A "Cena" Folk

Resolvi criar um tópico novo sobre este tipo de música por ser a que mais circula no meu leitor de mp3. O que é, então, a música Folk? Como se define? Bem, música Folk não é, necessariamente, música folclórica ou tradicional. Nos tempos modernos, refere-se sobretudo a Folk-Rock, um género que estabelece uma fusão entre alguns elementos do folclore com outros do Rock. Na maioria dos casos, entra na mesma esfera que o género singer-songwriter dadas as características semelhantes entre os dois, especialmente no uso exclusivo da guitarra e da voz.

Vamos a alguns exemplos, das décadas de 60 e 70, uma das alturas áureas deste estilo musical:

Nick Drake
[youtube=425,350]Nick Drake-Which Will - YouTube

Joan Baez
[youtube=425,350]- YouTube

Simon & Garfunkel
[youtube=425,350]Simon & Garfunkel - The Only Living Boy In New York - YouTube

Neil Young
[youtube=425,350]- YouTube

Bob Dylan
[youtube=425,350]Bob Dylan - Tangled Up In Blue (Official HD Video) - YouTube

E agora alguns dos meus artistas favoritos da actualidade:

Iron & Wine
[youtube=425,350]- YouTube

Alexi Murdoch
[youtube=425,350]- YouTube

Fleet Foxes
[youtube=425,350]- YouTube

The Tallest Man on Earth
[youtube=425,350]- YouTube

Jose Gonzalez
[youtube=425,350]Jose Gonzalez - 'Save Your Day' - YouTube

Bon Iver (se não sentirem alguma coisa com esta actuação não têm coração) :stuck_out_tongue:
[youtube=425,350]bon iver skinny love live on jools holland. - YouTube

Os Fleet Foxes são tão espetaculares!

Tirando o Joan Baez e o Alexi Murdoch que não conheço, todos os artistas do 1º post são enormes.
A cena parece-me que tem sido a “moda” dos últimos anos no circuito português, com Samuel Úria,João Coração, Long Way to Alaska,B Fachada, Márcia, Manuel Fúria etc.
Mais tarde deixo aqui algumas paixões.

Songs:Ohia/Magnolia Electric Co
[youtube=425,350]Songs: Ohia - Lioness - YouTube
Devendra Banhart
[youtube=425,350]Devendra Banhart - Sight to Behold (Jools Holland) - YouTube
Bright Eyes
[youtube=425,350]Bright Eyes - Lua (Coachella 2005) - YouTube
Joanna Newsom (folk não é só guitarra)
[youtube=425,350]Joanna Newsom - Clam, Crab, Cockle, Cowrie (Jools Holland) - YouTube
Smog/Bill Callahan

[youtube=425,350]- YouTube
Cat Power(não se insere a 100% mas andou na cena)
[youtube=425,350]Cat Power - The Greatest (Live ACL 2006-12-30) - YouTube

O que é que acham desta banda de um amigo meu? São cada vez mais famosos. Já começaram a aparecer na revista BLITZ.

[youtube=425,350]- YouTube
[youtube=425,350]You Can't Win, Charlie Brown - Over The Sun/Under The Water - YouTube

Fiquem de olho neles. :wink:

Tens um amigo na banda? São boa cena sim senhor :great:

Já conhecia e gosto bastante. Mais tarde ainda coloco aqui algumas bandas e artistas nacionais dentro deste género.

Tudo excelente, mas concretamente Fleet Foxes é do melhor que se faz actualmente. :great:
Lá estarei no Alive para os ver, mas gostava que viessem cá em nome próprio.

Fica aqui uma daquele que é, na minha opinião, o melhor grupo que por aí roda.

[youtube=425,350]- YouTube

:clap: Avé, Ben Bridwell

Gostando do Ben Bridwell provavelmente já conheces, mas ouve Carissa’s Wierd os “pais” dos Band of Horses, tambem são muito bons.

E BoH não se enquadram neste tópico, na minha opinião. Mas grande banda sim. :great:.

A Joan Baez mudou de sexo e eu não sabia! :wink:

Conheço só de ler sobre os BoH, mas vou ver se ouço com atenção. :great:

No geral também concordo que a maior parte da música deles não se enquadra, mas esta parece-me que sim. :slight_smile:

Winston, se gostas de Iron & Wine (lindo, de facto), provavelmente já conheces, mas sugiro-te que oiças The Low Anthem, que andaram (andam?) a abrir na tour deles. É muitíssimo bom. Nem de propósito, hoje no rádio do carro foi só TLA. ;D

Charlie Darwin
[youtube=425,350]- YouTube

To Ohio
[youtube=425,350]The Low Anthem - To Ohio [HQ] - YouTube
On the way to…Ohiiiio! :mrgreen:

Gosto bastante! Não pus no meu post inicial porque coloquei apenas os que coloco num pedestal. Iron & Wine e Bon Iver são, para mim, dos melhores músicos da actualidade.

Mas não deixo de destacar as excelentes sugestões que tanto tu e o Steven deixaram aqui. Muito bom gosto. :great:

Então tens álbum novo aí a rebentar. :slight_smile:

:great:

Seguindo a senda de sugestões, acabado de chegar do meu exame de faculdade favorito (porque é o que fiz mais vezes :mrgreen:), transfiro para aqui um artista que tinha postado no tópico do que andamos a ouvir.

Como eventualmente saberão, este fim de semana decorreu a mítica prova das 24h de Le Mans. A Eurosport acompanha as 24 horas e os curtos compromissos publicitários são quase totalmente dedicados a marcas relacionadas com o evento. Ora, num dos intervalos deparei-me com o seguinte anúncio da Audi…

Audi R18 TDI commercial

…do qual a música me chamou à atenção. Uma googladas depois descobri que a música em causa não é um original, mas sim um cover de um fulano chamado Ted Lucas. Mais uma googladas, e lá deu para descobrir que este Ted Lucas, de reputação aparentemente obscura (por desconhecimento e não por ser mau) foi músico da Motown, tendo tocado também em várias outras bandas. Possui apenas um CD homónimo, de 1975. Do que ouvi gostei muito, já está na lista de compras.

[center][youtube=425,350]Ted Lucas: Plain And Sane And Simple Melody - YouTube

[youtube=425,350]Ted Lucas - It is so nice to get stoned - YouTube

Entretanto, quando tiver tempo, vou dar uma vista de olhos à editora responsável por este disco (Yoga Records), quem sabe se não sai mais alguma sugestão para este tópico… :great:

Não conhecia a banda. Muito interessante, gostei. Vou pesquisar um pouco mais e ver se compro umas coisas também.

Em relação ao Bon Iver, já ando a ouvir o novo álbum em streaming na NPR. É muito, mas muito bom. Deixo-te o link:

[url]First Listen: Bon Iver, 'Bon Iver' : NPR

Vai ser a minha banda sonora da tarde. :wink:

Logo sou capaz de meter aqui mais qualquer coisa, que quando se trata de música tenho dificuldade em calar-me. :lol:

Cá vão mais umas cenas gostosas.

The Avett Brothers
[youtube=425,350]- YouTube
[youtube=425,350]- YouTube
Beirut
[youtube=425,350]Beirut - The Penalty | A Take Away Show - YouTube

Obrigado a todos os que já postaram aqui, deram-me umas quantas pérolas para o meu dia correr melhor…