50 anos de Astérix

Há por aí um tópico de banda desenhada, há bastante tempo sem novas mensagens, mas esta efeméride merece um tópico autónomo.

Muitos já leram esta BD, sem dúvida das melhores de sempre até ao 25º album (depois foi sempre a descer). Pena que o Francês tenha descido tanto, pois ler no original Francês permite abarcar muito mais sentidos (directos e segundos sentidos) que em praticamente qualquer tradução. Outra dimensão é introduzida com algum conhecimento da sociedade francesa e sua evolução, nomeadamente durante o século XX. É das melhores criações artísticas francesas (digam que é exagero que não me importo), e das mais exportadas (para cima de 300 milhões de albuns vendidos). Como francófono, não podia deixar passar em claro esta data.

Joyeux anniversaire! :beer:

Estranho como nunca foi grande adepto deste herói, digamos assim. Li uns quantos livros, bastantes até, mas nunca fiquei adepto incondicional. Porém, parabéns, já que teve e tem grande impacto entre os mais jovens.

Nunca fui fã incondicional, mas é engraçado, li alguns livros. Que dure mais 50 anos :slight_smile:

Grande BD, dos melhores criadores de BD de sempre, Albert Uderzo e René Goscinny, este já falecido. Juntos criaram também a série Oumpah-pah, sobre um índio americano.

Uderzo desenhava e Goscinny escrevia, e foi quando este faleceu que as série começaram a decair, já que Uderzo não se aproxima sequer da genialidade da escrita de Goscinny.

Goscinny escreveu também a excelente série Iznogoud, passada nas Arábias, onde m vizir queria ser sultão em vez do sultão, e esteve presente na que é considerada a série dourada de Lucky Luke onde fez parceria com Morris.

Mas Astérix, Obélix e Idéiafix são a sua obra-prima. Os irredutíveis gauleses.

Só o prólogo prende-nos logo:

“Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos… Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum…”

Panoramix, o druida; Assurancetourix, o bardo; Abraracurcix, o chefe da aldeia; Agecanonix, o idoso; Ordralfabetix e Cétautomatix, o peixeiro e o ferreiro que são sempre os primeiros a começar uma boa luta, compoem o ramalhete.

De referir que todos os nomes empregados às personagens, sejam gauleses, romanos ou piratas, têm sempre um segundo significado.

Excelente.

Não se pode dizer que seja grande fã de BD, mas do Astérix tenho a colecção toda.

Quando era miúdo lembro-me que saíam uns bonecos da aldeia gaulesa nos pacotes de Click (um pó a que se juntava água para fazer refresco de maçã). Ainda me lembro do cheiro do pó de cada vez que abria o pacote e enfiava lá os dedos à procura do boneco. Creio que na parte de trás dos pacotes de Nestum também vinham uns desenhos da aldeia gaulesa que podíamos recortar para montarmos a nossa própria aldeia. Depois lembro-me de ser muito pequeno e ter ido com o meu pai ao cinema ver o Astérix e Cleópatra. Por fim, uma das recordações mais antigas de infância é de uma visita que fiz às ruínas de Conímbriga.

Tudo isto deve ter estado na origem da minha atracção pela obra e depois de muitos anos a ler e reler a Volta à Gália, (único álbum que existia lá em casa), por volta dos 13-14 anos comecei a comprar todos os álbuns que via à venda. Como já foi dito, a qualidade da obra caiu a pique desde a morte do Goscinny e foi a partir daí que se percebeu quem era o génio por detrás do humor da obra e da criatividade das aventuras. Na primeira aventura “Astérix o Gaulês”, a parte em que os romanos raptam o druida para o obrigar a dar-lhes a poção mágica e ele dá-lhes uma poção para fazer crescer o cabelo e a barba sem parar, é de mijar a rir. Já o último álbum “O Céu cai-lhes em cima da cabeça” é tão intragável que parei de ler à 3ª ou 4ª página. Ainda sonho com o dia em que o Uderzo faça o favor de se limitar aos desenhos e peça a alguém que escreva o argumento e recupere o “velho” Astérix. Se calhar sou eu que sou um saudosista. :slight_smile:

Deixo aqui o scan de uns quadrados aos quais achei tanta piada que ainda os tinha colados numa estante do meu antigo quarto:

:lol: