A luta pelo Poder no Futebol português

Este tópico é para tentar perceber como estão alinhados os principais clubes portugueses atualmente, e a luta que o SCP tem que travar para inverter a posição de relativo isolamento e menoridade a que tem estado remetido.

Estas lutas não se travam numa lógica “sozinhos contra o Mundo”, pelo contrário, as decisões são tomadas como votos dos clubes e então têm que ser feitos compromissos e arranjados aliados, a nível da LPFP. Na Federação a luta é outra…

A última eleição para a Liga permitiu algum “disclosure” de alguns clubes e seu alinhamento, e as restantes conclusões podem ser retiradas dos habituais empéstimos e vassalagem prestas aos grandes.

Antes da eleição do novo presidente da Liga, houve uma reunião de emergência entre os clubes da 2ª Liga. Presumivelmente a intenção era que esses clubes se juntassem e tivessem uma frente de voto única. Na realidade, deve ter sido uma reunião provocada por algum aliado slb: feitas as contas dos clubes da 1ª Liga, Pedro Proença iria ganhar destacado; só seria possivel inverter esta votação se os clubes da 2ª Liga votassem em bloco em Luis Duque. O truque falhou, os clubes não se entenderam e acabaram divididos mais ou menos 50/50 (há 19 clubes votantes na 2ª liga).

Havia um total de 55 votos possiveis: 18x2 votos da 1ª Liga, 19 da 2ª Liga. A votação ficou em 32 votos para PP e 23 para LD.

As contas que fiz apontam para, muito provavelmente…
Votação do PP: 12 clubes da 1ª Liga; 8 clubes da 2ª Liga = 32 votos
Votação de LD: 6 da 1ª Liga; 11 da 2ª Liga = 23 votos

Temos então…
Alinhados com Sporting:
SCP!

Alinhados com FCP:
fcp!
Marítimo!
Académica!
Nacional?
Arouca?
Paços Ferreira?
Setúbal?

Votou no PP embora sem se saber com quem estão alinhados:
Estoril!
União!
Moreirense?
Rio Ave? Guimarães?

Alinhados com fifica:
slb!
Belenenses!
Braga!
Boavista!
Tondela!

Votou no LD embora sem se saber com quem estão alinhados:
Guimarães? Rio Ave?

A luta do Sporting pelo poder tem que passar por criar uma frente com equipas que têm uma postura séria e não entram em coboiadas, ou pelo menos evitam que aconteçam. Isto tem um preço que também passa por apoiar essas equipas com alguns jogadores (sim, fazer o mesmo jogo dos outros, se não o fizermos nós haverá outros que o façam).

Há clubes claramente alinhados e que nõa vão mudar de alinhamento nem em 100 anos. Outros que vão gerindo a vida e alianças ao som dos acontecimentos, ou que têm uma postura mais séria. São poucos, mas era bom que o Sporting conseguisse trazer para o seu terreno um mínimo de outros 4 clubes (idealmente 5-6). Menos do que isso torna-nos sempre um clube isolado.

alemid, com todo o respeito, como conseguiste saber quem votou em quem e quem está aliado com quem, tiveste acesso a algum tipo de documento que te tenha levado a esses números?

Dizes de seguida que estas lutas não se travam sozinhas, mas tens experiência do que é a liga do que por lá se faz para afirmares isso?

Dizes também que existiu uma reunião de emergência, com sabes isso? Podes fazer o favor de explicar.

Desculpa as perguntas, são feitas de boa fé apenas gostava de perceber como conseguiste chegar a essas conclusões. Obrigado!

O Estoril votou no Pedro Proença.

Uniao votou Proença, dito pelo pelo Presidente

SL

Segundo li na bolha no dia a seguir á eleição,
Proença: 12 clubes da 1ª Liga e 9 da 2ª Liga
Gordo: 6 clubes da 1ª liga e 11 da 2ª Liga

A lista do Gordo foi subscrita por carnide, Savador, carnide C, Boavista e Tondela.
Tendo em conta os votos, falta saber 1 carnidense. Se não fosse o avançado que chumbou nos testes médicos, diria que era o Ave

sc33, desculpa a pergunta como conseguiste saber isso?

[member=8502]Rui Trindade

Através das declarações do presidente da SAD do Estoril nos ultimos dias(antes do processo de votação). :great:

Aqui ficam algumas noticias:

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Estoril/interior.aspx?content_id=4697416

sc33, estava a pensar que teria votado no luis duque, como sempre esteve alinhado com as Nádegas pensei sempre que estava do lado do benfica, pelos vistos não, muito obrigado por explicares.

Parte da informação é pública, declaração dos próprios presidentes aos jornais. Outras inferem-se, pelas relações privilegiadas dos clubes. A reunião da 2ª Liga foi pública também, e assumida por diversos presidentes, ocorreu mesmo antes da votação.

Olá “Stick”, essa votação é impossivel, pudera, a bolha sabe lá fazer contas de somar e multiplicar! São lampios, pá :lol:
Se fosse como dizem, PP = 12x2+9=33 votos (é público que teve 32) e LD = 6x2+11=23 votos (aqui está correto).
Acho que o erro é que PP teve menos 1 clube da 2ª liga, assim sendo ficaria como 12x2+8=32 votos. Tinha a ideia que havia um maior equilibrio, aliás tenho quase a certeza. O Duque não fez campanha eleitoral junto dos clubes da 2ª LIga, ao contrário do Proença, o desiquilibrio de 11 votos para ele e 8 para o PP é um bocado estranho. Mas vamos aceitá-lo como correto, vou corrigir o 1º post.

Obrigado, post inicial corrigido. Sabes se a votação foi por alinhamento com fcp, com Sporting ou independente?

Obrigado, post inicial corrigido. Sabes se a votação foi por alinhamento com fcp, com Sporting ou independente?

Presidente do Estoril: “Luís Duque disse que falou com todos os clubes , mas comigo não falou. Só Pedro Proença conversou comigo para me apresentar um projeto que me pareceu bastante ambicioso e sustentável para a Liga.”

Posso confirmar que LD mente e que PP muito provavelmente falou mesmo com todos os quase todos os clubes, mesmo os da 2ª liga, para apresentar o seu projeto.

O 6º votante em LD terá sido o Guimarães ou o Rio Ave. 2 clubes ambiguos e que variam a posição de acordo com o que lhes interessa, assim sendo são clubes de possiveis alianças futuras. Vou alterar o 1º post.

Não tinha conhecimento, obrigado. :great:

mas isto não é um bocado redundante?
O Sporting não devia acima de tudo defender que deixe de existir uma luta pelo poder?
Porque raio é que o presidente da Liga tem de ser o simbolo de poder de facção ou outra?
Isto é uma monarquia ou uma democracia?

O Sporting em que me revejo, é um clube que defende a seriedade e a transparência, o livre arbitrio de todas as partes e o sucesso do desporto nacional através da democracia.
E no final do campeonato que sejamos melhores que eles desportivamente.

E sinceramente acho que este apoio ao PP é exactamente isso.

Temos de estar, certamente, preocupados com o facto de alguns clubes tentarem condicionar o livre arbitrio de outros. O que leva a acumulação de decisões que só prejudicam o bem comum da liga e do futebol português.
Apontar essas situações e lutar para que haja justiça, essa devia ser a nossa luta.
Agora querer fazer parte desse jogo sujo, fazer como as lamparinas fizeram de lutar contra os Porcos com os mesmos mecanismos corruptos, muito sinceramente não devia ser a nossa cena.

De qualquer forma, um tópico com este título deixa-me triste.
Faz-me recear que haja muita gente aqui que queira ser mais Portista que os do Porcos ou mais benfiquista que as Lamparinas.
Eles são corruptos, quando ganham jogos através de favorecimentos apontam o dedo aos outros e fazem-se parvos.
Eu não gosto de perder contra corruptos nem de ser corrupto para vencer.
E aceitar que alguém nos favoreça por formas menos legais, sem que sejamos os primeiros a apontar o dedo, é uma forma de ser corrupto à maneira deles.

Ignorar que isto existe é como a avestruz que enfia a cabeça debaixo da areia. Podemos não querer, mas existe. Ninguém defende que nos tornemos num clube sujo, mas que estejamos atentos. Na altura da guerra fria havia 2 blocos mas também uma 3a via para os países que não se reviam em nenhum bloco. O Sporting pode e deve liderar essa 3a via mantendo o discurso: queremos limpar o futebol português.