Muitos dos que escrevem dessa forma não passam de crianças que nem sabem do que falam, ouviram dizer… Para eles antes do 1974 é mais do que século passado…
Não sou particular fã: tenho a ideia de que em determinado ponto da sua vida começou a agir como sendo “o dono disto tudo” e adoptou uma postura de superioridade que não me agrada e a agir, ironicamente, de forma reaccionária (ou seja, marcando uma posição elitista e de estar acima do cidadão comum, algo que, provavelmente, é indissociável da noção de poder… pelo menos enquanto regra).
Agora, com erros ou sem erros, não tenho dúvidas de que mário soares morre com a consciência de uma vida plena. Mais, morre com a consciência de que teve um papel importante na vida de milhoes de portugueses e de que ficará para sempre ligado à História do nosso país.
Concorde-se ou não… e quem não concorda não quer dizer que esteja “mais” certo de que mário soares.
É certo que não é nesta altura que se remexe o passado das pessoas, mas Soares não ficará na memória como o mais puro dos políticos. A sua eterna associação ao tráfico de diamantes, a aproximação a Sócrates, o despeito demonstrado pela austeridade que introduziu cortes na sua Fundação, onde militam vários membros das tríades chinesas, o dinheiro do BPN que desapareceu sem rasto, em Macau, via Fundação MS?
Mário Soares teve um papel importante na democracia portuguesa, sim. Mas também levou a mão bem ao fundo do pote, tratou-se bem e tentou tratar dos seus.
Respeito à sua pessoa e à família, mas não sou um dos seus grandes admiradores, também porque vivi depois do tempo onde terão sido maiores os seus feitos.
PS: 2 campanhas presidenciais com 2 tentativas de agressão quando perdia claramente nas tendências de voto? Soares era um tipo intelegentíssimo, até maquiavélico a esse nível. Não sendo do tempo da 1.ª e tendo visto a 2.ª, fico na dúvida acerca da espontaneidade de ambas. Food for thought.
Elabora esse food for thought.
Premeditado? Planeado? Do velhote que tentou agredir o gajo no meio da rua, numa arruada? Desconheço a primeira. Acho que já vi uma foto (em 80 e qualquer coisa, Soares rodeado de pessoas, e várias tentam abeirar-se dele de forma ameaçadora).
Claro que sim. Achas que o gajo que fez a 2a não estava naquele exacto local por saber que o Soares iria estar ali?
Aquilo teve tanto de espontâneo como as gaziliões de pseudo-manifestações que atingiram o Passos e Cavaco Silva há não muito tempo.
Ou achas que foi um partido/movimento que plantou ali o agressor?
Grandes metes têm grandes planos e Soares nunca foi burro.
Em 80 não andava por cá para tirar conclusões, mas o aproveitamento político daquele incidente foi brutal e deu-lhe a presidência. Custa-me a crer que, 30 anos depois, com muito menos rancores, houvesse uma alma qualquer a tentar fazer o mesmo, sem ser devidamente manipulada/incentivada.
Se eu fosse político, era uma jogada hábil usar alguém conotado com a oposição para me agredir/tentar agredir, julgando que o estava a fazer mesmo convictamente. Não sei se foi isso que aconteceu ou não, mas de Soares guardo a ideia dum homem inteligente e hábil o suficiente para se lembrar disso.