23,8% dos Portugueses são Sportinguistas, numa luta renhida para com o FCP pelo 2º lugar (sondagem Intercampus)

"Segundo uma sondagem Intercampus para o Correio da Manhã, a esmagadora maioria dos adeptos de futebol em Portugal assume a sua preferência por um dos três grandes — Benfica, Sporting e FC Porto.

Mas quase metade destes fãs é adepto do clube encarnado. O clube da Luz, apurou a sondagem, recolhe a preferência de 46% dos inquiridos com mais de 18 anos. Tomando a população portuguesa nessa faixa etária como sendo de 9.8 milhões, o Benfica terá assim quase 4.5 milhões de adeptos maiores de idade residentes em Portugal.

No segundo posto encontra-se o FC Porto, com 24,7% do total de adeptos inquirido, o que coloca o clube nortenho com metade dos adeptos do Benfica: 2,4 milhões de fãs, quase um quarto dos portugueses residentes maiores de idade.

Em terceiro lugar na lista de preferências dos adeptos de futebol residentes em Portugal está o Sporting, que recolhe o favor de 23,8% dos inquiridos. Apesar de não ser Campeão Nacional de futebol há 17 anos, salienta o CM, o clube de Alvalade tem quase tantos adeptos como o FC Porto: 2,3 milhões de simpatizantes."

https://zap.aeiou.pt/46-dos-portugueses-sao-do-benfica-ha-luta-renhida-pelo-segundo-lugar-289331

Nada mau, tendo em conta os últimos 35 anos. Mas estes números não me iludem.

Podiam ser menos, chutava os croqs todos para os rabolhos.

Tretas… Nunca na vida os corruptos do norte têm tantos adeptos como o Sporting. Mais uma brochada da cm às toupeiras.

Achas portanto que o fc frutas tem mais adeptos? Sinceramente a mim parece-me que continuam muito restritos ao Distrito do Porto, a Trás os Montes (especialmente nas cidades) e na parte sul do Minho e norte de Aveiro. Sendo que nós continuamos populares qb em algumas localidades que se podem dizer transitórias entre o centro e o norte (Viseu, parte de baixo de Aveiro, Guarda…).

Duvido que esteja distribuído dessa forma (demasiados rabolhos), mas o declínio sportinguista não espanta nada. O Sporting é uma comédia há 30 anos, queriam que não houvesse impacto era? Não há milagres.

Trás os Montes a % portista é alta, mas falamos de muito pouca gente.

Já vi estes números antes. É reciclado de qualquer coisa.

É isso e assumir-se que toda a gente em Portugal gosta de futebol… Só na minha familia mais chegada em para aí, entre pais, tios e primos de entre uns 30, uns 10 não têm qualquer preferencia futebolistica.

Esses numeros sao muito exagerados em qualquer dos três. Duvido muito que tanto o Sporting como o porto tenham 1M de simpatizantes ou que o benfica chegue aos 2M.

Mas pronto vale o que vale e o numero exacto é muito dificil de apurar.

Acho que essas percentagens inseridas na sondagem, excluem pessoas que não gostam de futebol, nem têm nenhum clube!

Conhecia um estudo que apontava a:

4,5 M boifica
3,2 M Sporting
2,3 M fcp

1 Curtiu

Já deve ser velho.

As pessoas que não gostam de futebol e que não têm clube, se as apertarem, dizem que são do Benfica.

Sinceramente tendo em conta que em 30 anos fomos 2 vezes campeões, são números interessantes.

Comentava hoje com colegas, que hoje em dia não deve ser fácil convencer uma criança a ser do Sporting. Para além de vivermos no benfiquistao que só por si tem muita influencia, o facto de não ganharmos é algo que claramente afasta novos adeptos. Se isto não se alterar pode ser preocupante a medio/longo prazo.

1 Curtiu

eu recordo-me desse estudo…e até penso que foi uma sondagem feita a nivel internacional, creio eu…agora, quando é uma sondagem feita pelo CM, duvida sempre…puxam sempre uns milhares para o lado deles, agora se o Sporting fizesse uma sondagem, iriam dizer que é falsa e tal…mas as deles contam sempre

ou entao a sondagem feita pelo Damasio…6M de benfiquistas, foram à zona da Amadora, maioritariamente benfiquista, e deixaram de lado os votos dos miudos q andavam pela ginastica e piscina do Sporting…e deixaram de lado os cotas, do tempo dos cinco violinos ( nao fosse esta gente estragar a sondagem ao homem )

e depois a tal sondagem que pediram a nivel internacional…ao todo ja eram 14M…qd a propria empresa disse q nao fez qualquer sondagem…que figura triste!!!

Sondagem encomendada pela corja vermelha/CMTV. Zero credibilidade!

1 Curtiu

A credibilidade deste tipo de sondagens é muito pouca ou nenhuma, uma boa medida para se fazer este tipo de estudo é fazer a média da taxa de ocupação nos estádios nos últimos 10/15 anos e depois fazer a comparação entre as equipas