos. Porque será que esse fantasma acompanha/traumatiza o mais vulgar encarnado? Deve fazer para do ritual de iniciação à cultura benfiquista criar o trauma do anti-benfiquista, esse ser malévolo que apenas torce pelas derrotas da equipa da catedral, capaz de fazer vender a alma ao diabo para não ver o benfica campeão.
Caso o benfica perca com o FCP, será que algum adepto do Porto vai dar algum relevo ao jogos do seu adversário até ao final do campeonato? Claro que não. O conceito do “anti” está enraizado no desporto de competição. Em Portugal, poucos vêem futebol profissional por gostar do jogo, muitos por torcer por uma equipa. A sua equipa, seja ela o FCP, o SCP ou o SLB.
Porque este sentimento de inferioridade? Será por se reverem no Barbas e no Zé Manel taxista?
Não será obvio que perderam com o Sporting porque nós jogámos como equipa? Com o Leiria porque não estudaram o adversário ? (levaram 3 e a UL falhou mais 3 golos feitos); Com o Vitória porque tinham a cabeça no jogo com o Liverpool?
Aparentemente é mais fácil inventar o “inimigo-imaginário”: o “Anti-benfiquista”
Por estas e por outras penso que os nosso sociólogos/psicólogos deveriam estudar a espécie benfiquista.
Tiultra, apesar de ser novo enquanto participante tenho seguido o forum e acho q os videos que os ultras damaia fizeram na luz e em Setubal estava 5*. Parabéns!
“Who cares” o quê que os lamps pensam?! :twisted: E sentes-te incomodado?? Desde quando um lamp incomoda um Sportinguista? :shock:
Os anti-orcs estâo pro lamps como os moinhos de vento estâo pra D. Quichote :lol:
Mas, e um bocado em contradiçâo ao que escrevi acima, a (minha) logica da “coisa” é que ha anti-lamps como ha anti-os outros clubes todos.
Se sou Sportinguista- pró- Sporting portanto- automaticamente sou anti quem é concurrente. A nuance está talvez no grau de intensidade do ser anti: anti-orc 99,9999%, anti-papa tripas 99,9998% e por ai abaixo até ao 18o lugar… 8)
O benfica merece o meu carinho pois nos últimos 10 anos tem-me dado muito mais alegrias que o sporting. Ainda este fim-de-semana me deu uma grande alegria, e com um pouco de sorte dará mais alegrias até ao próximo fim-de-semana.
É por isto que tenho que dar valor ao meu benfica…
Por exemplo relativamente ao próximo fim-de-semana… eu bem sei que a vitória do benfica é o que mais interessa… mas eu não consigo. O amor que sinto ao benfica impele-me a desejar sempre que o benfica me dê mais uma daquelas alegrias… ainda por cima caso a alegria se siga a outra na CL ainda poderemos ver um terramoto com fogo de artifício na catedral, com imolamento de kumens e derivados… quem bate isto? quem dá mais espectáculo que o nosso benfica?
Mauras tou contigo…quando dizes “eu sei que a vitoria do benfica e o que mais interessa…mas eu nao consigo”…
A maior parte das vezes a minha paixao pelo SPORTING e nao so tambem pelo futebol nao me deixa pensar “3” pontos.
Preferia que o slmerdas perdesse por uns 4-5 :lol: do que eles ganharem por 1.
O nojo e tanto pelo slmerda que nao consigo querer que eles ganhem, nao consigo. :evil:
Ja agora ja que nao quero que eles ganhem podem empatar.
E os orcs ficarem 3 pontos a melhor que o SCP que nos ca tratamos da saude quando vierem a ALVALADE.
:arrow:
O texto é engraçado mas já ficou aqui provado que não fundamento, os anti-benfiquistas existem, são muitos, e eu sou mais um deles sem qualquer tipo de vergonha. Acho que tenho muitos e bons motivos para ser anti-benfiquista.
No próximo jogo espero o mesmo que sempre, muitos cartões, muita palhaçada, e que se não for um empate, seja uma derrota humilhante do benfica. Só mesmo na última jornada com o Sporting a necessitar de uma vitória dos lampiões é que conseguia torcer por eles.
Não consigo.
Para mim desejar uma vitória do benfica é como desejar um homem. Impossível e contra natura para mim. É algo que me provoca asco e repulsa.
Posso-vos confirmar (e quem me conhece sabe que foi assim) que no célebre benfica - boavista em que estes fizeram de nós campeões fiquei doente e estava completamente contra esse desfecho, não consigo torcer pelo benfica em jogo algum.
Aliás mesmo em termos de contas a coisa não é tão directa. Se o benfica perder na próxima semana e nõs vencermos continuamos a 5 pontos do porto (sendo que 3 depedem de nós) sendo que o benfica ficaria arrumado e em pé de guerra, logo na práctica ficávamos só com um grande como concorrente, enquanto que se o benfica vencer, apesar de nos aproximar-mos, ganha também novo alento (como nós ganhámos quando lá fomos) e são novamente 2 concorrentes espicaçados para o mesmo objectivo.
Eu voto derrota do benfica para os aviar já da superliga e instalar por lá a guerra civil. Aí só nos temos de entender com o Cu Adriano e suas invençoes.
Mas já festejei (pouco) por duas vezes golos deles. O golo do Sabry frente ao Porto, que permitiu o Sporting aumentar vantagem sobre o Porto, que viria a ser decisiva para a conquista do titulo 18 anos depois.
E o golo do Mantorras frente ao Boavista que nos deu o titulo.
A psicose dos bichos vai mais longe e é mais grave do que aquilo que a maioria de vocês parece perceber. A definiçâo de anti bicho que os bichos usam é que um Sportinguista, por exemplo, fica mais contente com uma derrota deles que com uma vitoria do Sporting. Ora isto é a mais pura das infamias! Eu às vezes até sou vermelho. Esta semana, por exemplo, sou vermelho bife! Ou neutral, como no proximo fim de semana: desejo-lhes um empate.
Mas acima de tudo isto SOU Sportinguista, quero o Sporting a ganhar. Quando nâo é esse o caso tudo o resto é irrelevante.
A psicose dos bichos vai mais longe e é mais grave do que aquilo que a maioria de vocês parece perceber. A definiçâo de anti bicho que os bichos usam é que um Sportinguista, por exemplo, fica mais contente com uma derrota deles que com uma vitoria do Sporting. Ora isto é a mais pura das infamias! Eu às vezes até sou vermelho. Esta semana, por exemplo, sou vermelho bife! Ou neutral, como no proximo fim de semana: desejo-lhes um empate.
Mas acima de tudo isto SOU Sportinguista, quero o Sporting a ganhar. Quando nâo é esse o caso tudo o resto é irrelevante.
Eu acima de tudo sou Sportinguista, mas também sou anti-benfiquista e não admito que venham outros falar por mim e dizer que a minha especie não existe
! Eu às vezes até sou vermelho. Esta semana, por exemplo, sou vermelho bife! Ou neutral, como no proximo fim de semana: desejo-lhes um empate.
Nunca o conseguirei. Quando me passa essa ideia pela cabeça lembro-me logo do Jamor e do que o clube e sócios não fizeram à sua claque de assassinos. Benfica é sempre a perder, mesmo que isso não ajude o Sporting pois ao Sporting basta-lhe ganhar sempre os jogos todos e não dependerá de terceiros logo não tenho de mudar os meus desejos sobre o benfica em função dos interesses do Sporting.
Em Portugal, poucos vêem futebol profissional por gostar do jogo, muitos por torcer por uma equipa. A sua equipa, seja ela o FCP, o SCP ou o SLB.
Grande verdade, a não ser que nunca tenham visto futebol de outros países. É, aos meus olhos, impossível gostar de futebol apenas pelo que se pratica cá no burgo…
Quanto ao próximo fim de semana, espero que o Porto vença, se possível por muitos.
Nunca na vida desejei uma vitória do benfica. Nem é agora que vou desejar. Festejar um golo deles muito menos, seja em que circunstância for. No próximo domingo também gostava que o FCP ganhasse para arrumar já com os lampiões. Mas mal por mal que empatem. :arrow:
Acho também uma enorme mistificação essa conversa de “em Portugal somos doentes, lá fora não”.
Um bom exemplo é inglaterra, muitas vezes referida como um exemplo para nós em termos de apoio ao clube. Se calhar já todos esqueceram a forma como os adeptos do middlesborough festejaram a nossa vitória sobre o newcastle e o que escreveram no site deles. O site abria com a foto do Beto!!! Pelo amor de Deus… todos são doentes, futebol é paixão.
Não consigo.
Para mim desejar uma vitória do benfica é como desejar um homem. Impossível e contra natura para mim. É algo que me provoca asco e repulsa.
Posso-vos confirmar (e quem me conhece sabe que foi assim) que no célebre benfica - boavista em que estes fizeram de nós campeões fiquei doente e estava completamente contra esse desfecho, não consigo torcer pelo benfica em jogo algum.
Aliás mesmo em termos de contas a coisa não é tão directa. Se o benfica perder na próxima semana e nõs vencermos continuamos a 5 pontos do porto (sendo que 3 depedem de nós) sendo que o benfica ficaria arrumado e em pé de guerra, logo na práctica ficávamos só com um grande como concorrente, enquanto que se o benfica vencer, apesar de nos aproximar-mos, ganha também novo alento (como nós ganhámos quando lá fomos) e são novamente 2 concorrentes espicaçados para o mesmo objectivo.
Eu voto derrota do benfica para os aviar já da superliga e instalar por lá a guerra civil. Aí só nos temos de entender com o Cu Adriano e suas invençoes.