A ovação a Roquette: o corolário óbvio de 13 anos de lavagem cerebral

Começo a perceber porque é que tens tantas reservas em ver um candidato a presidente constituído arguido num qualquer processo: para ti a realidade cinge-se àquilo que tu concebes como plausível. Tudo o resto será “obviamente falso”.
Isso é uma coisa fenomenal pá. Os sportinguistas andam a ser comidos há 13 anos com promessas de equipas europeias, estádios auto-sustentáveis, 3 campeonatos em 5 e assembleias referendaras para “dar voz aos sócios”. Mas quando o próprio Presidente nos esfrega na cara, de forma objectiva e sem qualquer pudor, um dos legados da sua presidência e do Projecto…tu não acreditas.

É evidente que o número de sócios pagantes ou "com as quotas em dia” se preferires, será sempre maior do que o número de sócios votantes, quanto mais não seja porque há sempre sócios que não vão votar e desleixam-se no pagamento da quota necessária para votar. Mas para todos os efeitos, esse número desceu. Estão a comparar-se duas amostragens de sócios em condições de votar em dois pontos temporais diferentes: Abril de 2006 e Abril de 2009. Em Abril de 2006 eram 42 mil, e três anos depois são 25mil. Independentemente da correlação que se estabeleça entre “sócios em condições de votar” e “sócios pagantes”, há um decréscimo de 60%. Percebes o que está em causa?

Primeiro que tudo: não estamos melhor do que o Beifica no que diz respeito a assistências. Nem melhores do que o FCP. Basta ires ao site da LPFP para constatares que, dos 3, somos os que temos pior assistência, sendo que lamps e tripas estão num patamar, nós estamos no patamar seguinte e só depois é que vêm Bragas, Guimarães e por aí fora. Depois: as assistências são maiores do que antes do novo estádio? Pois são. Mas a tendência tem sido no sentido descendente, e são cada vez menos raras as assistências inferiores a 20mil, já para não falar nas assistências medíocres em jogos com um Inter, um Bayern ou uma meia-final da UEFA, que no velhinho estádio seriam impensáveis.

A valorização que se faz dos 68% é a mesma valorização que se faz de um 2º lugar no campeonato: não se ganha nada a não ser a sensação de que se esteve perto. Mas qual expressividade do resultado? A expressividade de um resultado é aquilo que esse resultado determina, sendo que aquele determinou que a proposta de alteração estatutária não fosse aprovada, portanto 68% de sócios ou 72,5% de votos não foram expressivos o suficiente para a proposta ser aprovada. Porque raio é que ainda se perde tempo com esta discussão? Onde é que está o abuso em dizer que 68% não são suficientes, quando de acordo com os estatutos não o são efectivamente?

Eu já li de tudo por aqui. O que se lê mais vezes é que estamos melhores hoje do que há 20 anos ou do que quando não tínhamos dinheiro para pagar a luz, os atletas rescindiam contrato por falta de salário e acabávamos muitos anos seguidos em 4º lugar. E nalgumas coisas até sou capaz de concordar. Agora essa de que hoje, que já não temos uma grande fatia do património imobiliário e aumentámos o passivo para 230M, estamos melhor do que há 10 anos, é que nunca tinha ouvido. Queres ver que descobriram um lençol de petróleo em Alcochete e só tu é que sabes?

Se realmente é isso que pensas, então não me espanta que tenhas dito atrás que todos os ex-presidentes do Sporting merecem uma salva de palmas, e que portanto Roquette não deverá ser excepção.

Mas caramba…tu próprio dizes que o Projecto Roquette foi uma desilusão, quanto tempo é que demoraste a perceber isso? Quanto tempo é que achas que os sportinguistas no geral demoraram a perceber isso? Parece-me a mim que foi 13 anos, pois foi o tempo que demorou até entrarmos de novo na curva descendente e até finalmente aparecer uma alternativa que venha determinada em voltar a elevar o Sporting. Porque é que se demorou tanto? Porque durante este tempo todo os sócios andaram “encantados”, tão encantados…que alguns ainda batem palmas ao principal responsável pelo estado a que o clube chegou. E eu só pergunto: palmas porquê?

É essa a ideia central do comentário que inaugura este tópico e era a isso que, creio eu, querias retorquir.

O número apresentado de 25mil sócios não é objectivo foi atirado para o ar numa discussão por isso eu não acredito. Aliás alguns dias depois foi emitido um comunicado com números bem diferentes. A direcção de FSF tem ganho todas as votações com maiorias bem expressivas, agora está na moda dizer-se que esta não é a maioria, porque a maioria já se foi embora o que é falso.

As eleições que elegeram Soares Franco foram as mais participadas da história do Sporting. FSF teve 70% dos votos nunca um presidente do Sporting foi eleito com tantos votos.
A Assembleia Geral em que foi votada a venda do património foi a mais participada de sempre, nunca tinha estado tantos sportinguistas juntos a discutir e a decidir o futuro do clube, a moção da direcção teve 64% dos votos. Na verdade não sabemos o número de sócios a votar favoravelmente mas não acredito que fosse muito diferente.

É verdade que o Benfica tem mais espectadores no seu estádio. Mas isso não é diferente do que sempre foi, o Benfica sempre teve mais espectadores. O que é diferente é que hoje o Sporting é um clube melhor que o Benfica, essa a principal diferença da última década. Esta foi a primeira década em que o Sporting foi melhor que o Benfica na Europa. E desde os cinco violinos que a nível interno não tínhamos superioridade em relação aos nossos vizinhos. Tem mais gente no estádio? Bom proveito eu não trocava de posição com eles.
Claro que o Porto está acima de nós em todos os aspectos, mas isso é outra discussão, o que é que é preciso para chegar ao nível do FCP? Se calhar ainda lanço uma discussão com este título. Ainda não há pois não?

Descobriram um lençol de petróleo em Alcochete?

Precisamente, chama-se Academia Sporting hoje o produto da academia tem hoje um valor de mercado que nos pode render muito mais dinheiro que qualquer imóvel que pudéssemos ter.
A receita da venda do património não desportivo cifrou-se em cerca de 67 milhões. O rendimento que podemos tirar é muito superior a isso. Neste momento o valor dos jogadores que saíram da Academia e estão na equipa principal do Sporting é várias vezes superior a isso- apesar da CMVM não o reconhecer.
Fico perturbado quando vejo algumas pessoas (e não é o FSF) a falar na venda dos terrenos da Academia, isso seria matar a galinha dos ovos de ouro. A Academia está num sítio óptimo, tem condições excelentes e funciona muito bem, tira-la dali seria um erro tremendo.
A nossa maior riqueza são o Rui Patrício, Carriço, Adrien, Moutinho, Pereirinha, Veloso, Rosado, André Marques, Celestino, Tiago Pinto, Rabiu, Yannick, Wilson Eduardo etc.

Hoje em dia quando um miúdo com talento é aliciado por Sporting, Benfica e Porto qual o clube que normalmente escolhe?
O Sporting obviamente, pois sente que é o clube onde tem melhores possibilidades de crescer como jogador.

Isto é uma riqueza muito grande vale muito mais do que qualquer imóvel. É evidente que não tínhamos esta riqueza há 20 ou há 10 anos, agora temos e há que saber aproveita-la.

Nota 1: Aplaudir os ex-presidentes é uma questão cultural, eu defendo isso já percebi que tu não.

Nota 2: Já expus a minha opinião sobre o candidato Paulo Pereira Cristovão e sobre a sua lista, não vou voltar a abordar este assunto até às eleições.

:xock: Minha nossa, lê-se com cada disparate aqui neste Fórum. Deves querer fazer passar por parvos todos os foristas informados :cartao:

Mais vale chamares de mentirosos a quem esteve na AG. O número de 25000 sócios não foi atirado para o ar coisa nenhuma. Fazia parte da apresentação do Soares Franco, estava no slide de PowerPoint os números de votantes actuais (25.000 e qualquer coisa) e os sócios que votaram nas últimas eleições (8.000 e qualquer coisa).

Quem anda aqui a atirar postas de pescada para o ar és tu. Já foi dito milhentas vezes que os valores foram ditos e mostrados por FSF na AG. Tem vergonha.

:o O quê? O património não desportivo foi vendido por 50M€, tendo o Sporting recebido 48M€ e os restantes 2M€ foram para comissões de um gajo que actualmente está preso. Mais uma vez, quem é que queres tu enganar?

Mais outra mentira. O próprio Soares Franco na AG de Maio de 2008 deu o exemplo que se aparecesse uma proposta de 80M€ claro que vendia a Academia. E concordo totalmente com ele: só um parvo é que não venderia a Academia. Mais uma vez, quem queres tu enganar?

Ah grande MRG :clap: :clap: :clap:

SL

José Silva,

A questão dos 25000 sócios com poder de voto foi apresentada na última AG (17/4) pelo próprio FSF, suportada num power-point. Não foi sequer apenas em discurso oral, onde por vezes, no calor do debate, se cometem erros ao lidar com números.

Quanto à valorização e eventual venda dos terrenos da academia:

• No congresse FSF afirmou que essa hipotética valorização é mera especulação, já que o PDM não permite o uso dos terrenos para outro fim;
  • Interpelado por alguns sócios, admitiu que se os terrenos valorizarem, admite a sua venda, acrescentando que teria toda a lógica que as mais-valias fiquem na SAD;
  • Questionou até, na conclusão da sua intervenção, para que é que serviriam essa verbas no clube, quando fazem falta é na SAD!!!

Já foi respondido pelo MRG.

Não percebo onde queres chegar com esta ideia das maiorias obtidas por FSF. Só me dás razão: os sportinguistas andaram este tempo todo hipnotizados, passando cheques em branco a quem repetidas vezes demonstrou inadequação e incompetência para o cargo.

A obsessão com o Clube da Gaivota continua na ordem do dia. Incrível :). Há-de andar essa agremiação a lutar pela manutenção e nós todos contentes no meio a meio da tabela classificativa porque “estamos melhor do que o Beifica”.

Mas tu achas que é um conjunto de tijolos em Alcochete que põe o clube a deitar cá para fora futebolistas fora de série que nem pães quentes? O que fez do Sporting o clube formador internacionalmente reconhecido não foi a Academia de Alcochete, foi um conjunto de pessoas, procedimentos e conhecimentos vocacionados e pensados para a formação de futebolistas. É essa estrutura e organização que constituem a mais valia da Escola do Sporting. A Academia de Alcochete limita-se a dar um suporte físico à actividade de formação, tanto fazendo se esteja em Alcochete como se esteja em Sintra.

Curiosa essa cultura, em que se descrimina um candidato à presidência por ser arguido, repito arguido, num processo-crime mas se aplaude um ex-presidente que implementou um projecto ruinoso, deu às de Vila Diogo quando viu a coisa a correr para o torto e nunca mais quis saber do clube para nada desde então.

José Silva :wall: , antes de entrares na discussão, convém saberes minimamente alguns números… estás muito enganado.

Meu caro eu não estou aqui a enganar ninguém. Só quero discutir as questões com serenidade.
Não pude ir à última assembleia de sócios por isso não vi o dito Power Point. Então será verdade o tal número dos 25mil votantes. Mantenho que o número de votantes é significativamente inferior ao de pagantes.
Sim 8.000 (e tal) votantes nas últimas eleições. Foi a maior votação de sempre da história do Sporting!

Eu só vi a questão da venda dos terrenos de Alcochete levantada neste forum, e por Dias da Cunha num debate televisivo. Pelos vistos FSF falou no assunto porque lhe perguntaram, e o que é que isso muda?
Acho uma ideia péssima que não devia sequer ser alvitrada.

Como é que se pode pensar que a Academia pode andar com a casa às costas ao sabor da especulação imobiliária?
E já agora porque não vender o estádio no Campo Grande e fazer um novo na Amadora isso é que dava um dinheirão! :wall:

Mas tu lês-te com a mínima atenção o que eu escrevi?
Quero lá saber se foram 50 ou 67, por acaso li 67 num post ai algures. Isso só reforça a minha ideia, as receitas que podemos fazer com os produtos da Academia são várias superiores ao valor de qualquer património imobiliário que alguma vez pudéssemos ter.

Já que insistes vou dar uma achega ao assunto Paulo Pereira Cristovão, para mim há uma grande diferença entre ser considerado oficialmente suspeito de um crime e ser considerado incompetente. Eu faço uma distinção entre crime e a incompetência.

Então andas muito distraído!

A questão da venda dos terrenos da academia é uma das pedras de toque do ‘projecto FSF’.

Ningúem tem dúvidas de que a médio prazo a academia terá que mudar para outras paragens. Seja com o projecto FSF ou outro qualquer!

Sendo unânime que o valor desportivo da academia está nos seus quadros e atletas, não é inocente que se queira passar para a SAD terrenos com grande potencial de valorização, a preço de custo, num claro prejuízo do clube.