PSP TEVE DE INTERVIR PARA SERENAR TERROR NA CHEGADA AO ESTÁDIO DA LUZ Pedras dos adeptos atemorizam equipaA chegada à Luz do autocarro que transportou a equipa do Benfica, após a goleada sofrida no Restelo, foi bastante tensa. Reinou o medo entre os ocupantes.
Mais de uma centena de adeptos em fúria fizeram uma espera na rotunda junto à entrada do Alto dos Moinhos para mostrar aos jogadores que não toleram exibições tão pobres. “Uma vergonha, vocês são uma vergonha!”, foi o mote dos protestos com os adeptos a apedrejarem o veículo.
As forças policiais que, entretanto tinham chegado para manter a ordem, ficaram surpreendidas com a tenacidade dos adeptos, tendo um dos batedores da GNR caído, devido à relutância dos adeptos em saírem do asfalto (partiu mesmo o retrovisor da moto).
A situação agravou-se e, ao verem os presentes a bater com as mãos no autocarro, os agentes da PSP intervieram. “Nunca vi nada assim”, confessou ao nosso jornal um dos ocupantes do autocarro, onde o medo os invadiu.
A polícia teve mesmo de recorrer a bastonadas para dispersar os adeptos que se mantinham no local, à espera que os jogadores saíssem nas respectivas viaturas. Apesar de haver relatos a dar conta de detenções e até de tiros para o ar, a PSP apresenta uma versão distinta do sucedido.
“Segundo as informações que o Gabinete de Relações Públicas tem, não houve necessidade de utilizar armas de fogo nem tenho conhecimento de qualquer detenção”, afirmou Hipólito Cunha da PSP, o qual desdramatizou os acontecimentos.
“Não houve incidentes de maior e os agentes limitaram-se tão só a prevenir qualquer atitude menos correcta dos adeptos”, referiu, acrescentando: “Houve apenas pequenas escaramuças que foram contidas de imediato pelos agentes da PSP”.
Quanto a quem solicitou o dispositivo de segurança na Luz, Hipólito Cunha foi claro. “Tendo em conta o resultado no Restelo, e apercebendo-se de que os adeptos iam para a Luz com vontade de ter comportamentos menos correctos para com os jogadores do Benfica, a 3.ª Divisão da PSP montou um dispositivo junto ao local para prevenir qualquer tipo de incidente”, frisou.
«Apedrejaram a instituição» sublinha Vieira
Luís Filipe Vieira mostrou-se revoltado com a atitude dos adeptos. “Não se podem fazer disparates como aquele que fizeram ontem [anteontem] de apedrejar o autocarro à chegada ao Estádio da Luz”, afirmou o presidente do Benfica, acrescentando:
“Apedrejaram a instituição! Quem fez isso não deve ser benfiquista. A instituição, as pessoas que dirigem o clube e os jogadores não merecem esse tipo de comportamento”.
“Day after” calmo
Ontem de manhã, os jogadores treinaram-se na Luz num ambiente bem mais tranquilo, já que nem um adepto acorreu ao local. Hoje, no Jamor (às 10 e 30), pode haver mais protestos.
Autor: CÉU FREITAS, FILIPE DUARTE SANTOS E NUNO MIGUEL FERREIRA
Data: Terca-Feira, 14 de Dezembro de 2004 03:00:00
:whistle: :whistle:
cumps,
VCoelho