Após a exibição e vitória categóricas de ontem, é natural que o mundo sportinguista se tenha animado e volte a acreditar na sua equipa, no entanto parece-me que na maior parte das vezes o estado de espírito e as análises dos adeptos, variam muito facilmente dum extremo ao outro, consoante o último resultado.
Assim já está aberta a excursão para o jogo de sábado frente ao Nacional, onde todos esperam aplicar um valente correctivo ao “500 da Madeira”, mas também não tenho duvidas que se o resultado de ontem tivesse sido outro, nesta altura em vez de aqui se cantarem loas a Liedson, Sá Pinto Moutinho e Cia, os alvos seriam FSF e os seus filhos lamps, o Cácá mão mole e as suas aquisições miseráveis e até o Paulo Bento que sendo amigo dos dois últimos só pode fazer parte dessa pandilha que está a destruir o nosso Sporting.
É sempre assim, quando o Sporting perde o pelotão dos insatisfeitos com a situação, engrossa e o ritmo das criticas aumenta, mas quando ganhamos, a temperatura baixa e só a “brigada taliban” se mantém firme, mas pelo menos fica com a ponta dos dedos mais adocicada.
Vêm esta lenga lenga também a propósito das muitas discussões que aqui se tem travado nos últimos dias e nas quais eu infelizmente, por falta de tempo, não tenho podido participar e onde se fala muito das próximas eleições no Sporting, do Projecto renovado de FSF e das alternativas da oposição.
Prometem-se intervenções acaloradas na próxima AG, critica-se com razão e sem ela e até se apontam soluções e rumos a tomar, uns avisados outros nem por isso. Se este fórum fosse uma amostra representativa do universo de sócios que vão votar nestas eleições, então nada poderia valer ao actual Presidente do Sporting.
Só que não me parece que assim seja, pois os que lêem as brilhantes exposições do FLL, não serão assim tantos e apesar do mediatismo que indiscutivelmente Dias Ferreira têm, parece-me que lhe faltam meios e apoios suficientes. Dos outros nem o nome ainda decorámos, ou então não parecem muito interessados em avançar, ou quanto muito estarão à espera da única coisa que poderá efectivamente derrotar o “Projecto”.
Refiro-me é claro aos resultados do futebol.
Penso que será por isso mesmo que as eleições ainda não estão confirmadas para Maio e julgo mesmo que só o serão se a equipa conseguir confirmar os sinais dados nos últimos jogos e se se mantiver na luta pelo titulo, o que me parece não só possível, como até provável, não apenas por razões futebolísticas, mas se calhar também por outras.
Quais?
Não será estranha a nomeação de Pedro Henriques para este jogo?
Enfim meus caros, o Sporting está melhor mas não se transformou numa grande equipa assim de repente, e o Projecto tem muitos defeitos mas infelizmente ainda não apareceu uma alternativa, mas quer um quer o outro estão dependentes da ditadura dos resultados, são esses que agitam e movem as massas e serão eles que vão decidir o futuro próximo do Sporting