A nossa(?) selecção

Depois de ter conseguido a proeza de perder duas vezes com a Grecia na mesma competição, a nossa selecção conseguiu algo inimaginavel… um resultado que não fosse a vitoria frente ao Liechenstein.

Ontem n’ “o dia seguinte” ouvi o DF a defender Scolari com unhas e dentes, baseando essa defesa num “não é ele que está dentro de campo, logo a culpa não é dele”. Se fosse realmente assim para que é que serve um treinador/seleccionador? Fazia-se uma votação por sms para escolher os seleccionados, poupava-se no ordenado e ainda se ganhava algum com as ditas mensagens… :twisted:
Os resultados dificilmente seriam piores…

Eu antes do jogo tinha comentado com amigos meus que ganhar por menos de 5-0 aqueles gajos era como se fosse uma derrota…
Dass…Que vergonha de equipa…

A verdade é que hoje ouvi o Scolari a deitar (na minha opiniao) mais lenha na fogueira ao implicitamente, ou melhor explicitamente, acusar que ha jogadores que andam na seleção a fazer que jogam para nao se cansarem nem lesionarem , isto tudo claro, ordens dos clubes desses jogadores, lembrando ate o jogo com a Espanha em Guimaraes onde segundo o mesmo foi isso que tambem se tera passado…

Aquilo que se passou em vaduz foi vergonhoso. e o mister Scolari teve, também, uma má actuação.

Há algumas coisas que eu penso da selecção:

1 - Não somos tão bons quanto os portugueses genericamente pensam, nem quanto um segundo lugar no Euro possa indicar.

2 - A selecção vai está a perder qualidades. Figo e Rui Costa foram muito bons, e farão muita falta. O tridente do meio campo campeão europeu desfez-se, e é normal que o desempenho entre eles também caia um pouco. Não há defesas esquerdos, e o banco também está mais fraco.

3 - Restam Ronaldo, um hipotético regresso de pauleta, e a comprovada capacidade de moralização e união de Scolari.

Auguro tempos cinzentões…a começar hoje, estendendo-se para amanhã.

A.A.

Realmente a selecção perdeu qualidade e algum entrosamento entre peças chave, derivado das transferências que ocorreram entretanto, há algum défice de qualidade em algumas posições, a defesa esquerdo é gritante a falta de soluções, continua a falta de soluções consistentes no ataque e perdeu-se no meio-campo ofensivo alguma criatividade e capacidade de liderança, contudo estamos perante uma selecção em transformação e isto são processos que demoram mais do que 3 ou 4 jogos, é certo que outro resultado que não ganhar contra o Lichenstein é ridículo e humilhante mas o futebol já mostrou várias vezes que existem surpresas onde menos se esperam e nunca há jogos ganhos à partida! :arrow:

custa-me a dizer isto mas neste mundial não vamos fazer grande coisa …espero que durante este ano saiam bons jovens portugueses das escolas e que inda possam a vir a ser chamados à selecção…precisamos de um ponta-de-lança urgentemente…

custa-me a dizer isto mas neste mundial não vamos fazer grande coisa ...espero que durante este ano saiam bons jovens portugueses das escolas e que inda possam a vir a ser chamados à selecção...precisamos de um ponta-de-lança urgentemente...

Deves pensar que isto é o soccersim " espero que saiam bons jovens das escolas ainda este ano…", e deves pensar que se por acaso surigir algum bom jovem salta logo pa ribalta a titular na selecção…

A nossa selecção empatou porque jogou sem atitiude é só, não é preciso fazer uma tempestade. Grave será se não ganharmos o próximo jogo com a rússia.

2 - A selecção vai está a perder qualidades. Figo e Rui Costa foram muito bons, e farão muita falta. O tridente do meio campo campeão europeu desfez-se, e é normal que o desempenho entre eles também caia um pouco. Não há defesas esquerdos, e o banco também está mais fraco.

Para começar esta é a minha Selecção…haja o que houver.
E concordo com o que diz o A.A.
Muita gente que falou mal do Figo e Rui Costa,que dizia que estavam acabados e velhos,está aí a falta que eles fazem…

Muita gente que falou mal do Figo e Rui Costa,que dizia que estavam acabados e velhos,está aí a falta que eles fazem…

O Figo faz falta, o Rui Costa tenho as minhas dúvidas.

Passado já o tempo suficiente, já tenho a minha opinião final sobre Scolari:

a) é um excelente motivador, exímio, e péssimo estratega

b) Foi muito injustiçado no início, agora colherá os frutos disso, mesmo cometendo alguns erros.

c) Nunca esperarei dele um treinador capaz de grandes respostas tácticas. As qualidades dele surgem no balneário, na motivação, no resto não risca.

Até vir Mourinho não temos melhor. Portanto… que se aguente até o jarro de escarros poder ser seleccionador nacional e aí sim sermos campeões do mundo.

PS - O Figo faz falta? Talvez, eu cá não concordo, de qualquer forma foi ele que se submeteu a esse novo estádio que é a “Figopausa”. De qualquer forma a ausência de Figos e Eusébios não é desculpa para o que se passou.

Não acho que seja um péssimo estratega. Por exemplo as suas equipas normalmente são bem montadas e equilibradas. As substituições em jogos oficiais foram sempre correctas e mortíferas. Onde esteve realmente mal nas substituições foi neste jogo com o Liechstein. No jogo com Inglaterra do Euro2004 foram espantosas as suas substituições. Pouco ou nenhum treinador optaria por tirar o Figo na situação em que nos encontrávamo-nos no momento.

A saída de Figo fez com que a Selecção perdesse uma enorme percentagem de qualidade. Isso é indiscutível. O próprio Rui Costa mostrou no Europeu ainda ter futebol para dar, nem que fosse como suplente de luxo.

Sem estes dois jogadores, resta-nos aguardar que jogadores como Cristiano Ronaldo evoluam rapidamente para que o render da guarda seja feito sem perder qualidade de forma tão acentuada. Até lá, é indiscutível que esta Selecção é bem inferior à que disputou o Europeu. Só espero é que o jogo de amanhã contra a Rússia não evidencie isso mesmo. É que convém não esquecer que esta mesma Rússia terá sido, dos adversários de Portugal no Europeu, aquele que menos resistências ofereceu.

Aquilo que se passou em vaduz foi vergonhoso. e o mister Scolari teve, também, uma má actuação.

Há algumas coisas que eu penso da selecção:

1 - Não somos tão bons quanto os portugueses genericamente pensam, nem quanto um segundo lugar no Euro possa indicar.

A.A.

ate podemos estar mais fracos sem Figo e Rui Costa, e, termos feito um Campeonato da Europa bastante bom, apesar de tudo, mas daí ate se admitir empatar contra o Lichenstein, como se fosse um resultado normalissimo, “uma coisa perfeitamente normal”, como diria o Artur Jorge ainda vai uma diferença muito grande;
acho isso sim que o real problema da Selecçao é a falta de motivaçao com algumas das suas vedetas entram em campo, sem o minimo espirito de sacrificio, e respeito pela Selecçao, como quem esta a fazer o favor a alguem.

Se calhar o Figo quando chegar à altura do Mundial, reconsidera a sua retirada da Selecçao e volta, e alguns destes meninos que la andam agora tambem se retiraram temporariamente no jogo contra o Lichenstein.

Volta Figo!

Fartaram-se de te bater,mas ja choram para tu voltares!

Volta que estas perdoado!

:smiley: :smiley: :lol:

O Figo faz falta, o Rui Costa tenho as minhas dúvidas.

São opiniões…não é por ser lamp que lhe retiro o valor futebulistico.

Também sou da opinião que o Scolari é óptimo a incentivar e a puxar pelos jogadores e pelas múltidões mas, como treinador, deixa muito a desejar em aspectos tácticos e de leitura de jogo.
No entanto, o resultado que se verificou no passado sábado, tem uma explicação muito simples. Para além de uns errozitos cometidos pelo seleccionador, o que se viu foi a habitual falta de atitude competitiva e de motivação que tão bem caracteriza a selecção portuguesa quando jogamos com adversários deste calibre. Os jogadores entram em campo desplicentes e a pensar que são favas contadas e depois é o que dá. Neste caso e estando a ganhar 2-0 ao intervalo, ainda mais gritante e grave se torna. A prova disto que estou a dizer, é o facto de não ser a primeira vez que acontece, basta pensar em resultados feitos nos últimos anos contra equipas como Malta, Arménia e Azerbeijão… :?

Se esta situação fosse virgem (perder pontos com os mais fracos) ainda poderia culpar o Scolari, mas esta é uma história antiga. Os jogadores portugueses são useiros e vezeiros em contar com o ovo no cu da galinha e depois dá nisto.
A tradicional tendência de culpar o treinador é uma caracteristica dos adeptos de futebol, com maior incidência nos latinos, onde os portugueses talvez sejam o expoente máximo.
O curriculum do Scolari fala por si, já ganhou quase tudo o que tinha para ganhar, e mesmo no Europeu temos de lhe dar mérito, porque apesar de muitos pensarem o contrário, a nossa selecção quando comparada com outras é composta por jogadores medianos.
Nós é que temos a mania e quando a coisa dá para o torto, toca de por as responsabilidades em alguém, normalmente os treinadores.

...a nossa selecção quando comparada com outras é composta por jogadores medianos.

[i]Mediana? Deco; Maniche; Costinha; Ronaldo; Jorge Andrade; R. Carvalho; P. Ferreira, e durante o Euro Figo e Rui Costa…e chamas a isto jogadores medianos?

O problema nao e a qualidade individual, o problema e serem pressionados pelos respectivos clubes, que os pagam, para nao se lesionarem. Temos equipa a altura das melhores do planeta (8 no ranking nao e mediano). A Espanha, Italia, Franca, Inglaterra, Holanda…nao tem, atualmente, melhores jogadores que nos!

Enquanto estes meninos nao tomarem como exemplo(e que bom exemplo) o Mutu do Chelsea, que esta pronto a abandonar o ordenado milionario e o clube nao menos milinario que e o Chelsea, em prol da sua seleccao, nao vamos a lado nenhum. Isto e um jogador de futebol, que joga numa seleccao mediana, apesar de ja ter tido um passado glorioso. AMOR A CAMISA E AS CORES E AO POVO QUE OS APOIA, SEMPRE…so assim meu caro![/i]

A qualidade é inferior à selecção que disputou o Euro, isso parece-me inequívoco, mas é lógico que ainda temos jogadores excelentes, o que falta ali não é de agora!

Mediana? Deco; Maniche; Costinha; Ronaldo; Jorge Andrade; R. Carvalho; P. Ferreira, e durante o Euro Figo e Rui Costa...e chamas a isto jogadores medianos?

Chamo. Dos que citaste o unico que se pode considerar acima da média é o Figo e talvez o R. Carvalho. O Ronaldo poderá chegar lá, mas ainda não é. Os outros são de facto medianos e só estou a qualificar a capacidade técnica, porque se fosse qualificar o empenho, garra e outras qualidades necessárias para representar a selecção, se calhar teria de ser mais critico.