Psilva, é um bocado offtopic (tenho que procurar o tópico das cadeiras), mas é impressão minha ou a pintura cor de gelatina royal de kiwi das escadarias está a ficar esteticamente sem contraste… para não dizer que é pior a emenda que o soneto?
Mais valia começarem pela substitução integral das cadeiras por verde escuro uniforme. Para mim não é o amarelo das escadas que fica mal, é a mixórdia de tonalidades deslavadas dentro e fora do estádio… e o amarelo e o laranja do emblema.
[mod]Como não havia tópico específico sobre este tema, dei independência a este.[/mod]
Viridis, podes apresentar um exemplo desse verde escuro com uma imagem? Não estás a sugerir por exemplo aquele verde escuro quase preto que usaram agora para o exterior, pois não? Eu, pessoalmente gosto daquela cor verde das cadeiras da onda, se fosse para uniformizar. Mas aí penso que a cor melhor para contrastar nas escadas e nas grades seria o branco.
Sobre a cor…continuo na minha: espero até perceber se existe uma ideia geral unificadora que regule estas alterações para dar uma opinião definitiva.
Neste momento parece-me que se aumentou o nível de “salganhada”. Aquele verde tem ainda o problema de ser muito sensível às mudanças de luz e ter uma leitura muito diferenciada consoante é de dia ou de noite, consoante se vê ao vivo ou na televisão.
A falta de contraste parece-me evidente, o que os bombeiros e as autoridades de segurança (ainda que nunca tenha encontrado um regulamento que julgava existir que a isso obrigue - o que não quer dizer que não exista) não devem apreciar por aí além.
Sobre a emenda e o soneto. Mesmo sabendo-me em esmagadora minoria, não posso dizer que esteja a gostar para já. Acho que muita da identidade do estádio, do seu valor de reconhecimento visual e da sua iconografia se está a perder transformando-o num edifício mais pobre. Gostando ou não da estética utilizada.
Mantendo-me pelo mesmo autor, gostando ou não dos edifícios do Amoreiras, a verdade é que eles têm um valor iconográfico e de reconhecimento na paisagem da cidade. Agora imagine-se pintar tudo de cinza para ficar mais “suavezinho”.
Eu também gostava de ter um estádio da Risco, ou do Souto Moura. Mas a verdade é que temos o que temos e não me parece (ainda que isto compreensivelmente passe ao lado da maior parte das pessoas que só querem mais verde, seja ele qual for) que estas alterações verdadeiramente o beneficiem.
Ainda assim acho razoável admitir que uma alteração geral, desde que estudada e inserida numa ideia global, poderia servir os desejos dos Sportinguistas não empobrecendo (ainda mais) o edifício. Temo que não seja isso que esteja a acontecer. Parece-me tudo demasiado casuistico.
Eu sobre as cadeiras já nem sei o que diga ou pense. Sinceramente gosto do aspecto policromático. Acho que é mais uma das coisas que contribui para o valor iconográfico e de identificação visual do estádio. A meu ver deveria ser mais politonal, substituindo as cores fora do espectro Sportinguista, por variações da tonalidade de verde (como aliás já digo vai para mais de dois anos e agora vejo reproposto num tópico). Isto teria a vantagem de acrescentar o verde, manter a “dinamica” das bancadas e ser bem mais económico. Mas lá está, isto só faria sentido inserido numa ideia global (que até poderia vir a demonstrar o erro desta opção).
Sobre o verde escuro, tenho, confesso, algumas dúvidas. Num estádio à Risco (o dos andrades por exemplo) assinava já de cruz. Neste já me deixa muitas dúvidas. E isto não tem a ver sequer com alguma aversão própria a grandes blocos monocromáticos neste tipo de equipamentos (só ultrapassado pela aplicação de elementos gráficos explícitos: ondas, siglas, logos, publicidade, etc). Acho que neste caso escureceria demasiado todo o ambiente (ainda que saliente aqui o que para mim é o erro de avaliar vazio um edificio que é suposto ser usufruido cheio e onde por via disso as cores das cadeiras deveriam ter um impacte mais reduzido - sim eu sei que esse foi um argumento do PPC, mas antes que ele, naquele contexto ter mandado a bojarda, já eu o dizia, noutro contexto há muito tempo).
Mas também volto a frisar, admito o erro desta avaliação provado por uma projecto global de alterações cromáticas.
No inicio das alterações nas cores das escadas, excluí um pouco essa hipótese (não branco, mas cinza) essencialmente por questões de manutenção e imagem. Neste momento assumo claramente que preferia que tivessem seguido esse caminho.
Artigo 50º
1 – Extraordinariamente, a Assembleia Geral comum reúne-se em qualquer data:
...
c) a requerimento de sócios efectivos, no pleno gozo dos seus direitos, com o mínimo de mil votos, desde que depositem na tesouraria do Clube a importância necessária para cobrir as despesas inerentes.
...
2 – No caso da alínea c), a Assembleia não pode reunir sem a presença de sócios requerentes que detenham, pelo menos, setecentos e cinquenta votos.
Mas não creio, sinceramente e muito menos neste momento, que seja tema para uma AG extraordinária por requerimento de sócios.
Psilva, obrigado pela resposta. Eu já calculava que também não estarias a gostar muito da “emenda”. Cá para mim, perante as queixas, foi o mais barato que encontraram: Comprar baldes de tinta :lol: E assim já podem mandar soundbites sobre o atendimento à preocupações dos sócios! :mrgreen:
Eu espero que eles tenham ao menos feito um estudo cromático através de uma empresa decente antes de terem avançado com esta ideia. Seria muito amadorismo terem escolhido as cores que estão a escolher apenas porque alguns acharam que “ficava bem”. :wall:
Na parte do fosso, entre as bancadas A 18 e A 26, estão diversos tipos de verde pintados em forma de quadrados. Não percebo a lógica, mas poderá estar a ver com a forma como as diferentes tonalidades se comportam e pela quantidade, não ficava admirado que a escolha recaísse numa opção a olho, até porque penso que o verde das escadas/entradas e o verde pintado no exterior estavam lá.
Sou um dos que preferia o branco ou amarelo (este seria a preferência, pois o branco tem a tendência de sujar-se, ainda para mais sendo zona de passagem) mas depois de analisar melhor, não fico chocado com o verde actual. Existe contraste entre esse verde e a tonalidade das ondas verdes, que por sinal nem é muito escuro, mas tal efeito parece-me apenas possível durante o dia pois com as luzes do estádio acesas, já não consegui visualizar tão bem essa diferença.
Pessoalmente acho que o verde fica muito, mas muito melhor que o amarelo, aliás, acho que todo o amarelo do estádio devia ser mudado para verde (o exterior também). Fica melhor.
Entendo quando o nosso presidente diz que as cadeiras são o menos importante, pois o estádio querer-se-á sempre cheio. O verde nos locais de acesso sobressaiem, dando um aspecto, além de mais bonito, mais de acordo com o nosso clube.
De qualquer modo acho que a cor das cadeiras devia ser mudada, pois não me agrada muito todas aquelas cores no nosso estádio. Eu sei que vão pô-las todas verdes, mas até aí, acho que não fazem o melhor serviço.
Podíamos aproveitar as cadeiras da onda, verdes e as brancas espalhadas pelo estádio. Colocavamo-las segundo listas horizontais (como as nossas camisolas). O SCP que se prevê fazer na bancada central que está em frente à bancada presidencial, ou pelo menos se simulou a branco no jogo da Lázio, podia-se fazer com o verde claro usado nestes tons policromáticos das cadeiras.
Estes verdes e brancos pintalgavam-se nas suas devidas listas. Em cada semana colocavam-se mais brancas e mais verdes (50 ou 100 de cada). Assim, em 1 ou 2 anos tinhamos um estádio à Sporting e com o menor custo possível, bem como, menos difícil, pois a pressa não é amiga da perfeição.
Isto é uma ideia, bem como, uma opinião de um adepto. Penso ser uma boa solução para o nosso clube. Gostaria também que vocês opinassem sobre esta ideia.