Este tópico destina-se a comentar a influência da aliança entre Benfica e Porto nos destinos do Sporting a qual, embora já fosse evidente nos últimos tempos, começa agora a emergir e ser cada vez mais visível, sobretudo desde que assistimos ao ressurgimento do Sporting. Infelizmente, isso permite-nos constatar igualmente que o afastamento do Sporting dos centros de decisão do futebol português prossegue, só que desta feita sem a conivência da Direcção que não me parece que vá aceitar a derrota sem dar luta (como aconteceu num passado recente).
Aqui ficam portanto 2 posts que servem de food for thought:
Já era tempo de se perceber que o Presidente quando fala não é para deitar conversa fora, mas porque faz parte da sua estratégia.
O objectivo daquelas declarações foram o de atingir e denegrir o centro do poder no futebol português, não usou palavras meigas, porque está em causa a verdade desportiva e em ultima instância a própria sobrevivência do Sporting.
BdC já percebeu à muito tempo, que tem estado em marcha, não só agora mas há alguns anos a esta parte, uma tentativa para bipolarizar o futebol em Portugal. Colocando o nome aos bois: existe o objectivo claro de transformar o slb e o fcp nos únicos grandes em Portugal, os únicos clubes capazes de discutir títulos e partilhar os milhões da CL !
O choque para o sistema foi o aparecimento do nada do Sporting. Queira-se ou não, colocar o fcp numa pré-eliminatória da LC, não estava nos planos, e o ressurgimento do Sporting atrapalha os planos, porque sendo um clube com uma matriz social enorme, se começar a ganhar com regularidade, facilmente rouba espaço ao fcp e faz sombra ao slb dentro e fora do campo.
Sejamos claros. A noticia fortemente ampliada nos meios de comunicação afectos ao slb, sobre os tais 300 ME não foi inocente. É fácil perceber quando se sabe que o número consta do R&C do Sporting (portanto não aparece fruto de qualquer investigação jornalística, nem configura nenhum caso de “contabilidade criativa” para mascarar números), sendo que esse relatório é publico à 8 meses… Porque razão é motivo de discussão agora? Porque interessa desvalorizar a marca Sporting. Porque interessa criar duvidas na cabeça das pessoas sobre a seriedade das pessoas que dirigem o clube. Mas mais importante, porque interessa ao slb criar na opinião pública a ideia que a reestruturação que o Sporting tem em curso, envolveu um perdão da banca encapotado, para poderem renegociar a divida deles.
O ressurgimento do Sporting atrapalha os planos de muita gente. Inclusive de clubes como o Braga que vivendo dentro do sistema e na orbita do fcp e de Jorge Mendes, foi quem mais beneficiou com o “desaparecimento” do nosso clube. Portanto há muita gente interessada no falhanço de BdC.
Entretanto na liga vai-se a votos, e já se percebeu que o vencedor vai ser Seara com a bênção de slb e fcp. O Presidente não dorme e já viu o que se está a passar nos bastidores a léguas de distância.
Vamos nos próximos dias assistir ao deprimente espectáculo da hipocrisia, com jornaleiros e pain3leiros a mostrarem-se ofendidos com as palavras de BdC, pouco preocupados em analisar o alcance das suas palavras, ou em investigar o quer que seja.
Por isso quem anda muito transtornado com as palavras do Presidente, é porque não percebe nada do que se está a passar. Está mais preocupado com o conteúdo que com a forma. Foi por pensar assim, que o Sporting chegou onde chegou e está a agora obrigado a trilhar um caminho difícil e penoso para reconquistar o seu lugar, quando à sua volta só existem abutres sedentos de ver-nos falhar.