Caldo Verde
Bacalhau à Lagareiro
Ovos Moles de Aveiro
Migas
Cozido à Portuguesa
Votaria nestas 5. Achei que só estes 5 (e incluir o último já é esticar um bocado) merecem, se bem feitos, obviamente, o estatuto de “maravilhas” gastronómicas. Contudo tive de votar nas Amêijoas à Bulhão Pato e nas Alheiras de Mirandela para que o “site” processasse a minha votação!
Omissões importantes (teria votado se houvesse a opção):
Pataniscas de bacalhau com arroz de feijão
Arroz de tamboril (com ou sem marisco)
Torta / pudim de laranja (poderá não ser tipicamente português - mas o Cozido à Portuguesa tenho também as minhas dúvidas: o “Pot au feu” francês é parecidíssimo)
Toucinho do céu (pudim - nunca provei o Abade de Priscos)
Dom Rodrigos
As minhas escolhas:
Leitão da Bairrada
Amêijoas à Bolhão Pato
Caldo Verde
Pastel de Nata
Ovos Moles de Aveiro
Pastéis de Bacalhau
Carne de Porco à Alentejana
De notar que, se houvesse, teria também votado nas Farófias, numas papas de milho com berbigão e num belo prato de favas com chouriça…
ovos moles de Aveiro (por razões sentimentais, talvez, mas de facto são o meu primeiro alvo quando vou a Portugal)
cozido à portuguesa
alheiras de Mirandela
sardinhas assadas
carne de porco à alentejana
pastéis de bacalhau
cabrito assado
Não sou nenhum perito em gastronomia, mas creio que o pot-au-feu tradicional francês é ligeiramente menos rico que o cozido à portuguesa.
Quanto a omissões (7 maravilhas para eleger num elenco de 21 propostas apenas ??)
já que o Dave fala de bifanas e febras, aqueles pratos enormes com arroz e tomates enormes e batatas fritas enormes e ceboulas gigantescas podiam ter sido mencionados.
esqueceram-se das maravilhosas tripas à moda do Porto
e do frango de churrasco, cuja preparação é bem portuguesa (se não me engano).
Cozido à portuguesa;
Leitão da Mealhada;
Arroz de Pato;
Bacalhau com Natas;
Alheira de Mirandela;
Carne de porco à Alentejana;
e o belo do bife da Portvgalia.
;D ;D ;D
Não imaginam o que me custa escrever este post a esta hora, sem jantar, e saber que só irei comer a partir das 1:00. ??? ???
Edit: Não reparei que havia uma lista. Escolhi apenas os meus 7 pratos favoritos.
Não tem bolo do caco com manteiga de alho?? :wall: :cartao:
Tem aí uns bons petiscos. Mas substituia facilmente uns poucos que não gosto por outros. Mas já se sabe que o paladar é dos gostos mais subjectivos que existem.
Depois voto. Agora já jantei e fica mais complicado. Ou será que é pior com fome? :shifty:
Resultados da minha investigação sobre Bolo do Caco - receita tirada do site d’“O Madeirense”:
BOLO DO CACO
2,5 Kg de farinha de trigo
500 gr. de puré de batata-doce
250 gr. de fermento de padeiro
2 dentes de alho
Sal
Coza a batata-doce e reduza-a a puré passando-a pelo ‘passe-vite’. Misture o puré de batata-doce com o fermento de padeiro (diluído em água morna), sal e alho picado. Junte água e mexa bem, até tudo se dissolver. Deite então a água com os ingredientes mencionados sobre a farinha em monte, amassando-a até ganhar consistência elástica. Sem deixar levedar, formam-se bolas que se achatam em seguida, de modo a formar uma espécie de bolacha com um palmo de diâmetro. Levam-se a cozer em pedra de basalto. A meio da cozedura vire o bolo na frigideira, para que toste por igual de ambos os lados.
A cozedura destes bolos do caco é bastante rápida (10 minutos, aproximadamente), constituindo eles um acompanhamento indispensável para a ‘Espetada à Madeirense’.
Realmente não sei a origem do Bacalhau com natas. Mas dúvido que se faça, como cá, em outros países. E quando é bem feito (o que não é fácil) é dos melhores pratos que há. Pena que seja banalizado, principalmente em jantares de grupo, e infelizmente nunca corresponde ao verdadeiro bacalhau com natas.
Aos pratos acima referidos poderia sempre acrescentar um Cabrito assado no forno, pernil de porco assado, entre outros que me vou lembrando conforme a fome aumenta. :
tive na madeira 5 dias. Comi sem exagero pelo menos 2 vezes por dia essa maravilha! E encontrei um restaurante que fazia um prego no bolo do caco, com tomate, molho e batata frita, por pouco mais de 3 euros. Divinal.
@ Angel: as murcelas a que me refiro são as de miolo de pão e sangue do porco não tenho bem a certeza, essas de que falas tambem não gosto. Alheiras ou Farinheiro assado na brasa tambem é um regalo!