45 dias - 6 jogos - o que esperar até ao fim?

Se a moderaçao quiser pode apagar o topico ou movê-lo para outro local.

Abro este tópico no sentido de perceber os pensamentos e sentimentos da comunidade sportinguista face ao que resta no campeonato.

De certa forma, o jogo de segunda feira e a respectiva vitória, deram, aparentemente, um novo boost à equipa.
Graças também à conjugação de outros resultados, foi possivel encurtar a distância para 3 pontos, o que não se pode dizer que seja muito, mas complica andarem 5 equipas todas à volta do mesmo. e a particularidade nesta altura é estarem 6 equipas separadas por 3 pontos e todas a lutar por 1 vaga europeia.

Olhando para o futuro, pois prá frente é que é Lisboa, temos:
J1- em casa com o Moreirense
J2 - fora com as galinhas
J3 - em casa com o Nacional
J4 - fora com o Paços de Ferreira
J5 - em casa com o Olhanense
J6 - fora com o Beira Mar

3 jogos em casa e 3 jogos fora:
2 de elevado nivel de dificuldade (galinahs e Paços)
1 de nivel médio (nacional)
3 de nivel “acessivel”/"obrigatório ganhar!

3 confrontos com os chamados aflitos, sendo que nem se coloca de parte fazer 9 pontos, porque senão é praticamente impossivel chegar ao objectivo europeu.

1 confronto com um “adversário direto” que actualmente tem mais 1 ponto que nós. a jogar na nossa casa, depois de 1 empate na choupana, é fulcral obter os 3 pontos.

e chegamos aos jogos a doer. Galinhas no happy grill e Castores na terra dos troncos.
gostaria de poder dizer que são 6 pontos certinhos mas acho que é imperioso ser realista.

Importante mesmo …agora sò estou a ver o jogo com o Moreirense , este sim è para entrar concentradíssimos e ganhar ! Os restantes jogos logo se vê , atè porque è preciso ir fazendo a actualizaçao dos outros resultados , neste momento è Moreirense e mais nada !

Isto.

É verdade se bem que uma coisa nao envalida a outra.

Podemos fazer 15;16 ou 18 em 18 pontos e não haverá nada a apontar à equipa (especificamente nesta etapa) e não atingirmos o lugar europeu como é possivel fazer 10 ou 12 pontos e chegar lá.

pessoalmente não posso apontar nada no 1º caso mesmo me sentindo frustrado enquanto no 2º exemplo terei mais razões.

de qualquer forma, considerando-o irrelevante, podem apagar o tópico.

Uma coisa não invalida a outra. É óbvio que o Moreirense é o jogo principal agora, mas podemos abordar o que esperamos até ao resto da época.

Posto isto, não costumo ser muito optimista mas acredito que faremos 16 pontos e o empate será na lixeira.

Estou confiante mas será preciso o apoio de todos os adeptos, como os GRANDES que estiveram em Alvalade no último jogo!

Aaahhhhh, não foi em Alvalade… foi em Braga mas parecia que estávamos a jogar em casa! GRANDES ADEPTOS!

Calendário dos que estão na luta pela Europa:

Sporting:

Moreirense (casa)
benfica (fora)
Nacional (casa)
Paços de Ferreira (fora)
Olhnense (casa)
Beira Mar(fora)

Rio Ave:

Setúbal (casa)
Paços de Ferreira (fora)
Beira Mar (casa)
Olhanense (fora)
Gil Vicente (casa)
Guimarães (fora)

Maritimo:

Paços de Ferreira (casa)
Nacional (fora)
benfica (casa)
Beira Mar (fora)
Guimarães (casa)
Olhanense (fora)

Nacional:

Estroli (fora)
Maritimo (casa)
Sporting (fora)
porto (casa)
Braga (fora)
Académica (casa)

Guimarães:

Beira Mar (casa)
Olhanense (fora)
Paços de Ferreira (casa)
Gil Vicente (casa)
Maritimo (fora)
Rio Ave (casa)

Estoril:

Nacional (casa)
Setúbal (fora)
Braga (casa)
benfica (fora)
Beira Mar (fora)
Gil Vicente (casa)

Tentando ser imparcial, e objectivo, o Guimarães parece-me ter o melhor calendário, e já está praticamente na final da taça, o que lhe garante a Europa.

O Nacional é o que está em pior situação, joga frente ao porto, braga e nós… Não nos preocupemos com estes.

Agora temos de fazer um bom jogo frente ao Moreirense para ganhar-mos vantagem e depois dar tudo por tudo no galinheiro

Espero 6 finais 6 vitórias,dar o litro,a nossa pior classificação de sempre é um 5º lugar,não sei se este ano chegamos lá,mas um lugar europeu pelo menos,godinho bandalho nunca mais devias por os pés em Alvalade,que vergonha :wall:

Se não formos á Europa é apostar tudo no Campeonato(se não der um então um lugar na Champions) e Taça na próxima época.

Tentar ganhar os 6 jogos se possivel, dar rodagem aos putos, criar uma nova cultura de Rigor e Exigencia, e começar preparar os proximos anos.

Ficar em 5º, 6º ou 10º é-me irrelevante, nem acho que o Sporting mereça apurar-se para a Europa esta epoca, depois desta Comedia Tragica que foi o Periodo Agosto-Janeiro.

Um Filme com tudo o que é impossivel imaginar num Clube de Futebol.

No final da Epoca, que se escreva um Livro sobre esta epoca e sobre os ultimos anos, para servir de base a todos os dirigentes futuros do Sporting Clube de Portugal. Manual de leitura obrigatoria intitulado:

“100 Promessas, 100 desilusões - Tudo aquilo que não se deve fazer no dirigismo desportivo”

Temos que jogar jogo a jogo. Como foi dito em cima temos que focar os nossos pensamentos apenas no Moreirense e depois partir para outra, assim sucessivamente. Não vale a pena estarmos a pensar assim muito por alto pois basta um pequeno deslize para estragar as contas todas.

Em frente Sporting!

Ficar em Quinto Lugar é uma obrigaçao Historica…

como referi, obviamente que no fim se faz as contas mas acho que ninguem é indiferente à situação em que estamos; com tantos adversarios directos; com jogos entre ambos e com um acesso europeu que é de grande importancia para nós.

é que 6 jogos não vai ser nada. estes 45 dias vão passar num apice.
não vale a pena embandeirar em arco nem entrar em desespero, obviamente, agora acredito que jornada apos jornada, vá haver uma dança de lugares constante.

Só dependemos de nós praticamente. Acho que vamos perder na luz e empatar com o Paços. Os outros vamos ganhar.

O Guimarães tem de facto o melhor calendário mas a verdade é que nós temos 3 jogos de carácter mais acessivel, 1 jogo sempre complicado mas obrigatório vencer e 2 jogos complicados, 1 porque é no galinheiro onde vai ser complicado obviamente e outro contra o Paços que está a fazer uma excelente temporada mas a verdade é que nós temos obrigação e responsabilidade de vencer.

Já tinha dito antes do jogo contra o Braga, aquando da vitória do Bruno nas eleições. Vamos ganhar todos os jogos até ao fim menos no galinheiro.

É o único jogo em que a motivação e o esforço podem não ser suficientes para superar a décalage competitiva entre os plantéis + passarada.

Vamos fazer 13 a 15 pontos nos jogos que faltam e vamos conseguir o apuramento para a Liga Europa.

Sporting:

Moreirense (casa) V
benfica (fora) E
Nacional (casa) E
Paços de Ferreira (fora) V
Olhnense (casa) V
Beira Mar(fora) V

Legenda
V- Vitória
E- Empate
D- Derrota

14 pontos e um 5 lugar

Fundamental ganhar o proximo jogo com o Moreirense.

Depois ganhar os restantes jogos em casa e o ultimo jogo fora com o Beira Mar (que pode ser complicado uma vez que eles podem estar a lutar pela permanencia).

Fazer 12 pontos é obrigatório. Se ganharmos ao Paços quase que garantimos a Europa. Contra o fifica tudo é possivel mas será um jogo muito complicado com eles embalados na luta pelo titulo e com o apoio do seu publico.

Ma minha opinião Maritimo e Guimarães são os nossos principais adversários. Guimarães vai garantir Europa pela Taça por isso sobra o Maritimo, que tem um calendário ao nivel do nosso e deverá fazer no minimo 9 pontos, podendo chegar aos doze com facilidade. Portanto conseguirmos 12 pontos é obrigatorio, com 15 vamos á Europa.

Acredito num empate (pelo menos) na lixeira e acho que podemos ir ganhar à Mata Real, dos 18 pontos em disputa, 12 são obrigatórios, mas não chegam para chegar ao 5º lugar.

Analisando os calendários das equipas na corrida pelo 5º posto, o Guimarães acaba por ter o calendário teoricamente mais fácil e ainda tem a vantagem de ter o acesso garantido pelo Taça de Portugal, o que lhes dá outra margem na abordagem aos jogos que faltam.

É possível chegar à Europa, historicamente é muito importante manter o nosso trajecto de apuramento para as competições europeias, mas vai ser uma tarefa muito complicada.

Sinceramente não estou confiante, acho que vamos perder com s galináceos e um daqueles jogos que ninguém está á espera. espero estar enganado…