Este tópico é para tentar perceber como estão alinhados os principais clubes portugueses atualmente, e a luta que o SCP tem que travar para inverter a posição de relativo isolamento e menoridade a que tem estado remetido.
Estas lutas não se travam numa lógica “sozinhos contra o Mundo”, pelo contrário, as decisões são tomadas como votos dos clubes e então têm que ser feitos compromissos e arranjados aliados, a nível da LPFP. Na Federação a luta é outra…
A última eleição para a Liga permitiu algum “disclosure” de alguns clubes e seu alinhamento, e as restantes conclusões podem ser retiradas dos habituais empéstimos e vassalagem prestas aos grandes.
Antes da eleição do novo presidente da Liga, houve uma reunião de emergência entre os clubes da 2ª Liga. Presumivelmente a intenção era que esses clubes se juntassem e tivessem uma frente de voto única. Na realidade, deve ter sido uma reunião provocada por algum aliado slb: feitas as contas dos clubes da 1ª Liga, Pedro Proença iria ganhar destacado; só seria possivel inverter esta votação se os clubes da 2ª Liga votassem em bloco em Luis Duque. O truque falhou, os clubes não se entenderam e acabaram divididos mais ou menos 50/50 (há 19 clubes votantes na 2ª liga).
Havia um total de 55 votos possiveis: 18x2 votos da 1ª Liga, 19 da 2ª Liga. A votação ficou em 32 votos para PP e 23 para LD.
As contas que fiz apontam para, muito provavelmente…
Votação do PP: 12 clubes da 1ª Liga; 8 clubes da 2ª Liga = 32 votos
Votação de LD: 6 da 1ª Liga; 11 da 2ª Liga = 23 votos
Temos então…
Alinhados com Sporting:
SCP!
Alinhados com FCP:
fcp!
Marítimo!
Académica!
Nacional?
Arouca?
Paços Ferreira?
Setúbal?
Votou no PP embora sem se saber com quem estão alinhados:
Estoril!
União!
Moreirense?
Rio Ave? Guimarães?
Alinhados com fifica:
slb!
Belenenses!
Braga!
Boavista!
Tondela!
Votou no LD embora sem se saber com quem estão alinhados:
Guimarães? Rio Ave?
A luta do Sporting pelo poder tem que passar por criar uma frente com equipas que têm uma postura séria e não entram em coboiadas, ou pelo menos evitam que aconteçam. Isto tem um preço que também passa por apoiar essas equipas com alguns jogadores (sim, fazer o mesmo jogo dos outros, se não o fizermos nós haverá outros que o façam).
Há clubes claramente alinhados e que nõa vão mudar de alinhamento nem em 100 anos. Outros que vão gerindo a vida e alianças ao som dos acontecimentos, ou que têm uma postura mais séria. São poucos, mas era bom que o Sporting conseguisse trazer para o seu terreno um mínimo de outros 4 clubes (idealmente 5-6). Menos do que isso torna-nos sempre um clube isolado.