A cidade desportiva de João Rocha

Navegando na internet encontrei esta imagem que faz parte de um post num blogue histórico cujo link deixo em baixo.

Será a única imagem disponível da cidade desportiva proposta por João Rocha e que infelizmente não avançou na totalidade?

Espectacular!

Recomendo o link onde podem ver imagens inéditas do antigo estádio.

Não era nada mau

Esse Projecto de Cidade Sporting era maravilhoso. A sua principal caracteristica era juntar no mesmo espaço todo o Universo Sporting, futebol, modalidades, olimpicos, socios, estruturas, lojas, pavilhões e estádio

Nunca saiu do papel mas seria uma pedrada no charco pela ousadia, pela inovação. Nunca ninguem teve essa ambição no nosso Clube, senão JR. E só agora com BdC voltámos a sentir que alguem se preocupa mais com o Clube do que com a SAD

Temos uma possibilidade, remota mas existe, de fazer algo de muito semelhante, mas mais moderno, mais abrangente. Iria ficar espetacular toda a zona envolvente ser transformada em equipamentos desportivos. Estádio, Pavilhão; Multidesportivo; Piscina; Pista de Atletismo; Campo de treinos/EquipaB/Rugby; Campos de padel/tenis… Tudo junto :drool:

A esperança é a ultima a morrer; a esperança é Verde

É um assunto que irei abordar na próxima AG se houver oportunidade disso.

Já agora, alguém conhece a história de porque é que esse projeto nunca saiu do papel? Eu era muito pequeno na altura, não me lembro nada disto.

Na altura, era o que nos faria dar o passo.

Grande João Rocha… Todos nós temos de sonhar com uma coisa destas.

As condições alteraram se, em parte devido ao 25 de abril… A convulsão pos 74, deitou por terra esse sonho…

JR era um visionário.

Obrigado :great:

E o metro.

Repara com atenção na imagem: o Metro está lá.

E uma coisa é certa: se isso tivesse avançado teria sido muito mais difícil haver complexo Alvalade XXI. Seria criminoso deitar aquilo tudo abaixo…

PS:

Outra coisa, aquele edificio colocado onde hoje está a BP e o McDonald’s seria um hotel ou escritórios? e aquelas torres mais abaixo, ao pé do Metro?

Eu tenho ideia de ter visto esse projecto (ou outra versão) bem depois de 1974. Salvo erro, uma fotos de uma maquete no jornal Sporting. Não me parece, por isso, que as ideias do João Rocha, nessa forma, fossem anteriores a 74. Eu colocava-as já nos anos 80. Ou pelo menos ainda persistiam no início/meados de 80.
A única coisa que se fez foi completar o estádio. Quiçá os prédios que estão, hoje, atrás do multidesportivo poderão ter sido em terrenos do clube (o psilva saberia se sim ou não, mas como não anda por cá…). Mas Hotel, piscinas, pavilhão, courts de ténis… nicles

Quanto ao metro. Sem dúvida não está ali. E eu diria (posso estar completamente enganado) que só é segura a localização da estação acima do chão (e a necessidade de demolição do pavilhão) também já dentro dos anos 80.
mas o metro só afectava o antigo pavilhão. E nem sei se a câmara não atribuiu mais terrenos ao Sporting.

As ideias de uma cidade desportiva caíram no esquecimento com as direcções posteriores (Freitas, bigodes, Cintra) e, entretanto, o roquetismo, em 1995, apareceu com a ideia de um estádio só para futebol, financiado (parcialmente) com a venda dos terrenos, e centro de treinos fora de Lisboa.
A cidade desportiva acabou de vez (e o pavilhão)

O edifício à direita é uma piscina olímpica? :drool:

Parece :smiley:

Se num bocadinho de terreno fizemos um pavilhão daquele tamanho, e 3 campos de futebol 5, imaginem o que dá para fazer no resto? :pray:

Não sei até que ponto não temos terreno suficiente para fazer um Complexo de piscinas Olímpicas onde estão os campos de Futebol 5 sintéticos.

Não tens mesmo! Nem lá perto, infelizmente…

??

Temos 4200m2 de área na zona dos campos de Futebol 5. Em Coimbra, as Piscinas Olimpicas foram construídas numa área de 3500m2.

A questão não é só fazer as piscinas, é todo o complexo inerente às mesmas.
Falando sem conhecimento de causa porque desconheço as áreas reais, parece-me difícil de acreditar que aqui estão 4200m2 mas posso estar enganado:

E se de facto está aqui esse espaço, leva-me a acreditar que talvez houvesse melhor utilidade para o mesmo do que 2 campo de futebol de 5. Como um 2º pavilhão ou mesmo uma piscina como referes.
Outro factor importante é saber se seria possível obter uma autorização de construção nessa zona devido à proximidade de outros edifícios.
E há ainda o factor mais importante, o €, se já não foi barato uma obra desta envergadura, o que seria em vez de 1 estar a construir 2 infraestruturas. Quem sabe talvez mais tarde este espaço tenha outra utilidade, ou talvez se recuperem outros espaços para criar a verdadeira cidade Sporting.

Amigo fica aqui para consulta! :beer:

(espero não me ter enganado na delimitação dos nossos terrenos)

Já têm as escalas. Uma Piscina Olímpica ocupa cerrca de 21m de Largura. :mais:

Só se fosse uma piscina ao ar livre e cheia de verdete para contar como espaço verde.

Pedir é fácil.