A Batalha pela História

Acabei de alterar a página da wikipédia relativa à entrada Taça do Império, pois estava feita de forma a confundir e identificar a antiga competição particular organizada pelo extinto Clube Desportivo Palhavã com a competição oficial vencida pelo SCP em 1944, quinze depois do Palhavã ter deixado de existir… Ou seja: queriam que a mera Taça do Império fosse a nossa Taça Império. A má-fé era de tal forma evidente…

Que sócios e adeptos estejam atentos aos golpes subterrâneos neste toupeiral que lançam trevas sobre a cultura desportiva. Batalhar pela História onde a virmos apoucar o Sporting Clube de Portugal.

Fiat lux.

E na questão que referi antes da Taça Império, para além da má-fé dos adversários temos, infelizmente, de encarar o desleixo de nós próprios… Estou na mão com um livro que herdei do sportinguista meu avô paterno intitulado História e vida do Sporting Club de Portugal de Eduardo de Azevedo, obra promovida e patrocinada pela comissão directiva do Sporting Club de Portugal liderada pelo seu presidente Guilherme Braga Brás Medeiros, e o que vejo entre a página 240 e a 241? Uma imagem com três fotografias coloridas de taças do clube, e logo na primeira a legenda diz Taça Império, mostrando uma taça que ainda não consegui identificar, mas onde se lê perfeitamente a data de 1954 (10 anos posterior à vitória na Taça Império), incrustada por emblemas do SCP mais dois leões rampantes na base e uma legenda da qual se consegue ler 1954 homenagem sporting ficando o resto fora da fotografia…

Esta taça é encimada por uma estatueta da deusa Vitória e tem escudos das províncias ultramarinas (daí a confusão?), mas seja como for, nada justifica a falta de atenção, a falta de rigor, a falta da devida correção, nem uma errata há…

Força com essa luta Erdos! Grande abraço

Manda cumprimentos ao teu primo direito, foi o melhor Presidente que conheci no Sporting Clube de Portugal. :mrgreen:
:beer:

Quem é o primeiro direito? :twisted:

https://www.wikisporting.com/index.php?title=Bruno_de_Carvalho

“Neto de Eduardo de Azevedo, autor da “História e Vida do Sporting Clube de Portugal”, o jovem Bruno tornou-se sócio…”

Quando escrevi isto, queria apenas dizer que o meu avô paterno tinha este livro, que terá comprado, e que ele acabou por me vir parar às mãos por herança (por assim dizer)…, não tenho qualquer relação familiar com o autor… :slight_smile:

Esclarecido. :great:

O goalball faz parte da História do Sporting Clube de Portugal. Para quem até à bem pouco tempo se gabava de se terem renovado os títulos europeus na modalidade adaptada, depois de um discurso inicial incompreensível contra o desporto adaptado no geral, vir novamente apagar a História é ridículo.

https://www.sporting.pt/pt/clube/historia/palmares?fbclid=IwAR1pzLCpTo5YmyQGhogT2PZEPlinqQ4Y83WnZslyPTG6pQGY1fLMHvKxcc0

Para identificar os brasões da Taça Império… Nesta foto em particular, os dois primeiros representam Moçambique e Estado Português da Índia… Reparem que os 4 lados da taça são exatamente iguais, apenas mudando os 8 brasões colocados aos pares, pelo que pode ser exposta com qualquer um lados virado para o observador, tanto faz… O que me parece raro num troféu.

Aqui vemos a Taça Império da competição oficial da responsabilidade da FPF junto com a Taça Estádio troféu particular oferecido pelo Governo ao vencedor.