A morte e o legado de Mario Soares

Sinto vergonha por ler algumas coisas aqui.
E pena ate de partilhar o Sportinguismo com algumas pessoas.

Nao vou falar de nada conhecido do Mário Soares, antes vou referir um facto desconhecido da grande maioria.

Eu sou membro da comunidade Baha’i. Que durante a ditadura teve as suas reunioes regularmente visitadas pela PIDE.

Mesmo podendo sofrer represalias, o Mario Soares aceitou durante o inicio da sua carreira ser advogado da Comunida Bahá’í.

Prefiro lembra-lo pela sua coragem e defesa das nossas liberdades do que pelos erros que cometeu na sua vida politica.

Muitos dos que escrevem dessa forma não passam de crianças que nem sabem do que falam, ouviram dizer… Para eles antes do 1974 é mais do que século passado…

Há pessoas que devido à sua inteligência devia ser proibido terem um computador à frente…

O bom não apaga o que de mau se faz.

só não erra quem não toma decisões.

Não sou particular fã: tenho a ideia de que em determinado ponto da sua vida começou a agir como sendo “o dono disto tudo” e adoptou uma postura de superioridade que não me agrada e a agir, ironicamente, de forma reaccionária (ou seja, marcando uma posição elitista e de estar acima do cidadão comum, algo que, provavelmente, é indissociável da noção de poder… pelo menos enquanto regra).

Agora, com erros ou sem erros, não tenho dúvidas de que mário soares morre com a consciência de uma vida plena. Mais, morre com a consciência de que teve um papel importante na vida de milhoes de portugueses e de que ficará para sempre ligado à História do nosso país.

Concorde-se ou não… e quem não concorda não quer dizer que esteja “mais” certo de que mário soares.

É certo que não é nesta altura que se remexe o passado das pessoas, mas Soares não ficará na memória como o mais puro dos políticos. A sua eterna associação ao tráfico de diamantes, a aproximação a Sócrates, o despeito demonstrado pela austeridade que introduziu cortes na sua Fundação, onde militam vários membros das tríades chinesas, o dinheiro do BPN que desapareceu sem rasto, em Macau, via Fundação MS?

Mário Soares teve um papel importante na democracia portuguesa, sim. Mas também levou a mão bem ao fundo do pote, tratou-se bem e tentou tratar dos seus.

Respeito à sua pessoa e à família, mas não sou um dos seus grandes admiradores, também porque vivi depois do tempo onde terão sido maiores os seus feitos.

PS: 2 campanhas presidenciais com 2 tentativas de agressão quando perdia claramente nas tendências de voto? Soares era um tipo intelegentíssimo, até maquiavélico a esse nível. Não sendo do tempo da 1.ª e tendo visto a 2.ª, fico na dúvida acerca da espontaneidade de ambas. Food for thought.

Elabora esse food for thought.
Premeditado? Planeado? Do velhote que tentou agredir o gajo no meio da rua, numa arruada? Desconheço a primeira. Acho que já vi uma foto (em 80 e qualquer coisa, Soares rodeado de pessoas, e várias tentam abeirar-se dele de forma ameaçadora).
Claro que sim. Achas que o gajo que fez a 2a não estava naquele exacto local por saber que o Soares iria estar ali?

Aquilo teve tanto de espontâneo como as gaziliões de pseudo-manifestações que atingiram o Passos e Cavaco Silva há não muito tempo.
Ou achas que foi um partido/movimento que plantou ali o agressor?

Na política a espontaneidade escasseia…

Grandes metes têm grandes planos e Soares nunca foi burro.

Em 80 não andava por cá para tirar conclusões, mas o aproveitamento político daquele incidente foi brutal e deu-lhe a presidência. Custa-me a crer que, 30 anos depois, com muito menos rancores, houvesse uma alma qualquer a tentar fazer o mesmo, sem ser devidamente manipulada/incentivada.

Se eu fosse político, era uma jogada hábil usar alguém conotado com a oposição para me agredir/tentar agredir, julgando que o estava a fazer mesmo convictamente. Não sei se foi isso que aconteceu ou não, mas de Soares guardo a ideia dum homem inteligente e hábil o suficiente para se lembrar disso.