A época do SCP se tivesse vindo o Pavlyshenko e o Giovani dos Santos

Teríamos gasto quanto?
Talvez uns 12 ME, e é se tivessem vindo a título definitivo mais salários!
Com salários, teriamos gasto a mais uns 15 ou 16 ME no total este ano.
Se tivessemos sacado pelo menos menos um deles por empréstimo, o investimento seria ainda menor…

E quantas camisolas se teriam vendido a mais?
E quantas gameboxes se teriam vendido a mais? (uma seria eu!)

Tudo isto teria que ser descontado no investimento inicial…

Com uma equipa com uma dupla de PL constituida por Liedson e Pavlyshenko e médios criativos atrás como Giovani dos Santos, Matias Fernandez ou Vukcevic…Outros galos teriam cantado! A diferença que isto tinha feito a todos os níveis…

O primeiro efeito, para além do óbvio e indiscutível reforço da qualidade do onze titular, seria o enorme entusiasmo dos sócios e dos adeptos do clube. Isto teria tido um efeito tremendo na autoestima e na confiança dos adeptos.
O valor da marca SCP seria imediatamente valorizado só pela presença no seu plantel de jogadores com este cartaz.

A própria confiança dos jogadores do plantel seria outra.
Estou convencido que jogadores como o André Santos, o Carriço, o Matias Fernandez, o próprio Yannick renderiam de maneira muito diferente se acompanhados por jogadores deste quilate.

Teriamos sido duplamente mais fortes e nunca teriamos entrado em depressão.

Podiamos não ter sido campeões.
Mas teriamos tido bons resultados desportivos.
Provavelmente, teriamos lutado pelo título e o futebol espectáculo teria regressado a Alvalade.
Isso teria sido importantíssimo!
E já se sabe, sucesso chama sucesso…

Podiamos ter feito uma pequena revolução em Alvalade…E com tão pouco!

Claro que o que nos aconteceu foi o contrário e o insucesso chamou ainda mais insucesso…
O resultado foi um ano desportivamente catastrófico em que não valorizámos nem jogadores e nem o valor da marca.
O valor da marca é TUDO!
Sem o valor da marca reposto nos níveis em que devia estar, estamos mortos e o clube não funciona com um clube grande…

Quando é que vamos perceber isto que é tão simples?

Não querendo parecer ofensivo, acho este tópico um exercício mental em futilidade. De "se"s tá o mundo cheio. E se o João Moutinho não tivesse sido um c***** monumental? E se as 1500 bolas ao poste do SCP tivessem entrado na baliza? E se o Paulo Sérgio tivesse metido o Matias mais vezes no 11 inicial?.. E se o Rui Patrício não tivesse feito a época que fez? E se o André Santos tivesse dado mais borlas no meio-campo? E se o Bruno de Carvalho tivesse ganho as eleições?.. Já agora: E se a bola do Rogério tivesse entrado na baliza em vez de ir ao poste na final da Taça UEFA? E se a falta do Luisão sobre o Ricardo tivesse sido marcada na Luz?

Mais uma vez reforço que não tou a querer ofender ninguém, mas não me cheira que tiremos grandes conclusões de um tópico destes.
:inde:

Vou também abrir um tópico com o nome ‘O que seria a época do Sporting se tivesse o Messi, o Ronaldo, o professor Karamba e o Padre Américo’…

Também não quero ofender ninguém embora às vezes me dificultem a vida…

Este 2 jogadores foram falados para o SCP e o que quero demonstrar é que a sua vinda, não só não teria posto em causa o futuro do clube como alguns disseram como teria contribuido para a sua revitalização desportiva e, provavelmente, até financeira.

Onde está a futilidade desta análise?
Parece-me bem mais idiota não querer aprender com os erros do passado e fazer comparações completamente sem nexo e descontextualizadas. Aí é que está a verdadeira futilidade…

Devia-se tirar daqui um exemplo para o presente e para o futuro.
O SCP precisa de referências que contribuam para unir o clube e que nos possam dar razões para acreditar.
A contratação deste 2 jogadores teria sido uma óptima ideia.
Como outros poderão ser este ano…

PS:
O post simplório do sigurd nem merece comentários.

Os jogadores referidos no tópico estiveram ligados ao clube, de forma fundamentada ou não, passou a imagem que estiveram muito perto de assinar. Impossível agora saber o que é que acrescentariam desportivamente, mas foram nomes que entusiasmaram os adeptos, nomes capazes de criar ilusões… e os Sportinguistas precisam disso.

Mais que os jogadores em questão, penso que o forista se refere a algo que pode fazer toda a diferença na abordagem da massa adepta à nova época.

Edit: o Strikerr já respondeu, mas posto na mesma.

O facto de estares a ter em conta que as coisas iriam correr bem do ponto de vista desportivo só pela entrada destes 2 jogadores não é a mais correcta. E se o Pavlyshenko tivesse feito uma época à “Caicedo”? Como é que ele e o Liedson se iam entender no campo? Não te esqueças que o gajo não pesca nada de português e o Liedson pouco ou nada sabe de inglês. E se as coisas começassem a correr mal (as bolas ao poste este ano foram uma autentica maldição), não achas que ele seria dos primeiros a sentir a pressão? E não esquecer que na altura havia todo aquele burburinho entre o Izmailov e o Costinha o mais certo era ele como compatriota russo tomar o partido do Izma. Achas que seria bom para o plantel? E o Giovani dos Santos se viesse para cá a pensar que eram favas contadas e depois percebia que cá as defesas são mais inteligentes do que em Inglaterra? E que há campos onde mal se consegue jogar a bola por causa do estado miserável do relvado? E se isso o fizesse perder confiança e se começasse a perder terreno para o Salomão? Ainda por cima com o forcado que quer é encher o 11 com médios defensivos… Depois entrava nos últimos minutos tentava jogar bonito para se mostrar e acabava a ser assobiado em Alvalade sempre que tentasse fazer uma finta e acabasse sem bola…

Como podes ver quando entramos no cenário hipotético existem várias teorias. Tu defendes que o mais certo era termos uma época melhor da que tivemos. Eu acho sinceramente que dificilmente algo mudaria com as entradas deles, porque apenas representa uma gota no oceano de problemas que foi o Sporting a época passada…

O Pav faria a posição do Postiga, e o Postiga poderia fazer a posição do Saleiro (entrar nos segundos finais :mrgreen:)
Com o Giovanni dos Santos, não sei bem. Tem tido uns altos e baixos na carreira, mas acho que seria um dos possiveis titulares do Sporting. Pelo menos tem capacidade para tal…

Oh Strikerr, desculpa lá se te ofendi mas este tópico parece-me o tópico mais inútil que alguma vez vi neste e noutros fóruns. Primeiro porque nós não podemos afirmar que não tivemos os jogadores porque não quisemos. Tu e eu sabemos que faltavam outros factor€$ que impediram a vida destes e de outros jogadores.

Depois porque se abríssemos um tópico de cada vez que queremos reflectir acerca de algo que poderia ter sido mas não foi, então acho que não fazíamos outra coisa…

Mas esta é a minha opinião! Se acharem o tópico útil e quiserem continuar a discutir o sexo dos anjos por mim não vejo qualquer problema!

PS- E escreve-se Pavlyuchenko e não Pavlyshenko…

Para que estar com o SE tivesse vindo o Gio e o Pav, se era mais fácil usar o SE o Postiga marcasse, SE a defesa fosse segura, SE os outros falhassem.

O mundo dos Ses.

Para dar um exemplo recente quando Matias assinou foi um mar de excitação. Eu próprio não conseguia acreditar quando fui ver os vídeos dele no youtube. Aquilo era um jogador do outro mundo. Depois as coisas começaram a correr mal, o Matias perdeu espaço e foi a depressão total com os maus resultados da equipa, pessoal a dizer que o Matias era o flop do ano e por ai fora. Bons nomes não chega…
E infelizmente nós sportinguistas temos uma tendência ultimamente de sermos negativistas. Aquele pessimismo no inicio da época (sempre que um bom jogador é apontado ao Sporting o primeiro pensamento que passa pela maior parte de nos é “Pois sim, então não vem já para o Sporting? É ele e o Messi…”), aquele cepticismo sempre que algum jogador marca um bom golo ou faz um bom jogo, a maneira como mais rapidamente pensamos nas fraquezas dos nossos jogadores do que nas suas qualidades (O Djalo nesse aspecto tá tramado comigo…) e o inverso para os jogadores dos nosso rivais. Enquanto esta mentalidade não mudar até o Messi, o Ronaldo e o Roney podiam vir para cá que nós rapidamente arranjávamos maneira de não concordarmos com a contratação deles.

NeoJoe.

Bem, somos negativistas porque os resultados têm sido vergonhosos… não há optimista ou crente que resista. Para cenários negativistas, então, apresentaste exemplos suficientes.

Depois, sendo a lógica uma batata, com melhores jogadores, mais probabilidades tens de ter melhores resultados; sendo a qualidade logo à partida reconhecida pelos adeptos, o entusiasmo e o efeito aglutinador, que nos Sportinguistas é forte como em poucos clubes, pode ser uma mola importante para a propalada e desejada união em torno da causa.

É claro que um nome resolve pouco ou nada, é claro que um nome pode não render, lesionar-se , não entender português ou os colegas não falarem inglês, pode ter um mau treinador, pode ter uns quantos colegas de equipa importantes lesionados, pode ter uma má estrutura de apoio, maus dirigentes… e pode ser APENAS um nome, no meio da mediocridade.

sinceramente tenho + curiosidade em saber o que seria a epoca do SCP se tivesse vindo AVB para treinador ou se em vez de Costinha JEB tivesse escolhido outra pessoa + competente para DD, mas obvio que com esses 2jogadores o SCP podia ter jogado a outro nivel até pq durante a 1ª metade da epoca ficou smp aquela sensaçao que com 1 avançado goleador a equipa podia lutar por titulos.

Vá, vá…
o se não é (got it :D), mas nem custa nada comentar este topico…
PS: o nome é Pavlyuchenko :great:

Apesar de ainda não concordar com o conteúdo dos posts dos meus crítivos, já me agrada mais a forma e a tentativa de justificarem a suas ideias de forma mais…construtiva.

O Pavly não é nenhum caicedo.
E o Gio também não é um tosco qualquer que vinha ver se dava.

São jogadores de grande qualidade que em Portugal tinham tudo para dar rendimento e iriam certamente entusiasmar as hostes, algo também importantíssimo.

Não resolveriam todos os problemas e não nos garantiriam só por si títulos mas a 36 pontos é que não ficávamos.
Nem pensar nisso…

Este tópico não faz grande sentido :inde:

:arrow:

ao contrario da maioria não considero esta discussao descabida… é óbvio que se nos restringirmos ao titulo estamos a entrar nas competencias do prof. bambo, no entanto, acho que a discussao deve ser bem mais alargada: teria valido a pena um esforço financeiro suplementar (neste caso de 12 milhoes) para reforçar a equipa?..

olhando para o que foi esta época podemos fazer duas leituras:

• sim… teria valido a pena financeiramente pois provavelmente dar-nos-ia condições para lutar pelo segundo lugar garantindo assim um lugar nas pré-eliminatórias da liga dos campeões e porque com uma equuipa mais competitiva poderíamos valorizar alguns jogadores.

-não teria valido a pena…
1- ao Sporting só interessa ser campeão e não era o pavlyuchenko e o dos santos que anulariam a superioridade que o fc porto demonstrou
2- as deficiencias ao nivel da estrutura directiva, e da equipa técnica eram tais que qualquer investimento nunca traria mais valias desportivas e financeiras significativas

é óbvio que tudo isto é especulação mas também é uma espécie de analise estratégica da qual deveriamoss tirar ilações para o futuro… talvez mesmo para esta época.