Creio que o tentou legitimar à ultima da hora depois da morte de Afonso, mas sem sucesso. Infelizmente sucedeu-lhe o primo Dom Manuel I.
Nem mais…
Irmão do assassinado D. Diogo.
Como o cognome dele indica foram tempos venturosos com a chegada à Índia ao Brasil e às Molucas. Mas também foi teimoso ao ter rejeitado a proposta de Fernão de Magalhães o que poderia ter alterado o destino e a glória de circumnavegar pela primeira vez a terra teria sido um exclusivo nosso, à pala dessa burrice temos que a dividir com os espanhulos.
Desculpa-me a sinceridade, mas considero que disseste uma grande tontice.
Primeiro porque o Tratado de Tordesilhas não dava metade a Portugal e metade a Espanha. Simplesmente foi um tratado, salvo erro mediado pelo Papa, para evitar conflitos entre ambos.
Se o Tratado de Tordesilhas tivesse dividido o Mundo em dois, como se diz em muito boas aulas de História, então como é que o Reino Unido, ou os Países Baixos, ou a França, por exemplo, constuiram os Impérios Ultramarinos que tiveram?
A Espanha iria sempre querer acompanhar Portugal na Exploração, iria sempre haver sobreposição Natural dos territórios do Atlântico, haveria sempre a tendência histórica para o conflito, e haveria sempre a necessidade de dividir as áreas de influência. Com ou sem Magalhães…
Só disse que se o rei na altura tivesse aceite os inúmeros pedidos de Fernão de Magalhães, talvez a primeira viagem de Circumnavegação tivesse sido feita sob a nossa bandeira e não sob a bandeira espanhola, que para mim foi a viagem mais importante do tempo dos Descobrimentos, mais importante e mais revolucionária. Atravessar o Pacífico à primeira tentativa é um feito enorme.
Óbvio que o Tratado de Tordesilhas foi para mediar conflitos entre as duas principais potências coloniais e navais do ocidente. Nunca foi levado a sério fora da peninsula Ibérica, creio que um rei Francês, julgo o Francisco I de França terá dito sobre Tordesilhas: ”Gostaria de ver a cláusula do testamento de Adão que dividiu o mundo entre Portugal e Espanha”.
Mas lá está! O Tratado não era para dividir o Mundo em dois! Era para evitar conflitos entre duas potências!
Territórios descobertos por Portugal numa zona Espanhola, pertenciam a Espanha. Territórios descobertos por Espanha na zona Portuguesa, seriam para Portugal. Evitava que ambos dissessem “Isto é meu porque já cá estive antes”. Não havia forma de provar…
Até houve a Questão das Molucas, onde Magalhães chegou primeiro, e depois também lá foi o Afonso de Albuquerque, alegando que o território era Português, porque era mesmo em cima da linha. Ora, isto acabou tudo decidido no Tratado de Saragoça, precisamente porque havia um Tratado de Tordesilhas antes. Caso contrário, tinha dado asneira da grossa!
Ora, Tordesilhas não impedia que outros reinos se lançassem à aventura e conquistassem terrenos para si próprios. Aliás, isso aconteceu, tanto em território ‘português’ como ‘espanhol’, precisamente porque aqueles terrenos não pertenciam a nenhum deles por direito. Pertenceria, no caso de um deles lá chegar antes de qualquer outro.
Sim foi o que eu disse foi para mediar e evitar conflitos entre Portugal e Castela mais tarde Espanha.
Há até uma tese muito interessante, na qual eu dou alguma probabilidade, de que Magalhães quando chega às Filipinas, em vez de rumar logo a sul para chegar ao destino e principal objetivo (Ilhas Molucas) apercebe-se que estas estão do lado Português do tratado e num desespero tremendo imiscui-se em questões locais até ter sido morto porque a expedição “acabou” ali.
Duvidoso… Fernão de Magalhães nunca teria navegado na parte espanhola do hemisfério, não teria autorização para tal… E se não tivesse sido morto, talvez nem tivesse ousado atravessar o hemisfério do lado português, porquanto tinha rigorosas instruções para o não fazer… A viagem de Magalhães nunca visou circum-navegar o planeta, isso só aconteceu devido ao desespero de Elcano que percebeu que não conseguiria navegar regressando pelo hemisfério espanhol e arriscou seguir para ocidente.
Considerando que Portugal ainda era independente à época, talvez se possa admitir que primeira circum-navegação poderia ter sido a de Francis Drake, realizada em 1577-1580… Contudo, o curso dos acontecimentos poderia ter sido outro, porquanto Drake já sabia da viagem Magalhães-Elcano quando partiu para a sua (a primeira realizada efetivamente com intenção de circum-navegar o planeta).
The Nazis wanted Marlene Dietrich to be the face of the Third Reich. She said no. She became an American citizen, helped Jews escape Germany, sold more war bonds than any other Hollywood star, and performed over 500 shows for Allied troops on the front lines of World War II. When asked why she risked her life, she had one answer: “Out of decency.” Most people know her as a movie star. They should know her as a hero.
Sobre a viagem do Magalhães está uma série espanhola. Acho que na Amazon. Não esperem é grande rigor histórico
Não sei se é a mesma, mas vi uma em que se concluía dando mais valor à navegação de Elcano (que atemorizado esteve metido numa conspiração para fugir regressando a Castela) do que à navegação inédita de Magalhães… Enfim, espanholadas…
Deve ser essa mesmo, eu curti….mas lá está, rigor histórico é pouco acima de 0
Viagens essas que nunca aconteceram, porque toda a gente sabe que a Terra é plana.
Patranhas do Sistema.
Os nove monarcas europeus que foram aos funerais de Eduardo VII do Reino Unido em maio de 1910.
Da esquerda para a direita, em pé:
Rei Haakon VII da Noruega ![]()
O czar Fernando I da Bulgária ![]()
O Rei Manuel II de Portugal ![]()
O Kásier William II da Alemanha ![]()
O Rei George I da Grécia ![]()
O Rei Alberto I da Bélgica ![]()
Sentados, da esquerda para a direita:
O Rei Alfonso XIII da Espanha ![]()
Rei George V do Reino Unido ![]()
Rei Frederico VIII da Dinamarca ![]()
George I da Grécia e Frederico VIII da Dinamarca são irmãos, tambem tios de George V do Reino Unido pelo lado da mãe dele.
Haakon VII da Noruega é filho de Frederico VIII da Dinamarca e tambem é primo de George V do Reino Unido.