A Estrutura

Um ano e meio depois, Jorge Jesus volta novamente a referir-se à Estrutura. O novo bode expiatório, algo que Jorge Jesus é perito em criar, para justificar o seu trabalho medíocre. E um ano e meio depois, diz que o Presidente saberá criar uma Estrutura forte. Então, mas este ano e meio andou a fazer o quê?

Tenho alguma dificuldade em entender o que será essa Estrutura. Sabendo que no futebol temos duas pessoas que mandam nisto tudo, o Presidente e o Jorge Jesus. E o projecto que foi sufragado nas eleições, apenas falava de um reforço do Scouting, onde o futebol continuaria da responsabilidade do Presidente e do treinador.

Afinal, o que é a Estrutura no Sporting? E que papel terá a Estrutura no Sporting?

O problema aqui é que ele sempre disse nos orcs que a estrutura era ele, que tudo passava por ele e ele sim era o grande obreiro das conquistas. Portanto basicamente agora desculpa-se que nāo há estrutura. Mas afinal em que ficamos? Eu reconheço-lhe grande mérito e é um grande treinador, mas senāo há estrutura o que é que está a impedir de essa mesmo existir?

Não percebo. A “estrutura” foi ele que a exigiu. O que é que ele quer mais?

Sou a favor, de facto, da mudança da estrutura. Mas por coerência, esperava que o JJ não fosse a favor da mudança.

A estrutura? Qual estrutura? Aquela que tem um Octávio, mas cujas atribuições se desconhecem? Aquela que tem um Manuel Fernandes, mas cujas atribuições se desconhecem?

Aquela estrutura que contratou uma palete de jogadores, mas onde apenas se aproveitam 2 ou 3? Contratações essas que ocorreram pouco depois de o presidente ter dito que apenas contrataria cirurgicamente?

A estrutura que vendeu parte do entulho que essa mesma estrutura trouxe para, de segunda, fazer regressar uns quantos jogadores, jogadores esses que acumularam vário minutos e conquistaram troféus, para agora andarem no banco ou na bancada?

Essa estrutura? No futebol não há estrutura alguma, é uma utopia. Aguarda criação, por via de uma qualquer epifania que mande para fora de Alvalade uns quantos homens fortes.

Opa.

PdC está à frente do porto há 3 décadas e nesse período tornou-se o dirigente mais titulado da história, com o seu clube a dominar o futebol português de firma avassaladora.

LV é presidente há 14 anos, está no Benfica há 16 ou 17 e pese uns primeiros 8 anos fracos, construiu a actual hegemonia no nosso futebol, sustentada pelo nacional lampiomismo.

Isto não desculpa erros de casting e opções técnicas e a época desastrosa, mas quando se ouve o treinador a falar da importância da continuidade do presidente que “está a fazer um trabalho espectacular”, parece-me evidente o sentido dessas declarações.

Não se ganham apenas 2 títulos em 35, por obra do acaso.

A mim pareceu-me que ele falava de uma estrutura com algum poder influencia na CS, bastidores do futebol português.

Um bom exemplo é o caso do Jorge Sousa no derby, que o CA conseguiu escamotear com uma falsa opinião da Uefa…outro exemplo é o lance do 3º golo do Boavista, que segundo Pedro Henriques, Bertino Miranda o considerou legal no proprio dia para vir publicamente dizer o contrário na semana seguinte.

Se quisermos recuar até ao ano passado, o caso Slimani, criado propositadamente para coagir o jogador durante 6 meses.

Parece-me que é esta estrutura que JJ fala, que teve impacto o ano passado, mas não justifica nada do que se tem passado este ano

Foda-se, e eu que pensava que isto era só ter 11 bons jogadores, 1 bom treinador, e ir lá para dentro jogar à bola e marcar golos.

Afinal são precisas duas estruturas uma para o futebol e outra para os bastidores, os jogadores têm de ter x centímetros de altura, y anos, só se pode jogar num sistema…

Pobre JJ. 8 milhões é pouco para o trabalho que este homem tem.

Para poder dizer que estamos muito atrasados é porque conhece a estrutura dos rivais, particularmente de um deles. Porque é que não se limita a copiá-la? É muito simples e ele até parece ter poderes para isso. Define os perfis e vai buscar as pessoas adequadas. Mas esperem lá, secalhar ele já fez isso quando foi buscar Octávio e Manuel Fernandes! É que até nisto ele está a ser burro, têm a estrutura que pediu e agora diz que não serve.
Ou estará ele a referir-se à outra estrutura, àquela que se move e influencia as decisões no futebol português? É que se está a falar dessa, a questão aí muda de figura. Ele como homem que anda cá no futebol há muitos anos deveria saber que é muito mais difícil ganhar no Sporting do que nos outros.

Justificava-se se o ano passado falasse dessa estrutura. Nos dias de hoje, com o campeonato miserável que está a fazer, acho que parece-me mais uma das inúmeras desculpas do JJ para tentar justificar o injustificável que é o que tem sido a sua performance.

A militância é um ponto fundamental na Estrutura. Outro é a influência na Comunicação Social. Sabendo que o O Jogo é próximo do porto, A Bola do fifica, o Sporting devia aproveitar o Record para introduzir-se no meio e parece-me que têm tentando encurtar distâncias com este Jornal. Tínhamos o Augusto Inácio na Sic N, mas saiu e foi para lá o… Manuel Fernandes. Saiu o Rogério Alves e entrou o Farinha. Só aqui, em dois programas desportivos, ficamos mais fracos e demos dois passos atrás. Temos que voltar a colocar gente que saiba falar bem e saiba o que se passa minimamente no clube.

Mas, a Estrutura para o futebol é a que mais me preocupa. Vamos reforçar o Scouting, mas o Jorge Jesus aceitará os nomes que esta estrutura vai propor ou continuará o scouting a ser o próprio… Jorge Jesus?

A Estrutura é um polvo, com influência em todas as áreas que estão relacionadas com o futebol. Acredito que demore a ser criada, mas também dará jeito que a equipa dentro de campo tenha outro comportamento, o aproveitamento dos jogadores seja melhor e que possamos ver evolução. E aqui é a competência de Jorge Jesus que está em causa.

O Presidente já falou sobre isso. Muitas vezes até.

[hr]

Pois, mas não.

A sério? Pensava que a diferença estava no treinador…

Então porque é que ano passado estivemos na luta até ao fim e este ano não? Se não há estrutura agora parece evidente que também não a havia ano passado :inde:

Também me parece plausível deduzir, com base nas duas épocas, que a falta de estrutura não foi impedimento para o Sporting ter feito um grande campeonato ano passado nem é a razão de ter feito um péssimo este ano. Será que a culpa poderá estar no facto do treinador ter tido responsabilidades maiores na criação do plantel, ter feito um péssimo trabalho nesse aspecto, e não conseguir extrair absolutamente nada dos seus jogadores tal como falhar a todos os níveis em relação as aspectos motivacionais?

Na Champions também foi culpa da estrutura? A do Légia é melhor que a nossa? E a do Skenderbeu? São balelas, desculpas. Na semana passada era o Jorge Sousa, hoje a estrutura, para a semana será o mau tempo, daqui a duas o arroz de marisco estava estragado e por ai fora

A estrutura é ele, o cérebro é ele. Não vale a pena falar muito sobre isto, foi mais uma desculpa depois de um jogo mal conseguido.

E se ele está à espera que o Sporting monte uma estrutura que faça com que as arbitragens nos favoreçam, que só assim seriamos campeões este ano, está a pregar no sitio errado. No limite podemos conseguir neutralizar o efeito das arbitragens, mas com este futebol, nem isso seria suficiente.

Um contador das desculpas do Jesus sim, faria sentido.

“Não estive no banco”

“O guião e o Palhinha”

“Apostar nos jovens depois tem destas coisas”

“A nossa estrutura está atrasada em relação à dos rivais.”

bla bla bla

A seguir este caminho…vai acabar com a carreira bem manchada, um produto da estrutura do benfica, quando ele muitas vezes se disse ser o cérebro. Afinal não és tu a estrutura certo JJ? 8)

Nao sei a que estrutura o JJ se refere , foi ele que escolheu as pessoas, a unica coisa que me ocorre nao esta dentro do Sporting , secalhar foi essa que o fez ganhar tantos titulos nos lampioes , as arbitragens .

Deve de ser isso que ele sente falta , ou sera que sente falta do colinho ?

Opá, mas qual estrutura, qual quê? Agora a culpa é de algo abstrato? A estrutura é a saída de Jesus e da sua entourage e a contratação de um treinador a sério e de um DD altamente competente e profissional. E está resolvido o problema.

A forma como os sócios do Sporting mostraram a grandiosidade do que é este clube é o mais importante. Foi uma vitória de grande poderio do Sporting e dos seus adeptos, que vai permitir que o clube tenha estabilidade para criar uma equipa forte dentro, a nível de jogadores, e uma equipa forte fora, para conseguirmos parar a estrutura dos rivais.

O ano passado conseguimos parar essa estrutura, este ano não conseguimos, mas é preciso ver que os rivais têm a estrutura formada há vários anos e nós estamos a formá-la agora.

O meu relacionamento com este presidente e com todos os presidentes com quem tenho trabalhado tem sido sempre excelente. Neste caso também é.

No ano passado fizemos um campeonato sensacional, acima das minhas expetativas, só não fomos campeões por não termos uma estrutura forte, se não tínhamos sido.

O Sporting anda há quinze anos à procura do título e o caminho faz-se caminhando, porque os rivais têm um grande avanço em termos de estrutura.

O presidente num ano fez um trabalho espetacular e nestes quatro anos vai continuar a fazê-lo, para que o Sporting possa aproximar-se dos rivais e ser campeão.»

Mau. As palavras do homem não foram estas? As declarações não foram no sentido das eleições e continuidade de uma direcção que “está a fazer um trabalho espectacular”?

Óbvio que não há “estrutura” nenhuma que desculpe a má época, os resultados, exibições e más escolhas nem desresponsabilize o treinador ou outros pelo que se está a fazer, mas estas afirmações não são diferentes, na essência, do que o próprio presidente tem dito. Ou os adeptos, já agora.

É muito isto, também, que satura as pessoas e provoca críticas. Eu já disse aqui mais do que uma vez que o JJ teve épocas destas no benfica portanto isto não é uma anormalidade, que por mim começa a próxima época da estaca 0 e a partir dai, consoante os resultados, o despedimento começa a ser uma forte possibilidade mas ler constantemente desculpas para um trabalho claramente mal feito dá cabo de cada um.

É preciso ter nervos de aço para lidar dar com este. Quando não ganha é um autêntico cancro

Ano passado paramos a “estrutura” porque fizeste, regra geral, um bom trabalho. Este ano não a paramos e basta ver um jogo do Sporting desde Setembro para perceber o porquê.

Depois sempre a falar nos 15 anos sem títulos, sempre a picar o ponto que é para as pessoas se re-lembrarem que isto já está assim há muito tempo e a culpa não é dele. Nós sabemos JJ, nós sabemos.

E já agora, pensava que o Octávio tivesse sido contratado para se mexer nos “bastidores”

Não, @ Izmailov#7, não são necessárias várias estruturas. Só é necessário uma. Mas uma que faça diversas coisas e bem feitas. Isso inclui o treinador, está claro. Mas não só. Se fosse apenas isso, já tinhas sido campeão.

Antes de dar algumas opiniões, falo uma questão: nos primeiros 12 anos de governação, quantos troféus ganhou no futebol o benfica de lfv? Era só treinadores? Então e se o JJ é assim tão mau, porque triplicou em seis anos os troféus de campeão (nem falo no geral, só esses)?

Épá, eu nunca fui o maior fã do sistema do homem, não vou agora dizer que sim só porque coiso, mas daí a andar de pá às costas…

Sim, é necessária estrutura. uma que monte um plantel competitivo em tempo útil, que esse plantel não seja um saco de gatos que amua e desmotiva na bancada, que seja realmente composto por jogadores que desequilibram de forma positiva e que ganhe jogos. Uma estrutura que mantenha jogadores focados. Uma estrutura que apoie o plantel em tudo o que afecta os eu rendimento, uma estatura que meta o plantel na ordem quando lhe dá o que ele necessita para render e não rende, uma estrutura que não delegue tudo numa pessoa. Ou duas.

E depois, como não é fácil, essa estrutura também tem de fazer outras coisas. Não estou a dizer que ontem perdemos dois pontos pelo árbitro, não é isso. Mas é mais fácil jogar contra 10 que contra 11.

[hr]

O que se fala é tudo menos abstracto. Um Director Desportivo? Com que funções? Continuam a não ver bem o filme. Ou então ando eu a ver outro filme diferente.

Treinadores e jogadores mas, felizmente, eu não sou expert do benfica agora andar com Quiques, Koemans, Chalanas, Camachos… É complicado. Mas é no ano antes do JJ entrar que eles começam a comprar a sério: Cardozo, Aimar, David Luiz, Di Maria, Maxi, Luisão (esse mais antigo) jogadores que já lá estavam quando o JJ entrou, tudo jogadores importantes nos futuros títulos do benfica.

Depois entra o JJ e vão buscar mais 2 ou 3 bons jogadores. É por isso que o benfica começa a ganhar, porque começa a investir mais forte e porque vai contratar alguém melhor que o Quique Flores ou o Camacho. Menos Makukulas e mais Saviolas. Menos Karadas e mais Cardozos. Menos Binyas e mais Ramires.

Agora se me puderes responder tu às minhas perguntas… É que eu percebo que a “estrutura” seja importante (embora se esteja a banalizar o conceito) o que não percebo é usar isso como justificação ou como é que a estrutura é boa/existe num ano e é má/deixa de existir no outro. Coincidência ou não, nesse intervalo de tempo, o JJ viu os seus poderes reforçados :shifty: