"Segundo uma sondagem Intercampus para o Correio da Manhã, a esmagadora maioria dos adeptos de futebol em Portugal assume a sua preferência por um dos três grandes — Benfica, Sporting e FC Porto.
Mas quase metade destes fãs é adepto do clube encarnado. O clube da Luz, apurou a sondagem, recolhe a preferência de 46% dos inquiridos com mais de 18 anos. Tomando a população portuguesa nessa faixa etária como sendo de 9.8 milhões, o Benfica terá assim quase 4.5 milhões de adeptos maiores de idade residentes em Portugal.
No segundo posto encontra-se o FC Porto, com 24,7% do total de adeptos inquirido, o que coloca o clube nortenho com metade dos adeptos do Benfica: 2,4 milhões de fãs, quase um quarto dos portugueses residentes maiores de idade.
Em terceiro lugar na lista de preferências dos adeptos de futebol residentes em Portugal está o Sporting, que recolhe o favor de 23,8% dos inquiridos. Apesar de não ser Campeão Nacional de futebol há 17 anos, salienta o CM, o clube de Alvalade tem quase tantos adeptos como o FC Porto: 2,3 milhões de simpatizantes."
Achas portanto que o fc frutas tem mais adeptos? Sinceramente a mim parece-me que continuam muito restritos ao Distrito do Porto, a Trás os Montes (especialmente nas cidades) e na parte sul do Minho e norte de Aveiro. Sendo que nós continuamos populares qb em algumas localidades que se podem dizer transitórias entre o centro e o norte (Viseu, parte de baixo de Aveiro, Guarda…).
Duvido que esteja distribuído dessa forma (demasiados rabolhos), mas o declínio sportinguista não espanta nada. O Sporting é uma comédia há 30 anos, queriam que não houvesse impacto era? Não há milagres.
É isso e assumir-se que toda a gente em Portugal gosta de futebol… Só na minha familia mais chegada em para aí, entre pais, tios e primos de entre uns 30, uns 10 não têm qualquer preferencia futebolistica.
Esses numeros sao muito exagerados em qualquer dos três. Duvido muito que tanto o Sporting como o porto tenham 1M de simpatizantes ou que o benfica chegue aos 2M.
Mas pronto vale o que vale e o numero exacto é muito dificil de apurar.
Sinceramente tendo em conta que em 30 anos fomos 2 vezes campeões, são números interessantes.
Comentava hoje com colegas, que hoje em dia não deve ser fácil convencer uma criança a ser do Sporting. Para além de vivermos no benfiquistao que só por si tem muita influencia, o facto de não ganharmos é algo que claramente afasta novos adeptos. Se isto não se alterar pode ser preocupante a medio/longo prazo.
eu recordo-me desse estudo…e até penso que foi uma sondagem feita a nivel internacional, creio eu…agora, quando é uma sondagem feita pelo CM, duvida sempre…puxam sempre uns milhares para o lado deles, agora se o Sporting fizesse uma sondagem, iriam dizer que é falsa e tal…mas as deles contam sempre
ou entao a sondagem feita pelo Damasio…6M de benfiquistas, foram à zona da Amadora, maioritariamente benfiquista, e deixaram de lado os votos dos miudos q andavam pela ginastica e piscina do Sporting…e deixaram de lado os cotas, do tempo dos cinco violinos ( nao fosse esta gente estragar a sondagem ao homem )
e depois a tal sondagem que pediram a nivel internacional…ao todo ja eram 14M…qd a propria empresa disse q nao fez qualquer sondagem…que figura triste!!!
A credibilidade deste tipo de sondagens é muito pouca ou nenhuma, uma boa medida para se fazer este tipo de estudo é fazer a média da taxa de ocupação nos estádios nos últimos 10/15 anos e depois fazer a comparação entre as equipas