Sem tempo para mais neste momento, lanço desde já o número para a discussão.
420 milhões de euros, 84 milhões de contos em dinheiro antigo, é o passivo do Grupo Sporting, revelado ontem em toda a sua esmagadora dimensão, e justificado com os investimentos na academia e no estádio.
Recordando que estes foram orçamentados em cerca de 15 e 130 milhões de euros, respectivamente, alguém mais esclarecido que me explique e tranquilize, por favor.
Duvido que seja mais esclarecido do que tu, FLL, mas que e impressionante, la isso e. O DC annciou que o ativo e superior a estes numeros e que a situacao esta controlada. Isto ja nao se trata de um buraco, mas sim dum abismo sem fim. Nunca ouvi nenhum clube, seja ele qual for e onde for, com um passivo destes, mesmo aqueles na Italia, que faliram! Nao sei para onde vamos… :?
420 milhões de euros, 84 milhões de contos em dinheiro antigo, é o passivo do Grupo Sporting, revelado ontem em toda a sua esmagadora dimensão, e justificado com os investimentos na academia e no estádio.
Nao vou entrar muito neste assunto uma vez que toda a gente me vai chamar coisas feias , mas nao era suposto o estadio e a academia pagarem-se a eles proprios? Com as receitas provenientes do esfusiante projecto imobiliario?..
Alem do mais nao podes considerar o valor total orçamentado para o estadio uma vez que parte do dinheiro vem do governo e parte do municipio… admitindo que esse valor se fica pelos standard 25%, tens que o estadio afinal so custa ao Sporting, 97.5 milhoes de euros.
420 milhões de passivo total
UM passivo total consolidado de 420 milhões de euros (84 milhões de contos). O número, revelado ontem por Rui Meireles em Assembleia Geral e corroborado depois pelo presidente, foi desdramatizado por Dias da Cunha, que garante que o património e activo do Sporting «é superior». Ainda assim, isso não impediu a perplexidade de muitos dos sócios presentes, que viram ainda o presidente exaltar-se a respeito de declarações depreciativas que terá feito ao comportamento de adeptos em jogos do clube: «Sou presidente de todos os sportinguistas, mas não sou presidente de quem me trata por filho da p...», foi o momento mais emotivo da noite.
Na conferência de imprensa que se seguiu, Dias da Cunha confirmou os 420 milhões de euros com uma tranquilidade desconcertante. «Não, não é preocupante, nem melindroso.
Tem que se comparar esse número com o activo total do Sporting. Esses 420 milhões são um número consolidado do Grupo Sporting, informação adicional que já vos podemos adiantar. E não éramos obrigados a fazê-lo, penso até que seremos o único clube… Garanto que o activo total do Sporting é muito superior, e que a situação líquida consolidada é absolutamente positiva. O activo total, não vos posso indicar o número, mas é seguramente superior. É objectivo desta Direcção apresentar um balanço consolidado no próximo exercício», afirmou o presidente do Sporting.
Durante a Assembleia Geral, Rui Meireles adiantara que o património do Sporting cresceu, em dois anos, de 168 para 312 milhões de euros, ainda assim abaixo da dívida total desvendada ontem, perante o silêncio incrédulo da plateia. Por isso, não estranhou que as contas do exercício do clube, relativas aos 11meses entre Agosto de 2003 e 30 de Junho último (lucro de 8,2milhões de euros), fossem aprovadas já perto da meia-noite, por larga maioria dos 250 sócios presentes: 1747 votos a favor, mas com 99 contra e 180 abstenções, um cartão amarelo justificado pelos omnipresentes 420 milhões. «O mais importante é garantir uma exploração equilibrada, e isso já estamos a conseguir. Essa é a garantia que os bancos nos exigem e que estamos a cumprir. Aliás, quando concluirmos a reestruturação da dívida com os bancos deveremos abater, logo, 200 milhões a este número. Em 2006 deixo o Sporting com a exploração equilibrada», disse Dias da Cunha, depois de, na AG, desmentir que a expressão «energúmenos» tenha sido por si endereçada a adeptos do Sporting e exaltandose: «Sou presidente de todos os sportinguistas, mas não de quem me trata por filho da p…», atirou do palanque. «O problema é de quem me insulta», concluiu depois a propósito.
Sexta-feira, 29 Outubro
10:10 - Nuno Lopes
Como qualquer contabilista pode confirmar, o Passivo é igual ao passivo no balanço. Como se sabe o SCP é o único clube em portugal que tem no seu activo um estádio e lojas comerciais, bem como um centro de treinos próprios. Para além de outro património imobiliário nas imediações de alvalade. Só por si estes imóveis devem ascender aos 300 milhões para não falar do activo composto pelos passes dos jogadores.Acho esta notícia demasiado alarmista e enganadora, porque o SCP não deve 420 milhoes
…está certo?
Também gostei da frontalidade de DdC. Assim é que deve ser!!
Já confessei não ser grande entendedor de alguns pormenores destas questões.
Obviamente que não é preciso ser grande entendido para se ficar alarmado com o número brutal. Deixo assim já uma questão: Quando DC diz que a situação “não é preocupante” porque “os activos ainda cobrem o passivo” não está ele no fundo a dizer algo obviamente implícito no facto do Sporting ainda existir? Ou seja, não é essa realidade que separa as empresas que têm ou não de apresentar falência nestes casos?
Outra questões que gostava de ver esclarecidas pois já não recordo ou não sei:
Quanto era o passivo global do Sporting antes de se iniciar o projecto Roquette?
Qual o valor total dos nossos activos (para termos uma noção da relação de quantias em causa entre o que valemos e o que devemos)?
Não foi dito que o Viana pagou a Academia? Não está a academia a surgir como uma das razões deste enorme passivo? Afinal pagou ou não ou foi só uma maneira de dizer?
Que outros exemplos existem de empresas nacionais com passivos deste ordem? É comum ou não?
Qual o passivo total do FC Porto (não pergunto do benfica pq sei que não têm mas mesmas obrigações de transparência para com a CMVM)?
O que nos foi prometido no arranque do projecto Roquette foi passivo 0 em data x ou era já (como mais recentemente tenho notado) passivo “whatever” e situação controlada com resultados positivos em 2005? Era interessante recolher informação sobre a evolução e consistência das previsões e promessas do projecto ao longo dos 10 anos pois eu não tenho certezas nas expressões utilziadas.
Desde já agradeço aos entendidos as eventuais explicações.
O património do SCP está avaliado em 320 M € e não cobre o passivo, ou seja o clube está à beira do abismo.
Mais, foi-nos garantido que em 2005 o passivo seria 0, mas afinal, ainda que deduzam os tais 200 M €, ficam outros 220…
Nem vale a pena comentar… É algo que já toda a gente sabia e só não ve quem não quer…
Segundo entendi o passivo toma esse valor porque é nele contabilizado toda a divida que se tem à banca e que é paga por prestações. Logo não é dinheiro devido no imediato mas a ser pago ao longo do tempo, assim como quem compra uma casa. Não tenho dinheiro para comprar a casa toda mas o meu ordenado dá para a ir pagando às prestações.
No entanto a capa dos pasquins hoje são alarmantes e para esconder que o lfv vulgo orelhas disse na assembleia deles acerca do passivo e é claro a história do veiga.
No entanto a capa dos pasquins hoje são alarmantes e para esconder que o lfv vulgo orelhas disse na assembleia deles acerca do passivo e é claro a história do veiga.
Ainda não tive tempo de ler com atenção as notícias. No entanto…
1 - É o passivo do Grupo Sporting. Do clube e de todas as empresas. Lamentavelmente, DC iz que só para o ano se apresentará a situação líquida consolidada, e por isso não diz qual é o activo.
2 - Independentemente do valor do activo, isto é a prova provada que o projecto falhou claramente numa das suas apostas: a transparência. Não se pode querer uma arbitragem transparente, contas transparentes, sistema transparente, e demorar estes anos todos a apresentar aos sócios uma situação destas.
3- Apenas a real consolidação de resultados operacionais positivos nos próximos anos pode aliviar este cenário. Considero a situação mais surpreendente do que alarmante. Os seja, faz mais mossa ao Projecto do que ao Sporting.
Aqueles que me conhecem deste e do outro fórum sabem que sou daqueles que defendo esta direcção. E até ao fim do mandato continuarei a apoiá-los.
Não tenho nem conhecimento nem dados para discuir o alcance desta notícia, mas há pontos que quero realçar que penso serem importantes.
-Não há dúvida que para os nossos pasquins isto é um prato cheio e a verdade é que eles aproveitaram-no para lançar a confusão, com a exposição do número logo nas 1ªs páginas.
Mas para nós, Sportinguistas penso que o importante é o que diz o nosso presidente (para alguns), e como alguns disseram, foi frontal e não escondeu ou adornou numeros que sabia poderem causar um grande impacto. E porque agir assim? Quanto a mim por estar suficientemente convencido que a situação está controlada. E há razões para acreditar:
-Metade do passivo, fruto dos investimentos realizados, 200M € será renegociado;
-O activo total do Sporting ser muito superior ao passivo o que confere uma situação líquida positiva;
O rigor mantém-se o que impede a concretização de algumas contratações mais sonantes, mas também se mantém o objectivo traçado por esta direcção de chegar a 2006 com as contas equilibradas.
Quer me parecer que para lá caminhamos, mas por se tratar de um processo lento e dificil, penso ser justo que o julgamento seja feito no final deste mandato, com dados concretos e não com campanhas de desestabilização e desinformação, que têm como objectivo dividir os Sportinguistas.
Relembrem-me por favor quando foi prometido Passivo Zero…
Eu não me recordo, e é uma afirmação que qualquer um se lembraria, pois:
1 - Não existe nada mais irrealista do que dizer que qualquer empresa ter Passivo igual a Zero… Simplesmente porque não existe !!!
2 - Para qualquer empresa (e nem falo de clube de futebol) ter Passivo igual a zero implica não ter Activo, ou então que este seja igual ao capital investido pelos accionistas
3 - Do que me recordo era de 1º Cash Flow Positivo (Já Temos!), e depois Resultado liquido zero em 2005 e positivo nos anos seguintes …
4 - O Activo do Sporting não é o que está nas contas, pois lá estará ao custo histórico. O Activo do Sporting tem de ser considerado pelo seu valor de mercado. Sei que é uma visão muito Finance, mas é a realidade…
5 - Vejamos:
- Alguém se lembraria de comprar o Estádio e o Complexo de Alvalade ?
- Quem é que está disposto a comprar a Academia de Alcochete?
- E os Jogadores do Sporting, quanto valem? Como se avalia um jogador fotrmado nas escolas do clube e que não teve custo? É um activo certo ?
6 - Lição de Economia: As coisas valem o preço mais alto que alguém estaria disposto a pagar por elas, e esse é o Valor de Mercado. Quem é que estaria a dar 1 Milhão de Euros pelo Complexo de Alvalade? Muitos !!
E 300 Milhões de Euros? Se calhar nunguém …
7 - Eu não queria falar mais de contas de Sporting e de outros clubes (até porque existem poucos com a coragem de revelar as verdadeiras), mas se tiver de ler aqui coisas que não fazem sentido, vou ter de aparecer …
Segundo entendi o passivo toma esse valor porque é nele contabilizado toda a divida que se tem à banca e que é paga por prestações. Logo não é dinheiro devido no imediato mas a ser pago ao longo do tempo, assim como quem compra uma casa. Não tenho dinheiro para comprar a casa toda mas o meu ordenado dá para a ir pagando às prestações.
Explicação simples e eficaz. Basta ver a relação entre o nosso ordenado mensal e a divida total ao banco pela quisição da casa e do carro. Fantasmagórica.
Sendo a 1ª vez que temos acesso um valor deste tipo, falta-nos o termo de comparação.
No que respeita a quantificação do valor “Activo” na equipa de futebol profissional, é quase impossivel nas equipas constituidas por jogadores oriundos das camadas jovens. Pura e simplesmente não tem valor. Jogadores comprados, representam um determinado valor perfeitamente quantificado que resulta do valor do proprio passe , o que não acontece num jogador vindo das camadas jovens.
Cristiano Ronaldo passou a valer depois de vendido. Suinão no Sporting não tinha valor expressivo, mas depois de comprado pelos lampiões passa a ser um activo importante lá naquela coisa .
É sem duvida um numero grande que se torna gigantesco analisado por si só.
É caso para dizer, após ler o que escreves… qual projecto?
O RPA já me explicou umas coisas e confirmei a ideia que tinha: o que se prometeu nunca foi passivo zero, o que é irrealista, mas sim uma situação que por esta altura já estaria controlada e com resultados que apontassem para o decréscimo, mesmo que marginal e a muito longo prazo desse passivo. Como pouco entendido nestes assuntos fico com a impressão que transmites… de que o projecto falhou naquilo que sempre foi a sua grande âncora justificativa de todas as restantes privações que temos passado em nome desse grande desígnio.
Fico genuinamente triste pq gostava de chegar a esta altura compensando a minha profunda desilusão com o sporting desportivo que vamos tendo ao longo dos anos com uma alegria e segurança face ao sporting financeiro.
Se leste a explicação do RPA, não deverias perguntar “qual projecto?”.
É um projecto que não está a correr conforme desejado, mas não tenhas dúvidas que se estas aqui aa discutir isto é porque ele existe.
Porque era muito fácil ir acumulando situações deficitárias sem fazer nada. Difícil foi tomar a decisão de “vamos investir para, um dia, invertermos esta situação”.
Conforme disse, é um número impactante, mas que não acrescenta muito à situação que já conhecíamos.
E não alteres as minhas palavras (eu tou-te a ver): o projecto falhou na transparência para com os associados. Quanto às metas estabelecidas, remeto-te novamente para o que diz o RPA. Eu sinto-me seguro com a situação financeira do Sporting. Como já disse, não acho alarmante.
A.A.
A.A.
É caso para dizer, após ler o que escreves… qual projecto?
O RPA já me explicou umas coisas e confirmei a ideia que tinha: o que se prometeu nunca foi passivo zero, o que é irrealista, mas sim uma situação que por esta altura já estaria controlada e com resultados que apontassem para o decréscimo, mesmo que marginal e a muito longo prazo desse passivo. Como pouco entendido nestes assuntos fico com a impressão que transmites… de que o projecto falhou naquilo que sempre foi a sua grande âncora justificativa de todas as restantes privações que temos passado em nome desse grande desígnio.
Fico genuinamente triste pq gostava de chegar a esta altura compensando a minha profunda desilusão com o sporting desportivo que vamos tendo ao longo dos anos com uma alegria e segurança face ao sporting financeiro.
Entendo que a situação está controlada. Entendo isso pela evolução dos resultados recentes, e pelo facto de não termos hipotecado as fontes de receitas.
A confirmar-se que os resultados líquidos da SAD no final da próxima época serão positivos, isso então seria óptimo sinal.
A.A.
Eu sinto-me seguro com a situação financeira do Sporting. Como já disse, não acho alarmante.
Podemos portanto dizer que apesar do numero ser gigantesco, tudo bem que esta sob controle? :?: